Autor Tópico: Ajuda, é normal o que esta acontecendo ?  (Lida 1257 vezes)

GabrielAndreatta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 08 de Março de 2017, 15:00:10
Boa tarde galera, então, tenho uma canon T5i lente 18-55... comprei deve ter uns 7 meses, e tipo, a uma semana mais ou menos fui dar uma limpada nela, apenas com aquela bombinha flucfluc mesmo, dai fiz todo o procedimento, retirei a tampa de onde encaixa a lente posicionei a câmera com a abertura para baixo e dei umas borrifadas de ar... gosto de fazer isso para manter ela limpa... quando coloquei a lente novamente percebi ao olhar na ocular que havia um pontinho preto na ocular e uma sujeirinha, no entanto ao fotografar, nada aparecia nas fotos, então concluir que não era o sensor; limpei o espelho do obturador com toda cautela, e nada... acredito que seja uma sujeira no pentaprisma, já tentei soprar com a bombinha e nada... liguei pra assistência de confiança eles disseram que não compensa se não for no sensor... pode ser arriscar atoa... na verdade não atrapalha em nada nas fotos, mais gosto do meu material impecável, e só de saber que tem essa sujeira fico agoniado... então gostaria de saber se esse tipo de incidência e normal, essa sujeira na ocular... tentei tirar e não consegui, o que faço ?
haaaa, tentei limpar com um cotonete que não sai fio, aqueles de sensor, e nada de conseguir tirar essa sujeira, acredito tambem que não seja mofo, porque tomo toda cautela com umidade...


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 08 de Março de 2017, 15:08:04
Se não altera as fotos fica gelo.

As minhas fotos vivem saindo com um monte de marcas, faz parte.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 08 de Março de 2017, 15:30:52
Relaxa, é normal isso... se não aparece na foto não tem pq se preocupar e não vale a pena abrir ela por causa disso.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 08 de Março de 2017, 15:36:11
como dito, relaxa.
Também sugiro não ficar usando bombinha fuc-fuc sem necessidade. Aliás, quanto MENOS tempo você deixar a câmera sem a tampa ou sem lente espetada, melhor.
esse equipamento é feito pra "levar pau" mas a mágica acontece DENTRO. Então, quando for trocar de lente, de preferência deixe virada pra baixo e seja rápido pra evitar que o vento ou inseto entre na câmera.



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 08 de Março de 2017, 15:47:08
Verdade, bem colocado. Evite ficar limpando a câmera desnecessariamente.


GabrielAndreatta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #5 Online: 08 de Março de 2017, 17:32:20
como dito, relaxa.
Também sugiro não ficar usando bombinha fuc-fuc sem necessidade. Aliás, quanto MENOS tempo você deixar a câmera sem a tampa ou sem lente espetada, melhor.
esse equipamento é feito pra "levar pau" mas a mágica acontece DENTRO. Então, quando for trocar de lente, de preferência deixe virada pra baixo e seja rápido pra evitar que o vento ou inseto entre na câmera.

Eu posso guardar a câmera com a lente acoplada ? não tem problema não? com questão de fungo e tal.... e quando for transporta posso fazer isso com a lente acoplada tbm ?
Gente sou bem iniciante não reparem, e muito obrigado pelas respostas...


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #6 Online: 08 de Março de 2017, 17:45:37
Eu diria que você deve manter a lente acoplada sim... evite ficar tirando a lente sem necessidade, pois é nesse momento que entra sujeira no sensor.
Quanto a fungo, a recomendação é só não deixar a câmera/lente muito tempo guardada, sem usar; quando estiver guardada o faça em local bem arejado, onde bata o sol; pode dar um "banho de sol" na lente também, preferencialmente com o sol da manhã ou da tarde, retira as tampas da lente e deixe o sol em contato com os vidros.


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Março de 2017, 18:45:46
Desencana.
Ricardo Ghion


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 08 de Março de 2017, 21:29:36
Gabriel desencana, vemos muita gente por aqui fazendo "M" por excesso de cuidado, sua sujeira grudou no despolido, que não tem uma superfície polida (dãããã), larga ela lá quieta, se olhar no visor da minha câmera vai tomar um susto. As vezes quando estou fotografando na natureza e olho pelo visor, não sei se estou vendo mato na composição ou se é sujeira no despolido.

Pode guardar corpo e lente acoplados e pode transportar sem medo, eu até recomendo.

Pegar fungo também não é assim não, se guardar em local seco e usar a câmera sempre, não vai ter problema com fungo, agora se deixar muito tempo guardada em local úmido, ai vai dar fungo mesmo.
« Última modificação: 08 de Março de 2017, 21:33:11 por Roberto Dellano »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.526
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Março de 2017, 22:57:23
Cara se estiver em Sampa, e se for atrás do despolido, leva na Namba (assistência Canon) os caras limpam isso ai rapidinho. Mas se a sujeira estiver entre o prisma e o ocular ai já é mais caro e difícil, porque tem que desmontar uma boa parte do corpo da câmera.

Se vc não tem experiência com esse tipo de manutenção, não chegue perto do despolido, sequer passe um cotonete nele, porque é muito delicado e pode riscar. Um técnico especializado trabalha com ferramentas e produtos apropriados para limpar essa sujeira e a câmera vai ficar novinha novamente.

Se ainda vc quiser se arriscar:

https://adrienchan.wordpress.com/2011/01/31/cleaning-your-dslr-sensor-viewfinder/

https://youtu.be/qhnBVWF-4pM

Conhecimento importa mais que equipamento.