Autor Tópico: Curtidas no Facebook  (Lida 5889 vezes)

Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #15 Online: 07 de Março de 2017, 23:54:28
Como funciona pra mim...

Fan Page... é interessante ter e tentar atrair curtidas para ela, mas mas não é fácil de trabalhar por conta que nem todos curtem fan page, e ainda nem todas as pessoas que seguem vão visualizar as postagens (não sei a porcentagem, mas de fato é pouca), eles fazem isso justamente para vc investir nos anúncios pagos, que pelo menos no que vi até agora, até que vale a pena, vc pode escolher o perfil do seu público, e fazer com que todas as pessoas que seguem visualizem a publicação (se elas vão curtir são outros 500) por um custo relativamente baixo, com 5 reais vc uma alcance de 1.200 pessoas, por exemplo... eu uso, e funciona (n tenho muitas curtidas, mas ja fechei fotos e workshop depois de anunciar)... lembrando que só anunciar n faz mágica, o conteúdo precisa ser atrativo, e tem que pensar no público que quer atingir...

Pagina pessoal... acho que tem que ter tb, com ela sim vc consegue um alcance maior de visualizações, mas tb tem que ter um conteúdo que seja atrativo para os seus amigos (pessoas conectadas na lista de amigos, não necessariamente conhecidos)... Eu por exemplo hj tenho entre 60 e 110 curtidas (em média, mas tenho tanto fotos com 20 quanto fotos com mais de 200) em uma foto no face, não conheço 95% das pessoas que curtem, mas vejo que na sua maioria são amigos de pessoas que ja fotografei e que me add... e no meu face oq eu publico ainda é restrito apenas as pessoas que eu adiciono, se não faz parte da lista de amigos não consegue ver... (lembrando tb que o perfil pessoal é limitado a 5 mil amigos, a fan page não tem limite).

Agora, sinceramente, eu desencanaria de querer ter um parâmetro de se as fotos são boas ou não por número de curtidas... vc pode tentar achar um público pela média de aceitação das publicações que vc faz, mas uma foto com mais curtidas não quer dizer necessariamente q eh melhor que uma com poucas... outra coisa, o horário que vc posta influência bastante tb, faça testes e veja quais tem mais retorno :)
Valeu Leonobox, esclareceu muita coisa que tinha dúvidas, uma resposta bem lógica e instrutiva.
Comida é arte.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 08 de Março de 2017, 09:28:49
Eu desencanei de quantidade de curtidas, depois que um ensaio simplesinho de tudo que eu postei, teve 120 likes. E um bem lindo, teve 35. Mas porque? A menina do primeiro ensaio era "famosinha" na escola. E a outra era mais tímida.

Aí eu vi como funciona. São curtidas de amigos, conhecidos, etc. às vezes a pessoa nem vê o post. Só curte porque marcaram o fulano, kkkkkk


shimono

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
  • Sexo: Masculino
    • Shimono Fotografia
Resposta #17 Online: 08 de Março de 2017, 11:32:39
Bom, em questão de repercussão no facebook, para ter maior expressividade e visibilidade, você deve manter uma certa frequência de praticamente postar uam foto todo dia em horário favoráveis. Sim é um pouco complicado mas o facebook não ajuda quem posta alguma coisa em página profissional sem maiores frequências
Cassio Shimono
Canon 6D
Tamron 24-70mm 2.8 / yongnuo 50mm 1.8 / Canon 75-300
580EX II + 430EX II


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #18 Online: 08 de Março de 2017, 13:38:21
Eu desencanei de quantidade de curtidas, depois que um ensaio simplesinho de tudo que eu postei, teve 120 likes. E um bem lindo, teve 35. Mas porque? A menina do primeiro ensaio era "famosinha" na escola. E a outra era mais tímida.

Aí eu vi como funciona. São curtidas de amigos, conhecidos, etc. às vezes a pessoa nem vê o post. Só curte porque marcaram o fulano, kkkkkk
Agora faz mais sentido ainda, rs. Obrigado.
Comida é arte.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #19 Online: 08 de Março de 2017, 13:39:15
Bom, em questão de repercussão no facebook, para ter maior expressividade e visibilidade, você deve manter uma certa frequência de praticamente postar uam foto todo dia em horário favoráveis. Sim é um pouco complicado mas o facebook não ajuda quem posta alguma coisa em página profissional sem maiores frequências
interessante, o negócio é ter material para alimentar a página... Valeu.
Comida é arte.


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 08 de Março de 2017, 18:52:07
Likes é indicador de popularidade e não de qualidade técnica.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #21 Online: 09 de Março de 2017, 02:56:17
Likes é indicador de popularidade e não de qualidade técnica.
Deu um hadouken na minha indignação. You win. Perfect.
Comida é arte.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #22 Online: 10 de Março de 2017, 22:04:03
Curtidas no Facebook é um negócio doido.

Até hoje eu não entendi as 43 mil curtidas deste álbum:

https://www.facebook.com/pg/eternizelacosfotografia/photos/?tab=album&album_id=1228563310521638

E as fotos individuais do álbum tem na media de 2 a 4 mil curtidas cada.

Se essa pessoa impulsionou a publicação, deve ter gasto uns 5 mil reais, e notem que as outras publicações não chegam a 100 curtidas.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #23 Online: 10 de Março de 2017, 22:56:11
É que é um smash the cake com uma senhora de idade e sua neta, acompanhado de texto sentimental e apelo emocional e as pessoas vão por isso mesmo. É piegas mas neste mundo de Facebook estas coisas costumam viralizar.

Concordo com você que, fotograficamente falando, o álbum é apenas ok.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 11 de Março de 2017, 00:56:07
É que é um smash the cake com uma senhora de idade e sua neta, acompanhado de texto sentimental e apelo emocional e as pessoas vão por isso mesmo. É piegas mas neste mundo de Facebook estas coisas costumam viralizar.

Concordo com você que, fotograficamente falando, o álbum é apenas ok.

Exatamente, virou viral já era.
Só uma publicação destoando na quantidade de likes da pagina já é tipico disso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


SamuelRapozzo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #25 Online: 11 de Março de 2017, 13:51:30
Minha primeira contribuição no fórum e nem é exatamente sobre fotografia.

Mas, vamos lá. Isso na verdade tem a ver com o algoritmo do facebook, que leva em consideração algumas coisas para que determinado conteúdo apareça ou não na sua TL. Ele leva em consideração o assunto (tema), pessoas e páginas que você tem interagido (curtidas, comentários e compartilhamentos) e faz cálculos para que apareçam para você apenas coisas que, de acordo com essas interações, sejam relevantes para você.

Isso significa que se você tem 300 amigos e posta um 'bom dia', isso vai aparecer na TL apenas de alguns poucos desses 300 que vc mais interage ou interage com você. Para páginas essa limitação é até muito maior, aparecendo para (quando muito) até 3% dos curtidores da página.

Então, é super comum que as publicações, principalmente de páginas, tenham um alcance baixo e um número menor ainda de interações. O objetivo do FB é monetizar isso com impulsionamento pago.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #26 Online: 14 de Março de 2017, 14:22:03
Hoje num grupo do Face, uma série de fotos receberam cerca de 3,1k curtidas hoje.

Fotos normais, mas "viralizou" pelo fato da garota ter contratado um ensaio fotográfico com o marido, e ela o surpreendeu ao dizer que estava grávida (ele não sabia). As fotos dele chorando comoveram muita gente.

Fotos boas sozinhas dificilmente tem o mesmo apelo nas redes sociais.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #27 Online: 16 de Março de 2017, 23:00:26
Posso estar falando besteira, uma das teorias que tenho, além de todas as outras compartilhadas é que:
As pessoas de hoje estão menos sensibilizadas ao olhar, ele veem, mas não observam os detalhes, não viajam na foto. Celular, a maioria visualiza nestes dispositivos, sinceramente, não gosto, parece que se espreme e se "perde" muita informação tipo foto 3x4.
Pode ser questão cultural, quanto maior sua bagagem, mais consegue contextualizar.
Estilo, a maioria curte o arroz feijão de sempre...
Desencanei totalmente, estou indo para a rua com um tablet 11 polegadas, usando apenas uma fã page e construindo um site para caso alguem queira visualizar meu trabalho.
Comida é arte.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #28 Online: 20 de Novembro de 2017, 23:30:05
Um fato curioso também sobre os comentários das fotos, fiz uma média, e de cada 50 likes:

99% dizem que a pessoa na foto está ótima.
0,2 % diz que a foto é ótima.
0,1 % dizem que o fotógrafo é ótimo.

Ou seja, para a absurda maioria, boas fotos são bom equipamento, sorte e assunto...
« Última modificação: 20 de Novembro de 2017, 23:30:45 por Macrolook »
Comida é arte.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #29 Online: 21 de Novembro de 2017, 00:32:53
99% dizem que a pessoa na foto está ótima.

"Linda", essa é a palavra!

 :D