Autor Tópico: Lentes manuais antigas para Nikon FX  (Lida 8180 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.500
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #15 Online: 08 de Março de 2017, 00:53:24
A fotometria é feita pela aquela aba que tem em volta da baioneta, que encaixa na saliencia do anel de abertura das Ai(s). As não Ai(s) nao tem a saliencia e nao acoplam.


brunoroc

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 389
Resposta #16 Online: 08 de Março de 2017, 01:24:41
tambem uso lentes manuais na minha D610 e nunca tive problema, nem na fotometria nem no foco

atualmente tenho uma 50mm f2, uma 24mm f2.8 e uma 180 2.8 e todas funcionam perfeitamente

Essa tela de foco eu ja tinha visto antes e é muito bacana, estou vendo se pego uma porque parece ser bem util mesmo, principalmente se tratando do uso de lentes manuais. Outra coisa bacana que ajuda é pegar aquela ocular com magnificação de 1.17x se não me engano que custa uns 20 dolares e ja da uma ajuda boa na focagem.

Com relação as lentes manuais, se voce for comprar nos EUA, é melhor que voce esteja la porque voce não corre o risco de ser tachado e com certeza terá um maior cuidado na hora do transporte do que os correios.

Outra coisa, pesquisa bem o preço antes porque eu estive recentemente nos EUA e alguma lentes manuais estavam mais caras do que algumas que eu ja havia visto no Brasil, enquanto outras estavam o mesmo preço e algumas um pouco mais baratas. O segredo é voce saber as lentes que voce quer , ter o dinheiro na mao e estipular um preço maximo que está disposto a pagar pela lente desejada. Não tenha pressa porque sempre tem gente vendendo tais lentes, então da pra encontrar muita coisa boa. Já achei uma 28mm 2.8 AI-S praticamente nova por 400 reais e só não comprei porque eu havia acabado de comprar uma 24mm. Eu fui até falar com o vendedor e ele acabou subindo o preço pra 600 reais e mesmo assim vendeu muito rapido  :D
Fuck Gear


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 08 de Março de 2017, 12:22:48
tambem uso lentes manuais na minha D610 e nunca tive problema, nem na fotometria nem no foco

atualmente tenho uma 50mm f2, uma 24mm f2.8 e uma 180 2.8 e todas funcionam perfeitamente

Essa tela de foco eu ja tinha visto antes e é muito bacana, estou vendo se pego uma porque parece ser bem util mesmo, principalmente se tratando do uso de lentes manuais. Outra coisa bacana que ajuda é pegar aquela ocular com magnificação de 1.17x se não me engano que custa uns 20 dolares e ja da uma ajuda boa na focagem.

Com relação as lentes manuais, se voce for comprar nos EUA, é melhor que voce esteja la porque voce não corre o risco de ser tachado e com certeza terá um maior cuidado na hora do transporte do que os correios.

Outra coisa, pesquisa bem o preço antes porque eu estive recentemente nos EUA e alguma lentes manuais estavam mais caras do que algumas que eu ja havia visto no Brasil, enquanto outras estavam o mesmo preço e algumas um pouco mais baratas. O segredo é voce saber as lentes que voce quer , ter o dinheiro na mao e estipular um preço maximo que está disposto a pagar pela lente desejada. Não tenha pressa porque sempre tem gente vendendo tais lentes, então da pra encontrar muita coisa boa. Já achei uma 28mm 2.8 AI-S praticamente nova por 400 reais e só não comprei porque eu havia acabado de comprar uma 24mm. Eu fui até falar com o vendedor e ele acabou subindo o preço pra 600 reais e mesmo assim vendeu muito rapido  :D

E essa 28mm que vc quase comprou e a 24mm que vc tem são Nikkor mesmo, ou são outro fabricante?
Daniel

Instagram: @danacqua


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #18 Online: 08 de Março de 2017, 12:37:35
Informação de foco e de fotometria são coisas diferentes. Todas as Nikon dão informação de foco, embora seja bastante incômodo de usar: em grandes aberturas, qualquer toquinho no anel de foco apaga a luzinha. Por isso eu acho mais fácil a tela de foco. Tem pra D610 também: http://www.focusingscreen.com/work/d800en.htm



Fotometria, só a D7000 (eu acho) pra cima faz fotometria em lentes AI ou AI-S. Não tem nenhum contato elétrico entre a lente e a câmera.

Felipe sabe indicar onde encontro telas de foco de boa qualidade?


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.040
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 08 de Março de 2017, 13:55:27
Informação de foco e de fotometria são coisas diferentes. Todas as Nikon dão informação de foco, embora seja bastante incômodo de usar: em grandes aberturas, qualquer toquinho no anel de foco apaga a luzinha. Por isso eu acho mais fácil a tela de foco. Tem pra D610 também: http://www.focusingscreen.com/work/d800en.htm



Fotometria, só a D7000 (eu acho) pra cima faz fotometria em lentes AI ou AI-S. Não tem nenhum contato elétrico entre a lente e a câmera.

Você está certo Mendes
Evidentemente a tela de visor bi partido  facilita demais o foco , tanto que na minha Df o uso de zoom MF não é lá grandes coisas justamente por causa da tela de focalização. Já com as primes  acima de 50mm fica muito fácil.  Eu praticamente não uso aquela bolinha que você se referiu , vou mesmo pela imagem da tela .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.040
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 08 de Março de 2017, 14:03:17
Outra coisa bacana que ajuda é pegar aquela ocular com magnificação de 1.17x se não me engano que custa uns 20 dolares e ja da uma ajuda boa na focagem.

Sim , com certeza ajuda muito . Com a velhice fui obrigado a usar deste artifício.  Tenho uma nikon F3 que ainda uso e ficou excelente , principalmente com zoom mais escuras .Nas digitais , tenho uma D7000 e uma Df não houve necessidade por causa da excelente claridade do visor
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.649
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #22 Online: 08 de Março de 2017, 18:22:45
Google it:

O conhecimento conjunto do fórum permite postergar essas pesquisas que muitas vezes se delongam..

Obrigado pelos links!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.649
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #23 Online: 08 de Março de 2017, 18:43:30
O conhecimento conjunto do fórum permite postergar essas pesquisas que muitas vezes se delongam..

Obrigado pelos links!
Eu sei. Mas como eu também não tenho resposta prática (minha última Nikon foi uma D90), fui no Google.


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #24 Online: 08 de Março de 2017, 22:12:40
Eu sei. Mas como eu também não tenho resposta prática (minha última Nikon foi uma D90), fui no Google.

Haha obrigado pela pesquisa então, eu acreditava que tu saberia mais informações pelo comentário anterior.

Sent from mTalk


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.649
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #25 Online: 08 de Março de 2017, 23:12:13
Eu já procurei pra D90, e não achei. Na época, eu achei que nem valeria muito a pena, pois o OVF é muito pequeno, e mesmo com a tela de foco eu teria problemas, então acabei desistindo. Mas com uma câmera de visor maior, apropriada pra lentes manuais, é uma boa pedida, sim. Lembre que, quanto melhor a tela de foco, mais escura ela vai ser (o contrário não é necessariamente verdade).


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #26 Online: 09 de Março de 2017, 12:53:01
Eu já procurei pra D90, e não achei. Na época, eu achei que nem valeria muito a pena, pois o OVF é muito pequeno, e mesmo com a tela de foco eu teria problemas, então acabei desistindo. Mas com uma câmera de visor maior, apropriada pra lentes manuais, é uma boa pedida, sim. Lembre que, quanto melhor a tela de foco, mais escura ela vai ser (o contrário não é necessariamente verdade).

Interessante isso, mas mesmo na minha D3100 não senti muita necessidade, agora que estou indo para uma câmera com visor maior vou ver se preciso ou não, já que minha paixão por manuais é grande.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 12.007
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #27 Online: 09 de Março de 2017, 13:22:14
Me digam uma coisa, o que significa não fazer fotometria nesses casos aí? A câmera em modo manual não vai indicar nada naquela escala de exposição?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.500
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #28 Online: 09 de Março de 2017, 14:08:49
Me digam uma coisa, o que significa não fazer fotometria nesses casos aí? A câmera em modo manual não vai indicar nada naquela escala de exposição?

Não. Sem acoplamento mecanico com a lingueta na camera não há leitura da abertura.
As Nikons dependem ou pelo menos dependiam disso.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.649
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #29 Online: 09 de Março de 2017, 15:34:03
Não. Sem acoplamento mecanico com a lingueta na camera não há leitura da abertura.
As Nikons dependem ou pelo menos dependiam disso.

Nikons caras e baratas funcionam de jeitos diferentes.

As baratas precisam estar com a lente sempre na abertura mínima pro correto acoplamento da lingueta, ou elas dão erro (F--). A câmera controla a abertura, mas não faz fotometria.

As caras lêem a abertura da lente (posição da lingueta) e fazem a fotometria de acordo.

Se lembro bem, é assim.