Autor Tópico: Curso de fotografia ou aprender por si proprio  (Lida 1821 vezes)

phernanda

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Online: 25 de Fevereiro de 2017, 04:15:34
Estava interessada num curso de fotografia, porém aqui na minha cidade eu achei o curso anual meio caro (12x 756).. dá mais de 9mil ao total.
Queria saber se vocês indicam e conseguem aprender sozinhos com a ajuda de livros, dvds, fóruns, youtube, blogs, etc e tal. pois estou descartando pagar um curso tão caro (embora seja o top da cidade), porém acho que vale mais a pena investir num equipamento bacana.
ou acham que o curso é imprescindível para um bom fotógrafo?


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 04:19:37
9 mil? Tá louco. Use o Google pra aprender. O que mais tem hoje saturando a internet são vídeos/sites/blogs todos regurgitando as mesmas informações sobre exposição, abertura, fotometria, ISO e todo o resto.

Também aprenda por tentativa e erro. A beleza da fotografia digital é que dá pra ver o resultado na hora, e você pode tirar quantos fotos quiser.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2017, 04:20:43 por Bucephalus »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 05:51:18
Estava interessada num curso de fotografia, porém aqui na minha cidade eu achei o curso anual meio caro (12x 756).. dá mais de 9mil ao total.
Queria saber se vocês indicam e conseguem aprender sozinhos com a ajuda de livros, dvds, fóruns, youtube, blogs, etc e tal. pois estou descartando pagar um curso tão caro (embora seja o top da cidade), porém acho que vale mais a pena investir num equipamento bacana.
ou acham que o curso é imprescindível para um bom fotógrafo?

Faz um curso onde vc pode aprender sobre historia e estetica da arte. Nem que seja como ouvinte em alguma falculdade publica.


Essas duas opcoes abaixo vc pode aprender por blogs e vlogas na internet e brincando com seu equipamento:
-curso qualquer de fotografia onde te ensina o basico da funcionalidade tecnica do equipamento SLR.
-curso de iluminacao artificial (ou seja, como modelar luz e sombra, trabalhar com flash e strobes em estudio e ao ar livre.)
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2017, 05:53:27 por C R O I X »


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 08:40:28
acho que aprender pela internet, youtube e afins é bem bacana, mas nada substitui o contato com outros alunos e um instrutor. A troca de experiências, e por que não dizer as amizades que se formam.
Aqui na minha cidade a fundação cultural promove semestralmente curso de fotografia e é bem concorrido. A mensalidade é bem baixa (quando eu fiz pagava 40 reais).

Estava interessada num curso de fotografia, porém aqui na minha cidade eu achei o curso anual meio caro (12x 756).. dá mais de 9mil ao total.


Esse preço, por melhor que seja o curso acredito que não valha a pena para alguém que esteja iniciando. Melhor pagar futuramente para fazer um workshop específico para a área que você escolher.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 12:38:17
O que sei até hoje foi só estudando sozinho (sites, youtube, fóruns, livros, etc)...
Até tentei fazer cursos da eduk (tenho quase todos aqui), mas sinceramente, não achei lá essas coisas. Aprendi muito mais "sozinho" do que com eduk!
Minha meta é participar de algum workshop/congresso esse ano, e ano que vem Wedding Brasil!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 19:14:47
Acho esse curso caríssimo!
Além de todos os canais via internet, é bom conhecer fotógrafos amadores (e profissionais, se possível) e fazer muitas saídas fotográficas, reuniões, bate-papos, etc.


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #6 Online: 25 de Fevereiro de 2017, 19:42:23
Amigo,

Eu aprendi tudo que sei sozinho.
Desde fotografia, manutenção de computadores, equipamentos fotograficos, eletronicos em geral, e mais outras várias coisas.
Fotografica e informática por exemplo aprendi por erros e entendendo oq eu fazia de errado.
Naquela epoca nao existia youtube e outras ferramentas de aprendizado.
Então oq eu te digo, aprender por si só além de ser mais prazeroso e desenvolver técnicas só suas tem toda uma magia.
Aproveite as ferramentas de pesquisa que hoje é muito mais fácil aprender.
Mas se você tem dificuldade de aprender por si só, talvez necessite de ajude de um profissional para o auxiliar.

PS.: Procure um profissional que precise de assistente e use-o para aprender, muitos fazem isso hoje em dia e dá super certo.

Abs!
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2017, 19:45:35 por Rodrigo Pereira »


João Mello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2017, 08:36:18
Bom, eu, por exemplo, não precisaria fazer um curso básico de fotografia, pois esse "básico" é facilmente alcançável pelo Google e Youtube e eu já aprendi muito por esses meios.
Mas eu estou atrás de um curso mesmo assim, mas pela questão de networking, conhecer uma galera, estar em contato com pessoas que curtem fotografia. Acho que isso vale muito a pena e a pessoa só tem a ganhar.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2017, 08:48:04 por João Mello »


João Mello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2017, 08:46:08
Ah, e em relação a aprender sozinho pela internet, muitos fazem isso (eu, inclusive, aprendi muito assim), mas tem que tomar cuidado, principalmente com conteúdo em português. Tem muita gente ensinando mais ou menos, com termos suspeitos, falando algumas asneiras...Tem que ir com um pouco de ceticismo e critério. Tem muita coisa boa, mas tem lixo também.

Uma coisa eu já notei: uma boa maioria das pessoas que começam não buscam aprender além da tríplice "abertura/tempo de exposição/ISO". Existe um oceano de estudo tecnico- teórico além disso, um verdadeiro oceano. Mas muita gente para por aí.
O triste é muita gente comprar sua primeira DSLR, aprender sobre abertura/exposição/ISO rapidamente em algum canal do YouTube e boa...Já tá pronto pra abrir sua página "fulano fotografia" no Facebook.
E olha, como tem disso, viu...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2017, 18:37:12
Bom, eu, por exemplo, não precisaria fazer um curso básico de fotografia, pois esse "básico" é facilmente alcançável pelo Google e Youtube e eu já aprendi muito por esses meios.
Mas eu estou atrás de um curso mesmo assim, mas pela questão de networking, conhecer uma galera, estar em contato com pessoas que curtem fotografia. Acho que isso vale muito a pena e a pessoa só tem a ganhar.

Nesse caso nao eh preciso fayer curso.
Procure comunid... quero dizer grupos, no facebook em que fotografos se encontram para fotografarem juntos.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 26 de Fevereiro de 2017, 18:40:04
Estava interessada num curso de fotografia, porém aqui na minha cidade eu achei o curso anual meio caro (12x 756).. dá mais de 9mil ao total.
Queria saber se vocês indicam e conseguem aprender sozinhos com a ajuda de livros, dvds, fóruns, youtube, blogs, etc e tal. pois estou descartando pagar um curso tão caro (embora seja o top da cidade), porém acho que vale mais a pena investir num equipamento bacana.
ou acham que o curso é imprescindível para um bom fotógrafo?

NEM PENSAR EM GASTAR $$$$$, para começar do nada.
Hoje nem precisa levantar da cadeira para obter informaçao.
So aqui no forum tem uma biblia de dicas.
Eu ja fiz toneladas de cursos, mas antes de 1994, sem internet, nao havia saida.
Tambem ja fiz muitos cursos, indicados por colegas de oficio, pegando eles na net.
Permanentemente, pego informaçao na net.
So precisa ter persistencia, e interesse real para pesquisar e aplicar o aprendido.
A preguiça e INIMIGA do estudo por internet!!!
Vai enfrente, com os 9000 desse curso, pode comprar um belo corpo, ou algumas lentes TOP. :ok:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 26 de Fevereiro de 2017, 18:40:54
Ah, e em relação a aprender sozinho pela internet, muitos fazem isso (eu, inclusive, aprendi muito assim), mas tem que tomar cuidado, principalmente com conteúdo em português. Tem muita gente ensinando mais ou menos, com termos suspeitos, falando algumas asneiras...Tem que ir com um pouco de ceticismo e critério. Tem muita coisa boa, mas tem lixo também.


Mas esse perigo tambem tem nos cursos. E nao sao poucos cursos que ensinam mal.
Eu ja vi alguns videos de supostos expert e super experientes no assunto vendendo cursos caros, mas falando poucas ou muitas besteiras em relacao a fotografia.


GutoBaptista

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Fevereiro de 2017, 20:09:45
Uma boa coisa também é entrar para um foto clube (existe algum na sua cidade?) e aprender com os outros membros, normalmente sempre tem alguém disposto a ensinar.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 27 de Fevereiro de 2017, 19:40:49
Mas esse perigo tambem tem nos cursos. E nao sao poucos cursos que ensinam mal.
Eu ja vi alguns videos de supostos expert e super experientes no assunto vendendo cursos caros, mas falando poucas ou muitas besteiras em relacao a fotografia.

Ha muitos cursos caros , e nao tao caros que sao muito ruins
A VANTAGEM DE PEGAR LIXO NA NET , E QUE E DE GRAÇA!!! :hysterical: :hysterical:


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #14 Online: 27 de Fevereiro de 2017, 21:16:11
Estava interessada num curso de fotografia, porém aqui na minha cidade eu achei o curso anual meio caro (12x 756).. dá mais de 9mil ao total.
Queria saber se vocês indicam e conseguem aprender sozinhos com a ajuda de livros, dvds, fóruns, youtube, blogs, etc e tal. pois estou descartando pagar um curso tão caro (embora seja o top da cidade), porém acho que vale mais a pena investir num equipamento bacana.
ou acham que o curso é imprescindível para um bom fotógrafo?
Se você não for autoditada nunca vai chegar longe na fotografia. Pode gastar 50mil, vai continuar fazendo fotos medíocres. Pra começar, assine a Eduk, por exemplo.