Autor Tópico: Através das montanhas:  (Lida 2279 vezes)

Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Online: 01 de Março de 2017, 12:14:31
As formidáveis e imponentes formações geológicas da serra geral em Santa Catarina, aqui no local onde estas exibem seu ponto máximo de exuberância, nas imediações do Morro da Igreja, limite entre o Parque Nacional de São Joaquim e o Parque Estadual da Serra Furada.

Essa cadeia de montanhas, também conhecida como “pirâmides”,  pode ser vista praticamente de qualquer ponto elevado da serra, mesmo muitos quilômetros ao sul ou norte.

O acesso a esse ponto de vista especificamente se da por uma longa e acidentada trilha pelos campos dentro da UC, trilha essa que ficou interditada desde início de 2015 até duas semanas atrás, quando a quase conclusão do plano de manejo do Parque tonou possível a retomada de atividades nesse local.
A trilha permite que se alcance os penhascos localizados à frente do Morro da Igreja, platô onde escorrem diversos córregos que juntos formam a nascente do rio Pelotas.

Fotografia feita a partir desses campos da nascente do rio, na localidade de Santa Bárbara, no auge do inverno de 2014, em um entardecer seco e gelado.

Comentários, sejam eles quais forem, são sempre bem vindos.




Nataniel

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 565
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Março de 2017, 13:22:22
O primeiro plano, o plano intermediário, a parte ensolarada e o degradê ao fundo, estão todos perfeitos, bela composição.
Foto para parar e se sentir lá, contemplando por um bom tempo. Linda  :clap:
Saudades eternas de nosso Snow. Felicidades diárias com nossa Alanis


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Março de 2017, 16:43:55
mais uma bela paisagem  :ok:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #3 Online: 01 de Março de 2017, 16:47:01
Muito bonita, como sempre.  :clap:
Também sou um admirador da beleza da serra catarinense, mas ainda não desenvolvi meu lado aventureiro suficientemente para explorá-la. Como conheço a região, sei das dificuldades que você enfrenta para conseguir registros como esse, o que engrandece ainda mais seu trabalho.
« Última modificação: 01 de Março de 2017, 16:48:54 por LeandroR »


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #4 Online: 01 de Março de 2017, 19:05:25
Lindo demais, os últimos raios de sol a mostrar o esplendor e pico da montanha que momento!

Uma pequena consideração: Eu tentaria cropar um pouco abaixo da pedra, ou se tivesse a possibilidade no momento aproximar um pouco mais, ao meu ver apesar da importância do primeiro plano em levar o observador até as montanhas ele acabou se sobrepondo um pouco, mas repito, isso ao meu ver.

Parabéns pelas histórias contadas através das fotos e da sua escrita.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Março de 2017, 20:56:55
Raphael, bem bonita a imagem, heim!
Depois de tantos elogios, fico até intimidado em fazer alguma observação critica, mesmo a intençao sendo apenas de contribuir mesmo.. São detalhes, mas que podem ser importantes em alguma seleçao mais rigorosa, comercial, por exemplo, mas obviamente sem a minima importancia na exposiçao em tela de computador.
   
Olhando aqui em um monitor grande,  percebo linhas degrade nas variaçoes das tonalidades quentes das cores do céu, mas nada muito evidente
Outra observaçao, na realidade uma curiosidade,  tem a ver com a tonalidade  levemente lilás/azul lavado no céu e parte das sombras. Seria natural (dispersão da luz azul  no vapor d'agua da atmosfera mais luz qte do Sol) ou efeito da pós?
« Última modificação: 01 de Março de 2017, 20:59:01 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #6 Online: 01 de Março de 2017, 20:57:23
Cena e enquadramento super legais. Faltou aquela luz matadora...   acho que vale voltar outras vezes.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #7 Online: 01 de Março de 2017, 22:31:33
Linda foto Rapha.
Ótimo enquadramento.


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.334
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Março de 2017, 01:26:04
Cena e enquadramento super legais. Faltou aquela luz matadora...   acho que vale voltar outras vezes.

De acordo!  8-)

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #9 Online: 02 de Março de 2017, 08:51:15
O primeiro plano, o plano intermediário, a parte ensolarada e o degradê ao fundo, estão todos perfeitos, bela composição.
Foto para parar e se sentir lá, contemplando por um bom tempo. Linda  :clap:

Obrigado Nataniel, esse é o objetivo: Sentir um pouco do que sinto quando lá estou.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #10 Online: 02 de Março de 2017, 08:51:37
mais uma bela paisagem  :ok:

Valeu Carlos!


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #11 Online: 02 de Março de 2017, 08:54:46
Muito bonita, como sempre.  :clap:
Também sou um admirador da beleza da serra catarinense, mas ainda não desenvolvi meu lado aventureiro suficientemente para explorá-la. Como conheço a região, sei das dificuldades que você enfrenta para conseguir registros como esse, o que engrandece ainda mais seu trabalho.

Obrigado Leandro!

Olha, para ter essa vista, ainda que com uma luz menos interessante, vc pode fazer por exemplo um bate-volta até esse ponto. É uma caminhada considerável mas não impossível.

Ainda outros locais tão interessantes quanto estão disponíveis com caminhadas leves de duas, uma hora ou até menos, acampar no local é opcional.



Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #12 Online: 02 de Março de 2017, 09:09:06
Lindo demais, os últimos raios de sol a mostrar o esplendor e pico da montanha que momento!

Uma pequena consideração: Eu tentaria cropar um pouco abaixo da pedra, ou se tivesse a possibilidade no momento aproximar um pouco mais, ao meu ver apesar da importância do primeiro plano em levar o observador até as montanhas ele acabou se sobrepondo um pouco, mas repito, isso ao meu ver.

Parabéns pelas histórias contadas através das fotos e da sua escrita.

Obrigado Augusto!

Bem, sobre o que vc sugeriu/questionou, o que posso dizer é não, não dava pra me aproximar mais, pois embora não seja perceptível, o capim bem no primeiro plano já estava praticamente aos meus pés.
Infelizmente a foto não transmite isso, mas assim mesmo como está eu já me arrisquei bastante, principalmente em um terreno tão instável como um solo de basalto que recebe milhares de milímetros de chuva todos os anos.

Quanto ao crop na parte inferior, embora seja uma opção eu sinceramente não acho que vá melhorar a imagem, pois sou adepto de ao máximo possível incluir, e não excluir ( a menos que prejudique ) o que não acho que seja o caso. Veja, se fosse algo que destoasse, que brigasse, que estivesse fora do contexto, ai seria motivo, mas o capim já está contido em todo o primeiro plano, então esse início é só uma extensão disso, e que ajuda a transmitir ainda mais a ideia de como era estar no local da cena.
Acredite: O fundo da grota que não aparece agregaria menos.

Ainda, destaco que, uma vez feito o corte sugerido, o pequeno arbusto no canto inferior esquerdo ficaria "voando", "cortado", o que ai sim seria mais uma poluição visual do que um elemento que dá testemunho das características do local.

Mas claro, isso são as minhas impressões e considerações.

Obrigado por comentar!


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #13 Online: 02 de Março de 2017, 09:14:30
Raphael, bem bonita a imagem, heim!
Depois de tantos elogios, fico até intimidado em fazer alguma observação critica, mesmo a intençao sendo apenas de contribuir mesmo.. São detalhes, mas que podem ser importantes em alguma seleçao mais rigorosa, comercial, por exemplo, mas obviamente sem a minima importancia na exposiçao em tela de computador.
   
Olhando aqui em um monitor grande,  percebo linhas degrade nas variaçoes das tonalidades quentes das cores do céu, mas nada muito evidente
Outra observaçao, na realidade uma curiosidade,  tem a ver com a tonalidade  levemente lilás/azul lavado no céu e parte das sombras. Seria natural (dispersão da luz azul  no vapor d'agua da atmosfera mais luz qte do Sol) ou efeito da pós?

Angeloni, obrigado por comentar!

Creio que as linhas que vc vê sejam causadas pela redução na qualidade do arquivo aqui mostrado.

Sobre o tom que vc mencionou, é um pouco de cada coisa: A luz do sol que sobrepunha a paisagem ( bem evidente sobre as sombras ) e esta claro, enfatizada na pós.

Eu tenho mesmo a mania de alterar o WB das minhas fotos mais para tons azul/magenta, fugindo do original amarelo/verde, pois penso ( por gosto ) que isso transmita melhor a temperatura sentida.

Valeu!


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #14 Online: 02 de Março de 2017, 09:28:16
Cena e enquadramento super legais. Faltou aquela luz matadora...   acho que vale voltar outras vezes.

Obrigado Waldyr!

Eu passei 24h nesse local e pude presenciar/capturar todas as luzes..hehe...que ficaram em outras fotos.
Mesmo não sendo a luz matadora, com vc disse, gosto desse momento em que sombras dominam o ambiente.

Valeu!