Autor Tópico: Amanhecer na Praia  (Lida 2540 vezes)

d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Março de 2017, 16:04:21
Olá pessoal. Passei o carnaval na praia de Juquehy, litoral norte de SP, e resolvi acordar um pouco mais cedo pra registrar o nascer do sol. Como já fotografei aquela praia de trás pra frente, fui com uma idéia bem formatada do que eu queria. O engraçado é que minha idéia não funcionou como eu queria e tive que trabalhar a cena. Acabei saindo com algo que não tinha imaginado em nenhum momento.

Foto 1 - Essa era a idéia inicial. Uma foto lá da ponta direita, pegando os 6km de praia com o sol nascendo lá na outra ponta. Infelizmente a orla da praia tem uma "barriga" que não dá pra visualizar ela toda. Nesse momento o sol ainda não tinha despontado no horizonte.

_2270017

by @danacqua, no Flickr

Foto 2 - Comecei a trabalhar outras possibilidade. Mas também não me agradou muito...

_2270012

by @danacqua, no Flickr

Foto 3 - Avistei uma vegetação florida com uns troncos espetados ao fundo. Achei que ali poderia conseguir algo bacana.

_2270027

by @danacqua, no Flickr

Foto 4 - Fui mudando a perspectiva e dando zoom com os pés...

_2270036

by @danacqua, no Flickr

Foto 5 - Acho que essa foi a que mais gostei.

_2270041

by @danacqua, no Flickr

Foto 6 - Aí o sol já estava mais alto, eu já estava feliz com o resultado, resolvi brincar um pouco.

_2270061

by @danacqua, no Flickr

Foto 7 - Mais uma aproveitando a turma que cai da cama.

_2270048

by @danacqua, no Flickr


Espero que gostem. Criticas são sempre bem vindas.

Todas as fotos feitas entre às 5h40 e 6h20 com uma Olympus OMD EM5 MKII, lente M.Zuiko 12-40, e dois filtros Cokin (graduado e nd).
Daniel

Instagram: @danacqua


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #1 Online: 03 de Março de 2017, 16:15:42
Oi Daniel, legal a série! Bacana.

Alguns comentários:

O tratamento das duas primeiras está meio suave. Da terceira em diante está mais vivo, mas se exagero.

Não sou muito fã de formato 3:4 horizontal para paisagem. Algumas fotos ficariam melhor em 3:2.

Minha preferida é a última, mas também cropada em 3:2 ou até 16:9, que é o formato mais alongado das telas "wide" que eu acho que combinam muito com foto de paisagem. Nesse caso eu tiraria um pouco de primeiro plano, e nada no céu.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #2 Online: 03 de Março de 2017, 16:27:26
ótimas fotos! não tenho competência para avaliar tecnicamente, mas gostei do enquadramento e do tratamento em quase todas, principalmente da 7.

conforme o waldyr já disse, eu experimentaria fotografar em 3:2 ou 16:9. Ok que a melhor qualidade em m4/3 está no formato 4:3, mas o corte 3:2 é bem tranquilo, praticamente só uso ele na minha olympus.

Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Março de 2017, 18:09:56
poxa, adorei o tom suave das primeiras, foge do habitual...

a da concha está muito boa em minha opinião, poderia ter chegado mais perto dela também, daria outra boa foto!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Março de 2017, 19:42:54
Ótimas!!! Concordo com você sobre a 5...  :clap: :clap: :clap:


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Março de 2017, 19:45:37
Oi Daniel, legal a série! Bacana.

Alguns comentários:

O tratamento das duas primeiras está meio suave. Da terceira em diante está mais vivo, mas se exagero.

Não sou muito fã de formato 3:4 horizontal para paisagem. Algumas fotos ficariam melhor em 3:2.

Minha preferida é a última, mas também cropada em 3:2 ou até 16:9, que é o formato mais alongado das telas "wide" que eu acho que combinam muito com foto de paisagem. Nesse caso eu tiraria um pouco de primeiro plano, e nada no céu.

Fala Waldyr! Vc nao curtiu esse tom mais suave das primeiras? Eu deixei assim pq não tinham muitas cores rolando na cena mesmo. Preferi uma cena mais "papel de parede de quarto de bebê". Achei que se começasse a puxar na edição ficaria artificial demais. Valeu pelos comentários!

ótimas fotos! não tenho competência para avaliar tecnicamente, mas gostei do enquadramento e do tratamento em quase todas, principalmente da 7.

conforme o waldyr já disse, eu experimentaria fotografar em 3:2 ou 16:9. Ok que a melhor qualidade em m4/3 está no formato 4:3, mas o corte 3:2 é bem tranquilo, praticamente só uso ele na minha olympus.



Eu ainda nao experimentei fotografar em outro formato além do 4:3. Será que eu perdeira qualidade por usar uma porção diferente do sensor m4/3?

poxa, adorei o tom suave das primeiras, foge do habitual...

a da concha está muito boa em minha opinião, poderia ter chegado mais perto dela também, daria outra boa foto!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Eu fotografei mais de perto também,  mas acabei optando postar essa aqui, pq achei que o sol e a pessoa despontando no lado esquerdo deram mais dinamismo. Valeu por comentar! Vc tambem usa o sistema m4/3, não usa? Vc fotografa em 4:3 ou 3:2?
Daniel

Instagram: @danacqua


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Março de 2017, 19:47:05
Fala Waldyr! Vc nao curtiu esse tom mais suave das primeiras? Eu deixei assim pq não tinham muitas cores rolando na cena mesmo. Preferi uma cena mais "papel de parede de quarto de bebê". Achei que se começasse a puxar na edição ficaria artificial demais. Valeu pelos comentários!

Eu ainda nao experimentei fotografar em outro formato além do 4:3. Será que eu perdeira qualidade por usar uma porção diferente do sensor m4/3?

Eu fotografei mais de perto também,  mas acabei optando postar essa aqui, pq achei que o sol e a pessoa despontando no lado esquerdo deram mais dinamismo. Valeu por comentar! Vc tambem usa o sistema m4/3, não usa? Vc fotografa em 4:3 ou 3:2?

Uso APS-C mesmo. Não vejo problema nenhum em escolher um formato e trabalhar com ele. 4:3 dá ótimas fotos!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Março de 2017, 19:47:09
Ótimas!!! Concordo com você sobre a 5...  :clap: :clap: :clap:

Obrigado!  :D
Daniel

Instagram: @danacqua


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Março de 2017, 19:57:11
Uso APS-C mesmo. Não vejo problema nenhum em escolher um formato e trabalhar com ele. 4:3 dá ótimas fotos!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Nao sei pq achava que vc tivesse uma Olympus também!  :ponder: :D
Daniel

Instagram: @danacqua


Juanma079

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
Resposta #9 Online: 03 de Março de 2017, 21:09:45
Gostei muito da foto ! :clap:


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #10 Online: 03 de Março de 2017, 21:24:32
Foto de praia é bem dificil fugir do casual, eu escolheria outros ângulos pras fotos, achei que você focou em uma idéia só, e acabou ficando só nisso mesmo.

Tipo a foto da concha tentaria usar ela de primeiro plano com o nascer do sol no fundo, ou tentaria entrar na água e dar alguns cliques por lá, ou focar nas flores também e usar de bokeh o por do sol.


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Março de 2017, 23:10:24

Que série deliciosa... Independente de formato, tratamento, que fotos gostosas de se ver.
O mais bacana foi a narrativa de que apesar de saber "exatamente" como faria, teve que fazer diferente e isso ao final é o mais bacana.
Daniel, só para variar, mais uma bela série.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #12 Online: 04 de Março de 2017, 08:13:31
lindas fotos, dignas de moldura. gostei muito da 1, 6 e 7.


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 04 de Março de 2017, 13:19:55
Gostei muito da foto ! :clap:

Obrigado! :ok:

Que série deliciosa... Independente de formato, tratamento, que fotos gostosas de se ver.
O mais bacana foi a narrativa de que apesar de saber "exatamente" como faria, teve que fazer diferente e isso ao final é o mais bacana.
Daniel, só para variar, mais uma bela série.

Pois é, ter que reconstruir minha idéia inicial, foi o que me motivou a fazer uma narrativa. Achei que seria interessante. Fico feliz que tenha gostado. :ok:

lindas fotos, dignas de moldura. gostei muito da 1, 6 e 7.

Obrigado!  :ok:
Daniel

Instagram: @danacqua


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 04 de Março de 2017, 13:29:14
Foto de praia é bem dificil fugir do casual, eu escolheria outros ângulos pras fotos, achei que você focou em uma idéia só, e acabou ficando só nisso mesmo.

Tipo a foto da concha tentaria usar ela de primeiro plano com o nascer do sol no fundo, ou tentaria entrar na água e dar alguns cliques por lá, ou focar nas flores também e usar de bokeh o por do sol.

Fiquei pensando bastante nas suas colocações. A principio minha percepção foi justamente o oposto, pois comecei com uma foto da orla, mudei para uma área mais delimitada, com as plantas, depois fui pra perto do mar e usei a concha como elemento principal, da mesma forma como vc descreveu (no meu entendimento), e ainda peguei um corredor e inseri um elemento humano numa perspectiva bem diferente das anteriores. Não entendi bem como eu tenha ficado "no mesmo" :ponder:. Será que você quis dizer que todas elas tem uma perspectiva mais de paisagem, e eu poderia ter explorado outras perspectivas, como closeups, macros, fotos na vertical? Se for isso, concordo com vc. Geralmente eu vejo tudo como paisagem, até mesmo quando fotografo na cidade, acabo fazendo fotos de paisagem.
Daniel

Instagram: @danacqua