Autor Tópico: Curtidas no Facebook  (Lida 3365 vezes)

Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Online: 07 de Março de 2017, 12:35:08
Na intuito de que meus estudos e trabalhos fossem visualizados e quem sabe curtidos no Facebook, criei uma fanpage, obviamente pra divulgação, também fiz uma página pessoal, onde posto as mesmas fotos.
Estou longe da minha meta como profissional, entretanto as imagens tem qualidade e estão dentro dos padrões técnicos, e o máximo de curtidas que recebi em uma delas foi 30 likes rs.
Observo que fotos toscas, com fundos de banheiro, entre outras porcarias tem mais de 300 likes...
Isso é só comigo?
Alguma teoria que explique isso, pois na minha opinião é tudo muito esquisito.
Sinceramente, nem impulsionar os anúncios me anima, pois tem muito robot curtindo anúncios de terceiros.
Comida é arte.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.282
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #1 Online: 07 de Março de 2017, 14:05:37
Não é só com você.

Participo de 3 grupos de fotografia do Facebook, e as fotos com mais tratamentos pesados, mais montagens e com bokeh legal, ganham no mínimo 1000 likes em um dia.
É um público diferente dos que frequentam este fórum.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.844
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 07 de Março de 2017, 14:11:53

Sinceramente, nem impulsionar os anúncios me anima, pois tem muito robot curtindo anúncios de terceiros.

Ganham o que fazendo isso?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.523
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 07 de Março de 2017, 15:00:06
30 likes eh sucesso para o meu padrao.
O que eu posto na minha pagina do facebook, se eu receber mais de 5 likes eu vou desconfiar que as pessoas estao curtindo por engano. A media eh 0 a 3 likes.


Se vc gosta de Likes o Instagram eh melhor.

Sigo em media 60 pessoas, tenho 350 pesoas me seguindo sem ficar comentando e dando likes em pessoas que nao sigo. A media de likes eh entre 45 e 70. O que para o meu nivel eh likes pra cacete.


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Março de 2017, 15:01:07
Curtida de facebook não quer dizer que a foto tem boa qualidade, as pessoas "normais" curtem, de acordo com a relação de amizade que tem com quem postou, não se importando com qualidade, técnica, edição, boken da foto.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.150
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 07 de Março de 2017, 15:36:40
Curtida de facebook não quer dizer que a foto tem boa qualidade, as pessoas "normais" curtem, de acordo com a relação de amizade que tem com quem postou, não se importando com qualidade, técnica, edição, boken da foto.

Bem isso mesmo.

Posso dar um testemunho real sobre esse assunto: Eu fui a um lugar, fiz uma determinada foto ( dentro de padrões existentes mas nunca naquele lugar especificamente, ou seja, com aquela composição era inédita ), depois então postei a mesma na minha fanpage.
Obtive mais ou menos o que vc falou, umas 30 curtidas.

Ok.

Passou um tempo e alguns "amigos virtuais" que me seguem foram ao mesmo lugar e "tentaram" ( prq modéstia à parte não conseguiram atingir o mesmo resultado ) reproduzir o que eu tinha feito, alguns com o mesmo enquadramento, angulo, momento....e claro, postaram no face o seu resultado como se eles tivessem criado aquilo e mesmo sendo uma cópia tosca do que eu tinha feito, eles receberam muito mais curtidas ( alguns mais de 150 ).

Portanto, fique tranquilo: Likes na internet não significam exatamente que vc tem um bom trabalho ( mais especificamente no face ), pois como dito, o senso e conhecimento de quem está julgando ali é duvidoso. Muitos não conseguem distinguir uma foto estourada com filtros prontos de uma foto equilibrada, bem realizada, etc.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.625
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #6 Online: 07 de Março de 2017, 16:29:36
Olha, tem outra questão também, não é só pela qualidade do teu trabalho e tal. Mas é sabido que o alcance orgânico das postagens que uma fã page faz mal chega a atingir 10% da sua base de fans.

Ou seja, se tem 1000 likes na tua página, no máximo umas 100 vão ver ela (e olhe lá). E pra impulsionar e atingir todo mundo que curte ela, vai uma graninha boa...
Como o colega falou, se quer likes aposte em postagens no Instagram recheadas de Hashtags com bastante visibilidade. Mas a qualidade dessas curtidas também não é lá essas coisas.

Exemplo, eu tenho meu insta de fotografia de casamento. Se faço uma postagem com essa estratégia, ganho de 60 a 100 likes por foto. Mas 80% senão mais, são de outros fotógrafos ou fornecedores de casamento. Nenhum deles é o meu público =/
« Última modificação: 07 de Março de 2017, 16:31:56 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T2 | X-T1 | X-E2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.282
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #7 Online: 07 de Março de 2017, 17:15:00
Alguém aqui acompanha as páginas dos fotógrafos youtubers no Face?

O sujeito pode tirar uma foto bem mais ou menos, mas sempre vai ganhar centenas ou milhares de likes de seus seguidores.  :hysterical:


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #8 Online: 07 de Março de 2017, 21:07:27
Ganham o que fazendo isso?
Provavelmente credibilidade nos anúncios não orgânicos, pois já vi muitas curtidas minhas em sites de futebol (que não sou chegado) entre outros, inclusive, já perguntei a amigos se haviam curtido determinadas páginas que não tem nada a ver com o gosto pessoal deles, a resposta foi não, minha teoria é que, o Face pode utilizar isso a seu favor... mas é apenas uma teoria.

