Autor Tópico: Mercado Livre - Golpe no Comprador?  (Lida 28911 vezes)

Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #15 Online: 09 de Março de 2017, 12:03:15
^
||

Isso ai parece com os golpes que ocorre na OLX... :hysterical:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #16 Online: 09 de Março de 2017, 13:19:10
Meu pai já recebeu um contato com exatamente esse mesmo texto num anúncio de carro antigo que ele estava vendendo. Até hoje não entendi o que os caras ganhariam com o nome e o endereço dele... alguém poderia explicar?
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 09 de Março de 2017, 13:36:19
Meu pai já recebeu um contato com exatamente esse mesmo texto num anúncio de carro antigo que ele estava vendendo. Até hoje não entendi o que os caras ganhariam com o nome e o endereço dele... alguém poderia explicar?

Nos EUA se chama "hackear" uma pessoa. O golpista vai acumulado dados sobre a pessoa, até ter o suficiente pra dar qualquer golpe aplicável: multa de trânsito, conta a pagar, etc.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #18 Online: 09 de Março de 2017, 14:07:24
Mas será que seria tão difícil conseguir isso por outros meios? Lista telefônica... assaltar a caixa de correspondência... ?
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 22 de Março de 2017, 13:12:00
Mas será que seria tão difícil conseguir isso por outros meios? Lista telefônica... assaltar a caixa de correspondência... ?

Rapaz, faz tempo que não vejo uma lista telefônica... E na verdade o bandido fica coletando informações: quatro útimos dígitos da conta, do SSN... Aí um dia ele parte pro golpe, fazendo parecer informação legítima.


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #20 Online: 27 de Março de 2017, 21:45:04
Lista telefônica é artigo em extinção, junto com o telefone fixo né...

E se vc assaltar a caixa de correspondência de alguém, só vai encontrar contas a pagar, a única coisa praticamente que mantém os carteiros em atividade hoje em dia.

Na real as informações de todo mundo hoje estão na internet, e quem é mal-intencionado sabe direitinho como encontrar e usar sem deixar (muito) rastro.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #21 Online: 29 de Março de 2017, 14:54:00
E se vc assaltar a caixa de correspondência de alguém, só vai encontrar contas a pagar, a única coisa praticamente que mantém os carteiros em atividade hoje em dia.

Na real as informações de todo mundo hoje estão na internet, e quem é mal-intencionado sabe direitinho como encontrar e usar sem deixar (muito) rastro.

Então, se uma pessoa mal-intencionada toma posse de uma conta, pode fazer uma igualzinha, adulterando o código de barras pra que você deposite dinheiro na conta dele.
https://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/07/08/golpe-do-boleto-conheca-cuidados-para-nao-pagar-titulos-fraudados.htm


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #22 Online: 29 de Março de 2017, 15:05:45
Felipe, sim, tecnicamente pode né, e a pessoa nunca ficar sabendo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 23 de Outubro de 2017, 09:59:09
Andei lendo uns blogs e assistindo uns canais de vendedores do ML no youtube.
O golpe da devolução do produto está rolando solto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #24 Online: 24 de Outubro de 2017, 14:14:04
Andei lendo uns blogs e assistindo uns canais de vendedores do ML no youtube.
O golpe da devolução do produto está rolando solto.

É o golpe em que o "comprador" envia um tijolo ou outra coisa barata no lugar? Pq isso ocorreu umas 2 vezes num grupo de perfumes nesses últimos meses, e a recomendação era de filmar o unboxing para ter uma prova. Tenho feito isso também quando vendo algo no ML.
Esse golpe e do falso e-mail do ML sobre a venda de um produto estão bem em alta. Esse último tipo já fez várias vítimas no grupo de vendas de equipamentos fotográficos do Facebook.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 24 de Outubro de 2017, 14:44:35
É o golpe em que o "comprador" envia um tijolo ou outra coisa barata no lugar? Pq isso ocorreu umas 2 vezes num grupo de perfumes nesses últimos meses, e a recomendação era de filmar o unboxing para ter uma prova. Tenho feito isso também quando vendo algo no ML.
Esse golpe e do falso e-mail do ML sobre a venda de um produto estão bem em alta. Esse último tipo já fez várias vítimas no grupo de vendas de equipamentos fotográficos do Facebook.

Esse do comprador devolver o tijolo eu ainda não sabia. Mas que bom vc informar. Pq o desinformado abre o pacote da devolução e dá de cara com um tijolo, daqui que prove que nariz de porco não é tomada.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #26 Online: 24 de Outubro de 2017, 15:00:15
É o golpe em que o "comprador" envia um tijolo ou outra coisa barata no lugar? Pq isso ocorreu umas 2 vezes num grupo de perfumes nesses últimos meses, e a recomendação era de filmar o unboxing para ter uma prova. Tenho feito isso também quando vendo algo no ML.
Esse golpe e do falso e-mail do ML sobre a venda de um produto estão bem em alta. Esse último tipo já fez várias vítimas no grupo de vendas de equipamentos fotográficos do Facebook.

Sim.
Geralmente a pessoa tem um produto com defeito ou quebrado, compra um bom no ML e depois devolve o dela com defeito para o vendedor.
As vezes devolve até caixa vazia.
O ML liga o foda-se para o vendedor e devolve o dinheiro na mesma hora que os correios acusam o envio.

Se você já retirou o dinheiro do mercado pago, eles colocam isso como saldo negativo (e ainda de forma oculta) e vão abatendo quando qualquer dinheiro cair na sua conta.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #27 Online: 24 de Outubro de 2017, 15:03:38
Sim.
Geralmente a pessoa tem um produto com defeito ou quebrado, compra um bom no ML e depois devolve o dela com defeito para o vendedor.
As vezes devolve até caixa vazia.
O ML liga o foda-se para o vendedor e devolve o dinheiro na mesma hora que os correios acusam o envio.

Se você já retirou o dinheiro do mercado pago, eles colocam isso como saldo negativo (e ainda de forma oculta) e vão abatendo quando qualquer dinheiro cair na sua conta.

Cancelando a vendas dos meus equipamentos no ML em 3, 2, 1...

Obrigado meu caro, é bom ficarmos espertos e vendermos apenas para pessoas mais "conhecidas"

O alerta fica também para OLX e afins, recebi cada oferta "golpe" que dá até medo vender alguma coisa!!!


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #28 Online: 24 de Outubro de 2017, 16:33:04
Mercado Livre é um furduncio só

A lei lá não se aplica. Eles tem um regimento próprio e muito comodo e auto protetor

Estão cada vez mais se colocando como uma mega loja, tipo Amazon, mas os prejuízos passíveis de golpe e outros são repassados aos vendedores

Tenho contrato com os correios e o mercado envios embora seja uma boa ferramenta tem uma administração e custos bem estranhos. No produto que concorro tem um valor muito mais baixo que eu pago e eu tenho 56% de desconto no SEDEX para capital, pesa em média uns 3kg cada produto meu

To precisando comprar um jogo de alicate para anel elástico , que deve pesar umas 700 gramas e o frete SP é caro pra caramba pelo mercado envios

O frete grátis acima de R$120 alguém paga, mas não consegui achar quem

Como esta porcaria é um grande canal de venda, temos que aprender a driblar as adversidades, diria que numa categoria de Neimar pra cima




 


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #29 Online: 24 de Outubro de 2017, 17:22:09
O problema é que eles igualaram o "vendedor casual" ao lojista profissional.

Acho que o PROCON apertou eles com essa parada da devolução em 07 dias.
Mas no minimo não deveria se aplicar para produtos usados.

Detalhe: quem vendeu ainda paga o frete da devolução.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs