Autor Tópico: Lentes manuais antigas para Nikon FX  (Lida 8122 vezes)

bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.040
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 19 de Março de 2017, 15:36:01
Me digam uma coisa, o que significa não fazer fotometria nesses casos aí? A câmera em modo manual não vai indicar nada naquela escala de exposição?

No MEU CASO caso , sempre haverá fotometria e indicação de foco correto , tanto lentes AI quanto AIS ... nas pré AI basta soltar a lingueta de acoplamento do exposimetro para ter fotometria . Falo especificamente da D7000 e da Df ... as duas trabalham em modo MANUAL , e PRIORIDADE DE ABERTURA sem nenhum problema . Tanto com lentes Nikon quanto de outros fabricantes , tenho lentes manuais da Rokinon ( 14 f 2.8 ) ... Sigma ( 600 f 8 ) e Voigtlander ( 58 f 1.4 ) ... outras são nikon .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.040
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 19 de Março de 2017, 15:40:13
Não sei, acho bem simples o mount nikon, praticamente  todas as lentes servem (tirando algumas ultra-wide que por terem o elemento traseiro muito pra dentro podem encostar mo espelho). Tem que apenas ver os modelos das lentes se tem motor de foco interno, com ou sem cpu, que vai interferir nas funções possíveis com a câmera, tirando a isso a Baioneta da Nikon é a mesma a 50 anos ou mais, pode usar até as lentes novas que tem abertura manual em diversas câmeras antigas (as com abertura eletrônica ficam sempre fechadas não tornando possível a utilização em câmeras pré obturador eletrônico)

Unica coisa que deixa a desejar são as câmeras de entrada que não tem motor de foco interno ou medição de exposição em lentes sem cpu.

 :clap: ... eu uso nikon há 50 anos , SEMPRE a mesma baioneta , tenho lentes que estão comigo desde o meu primeiro serviço,  e funcionam perfeitamente nas câmeras atuais . Não concordo com o fato de dizerem que o sistema nikon seja confuso ....  :no:
Diferente das Canons que nem mesmo as lentes para Cropadas servem nas full frame ou vice-versa (não me lembro ao certo..)

Sent from mTalk
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #47 Online: 19 de Março de 2017, 15:55:30
:clap: ... eu uso nikon há 50 anos , SEMPRE a mesma baioneta , tenho lentes que estão comigo desde o meu primeiro serviço,  e funcionam perfeitamente nas câmeras atuais . Não concordo com o fato de dizerem que o sistema nikon seja confuso ....  :no:

Isso mesmo, eu estou a 5 anos no sistema e entrei já pela disponibilidade de lentes antigas diferente da concorrência, é só olhar o mercado de lentes usadas da Nikon , tem uma variedade e disponibilidade enorme. Imagino que é usuário como você a tantos anos a alegria que é só ir mudando o corpo e as lentes continuarem ali sempre, sendo que a evolução de lentes é lenta se não quase nula quando se trata de vidros o que muda são motores de foco e tecnologia de redução de vibração praticamente...

Tanto que minha melhor lente tem 40 anos  :D


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.490
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #48 Online: 19 de Março de 2017, 18:55:18
Chequei a D5500 e ela não fotometra com nenhuma lente sem contatos eletricos, conforme informação da própria Nikon.

"Autofocus is available with AF-S and AF-I lenses; autofocus is not available with other type G and D lenses, AF lenses (IX NIKKOR and lenses for the F3AF are not supported), and AI-P lenses; non-CPU lenses can be used in mode M, but the camera exposure meter will not function "

Então temos:

- Não Ai
- Ai
- Ai-S
- AF-S
- AF-i
- AI-P
- G
- D
- Lentes AF com motor de foco
- Lentes AF sem motor de foco

Realmente, bem simples e consistente :)
Saí da Nikon uns 15 anos atras justamento pela irritação que isso me causava.

Fica o aviso aos que desconhecem essas coisas, a suposta compatibilidade com lentes manuais antigas pode ser um baita problema dependendo do corpo da camera em questão.

Lembrar que FX = Full frame e DX = APS.
Não colocar lentes não Ai ou não convertidas para Ai nas FX sem ver antes se vai pegar no batente senão vai travar.




 


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.633
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #49 Online: 19 de Março de 2017, 23:41:57
Saí da Nikon uns 15 anos atras justamento pela irritação que isso me causava.

Eu saí da Nikon. Hoje não me vejo saindo da Fuji mas, pelos seus relatos, se eu fosse sair, e se fosse pra uma FF, não iria pra Nikon. Iria de Pentax K1.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.490
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #50 Online: 20 de Março de 2017, 00:08:18
Pois é, olha o caso da D7000. Sei que não é FX e foge to topico mas é bom saber.
Mount Nikon é sempre uma caixa de surpresas. Na Pentax TODAS funcionam, até as M42 com adaptador.
Mesmo da D700 tem muitas incompatibilidades.


https://www.nikonimgsupport.com/ni/NI_article?articleNo=000003606&lang=en_US

The following accessories and non-CPU lenses CAN NOT be used with the D7000:

    TC-16AS AF Teleconverter
    Non- AI lenses
    Lenses that require the AU-1 focusing unit (400mm f/4.5, 600mm f/5.6, 800mm f/8, 1200mm f/11)
    Fisheye (6mm f/5.6, 7.5mm f/5.6, 8mm f/8, OP 10mm f/5.6)
    2.1cm f/4
    Extension Ring K2
    180-600mm f/8 ED (serial numbers 174041-174180)
    360-1200mm f/11 ED (serial numbers 174031-174127)
    2000-600mm f/9.5 ED (serial numbers 280001-300490)
    AF lenses for the F3AF (AF 80mm f/2.8, AF 200mm f/3.5, AF Teleconverter TC-16)
    PC 28mm f/4 (serial number 180900 or earlier)
    PC 35mm f/2.8 (serial number 85001 or earlier)
    PC 35mm f/3.5 (old type)
    Reflex 1000mm f/6.3 (old type)
    Reflex 1000mm f/11 (serial numbers 142361 - 143000)
    Reflex 1000mm f/11 (serial numbers 200111 - 200310)



No caso das D700 e similares:

https://www.nikonimgsupport.com/ni/NI_article?articleNo=000002313&lang=en_US

Compatible Non-CPU Lenses

If lens data is specified using the Non-CPU lens data option in the shooting menu, many of the features available with CPU lenses can also be used with non-CPU lenses. If lens data is not specified color matrix metering can not be used, and center-weighted metering is used when matrix metering is selected.

Non-CPU lenses can only be used in exposure modes A and M, when aperture must be set using the lens aperture ring. If the maximum aperture has not been specified using Non-CPU lens data, the camera aperture display will show the number of stops from maximum aperture(0, 1, 2, etc.); the actual aperture value must be read off the lens aperture ring. Aperture-priority auto will be selected automatically in exposure modes P and S. The exposure-mode indicator in the control panel will blink, and A will be displayed in the viewfinder.

Incompatible Accessories and Non-CPU Lenses for D700, D300, D200

    Non-AI lenses
    Lenses for the F3AF (80mm f/2.8, 200mm f/3.5)
    Lenses that require the AU-1 focusing unit (400mm f/4.5, 600mm f/5.6, 800mm f/8, OP 10mm f/5.6)
    PC 28mm f/4 (serial number 180900 or earlier)
    21mm f/4 (old type)
    2.1cm f/4
    PC 35mm f/2.8 (serial numbers 851001-906200)
    K2 extension ring
    TC-16AS AF Teleconvertor
    TC-16 AF Teleconvertor
    PC 35mm f/3.5 (old type)
    ED 180-600mm f/8 (serial numbers 174041-174180)
    1000mm f/6.3 Reflex (old type)
    ED 360-1200mm f/11 (serial numbers 174031-174127)
    1000mm f/11 Reflex (serial numbers 142361-143000)
    200-600mm f/9.5 (serial numbers 280001-300490)
    2000mm f/11 Reflex (serial numbers 200111-200310)


« Última modificação: 20 de Março de 2017, 00:13:17 por AFShalders »


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.040
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 20 de Março de 2017, 00:20:32
Isso mesmo, eu estou a 5 anos no sistema e entrei já pela disponibilidade de lentes antigas diferente da concorrência, é só olhar o mercado de lentes usadas da Nikon , tem uma variedade e disponibilidade enorme. Imagino que é usuário como você a tantos anos a alegria que é só ir mudando o corpo e as lentes continuarem ali sempre, sendo que a evolução de lentes é lenta se não quase nula quando se trata de vidros o que muda são motores de foco e tecnologia de redução de vibração praticamente...