Comida é arte.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #9 Online: 07 de Março de 2017, 21:13:00
Ufa, achei que estava louco, enfim, Face realmente não serve de parâmetro, mas obviamente creio que depende muito do público que te rodeia, coincidentemente hoje vi uma fotógrafa com mais de mil curtidas em uma foto, que realmente mereceu todos e mais um pouco, mesmo sendo uma foto impulsionada.
Bora melhorar as fotos então sem esquentar a cabeça, próxima fase será uma exposição... daqui alguns meses, ainda acho que é a melhor forma de divulgação, pois vamos concordar, que graça tem ver fotos em celular? Tudo pequeno e apertado, não dá pra ficar viajando na foto.
Obrigado a todos por compartilharem suas experiências.
Comida é arte.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #10 Online: 07 de Março de 2017, 21:16:59
[quote author=Raphael Sombrio link=topic=126293.msg1302089#msg1302089 date=1488911800

Portanto, fique tranquilo: Likes na internet não significam exatamente que vc tem um bom trabalho ( mais especificamente no face ), pois como dito, o senso e conhecimento de quem está julgando ali é duvidoso. Muitos não conseguem distinguir uma foto estourada com filtros prontos de uma foto equilibrada, bem realizada, etc.
[/quote]
Exatamente isso, o problema é que o olhar depende muito da cultura, não digo técnica, mas a bagagem cultural de cada ser, e hoje em dia qualidade é muito relativo, mas existe um padrão mínimo, que as pessoas parecem ignorar ou desconhecer.
Comida é arte.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #11 Online: 07 de Março de 2017, 21:22:04
30 likes eh sucesso para o meu padrao.
O que eu posto na minha pagina do facebook, se eu receber mais de 5 likes eu vou desconfiar que as pessoas estao curtindo por engano. A media eh 0 a 3 likes.


Se vc gosta de Likes o Instagram eh melhor.

Sigo em media 60 pessoas, tenho 350 pesoas me seguindo sem ficar comentando e dando likes em pessoas que nao sigo. A media de likes eh entre 45 e 70. O que para o meu nivel eh likes pra cacete.
Dear Croix, gostar não seria bem a palavra, digamos que via isso como um parâmetro, para ver se as fotos estão boas ou não, comercialmente falando, para filtrar a massa e encontrar meu público.
Mas meu estilo é mais low key em PB, vai contra as fotos coloridas e cheias de luz, que vendem bem mais, só queria saber se existe este nicho por aqui...
Até tem, mas bem pouco. Rs.
« Última modificação: 07 de Março de 2017, 21:23:06 por Macrolook »
Comida é arte.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #12 Online: 07 de Março de 2017, 21:25:50
Curtida de facebook não quer dizer que a foto tem boa qualidade, as pessoas "normais" curtem, de acordo com a relação de amizade que tem com quem postou, não se importando com qualidade, técnica, edição, boke da foto.
Isso solidifica a teoria de que quem você conhece é muitas vezes mais importante de que se você é bom rs.
Boa observação. :ok:
Comida é arte.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.040
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #13 Online: 07 de Março de 2017, 21:36:56
Olha, tem outra questão também, não é só pela qualidade do teu trabalho e tal. Mas é sabido que o alcance orgânico das postagens que uma fã page faz mal chega a atingir 10% da sua base de fans.

Ou seja, se tem 1000 likes na tua página, no máximo umas 100 vão ver ela (e olhe lá). E pra impulsionar e atingir todo mundo que curte ela, vai uma graninha boa...

Guizaun, li em algum lugar que essa porcentagem foi reduzida para 3%, portanto a cada 100 seguidores da Fanpage, apenas 3 verão a publicação de forma orgânica (não paga).



leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #14 Online: 07 de Março de 2017, 21:52:14
Como funciona pra mim...

Fan Page... é interessante ter e tentar atrair curtidas para ela, mas mas não é fácil de trabalhar por conta que nem todos curtem fan page, e ainda nem todas as pessoas que seguem vão visualizar as postagens (não sei a porcentagem, mas de fato é pouca), eles fazem isso justamente para vc investir nos anúncios pagos, que pelo menos no que vi até agora, até que vale a pena, vc pode escolher o perfil do seu público, e fazer com que todas as pessoas que seguem visualizem a publicação (se elas vão curtir são outros 500) por um custo relativamente baixo, com 5 reais vc uma alcance de 1.200 pessoas, por exemplo... eu uso, e funciona (n tenho muitas curtidas, mas ja fechei fotos e workshop depois de anunciar)... lembrando que só anunciar n faz mágica, o conteúdo precisa ser atrativo, e tem que pensar no público que quer atingir...

Pagina pessoal... acho que tem que ter tb, com ela sim vc consegue um alcance maior de visualizações, mas tb tem que ter um conteúdo que seja atrativo para os seus amigos (pessoas conectadas na lista de amigos, não necessariamente conhecidos)... Eu por exemplo hj tenho entre 60 e 110 curtidas (em média, mas tenho tanto fotos com 20 quanto fotos com mais de 200) em uma foto no face, não conheço 95% das pessoas que curtem, mas vejo que na sua maioria são amigos de pessoas que ja fotografei e que me add... e no meu face oq eu publico ainda é restrito apenas as pessoas que eu adiciono, se não faz parte da lista de amigos não consegue ver... (lembrando tb que o perfil pessoal é limitado a 5 mil amigos, a fan page não tem limite).

Agora, sinceramente, eu desencanaria de querer ter um parâmetro de se as fotos são boas ou não por número de curtidas... vc pode tentar achar um público pela média de aceitação das publicações que vc faz, mas uma foto com mais curtidas não quer dizer necessariamente q eh melhor que uma com poucas... outra coisa, o horário que vc posta influência bastante tb, faça testes e veja quais tem mais retorno :)
« Última modificação: 07 de Março de 2017, 22:09:16 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).