Autor Tópico: Desinstalação de aplicativos nativos - Android (Samsung)  (Lida 2526 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Online: 03 de Março de 2017, 18:54:17
Alguém aí sabe me informar se o que vemos por aí em termos de sugestão para desinstalar apps nativos do Android, é confiável? E acima de tudo, se funciona?
Já acessei várias dicas (com root e sem root), e gostaria de saber se alguém já apelou pra esse tipo de coisa pra me falar se funciona sem prejudicar o funcionamento do smartphone (acredito que perca a garantia, né?).
Minha intenção é simplesmente liberar memória RAM. acredito que apenas desabilitar os apps não resolve muita coisa... Sempre que pego um fone novo, desabilito uma porrada de app inútil, mas queria mesmo era remover, dar tchau forever and ever.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Março de 2017, 19:18:28
Tenho Samsung e gostaria de fazer o mesmo. Quase comprei uma Motorola por isso, os Samsung tem muito lixo.
O sftw dos Moto são mais limpos.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 03 de Março de 2017, 20:50:03
É o famoso bloatware... Único maneira de desinstalar é fazendo Root no aparelho.. dicas q prometem fazer sem isso são enganosas.. fiz num Note4 há algum tempo e funcionou bem, celular ficou mais rápido, mas não lembro o nome dos aplicativos q usei para chegar lá.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 03 de Março de 2017, 21:37:42
Tenho Samsung e gostaria de fazer o mesmo. Quase comprei uma Motorola por isso, os Samsung tem muito lixo.
O sftw dos Moto são mais limpos.

Eu tô com um motorola agora, realmente é bem mais limpo, mas tem algumas coisinhas que não curti nele. Nada que não dê pra se acostumar na verdade, mas o que mais me irritou, foi não ter conseguido usar o pacote de dados do chip americano que coloquei, quando estive nos States. Não posso garantir que o samsung resolveria isso, mas considerando-se que eu usei de boa na Nova ZElândia o samsung que tinha antes, imagino que eu vá usar de boa também nos States. Mas enfim, tava querendo dar uma melhoradinha mesmo, e nas configurações que eu desejava, esse samsung (J5) tava bem mais barato que o resto.
« Última modificação: 03 de Março de 2017, 21:39:45 por Helena Bsb »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 04 de Março de 2017, 18:45:24
Já fiz muito isso. Meu último Samsung foi o Galaxy S4. Tem várias ROMs custom com root e menos apps inúteis, mas, pelo menos na minha época, eram instáveis e davam reboot por vezes (pelo menos uma vez por dia).

A primeira coisa a saber é que provavelmente seu celular vai perder a garantia. Aparelhos Samsung têm um dispositivo eletrônico que acusa quando é usada uma rom diferente da assinada pela Samsung.

Quanto a funcionar em outros países, depende das bandas 3g e 4g usadas. Tem que verificar se o país de destino é compatível com seu celular. Os mais modelos de topo novos são compatíveis com quase todos os países.


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Março de 2017, 21:35:19
É o famoso bloatware... Único maneira de desinstalar é fazendo Root no aparelho.. dicas q prometem fazer sem isso são enganosas.. fiz num Note4 há algum tempo e funcionou bem, celular ficou mais rápido, mas não lembro o nome dos aplicativos q usei para chegar lá.

Pessoal, como eu sou da geração A, muito longe portanto da turma da geração Y, sou fraquinho pra mexer com esta tralha moderna. Alguém pode dar o Beabá de como fazer o tal Root no aparelho, para remover o monte de tranqueiras que vem instalado de fábrica no Samsung?
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 10 de Março de 2017, 15:59:17
Helena,
Tenho um amigo fera nisso. Ele me recomendou o CyanogenMod ou LineageOS.
Mas veja só, eles são puros, não vem com nada que normalmente vem de adicional nos Moto ou Samsung.
A gente tem que ir instalando tudo o que quer. A vantagem é que são limpos e sobra mais espaço para usar aquilo que realmente vamos utilizar.

Ele até me enviou um link relativo ao meu modelo.
https://forum.xda-developers.com/galaxy-s4-mini/development/rom-cyanogenmod-14-0-s4-mini-duos-t3477343

Dá uma fuçada, de repente achas o teu modelo.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 10 de Março de 2017, 16:58:39
Helena,
Tenho um amigo fera nisso. Ele me recomendou o CyanogenMod ou LineageOS.
Mas veja só, eles são puros, não vem com nada que normalmente vem de adicional nos Moto ou Samsung.
A gente tem que ir instalando tudo o que quer. A vantagem é que são limpos e sobra mais espaço para usar aquilo que realmente vamos utilizar.

Ele até me enviou um link relativo ao meu modelo.
https://forum.xda-developers.com/galaxy-s4-mini/development/rom-cyanogenmod-14-0-s4-mini-duos-t3477343

Dá uma fuçada, de repente achas o teu modelo.

LineageOS também é uma boa. Já usei muito o CyanogenMod, que era o projeto antigo continuado pelo LineageOS (parece nome de creme anti-idade).

Mas, uma coisa importante que esqueci de dizer antes: Se a intenção for liberar RAM, o assunto é controverso: há gente que diz que em celulares, diferente dos computadores, RAM livre não é necessariamente uma coisa boa, pois qualquer app a ser aberto vai precisar ser carregado do armazenamento, que é bem mais lento. O próprio sistema gerencia quais apps serão fechados com base no tempo de utilização ou ação do usuário.

Outra coisa importante: se for pra liberar armazenamento (e não RAM), os Samsung usam um particionamento do armazenamento: parte pro sistema e parte pra dados. Colocar um sistema muito menor (o caso do CM ou LineageOS) vai liberar um espaço na partição de sistema, mas este espaço não é usado pelo sistema pra colocar dados, logo trocar o sistema pra liberar espaço é inútil.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 10 de Março de 2017, 17:21:07
Pessoal, como eu sou da geração A, muito longe portanto da turma da geração Y, sou fraquinho pra mexer com esta tralha moderna. Alguém pode dar o Beabá de como fazer o tal Root no aparelho, para remover o monte de tranqueiras que vem instalado de fábrica no Samsung?

Em linhas gerais, vc:
  • desbloqueia o bootloader (vai perder a garantia)
  • Instala um recovery (que contém o kernel do sistema e alguns utilitários de baixo nível) que já tem root via Odin (o software de serviço da Samsung)
  • Instala um app de root no celular, que será usado pelos apps que precisam de acesso root

Mas, como eu disse antes, remover apps da partição de sistema (o motivo de se obter acesso root) não vai fazer sobrar espaço pra outros apps. Já fiz muito, mas hoje não recomendo fazer.
« Última modificação: 10 de Março de 2017, 17:22:05 por felipemendes »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 15 de Março de 2017, 21:48:02
Interessante que hj peguei o celular novo, e uns 5 aplicativos nativos já vieram com a opção de desinstalar. Menos ruim, hehe. Outros, desativei.
De resto, vou deixar como está.
valeu, todo mundo!!!


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #10 Online: 15 de Março de 2017, 22:08:54
Minha esposa tem um galaxy s6... Minha nossa... que monte de tralha vem instalado... e a maioria inútil.

Por essas e outras, prefiro o sistema iOS ... vai lá, apaga e deu.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 15 de Março de 2017, 22:54:21
Minha esposa tem um galaxy s6... Minha nossa... que monte de tralha vem instalado... e a maioria inútil.

Por essas e outras, prefiro o sistema iOS ... vai lá, apaga e deu.

No dia em que transferir arquivos do IOS pra o pc/do pc para o IOS acontecer de forma simples como plugar o fone no pc e fazer a coisa acontecer tal e qual se transfere arquivos de/para um pendrive, eu topo. Mas enquanto houver aquela M&%$# daquele itunes pra complicar o que não tem qualquer necessidade de ser complicado, eu tÔ fora da Apple.