Autor Tópico: X-Trans vs Bayer Sensors  (Lida 5180 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 09 de Março de 2017, 14:29:46
Exatamente: se consegue ótimos resultados, mas com algum esforço, por isso o "high maintenance".

Eu hoje trato meus RAWs exclusivamente com o RawTherapee, que é ótimo mas bem complicado, além de não ler os metadados da câmera e aplicar ao RAW. Antes da Fuji, eu usava o UFRAW, que era mais simples e tinha este recurso. Daí o tratamento ficava mais fácil.

O UFRAW não aceita o arquivo da FUji, o RT não tem nada de simples. Estas são minhas opções de uso gratuito. O conversor da Adobe não funciona bem, e pede um conversor externo. Mas, com o sensor bayer da X-A1 (e sucessoras) se consegue resultados parecidos, mas sem a tortura do processo.

Para mim isso é um argumento conservador, porquê você tem opções, se não tivesse ok! Mas tem! E são ótimas! Com menos de 100 reais você compra o Xtransformer que é ótimo e acopla a seu fluxo.

Tem o Darkable que também lê muito bem o Xtrans.

Tem o Affinity Photo que também lê e custa 50 USD;

Tem o C1 que lê bem melhor que o LR...

O problema é com Xtrans ou com a Adobe?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 09 de Março de 2017, 14:45:29
Bom eu entendo quase nada de x-trans e estou aprendendo com os comentários dos colegas aqui.

Achei interessante tbm o fato de no novo modelo MF a Fuji ter optado pelo arranjo Bayer. Qual seria o motivo, pelas dificuldades em processar a imagem, ou por alguma característica física relacionada ao tamanho na interação lente sensor, ou ainda problemas de custo, enfim qual seria o motivo???
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 09 de Março de 2017, 15:19:07
Para mim isso é um argumento conservador, porquê você tem opções, se não tivesse ok! Mas tem! E são ótimas!
(...)
O problema é com Xtrans ou com a Adobe?

O problema é com o processo. Opções eu sei que há. Mas são desvios pra chegar ao fim. Essa é minha implicância.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 09 de Março de 2017, 15:20:33
O problema é com o processo. Opções eu sei que há. Mas são desvios pra chegar ao fim. Essa é minha implicância.

No Affintiy Photo não há desvios, No RT também não e sequer no Iridient, assim como não há no Darkable. Basta escolher a sua ferramenta e pronto!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 09 de Março de 2017, 15:41:12
Bom eu entendo quase nada de x-trans e estou aprendendo com os comentários dos colegas aqui.

Achei interessante tbm o fato de no novo modelo MF a Fuji ter optado pelo arranjo Bayer. Qual seria o motivo, pelas dificuldades em processar a imagem, ou por alguma característica física relacionada ao tamanho na interação lente sensor, ou ainda problemas de custo, enfim qual seria o motivo???

Como já mencionei, X-Trans é o tipo de filtro de cores aplicado sobre o sensor, que é monocromatico. Mas a matriz da Fuji é completamente diferente da Bayer, e o processamento matematico para extrair as cores é muito, muito mais pesado.

Se em um sensor aps já é uma parada braba de processar, imagina em um medio formato !!

O problema, segundo a propria Fuji, é o tempo de processamento.



Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #20 Online: 09 de Março de 2017, 16:52:06
Além do tempo de processamento, posso imaginar mais alguns motivos:  :ponder:

1- Baixa qualidade no resultado gerado pelo líder do mercado, o LR/ACR
2- Sem suporte por parte do segundo líder do mercado, a Phase One não permite
que o C1 converta RAW de concorrentes diretos dos seus back digitais.
3- Sem suporte do terceiro líder do mercado, o DXO.
4- Aumento do custo do sensor(que já é caro pra kct),  o sensor Bayer da Sony já está
pronto e não vão vender em larga escala como o sensor ASP para amortizar o custo.
« Última modificação: 09 de Março de 2017, 16:55:48 por Pictus »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 09 de Março de 2017, 17:03:54
Além do tempo de processamento, posso imaginar mais alguns motivos:  :ponder:

1- Baixa qualidade no resultado gerado pelo líder do mercado, o LR/ACR
2- Sem suporte por parte do segundo líder do mercado, a Phase One não permite
que o C1 converta RAW de concorrentes diretos dos seus back digitais.
3- Sem suporte do terceiro líder do mercado, o DXO.
4- Aumento do custo do sensor(que já é caro pra kct),  o sensor Bayer da Sony já está
pronto e não vão vender em larga escala como o sensor ASP para amortizar o custo.


Você se refere ao X-Trans ou ao sensor Bayer de Médio Formato? Se for o de médio formato eu posso te dizer que em breve a Adobe irá suportar.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #22 Online: 09 de Março de 2017, 17:37:16
Ao motivo pelo qual a Fujifilm GFX 50S usa sensor Bayer  e não X-Trans.
« Última modificação: 09 de Março de 2017, 17:37:43 por Pictus »