Tanto que minha melhor lente tem 40 anos  :D

.... ganhei uma Nikon F  de presente quando ela foi lançada , comprei uma F 2 no primeiro ano do seu lançamento e finalmente uma F 3 cerca de 4 anos depois de lançada.  Atualmente tenho uma Df e será a última da vida , pois faz tudo de que preciso . Minhas câmeras funcionam até hoje , sem jamais terem ido ao técnico,  e suas lentes desde a F funcionam perfeitamente hoje na Df , não conheço no mercado , compatibilidade maior ou sequer igual a essa . Minha esposa usa uma uma D7000 e as vezes me pede uma lente emprestada , sempre manuais , sem nenhum problema ...

.... foi ela que me deu a nikon F de presente , desde aquela época já tinha mas intenções comigo ...  :hysterical: depois desse presente só me restou mesmo casar com ela , não teve geito ....  :D
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.490
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #52 Online: 20 de Março de 2017, 00:31:01
A DF pode usar as não Ai sem problema porque o tab de acoplamento pode ser dobrado.
A D7000 não pode usar as não Ai. Pode usar as Ai, Ai-S
Pegue uma Nikkor 50mm 1.4 não Ai e tente colocar na D7000. Ou vai quebrar o tab ou vai entrar e não sair mais. Já fiz isso, sei do que estou falando.


O sistema sempre foi e continua sendo uma zona.
Se tem interesse em conhecer algo com compatibilidade muito maior, veja a Pentax. É fato bem sabido.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.040
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 21 de Março de 2017, 02:04:03
O sistema sempre foi e continua sendo uma zona.
Se tem interesse em conhecer algo com compatibilidade muito maior, veja a Pentax. É fato bem sabido.

Alô seu Shalders ... agradeço pela sugestão mas estou velho e cacarecado  demais para mudar , de modos que nem mesmo me informar vou , vai que eu me interesso e depois não vai ter geito que resolva ....  :hysterical:

Uma das coisas que gosto nos fóruns que frequento é a diversidade de opiniões e isso torna a conversa muito mais agradável. Conversar sempre com quem tem as mesmas opiniões é um saco , razão primordial pela qual nenhum de meus amigos mais chegados e fotógrafo.

Eu continuo achando o sistema nikon o melhor de todos e jamais mudarei de idéia. Gosto muito da Fuji e tive equipamento Pentax 6x7 , mas não mudaria de modo algum minha marca , a qual sou fiel há 50 anos , e os velhinhos como eu em sua grande maioria tem a mesma característica é qualidade , são teimosos e cabeça dura Mesmo que VOCÊ ESTEJA CERTO e eu ERRADO , continuo achando o sistema nikon o melhor de todos . Aceito aí as suas ponderações a respeito às suas idéias,  mas NÃO CONCORDO .

De qualquer modo , ... " ... discussões... " ... como essas só levam a um único lugar .... VOCÊ vai continuar pensando dessa forma e EU da outra , o que para a Pentax e para a Nikon foi ótimo,  ambas continuaram com seus clientes ....  :D

Um abraço
Björn
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #54 Online: 21 de Março de 2017, 10:11:37
Pessoal, gostaria de algumas sugestões de lentes antigas, manuais, grande angulares. Quero comprar uma D610 (nunca tive Nikon) e quero usar uma única lente prime, grande angular, clara e manual. Imagino que deve ter muita coisa antiga por preços extremamente baixos, principalmente se comprado via eBay. Alguma sugestão?

se for pra comprar uma d610 e não quiser gastar em lentes então pegue uma 50mm 1.8 af-d

ou melhor: pegue uma d7000 e uma 35mm 1.8 dx
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #55 Online: 21 de Março de 2017, 10:31:57
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.490
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #56 Online: 21 de Março de 2017, 11:32:28
Alô seu Shalders ... agradeço pela sugestão mas estou velho e cacarecado  demais para mudar , de modos que nem mesmo me informar vou , vai que eu me interesso e depois não vai ter geito que resolva ....  :hysterical:

Uma das coisas que gosto nos fóruns que frequento é a diversidade de opiniões e isso torna a conversa muito mais agradável. Conversar sempre com quem tem as mesmas opiniões é um saco , razão primordial pela qual nenhum de meus amigos mais chegados e fotógrafo.

Eu continuo achando o sistema nikon o melhor de todos e jamais mudarei de idéia. Gosto muito da Fuji e tive equipamento Pentax 6x7 , mas não mudaria de modo algum minha marca , a qual sou fiel há 50 anos , e os velhinhos como eu em sua grande maioria tem a mesma característica é qualidade , são teimosos e cabeça dura Mesmo que VOCÊ ESTEJA CERTO e eu ERRADO , continuo achando o sistema nikon o melhor de todos . Aceito aí as suas ponderações a respeito às suas idéias,  mas NÃO CONCORDO .

De qualquer modo , ... " ... discussões... " ... como essas só levam a um único lugar .... VOCÊ vai continuar pensando dessa forma e EU da outra , o que para a Pentax e para a Nikon foi ótimo,  ambas continuaram com seus clientes ....  :D

Um abraço
Björn


Ninguém aqui falou para você mudar de ideia ou largar a Nikon, isso é ridiculo. Cada um usa a marca que quiser e pronto.

Foi um alerta para quem não sabe (ou não quer saber) que o sistema de baioneta universal da nikon não é tão universal assim quanto alguns acham (ou querem) que seja. Entenda como quiser.

É muito chato alguém gastar uma grana em uma câmera e uma lente e depois ver que não são tão compatíveis quanto achava que seriam, principalmente lendo coisas erradas do tipo que tudo é só maravilha com o sistema. Isso é passar informações erradas, mesmo que não intencionalmente.

Eu passei por isso, e várias outras pessoas também passaram e não acho legal que outros caiam nessa se eu tenho a informação e vivi a situação. Acho uma baita sacanagem. Minha insistência em comentar sobre as incompatibilidades é justamente pela sua teimosia em dar a entender que tudo funciona 100%, o que é bem longe da realidade.

Não é questão de ter sempre as mesmas opiniões. Contra fatos como estes não há o que fazer. Aceita-se e pronto, independentemente de gostar ou não. Tem gente que é completamente cega pela marca e não percebe essas coisas.

« Última modificação: 21 de Março de 2017, 11:33:09 por AFShalders »


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #57 Online: 21 de Março de 2017, 11:49:12

Ninguém aqui falou para você mudar de ideia ou largar a Nikon, isso é ridiculo. Cada um usa a marca que quiser e pronto.

Foi um alerta para quem não sabe (ou não quer saber) que o sistema de baioneta universal da nikon não é tão universal assim quanto alguns acham (ou querem) que seja. Entenda como quiser.

É muito chato alguém gastar uma grana em uma câmera e uma lente e depois ver que não são tão compatíveis quanto achava que seriam, principalmente lendo coisas erradas do tipo que tudo é só maravilha com o sistema. Isso é passar informações erradas, mesmo que não intencionalmente.

Eu passei por isso, e várias outras pessoas também passaram e não acho legal que outros caiam nessa se eu tenho a informação e vivi a situação. Acho uma baita sacanagem. Minha insistência em comentar sobre as incompatibilidades é justamente pela sua teimosia em dar a entender que tudo funciona 100%, o que é bem longe da realidade.

Não é questão de ter sempre as mesmas opiniões. Contra fatos como estes não há o que fazer. Aceita-se e pronto, independentemente de gostar ou não. Tem gente que é completamente cega pela marca e não percebe essas coisas.

Realmente o sistema não é 100% isso não teria o porque discordar. Mas comparando a grande parte dos sistemas e marcas atuais a Nikon esta ben na frente, e foi um dos fatores que me fez ir pra marca.

O sistema não é perfeito, tens razão, só que a disponibilidade de lentes antigas e manuais é enorme, e o mercado da mesma também.

Com uma pequena busca de informação como o site do Ken já tens pra que câmeras a lente serve, qual a compatibilidade e etc.

Até hoje foi só alegrias nesse quesito pra mim, sua experiência pode ter sido ruim assim como de outros, mas o sistema não é de todo mal.

Sent from mTalk


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.490
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #58 Online: 21 de Março de 2017, 13:48:28
Com uma pequena busca de informação como o site do Ken já tens pra que câmeras a lente serve, qual a compatibilidade e etc.

O problema maior é que mesmo assim é confuso, principalmente na questão do uso das lentes antigas de foco manual. Quantas pessoas realmente sabem que as pré Ai não podem ser usadas em 99,9% nas Nikons que não sejam as Nikkormat ? Nem nas FM2 podem ser usadas sem modificação ! A chance de quebrar o anel que mede a abertura na câmera é imensa...

Eu acho um absurdo um corpo deixar de fotometrar por causa de um acoplamento mal projetado.

As Canons EOS fotometram sempre, independente do tipo de adaptador, tanto no modo A quanto P
Idem em todas as Micro 4/3, Fuji, Pentax, Sony. Só a Nikon tem essa frescura.
Perdoo totalmente a parte de confirmação de foco e foco automático. Mas não fotometria.

Bem, já expus ad nauseum o problema.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.040
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 21 de Março de 2017, 17:45:30

 :no:
« Última modificação: 21 de Março de 2017, 17:48:57 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !