Autor Tópico: Ensaio - Teste de Luz em Casa  (Lida 1365 vezes)

ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Março de 2017, 16:32:44
Testando um pouco sobre luz/sombra em retratos.
Inicialmente tentei utilizar um flash externo, com baixa potência e direcionado para o rosto da criança, ainda não possuo modificadores... a luz mais dura é bem evidente, mas gostei do resultado.
Opiniões são sempre bem vindas.

1- Teste Luz - Ensaio by Ronaldo Soares, no Flickr

2- Teste de Luz - Ensaio 2 by Ronaldo Soares, no Flickr

3- Teste de Luz - Ensaio 3 by Ronaldo Soares, no Flickr
« Última modificação: 05 de Março de 2017, 16:41:49 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 05 de Março de 2017, 19:00:57
Achei elas um pouco sub demais

O grande problema de flash direto é que a oleosidade da pele fica bem mais evidente deixando um brilho, mas eu gosto do contraste e costumo usar flash direto em algumas situações que não envolvem pessoas

Você pode colocar uma folha de papel manteiga um pouco à frente do flash pra suavizar


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Março de 2017, 19:16:40
Achei elas um pouco sub demais

O grande problema de flash direto é que a oleosidade da pele fica bem mais evidente deixando um brilho, mas eu gosto do contraste e costumo usar flash direto em algumas situações que não envolvem pessoas

Você pode colocar uma folha de papel manteiga um pouco à frente do flash pra suavizar

Ei Lucas, obrigado por comentar... realmente a questão do brilho/oleosidade ficou bem evidente, da próxima vou tentar mais luz!! A minha idéia era deixar o fundo escuro, mas sempre que aumentava a captação de luz e/ou potência do flash o fundo aparecia... fiz em um quarto pequeno com paredes brancas. Acho que a melhor opção seria mesmo um ambiente maior ou externo; ou se no quarto usar um fundo escuro.

Obrigado pelas dicas...
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


jpdias

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #3 Online: 06 de Março de 2017, 01:10:58
Eu achei que a luz deveria entrar pelo outro lada do rosto, mas nem sei se você estava preocupado com isso, ou se só testou a iluminação mesmo... a sombra do nariz causo um desconforto no primeiro e terceiro retrato...

Sds!
« Última modificação: 06 de Março de 2017, 01:12:36 por jpdias »


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Março de 2017, 08:00:49
Eu achei que a luz deveria entrar pelo outro lada do rosto, mas nem sei se você estava preocupado com isso, ou se só testou a iluminação mesmo... a sombra do nariz causo um desconforto no primeiro e terceiro retrato...

Sds!

Verdade, observando novamente após ler o seu comentário, em especial na primeira foto a posição da luz em ângulo abaixo do rosto não favoreceu a cena...realmente a sombra ficou estranha.
Obrigado pela dica, vou me atentar mais no posicionamento e tomar vergonha e comprar uma sombrinha com tripé para posicionar melhor a fonte de luz e maior suavidade.

Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


jpdias

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #5 Online: 07 de Março de 2017, 23:24:00
 :ok:
Eu comprei uma sombrinha octo80cm no eBay, chegou repidinho, de boa qualidade... 50 reais bem gastos...


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #6 Online: 07 de Março de 2017, 23:50:11
:ok:
Eu comprei uma sombrinha octo80cm no eBay, chegou repidinho, de boa qualidade... 50 reais bem gastos...


Me manda o link por MP por favor... Tô namorando pra comprar 1, mas queria de 120cm e com grelha, mas só por causa dessa grelha o preço vai lá em cima!
Tenho descrença e agonia da demora tbm!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


jpdias

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106