Autor Tópico: Dúvidas/Ajuda Fotografia de Balada  (Lida 1535 vezes)

tassiodamis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 13 de Março de 2018, 09:43:31
Olá, pessoal. Tenho fotografado baladas tem um ano, testado diferentes configurações, e nao consigo me encontrar em nenhuma configuração ideal.

Tenho uma D3200, com iso sempre em 3200 (menos que isso, o fundo fica muito escuro. Minhas fotos ficam com bastante ruído, mas é o jeito. Diminuo um pouco com "redução de ruídos" no Lr), obturador  em 1/30 se o assunto estiver em movimento e 1/10 se estiver parado, diafragma sempre em f4 (uso uma Sigma 17-50 2.8), flash youngnuo 565ex em 75° graus com rebatedor feito de caixa de leite rs.

Vou deixar o link do meu Flickr com alguns trabalhos recentes meus, e queria que me ajudassem com dicas que eu poderia fazer. Uma das coisas que me incomoda muito é a quantidade de ruídos, e que por causa do ângulo que eu uso de 75° graus, apenas o rosto fica visivelmente claro, o resto do corpo das pessoas fica mais escuro, mas também tenho medo de direcionar o flash na cara da pessoa e incomodar.
https://m.facebook.com/pg/FX-Fotografia-1521874384793879/photos/?tab=albums&ref=page_internal&mt_nav=1

Em "albuns" tenho varios trabalhos.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 13 de Março de 2018, 14:35:50
Opa, blza?

Não sou lá expert nesse tipo de fotografia, mas segue meus pitacos hehe.
Primeiro eu tô estranhando muito essas velocidades de obturador que vc usa. Pq assim, eu enxergo 2 tipos de fotografias de balada de casamento que são mais usadas (claro q depende muito do ambiente):

1 - com uma luz mais equilibrada e com flash rebatido (nunca uso ele reto pra cima ou levemente pra frente com a papeleta levantada, eu não gosto da luz que isso costuma dar, sempre deixo tipo na diagonal entre as paredes e o teto), ISO alto pra puxar luz ambiente e velocidades mais altas pra congelar melhor o movimento (acima de 1/100 geralmente).

2 - Flash NA CARA das pessoas, com velocidades beeem baixas, às vezes de 1 segundo e aí fazendo as firulas de Light painting

Ambas com o diafragma mais fechado do que F/4, eu inclusive tenho feito usando algo entre F/11 e F/16, deixo o foco fixo e só me preocupo em apontar a câmera e clicar, a enorme maioria sai com tudo em foco.

O problema é que não existe configuração ideal, existe vc ir testando configurações que nunca usou pq às vezes pode ser isso que vc procurava. Eu comecei a usar essas 2 formas misturadas na minha fotografia. Tenho fotos de balada mais tranquilas usando a 1ª config, e umas fotos mais lokas usando a 2ª, elas tem me atendido bem.

Sobre os ruídos, aí não tem muito jeito. Se a foto não sair MUITO BEM FOTOMETRADA, qualquer puxada que vc der na D3200 vai disparar o ruído.
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


FelcoS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
  • Sexo: Masculino
    • www.diedjalino.com
Resposta #2 Online: 16 de Março de 2018, 13:54:04
Tassio, não consegui ver suas fotos pois estou no trampo e aqui é vedado. Mas se é o ruido que está lhe incomodando não prefere abrir pra 2.8 e baixar o iso pra 1600?

Quanto ao flash, já que você reclama de só iluminar a cabeça, será que não daria pra testar apontando direto, ele em 14mm e com algum modificador, tipo a bolinha ou um que é como um pequeno softbox (perdão, não sei o nome desses modificadores)?


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 17 de Março de 2018, 11:46:08
Cara, se você precisa de muita luz pra fazer a foto em lugares escuros, você irá precisar primeiro de uma lente mais aberta. Uma lente do kit em 18 mm irá ter abertura 3.5. Se você pegar por exemplo de F4 abrindo para F2.8, já terá 2x mais luz entrando pelo diafragma (claro isso não é algo 100% preciso, mas enfim só pra entender)

Segundo, é bom deixar a abertura o máximo possível e um iso menor. Uma lente fixa talvez te ajude muito nisso.

Para Nikon 3200, iso máximo que pode deixar sem comprometer a qualidade é 800. Acima disso, a imagem já começa a ter problemas de qualidade.