Autor Tópico: Vale a pena estudar por conta própria?  (Lida 3226 vezes)

madasfuck

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
  • Sei lá, gosto de fotografar e de umas bandas emos.
Online: 06 de Março de 2017, 19:33:17
E aí, galera!

Sou novo aqui e não sei se é o tópico certo pra fazer pergunta desse tipo mas, tava procurando uns cursos e o único que me interessou custa em torna de 5.500 reais, ou seja, muita grana e no momento não tenho. Queria saber se alguém aqui já estudou por conta própria e se vocês podem me dar algumas dicas de materiais tanto físico quanto online (de preferência online), e também se vale a pena mesmo fazer cursos. Valeu!


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Março de 2017, 20:48:19
Dependendo do que você quer com a sua fotografia pode ser importante ou não... O que você quer? Ser profissional de qual área?

Se for aprender como hobby e manjar de inglês, pelo YouTube e pelo fórum dá até pra fazer pós graduação!  :D
Daniel

Instagram: @danacqua


GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Resposta #2 Online: 07 de Março de 2017, 00:16:18
Assina eduk, se gostar mesmo ai investe em cursos mais rebuscados tipo iif que tem curso presencial e EAD, escola panamericana etc...
Pra ser honesto, eu tenho feito curso da eduk e uns da photostv, mas só faço uns freela, fotografo aniversário, decoração de festa pra portfólio de decoradores, ensaio não rolou nenhum... Mas isso porque só fotografo de fds, durante semana tenho outro trampo.
Tenho amigo fotografo de casamento que me dá uns toques e disse que aprendeu mais atuando no mercado com outros profissionais do que na faculdade (Anhembi).

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk



Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #3 Online: 07 de Março de 2017, 09:03:55
Se é dedicado e disciplinado, com certeza dá pra estudar por conta própria.
Tem muito material bom disponibilizado gratuitamente na internet, ou a um custo bem baixo. Ai após adquirir conhecimento, pode ir a workshops e cursos presenciais avançados mais direcionados a sua área de atuação.

 


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 07 de Março de 2017, 09:38:06
Se é dedicado e disciplinado, com certeza dá pra estudar por conta própria.
Tem muito material bom disponibilizado gratuitamente na internet, ou a um custo bem baixo. Ai após adquirir conhecimento, pode ir a workshops e cursos presenciais avançados mais direcionados a sua área de atuação.

2x

Depois de 2 anos estudando pela internet/Google/Youtube/Forum/Blogs/livros e sites de fotografia resolvi então fazer um curso, e ( modéstia à parte ) descobri que esse só serviu pra constatar que já sabia tudo de que precisava.

Conhecimento é infinito e nunca é demais, mas como dito, se vc realmente buscar e procurar aprender, vc pode sim estudar por conta própria.

Uma ou outra coisa, pontualmente, vc pode não encontrar, mas é raro.

Outro ponto que acho importante é ver fotos, estudar sobre as técnicas e trabalhos de quem vc considera referência, não pra copiar, não pra fazer igual, mas pra se inspirar e ficar por dentro de tudo que existe, não se isole em uma bolha achando que o que vc faz ta bom. Os amigos de Face podem até bater palma pra vc, mas entre isso e o seu trabalho realmente ser bom existe um abismo.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Março de 2017, 09:59:15
eu acho legal um curso como "start".

ele mostra o caminho, te dá a linha mestre do que seguir, então a curva de aprendizagem tende a encurtar.

mas é claro que hoje existe vasto material, a questão é saber filtrar o que se quer.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #6 Online: 07 de Março de 2017, 10:37:38
eu acho legal um curso como "start".

ele mostra o caminho, te dá a linha mestre do que seguir, então a curva de aprendizagem tende a encurtar.

mas é claro que hoje existe vasto material, a questão é saber filtrar o que se quer.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Eu já discordo do Carlos nesse ponto. Acho que o início, o básico, você pode aprender facilmente tendo uma câmera com comandos manuais e assistindo vídeos ou estudando por meio de livros: ISO, diafragma, velocidade do obturador, modos de foco, regras básicas de composição, etc... aprendendo isso já será um salto grande nas suas fotografias e não é difícil de aprender.
Há muitos livros disponíveis também. Quando comecei comprei o Escola da Fotografia, em um sebo online (Estante Virtual), muito legal para iniciantes.

Guardaria o valor para investir em cursos para algo mais específico, por exemplo, dependendo da linha que você seguir na fotografia: workshops sobre uso de flashes, fotografia de casamento, retratos de estúdio, videomaker, etc...


Arnalsan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 07 de Março de 2017, 11:17:35
Vou compartilhar minha experiência:

--> Nunca tive condições financeiras e ou disposição de bancar um curso de fotografia em uma escola e estudei por conta própria com vídeos e livros. Recentemente optei por assinar a EduK e posso dizer que foi excelente os cursos que fiz até agora e me deram uma perspectiva diferente sobre temas que conhecia superficialmente.
Se tivesse $ sobrando me matricularia em uma escola...


sschuckk

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #8 Online: 07 de Março de 2017, 11:31:41
Manjo nada de fotografia, e comecei o curso da Eduk a 1 mês e recomendo, tem vários cursos de fundamentos e inicialização da fotografia. Pretendo estudar o máximo que puder durante 1 ano e depois ver pra onde vou e para isso a Eduk está sendo o suficiente por 200 pilas.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 07 de Março de 2017, 12:37:42
Eu já discordo do Carlos nesse ponto. Acho que o início, o básico, você pode aprender facilmente tendo uma câmera com comandos manuais e assistindo vídeos ou estudando por meio de livros: ISO, diafragma, velocidade do obturador, modos de foco, regras básicas de composição, etc... aprendendo isso já será um salto grande nas suas fotografias e não é difícil de aprender.
Há muitos livros disponíveis também. Quando comecei comprei o Escola da Fotografia, em um sebo online (Estante Virtual), muito legal para iniciantes.

Guardaria o valor para investir em cursos para algo mais específico, por exemplo, dependendo da linha que você seguir na fotografia: workshops sobre uso de flashes, fotografia de casamento, retratos de estúdio, videomaker, etc...

A fotografia é muito extensa e é bem fácil se perder ou desistir se não houver um direcionamento inicial. Eu acredito em curso inicial para mostrar tudo que se pode
em fotografia.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Março de 2017, 23:11:20
Vale a pena estudar por conta própria, sim. Eu estudei pelos cursos do site Lynda.com. Depois veio a prática. Em seguida continuei assistindo vídeos e mais vídeos no youtube, principalmente as palestras que ocorrem na loja B&H.

Atualmente tenho me reciclado e revisado algumas coisas assistindo aos cursos do EduK.

Então, sim, vale a pena. Seja para uso profissional ou amador, vale a pena.
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Março de 2017, 19:23:39
Vou contar minha experiência:

Eu ia fazer um curso no Senai de fotografia. Mas antes eu perguntei para um colega fotógrafo o que ele achava. Inclusive ele chegou a dar umas aulas la.
Daí ele falou para mim que pelo que eu já sabia sobre o assunto, não tinha necessidade, já que lá é o básico do básico.

Eu aprendi muito com ele, internet e aqui no fórum :)


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 10 de Março de 2017, 21:18:35
O autodidatismo é bom a quem o autodidatismo basta.
Sempre há quem saiba mais. E, no caso de você ter um nível de exigência superior consigo mesmo, por que não aprender com quem tem mais expertise?


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #13 Online: 11 de Março de 2017, 00:36:53
Prefiro investir em equipamento, ainda mais quando ta começando. O basico você aprende na internet, e fotografando.
Dai, é como disseram, quando vc ja sabe que segmento seguir, faça uns workshops e cursos mais especificos.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #14 Online: 11 de Março de 2017, 02:02:21
Colega, se for grosseiro já peço desculpas

Existem diferentes tipos de pessoas, algumas foram acostumadas absorver sem entender, não questionam, não refletem, aceitam como uma verdade quase bíblica e essas precisam de aulas presenciais. Outras são diferentes, tem um processo de aprendizagem natural ou foram educadas assim, miram um objetivo, traçam um plano, executam e avaliam se o resultado foi o esperado, tem que ver onde o colega se encaixa.

Outra coisa que pesa é tempo, normalmente as informações ficam mais escassas quando vai se aprendendo, tipo uma especialização como esta http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=125553.0 , não é toda hora que se acha