Autor Tópico: O que você faz com as fotos antigas?  (Lida 3559 vezes)

Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Fevereiro de 2017, 00:02:42
O que você costuma fazer com o acervo de fotos antigas? Deixa no HD, guarda em um CD ou envia para as nuvens?


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 00:48:13
E aí Danilo! Beleza?

Mano, eu fotografo sempre tudo em RAW. Mas depois de entregar os materiais contratados, eu exporto em JPG e deixo no HD. Pretendo deixar por cinco anos.
Como semana que vem vai fazer cinco anos que me desliguei da empresa onde trabalhava, meus primeiros eventos vão fazer cinco anos só em abril, rsrrsrs...

Meu processo de bacukp com arquivos não entregues e/ou recentes, é deixar no computador, e em dois HDs espelhados, de 1tb. Tipo, 1a/1b, 2a/2b.... O que tem no "a", tem no "b".


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 01:39:50
E aí Danilo! Beleza?

Mano, eu fotografo sempre tudo em RAW. Mas depois de entregar os materiais contratados, eu exporto em JPG e deixo no HD. Pretendo deixar por cinco anos.
Como semana que vem vai fazer cinco anos que me desliguei da empresa onde trabalhava, meus primeiros eventos vão fazer cinco anos só em abril, rsrrsrs...

Meu processo de bacukp com arquivos não entregues e/ou recentes, é deixar no computador, e em dois HDs espelhados, de 1tb. Tipo, 1a/1b, 2a/2b.... O que tem no "a", tem no "b".


HD espelhados?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 05:58:13
O que você costuma fazer com o acervo de fotos antigas? Deixa no HD, guarda em um CD ou envia para as nuvens?

Deixo em uma pasta guardado com os demais negativos.

As fotos digitais eu deixo em um HD e as perco quando o HD da pau.  :D

Ja perdi alguns dos meus melhores trabalhos do passado o HD deu pau. Nao que eu me importe, prefiro perder do que ficar fazernso sesonais backups em udo que eh lugar com arquivos que nao faco ideia se algum dia ireia usar ou ate ver novamente.


Ouvi alguma vez dizerem que fazer backups em diferentes HDs (ou seja, copia e nao transferencia), com o tempo as copias das copias das copias, a medida que se faz de novo backups, tambem denigre a qualidade do aquivo. Sendo que o ideal eh sempre transferir e nao fazercopia, se for para guardar o arquivo por muitos e muitos anos.
Mas nao sei se eh mito ou fato.



Eu gosto dos meus filmes negativos e positivos pq eh so colocar em uma pasta bem guardada e eu posso esquecer.
Se eu precisar depois de 8 ou 10 anos eh so abrir a pasta e estara la como novo (se bem armazenado) e scanear.
Ficar organizando e tomand conta de arquivos digitais me da dor de cabeca.  :D
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2017, 06:04:26 por C R O I X »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 06:21:53
Acho que isso de copiar o arquivo é lenda. O que com certeza diminui a qualidade do arquivo é abrir em jpeg e salvar por cima do arquivo. A cada novo salvamento o software comprime um pouco do arquivo, e compressão em cima de compressão vai diminuindo gradativamente a qualidade da imagem.


No momento deixo meus arquivos em um HD externo. Sou amador, então é meio que um foda-se sem me importar muito. Por outro lado, tenho um investimento emocional nas fotos que tenho tirado no último ano, que são meio que um projeto com um tema definido que eu tenho tocado e que espero editar no final desse ano. Se meu HD morrer eu morro junto, sério. Tenho pensado em fazer uma segunda cópia em outro HD.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 10:33:39
Os RAW ficam no HD local (que já tá cheio e vivo tendo que liberar espaço) e os JPGs finais além de salvos localmente são feitos backups no One Drive.
Preciso mudar isso e começar a salvar os RAW desde que saem da máquina, pq se der pau antes de tratar/entregar algum trabalho estarei salvo!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 11:34:04
Deixo em uma pasta guardado com os demais negativos.... As fotos digitais eu deixo em um HD e as perco quando o HD da pau.  :D
Hehehhe...
mas o negativo que você fala...é o filme mesmo que você guarda né?
A parte digital vc tem razão, guardar um monte de coisa depois até esquece que existe!

Os RAW ficam no HD local (que já tá cheio e vivo tendo que liberar espaço) e os JPGs finais além de salvos localmente são feitos backups no One Drive.
Preciso mudar isso e começar a salvar os RAW desde que saem da máquina, pq se der pau antes de tratar/entregar algum trabalho estarei salvo!

Vc faz duas cópias então?

Acho que isso de copiar o arquivo é lenda.
No momento deixo meus arquivos em um HD externo. Por outro lado, tenho um investimento emocional nas fotos que tenho tirado no último ano...

Eu também acho!
E o que você acha dos HD´s virtuais? (esse é o ponto)


Os RAW ficam no HD local (que já tá cheio e vivo tendo que liberar espaço) e os JPGs finais além de salvos localmente são feitos backups no One Drive.
Preciso mudar isso e começar a salvar os RAW desde que saem da máquina, pq se der pau antes de tratar/entregar algum trabalho estarei salvo!

Então você acha seguro deixar gravado no One Drive?



andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #7 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 12:00:38
Vc faz duas cópias então?
Não. A pasta local possui um link simbólico espelhando com a pasta do One Drive.
Então, não é bem uma segunda cópia.

Então você acha seguro deixar gravado no One Drive?

Totalmente. É um dos serviços cloud storage mais confiáveis!
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2017, 12:26:07 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 12:16:11
Hehehhe...
mas o negativo que você fala...é o filme mesmo que você guarda né?

Sim. eh filme negativo mesmo.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 12:17:51

HD espelhados?

Aprendi essa porcaria de nome com meu ex patrão kkkk

São HDs com exatamente o mesmo conteúdo. Deixo eles em locais fisicamente distantes, inclusive.
Então, o backup 1-A, 2-A, 3-A ficam na casa dos meus pais. O bacukp 1-B, 2-B e 3-B ficam na casa do meu filho. E o computador com os HDs de serviço, fica no escritório.

Assim, se por algum acaso, dois dos locais pegarem fogo, ainda tenho uma cópia dos arquivos dos clientes.

Pra quem acha que não acontece, veja:
http://www.maringa.com/noticias/1106/Incendio+consome+lojas+no+centro

É uma das filiais da rede onde eu trabalhava, Ueta Cine Foto/Foto Maringá. Perdemos TODOS os negativos daquela filial, filmes de clientes, fotos antigas para restauração, etc. Havia um album de casamento para ser entregue, 20x25, estava prontinho, aguardando o casal ir buscar...Ficou soterrado no meio dos destroços. Tomou jato de água dos bombeiros e ficou com fedor de queimado, mas conseguimos lavar as fotos e descolar elas umas das outras sem danificar tanto, rsrsrsrs


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 12:21:40
Aprendi essa porcaria de nome com meu ex patrão kkkk

São HDs com exatamente o mesmo conteúdo. Deixo eles em locais fisicamente distantes, inclusive.
Então, o backup 1-A, 2-A, 3-A ficam na casa dos meus pais. O bacukp 1-B, 2-B e 3-B ficam na casa do meu filho. E o computador com os HDs de serviço, fica no escritório.

Assim, se por algum acaso, dois dos locais pegarem fogo, ainda tenho uma cópia dos arquivos dos clientes.

Pra quem acha que não acontece, veja:
http://www.maringa.com/noticias/1106/Incendio+consome+lojas+no+centro

É uma das filiais da rede onde eu trabalhava, Ueta Cine Foto/Foto Maringá. Perdemos TODOS os negativos daquela filial, filmes de clientes, fotos antigas para restauração, etc. Havia um album de casamento para ser entregue, 20x25, estava prontinho, aguardando o casal ir buscar...Ficou soterrado no meio dos destroços. Tomou jato de água dos bombeiros e ficou com fedor de queimado, mas conseguimos lavar as fotos e descolar elas umas das outras sem danificar tanto, rsrsrsrs

O looco! Sabotagem?

Não. A pasta local possui um link simbólico espelhando com a pasta do One Drive.
Então, não é bem uma segunda cópia.

[/size]
Totalmente. É um dos serviços cloud storage mais confiáveis!


Acho que entendi...  :ok:


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 12:23:13
Eu to pensando em deixar as fotos tudo no one drive (mas sem espelhar, pq se for o que eu entendi isso consome espaço em disco). A grande maioria das fotos a gente nem mexe mais, até esquece que existe e fica consumindo espaço...


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #12 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 12:32:19
Eu to pensando em deixar as fotos tudo no one drive (mas sem espelhar, pq se for o que eu entendi isso consome espaço em disco). A grande maioria das fotos a gente nem mexe mais, até esquece que existe e fica consumindo espaço...
A grande vantagem/sacada do link simbólico é que não ocupa espaço! Mantenho as imagens organizadas no meu PC
Os arquivos estão lá, mas não estão... rsrs
Quando vi a primeira vez essa função tive que pensar bem devagarinho pra entender tbm!
Não sei bem como funciona a permissão de links externos aqui no fórum, mas se quiser esse foi o artigo base que mantenho salvo no meu evernote

https://www.evernote.com/shard/s140/sh/f74b701f-9ec2-41ae-9d5e-778560c76ceb/1da59d8daa8841682c9f6132c3a7e2ab
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 12:39:04
A grande vantagem/sacada do link simbólico é que não ocupa espaço! Mantenho as imagens organizadas no meu PC
Os arquivos estão lá, mas não estão... rsrs
Quando vi a primeira vez essa função tive que pensar bem devagarinho pra entender tbm!
Não sei bem como funciona a permissão de links externos aqui no fórum, mas se quiser esse foi o artigo base que mantenho salvo no meu evernote

https://www.evernote.com/shard/s140/sh/f74b701f-9ec2-41ae-9d5e-778560c76ceb/1da59d8daa8841682c9f6132c3a7e2ab

Eu meio com dor nas vistas aqui e não li o artigo inteiro (estou no bico do corvo).  Mas pelo que eu entendi é tipo um atalho né?

Mas daí é diferente né do que acontece com o compartilhamento do one drive. Tipo fica armazenado uma cópia online e uma cópia no HD. Se apaga no HD, apaga o online tambem...


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #14 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 12:52:18
Eu meio com dor nas vistas aqui e não li o artigo inteiro (estou no bico do corvo).  Mas pelo que eu entendi é tipo um atalho né?

Mas daí é diferente né do que acontece com o compartilhamento do one drive. Tipo fica armazenado uma cópia online e uma cópia no HD. Se apaga no HD, apaga o online tambem...
Tem as duas opções: tudo que faz em uma pasta refletir em outra, ou apenas em uma pasta refletindo na segunda! Depende de como se cria o link.
No meu caso, uso a primeira opção!
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2017, 12:52:56 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm