Autor Tópico: Ahh os chineses! Godox AD200  (Lida 23541 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #75 Online: 04 de Setembro de 2020, 16:33:01
Galera, desenterrando este tópico, parece que já vão começar a aparecer alguns trabalhinhos pro Natal (!), e comecei a considerar um desses AD200. Algumas perguntas:
1. Um usado, em excelentes condições, comprado na Adorama por 189 dólares, completo, tá um bom negócio? Ou vcs acham que ainda vale mais a pena o AD200Pro? Porque esse último não tem usado pra vender. Tá saindo por $350.
2. O TTL dele depende só do transmissor, é isso? Ou ele também depende da câmera?

Felipe, algumas considerações particulares minhas.

Hoje se eu fosse comprar um AD200, acho que eu optaria por duas unidades do V860II, eu uso um ad200 e um TT685, e se troco eles de lugar não vejo diferença, falando de ensaios externos.

Agora, entre um AD200 e um AD200 pro, eu ficaria com o pró pelo fato de ter 1/250 ( o normal vai até 1/125), e aqui parece que não, mas fracionar a potencia faz diferença quando o preenchimento é suave.

Sua duvida quanto ao TTL eu não entendi muito bem, o TTL é um sistema integrado com a camera, não existe TTL só no flash, por tanto qualquer TTL vai depender da câmera.

Agora um detalhe, flash externo e TTL são coisas que não combinam, ainda mais se usar dois flash's, a luz interfere no outro e vira uma salada.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #76 Online: 04 de Setembro de 2020, 16:49:49
Felipe, algumas considerações particulares minhas.

Hoje se eu fosse comprar um AD200, acho que eu optaria por duas unidades do V860II, eu uso um ad200 e um TT685, e se troco eles de lugar não vejo diferença, falando de ensaios externos.

Agora, entre um AD200 e um AD200 pro, eu ficaria com o pró pelo fato de ter 1/250 ( o normal vai até 1/125), e aqui parece que não, mas fracionar a potencia faz diferença quando o preenchimento é suave.

Sua duvida quanto ao TTL eu não entendi muito bem, o TTL é um sistema integrado com a camera, não existe TTL só no flash, por tanto qualquer TTL vai depender da câmera.

Agora um detalhe, flash externo e TTL são coisas que não combinam, ainda mais se usar dois flash's, a luz interfere no outro e vira uma salada.

Engraçado tenho justamente o AD200 e o 685 e a diferença é enorme.

O AD200 me dá quase 2 stops a mais.
E mesmo que o 685 seja suficiente em 1:1, é melhor o AD200 disparando rapidamente em 1/4 de carga.

Meu uso é em externa também.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #77 Online: 04 de Setembro de 2020, 17:46:32
Engraçado tenho justamente o AD200 e o 685 e a diferença é enorme.

O AD200 me dá quase 2 stops a mais.
E mesmo que o 685 seja suficiente em 1:1, é melhor o AD200 disparando rapidamente em 1/4 de carga.

Meu uso é em externa também.
A diferença de carga entre eles é real, isso não tenho duvidas, mas em externas, usando pra preencher, nem passo perto de usar carga total.

Nos meus ensaios, preenchendo sombras, as vezes o AD200 em 1/125 tenho que afastar do assunto, ou trocar pelo TT685.

Agora se for usar como luz principal, ai sim pode fazer a diferença, mas para o meu estilo de fotografia dois V860II dariam conta tranquilamente.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #78 Online: 04 de Setembro de 2020, 17:50:52
Sobre o AD200 pro, pelo preço não vale a pena pro meu uso.
O grande atrativo dele é a consistência de cor entre os disparos e em potências diferentes.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #79 Online: 04 de Setembro de 2020, 18:55:22
Felipe, algumas considerações particulares minhas.

Hoje se eu fosse comprar um AD200, acho que eu optaria por duas unidades do V860II, eu uso um ad200 e um TT685, e se troco eles de lugar não vejo diferença, falando de ensaios externos.

Agora, entre um AD200 e um AD200 pro, eu ficaria com o pró pelo fato de ter 1/250 ( o normal vai até 1/125), e aqui parece que não, mas fracionar a potencia faz diferença quando o preenchimento é suave.

Sua duvida quanto ao TTL eu não entendi muito bem, o TTL é um sistema integrado com a camera, não existe TTL só no flash, por tanto qualquer TTL vai depender da câmera.

Agora um detalhe, flash externo e TTL são coisas que não combinam, ainda mais se usar dois flash's, a luz interfere no outro e vira uma salada.

Obrigado por todas as respostas; vou responder citando você porque responde melhor às minhas dúvidas.

Eu tenho um V860II, que é muito bom, mas tenho achado um pouco fraco quando uso com softbox e aquele difusor interno (?). Ele sem modificadores me atende bem.

O TTL é o seguinte: meu rádio é um X-Pro, TTL e compatível com minha câmera. Basta o rádio ser compatível com a câmera, ou o flash externo também precisa? Com um único flash externo em TTL, tem sido boa a experiência. Nunca testei com dois, mas realmente acredito que vai ficar inconsistente.

O AD200 usado por 189 dólares tava me parecendo uma boa (vinha com acessórios). Mas acabou de ser vendido. Entre o normal por 300 e o pro por 350 dólares, se eu for comprar mesmo (depende de quantos trabalhos vão aparecer), acho que vou ficar com o pro.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #80 Online: 04 de Setembro de 2020, 21:02:37
O TTL é o seguinte: meu rádio é um X-Pro, TTL e compatível com minha câmera. Basta o rádio ser compatível com a câmera, ou o flash externo também precisa? Com um único flash externo em TTL, tem sido boa a experiência. Nunca testei com dois, mas realmente acredito que vai ficar inconsistente.

Como o TTL tem 3 pontos de exposição (para mais e para menos) fica relativamente fácil compensar para equilibrar o uso dos dois juntos, com a prática vai fácil...

O AD200 usado por 189 dólares tava me parecendo uma boa (vinha com acessórios). Mas acabou de ser vendido. Entre o normal por 300 e o pro por 350 dólares, se eu for comprar mesmo (depende de quantos trabalhos vão aparecer), acho que vou ficar com o pro.

Como eu mencionei anteriormente achei esse up da versão Pro da linha AD bem legal, mas não quer dizer que o AD200 normal não seja bom, acho que os dois valem muito a pena (claro, considerando a necessidade de usar Pocket Flash com eles e não comparando com outras opções)

Esses dias recebi um Pocket Flash que segue com a mesma configuração (e precisão) que o AD200 Pro, se chama VISICO 2 (é uma marca Chinesa assim como a Godox, Jinbei...), ainda estou na fase de testes mas tenho gostado bastante, seria como o AD200Pro apenas com a Round Head (que é vendida separadamente no Ad200), ele não vem com a Bulb e nem a Fresnel, mas para quem quer trabalhar apenas com a Round é bem legal, eu fiz os comparativos com o AD200Pro, fotografando com os dois no mesmo set, e no uso não senti diferença entre os dois, e aqui no Brasil custa exatamente a metade de um AD200Pro...


Essa é uma foto que fiz dos dois quando estava fazendo os comparativos, fiz com o celular mesmo apenas para ilustrar nos stories...

Ah, fiz os comparativos usando apenas a Round Head, até queria ver o desempenho com a Bulb mas a que veio no AD200 não estava funcionando...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #81 Online: 05 de Setembro de 2020, 19:16:45
Eu tenho um V860II, que é muito bom, mas tenho achado um pouco fraco quando uso com softbox e aquele difusor interno (?). Ele sem modificadores me atende bem.

Eu tinha me esquecido disso, realmente quando se uso aquela tela difusora interna, o Speedlight sofre, tentei usar aquilo uma vez, antes de ter o AD200, e nem em carga máxima o TT aguentou.

Vai de AD mesmo, e pela diferença de 50$ vai no pró.

Como o TTL tem 3 pontos de exposição (para mais e para menos) fica relativamente fácil compensar para equilibrar o uso dos dois juntos, com a prática vai fácil...

Cara, talvez seja "cabaçada" minha, mas eu tentei várias vezes usar o TTL com o TT685 e o AD200, fazendo varias configurações de compensação, e não consegui, as vezes você consegue acertar a luz em um clique, mas basta dar um passo ao lado e pronto, la se foi a configuração, acho muito fácil usar o modo manual.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #82 Online: 05 de Setembro de 2020, 21:08:29
Cara, talvez seja "cabaçada" minha, mas eu tentei várias vezes usar o TTL com o TT685 e o AD200, fazendo varias configurações de compensação, e não consegui, as vezes você consegue acertar a luz em um clique, mas basta dar um passo ao lado e pronto, la se foi a configuração, acho muito fácil usar o modo manual.

Eu TB prefiro fotografar no manual, na verdade só fui fotografar em ttl pra poder testar e entender melhor como funcionava, mas hj (amanhã não sei) não vejo necessidade alguma de se usar o ttl, mesmo para apenas um flash, claro que isso para a minha fotografia, cada um tem que ver oq é melhor para oq precisa...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #83 Online: 05 de Setembro de 2020, 21:17:26
Eu TB prefiro fotografar no manual, na verdade só fui fotografar em ttl pra poder testar e entender melhor como funcionava, mas hj (amanhã não sei) não vejo necessidade alguma de se usar o ttl, mesmo para apenas um flash, claro que isso para a minha fotografia, cada um tem que ver oq é melhor para oq precisa...
Pra foto em estúdio, realmente acho que tanto faz. Manual requer um pouco mais de disciplina, mas nada demais.

Na verdade mesmo pra luz de preenchimento, o TTL não é essencial, embora facilite.

Sent from my SM-G975U1 using Tapatalk



Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #84 Online: 05 de Setembro de 2020, 21:29:14
Só uso TTL pra rebater em eventos em lugares que rebater o flash faz sentido (teto baixo e branco ou parede branca próxima).
E isso só se eu estiver mudando de lugar constantemente.

Na maior parte dos eventos e 100% dos ensaios internos e externos prefiro usar manual.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #85 Online: 05 de Setembro de 2020, 23:10:34
Pra foto em estúdio, realmente acho que tanto faz. Manual requer um pouco mais de disciplina, mas nada demais.

Na verdade mesmo pra luz de preenchimento, o TTL não é essencial, embora facilite.

Sent from my SM-G975U1 using Tapatalk

Eu faço algumas externas TB e algumas com bastante dinâmica (a pessoa andando e eu clicando, alteração da luz ambiente...), mas ainda assim prefiro no manual, mas não que isso seja uma regra e nem que quem faça no manual fotografe melhor, acho que é uma questão de como é melhor pra cada um, se faz no manual e da certo perfeito, se faz no automático (ttl) e da certo perfeito tb...

Ps. Apesar que quando falei sobre ttl com certeza não imaginei sendo usado em estúdio, claro que cada um cada um, mas não vejo muito sentido usar ttl em estúdio...
« Última modificação: 05 de Setembro de 2020, 23:22:35 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #86 Online: 06 de Setembro de 2020, 08:33:44


Eu tenho um V860II, que é muito bom, mas tenho achado um pouco fraco quando uso com softbox e aquele difusor interno (?). Ele sem modificadores me atende bem.


Estava pensando em pegar esse flash para usar com softbox para fotografar aves, atualmente meu YN 568ex II não tem potência para usar em mais de 2 mts com meu softbox 23/23, funciona muito bem em macro.
O meu o número de guia se não me engano é 56, esse Godox V860 II é 197 :eek:
Qual o tamanho do softbox que você usou? Pelo que eu entendi você usou o difusor embutido junto com o softbox?


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #87 Online: 06 de Setembro de 2020, 09:11:12
Na verdade mesmo pra luz de preenchimento, o TTL não é essencial, embora facilite.

Na verdade, dependendo da situação o TTL pode até ser bem vindo no preenchimento, pois ele consegue fracionar muito mais do que a carga minima em manual, ainda não pesquisei até quanto o TTL consegue fracionar, mas já me encontrei em situações que que 1/128 ainda era muito, joguei no TTL, compensei pra menos e foi um beleza.

Alguém sabe até quanto o TTL consegue fracionar?


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #88 Online: 06 de Setembro de 2020, 09:49:57
O meu o número de guia se não me engano é 56, esse Godox V860 II é 197 :eek:

Rapaz... é 197 pés, que da mais ou menos 60m.

Retirado do Google
Citar
196.85' / 60 m at ISO 100 (200 mm Position)

E veja que ainda esta dando o numero guia em zoom máximo, e ai mora outro problema.

Alguns fabricantes (Como a NIkon) dão seu numero guia em zoom mínimo, outros (Como a Canon) dão o numero guia em zoom máximo.

Por exemplo, o número guia informado de um SB910 é de 34m, já o de um Canon 600 ex é 60m, e parece haver uma diferença gigantesca de "potencia" entre eles, e não há, pois a Nikon está dando o número guia em zoom minimo da cabela enquanto a Canon está dando em zoom máximo, se usar o mesmo numero fica equivalente.

E complicado determinar a "potencia" do flash pelo numero guia, e acredite, se o seu YN568 II não tem potencia para o seu propósito, nenhum outro speddlight terá, pode até dar uma diferença ínfima, mas na prática será praticamente inútil.


EDIT: Pra você ter uma ideia, o numero guia de um AD600 (Um put* de um flash) tem o numero guia de 87 (não tem zoom, podemos então considerar zoom mínimo), imagina se um speedlight vai ter 60 em zoom minimo.


« Última modificação: 06 de Setembro de 2020, 09:57:24 por Roberto Dellano »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #89 Online: 06 de Setembro de 2020, 11:40:29
Cara, talvez seja "cabaçada" minha, mas eu tentei várias vezes usar o TTL com o TT685 e o AD200, fazendo varias configurações de compensação, e não consegui, as vezes você consegue acertar a luz em um clique, mas basta dar um passo ao lado e pronto, la se foi a configuração, acho muito fácil usar o modo manual.

É exatamente isso, não gosto de ttl em externa, se aparecer um pouco mais ou menos de céu no enquadramento, já era.

Aquela função que pega a potência do ttl e muda pro manual é boa pra isso.
Faz uma foto fechada, aperta o botão e já foi.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs