Autor Tópico: [AJUDA] Equipamento molhado  (Lida 2521 vezes)

Ganaha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 18 de Fevereiro de 2017, 12:48:27
Gente, boa tarde!
Eu tenho uma d7100 e uso ela para cobrir festas universitárias (pro meu azar). E na festa de ontem caiu um pouco de bebida na câmera com o pessoal esbarrando e tudo.
Na hora que caiu eu fui limpar (por fora mesmo) mas o visor ficou embaçado por dentro! E não limpava por nada. Continuei fotografando porque nas fotos não aparecia nada, tava tudo normal.

Agora eu fui ligar a câmera e ela não liga, aparece que tá com bateria fraca (aparece o sinal) mesmo estando tudo carregado.
O visor continua embaçado...

Vou levar na assistência segunda, mas to muito desesperada... Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
É ruim ou MUITO ruim?

Obrigada  :(


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 18 de Fevereiro de 2017, 13:22:54
É bem ruim... :(
A indicação para qualquer equipamento eletrônico é NUNCA ligá-lo após ter molhado, sem antes fazer a completa secagem dos circuitos.
Boa sorte.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Fevereiro de 2017, 23:00:52
Muito azar..  Chato mesmo é saber que a camera nao resistiu a infiltraçao de liquido. Teoricamente nao deveria acontecer, pois a camera é vendida como sendo "selada". Se fosse infiltraçao na lente ainda vá lá, pois a maioria nao tem essa proteçao, mas na camera é lamentável.
Já vi testes de Pentax e Olympus seladas debaixo de torneira e chuveiro que sairam intactas..
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2017, 23:01:43 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 12:54:15
A dica do Nando teria de ser seguida a risca. Não é recomendado ligar o aparelho que tenha sido molhado. Mas no seu caso (acredito) precisou continuar fotografando né. Ou seja, depois de molhada ela ainda ficou um tempo ligada.

Para não estar ligando o líquido pode ter chagado até a placa principal. Mas é difícil ficar especulando. O jeito é levar o mais rápido possível na assistência. Até lá, para tentar minimizar os danos, tente deixa-la próximo a uma janela onde bata sol (mas atenção: nunca diretamente nela) ou algum local quente mas com circulação de ar. Não tente secar com secador ou colocar qualquer tipo de ar quente direto nela. Antes de eu ler sobre esse assunto tentei secar um telefone celular que havia caído na água com secador de cabelo. O perdi definitivamente porque o calor foi excessivo.
Dixe-a em um local onde circule ar mas que seja quente. Assim, de maneira natural, ela secará o máximo que for possível (considerando que a câmera está fechada) até que você chegue na assistência.

E mantenha a calma! Sei que é dureza (puxa nem imagino a minha filinha molhada hehehe) mas pra tudo tem um jeito. Vai na fé que logo você resolverá isso e depois será apenas uma lembrança.

Abs



 
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 21:30:19
Pro liquido ter entrado nessa camera selada, a quantidade de bebida jogada nela deve ter sido enorme. Ja peguei chuva com cameras e lentes que nao oferecem nenhuma protecao, e todas sobreviveram sem problemas.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2017, 22:09:58
Pro liquido ter entrado nessa camera selada, a quantidade de bebida jogada nela deve ter sido enorme. Ja peguei chuva com cameras e lentes que nao oferecem nenhuma protecao, e todas sobreviveram sem problemas.

 :o :o :o :o

Que alívio saber disso. Um dia desse eu tava fotografando as crianças na piscina de plástico (não era job, era aqui em casa mesmo). Espirrou uma gotícula na lente, exatamente no vão móvel do foco. Bicho, quem disse que eu continuei? Trouxe pra dentro de casa todo cuidadoso, coloquei onde tinha ar circulando e só guardei depois de 1 hora, isso já imaginando que a lente ia parar nos próximos minutos uaheuihiehaeuaeuuhaeuha
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2017, 22:11:19 por adrianojsmoreira »
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 23:35:49
Vendo agora ao acaso, achei o video abaixo, q indica  camera selada, sem desmerecer essa D7100 que infiltrou agua. Muito provavelmente devia estar sem ou com algum selo/o'ring danificado, o que nao é nada dificil de acontecer em assistencias técnicas nao autorizadas.. Acredito que deva ter sido o caso dessa camera .


This is how Kalimero Hueverías cleans his new E-m1II when it gets dirty! Do that with a so claimed “weather sealed” Sony and it dies instantly LOL :)

https://www.facebook.com/kalimero.hueverias/videos/1213308515417320/
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 23:50:20
Comigo aconteceu dois casos parecidos, em um uma convidada de festa derrubou uma mesa com bebidas e vela acesa em cima de mim, a câmera ficou ensopada de whisky, água e vela hahaha. Na segunda ocasião deixei a câmera guardada em uma sala e não percebi que estava de baixo do ar condicionado, quando voltei (20 minutos depois) a câmera e lente estavam bem molhadas.

A melhor coisa a se fazer nesses casos é não ligar, tirar a bateria e cartão, secar por fora, deixar no sol por um tempo.
Se for o caso levar em assistência técnica SEM LIGAR e infirmar o ocorrido.

Qualquer equipamento eletrônico ao molhar entra em curto qdo passa corrente elétrica, se não ligar não tem corrente.

Em ambos dos meus casos não deu nada, câmera e lente seladas, passei um pano,confiei na resistência do equipo e segui o trabalho.

Não sei quão grave foi seu caso, mas acredito que se não mergulhou a câmera na piscina, não deve ser nada grave.

Boa sorte.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 08:52:25