Autor Tópico: Mercado Livre - Golpe no Comprador?  (Lida 28918 vezes)

lsilvapereira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 07 de Fevereiro de 2018, 15:34:45
Acho que cai em um golpe também... Comprei uma D750 por R$ 5.000,00 no Mercado Livre e pago via Mercado Pago. O vendedor disse que era importador, comprava direto da fabrica, despachava e a demora era de 25 a 35 dias por causa da alfandega. Liguei duas vezes para o mercado pago para saber mais do prazo que eu tinha pra solicitar o dinheiro de volta pois esse prazo era de 21 dias e o prazo mínimo que o vendedor dava era de 25, nas duas ligações me disseram que eu ficasse tranquilo quanto ao prazo de 21 dias pois quando o vendedor mostra no anúncio um prazo maior, este prazo (de 25 a 35 dias) passa a ser o oficial e me falaram também que independente do tempo o vendedor só vai receber o dinheiro quando os correios entregarem a mercadoria com a etiqueta gerada pelo mercado pago. O vendedor me mandou uma carta para confirmar o endereço pois disse que já teve problemas com pessoas que disseram não terem recebido o produto. Eu recebi a carta tirei foto e mandei pra ele via Whatsapp. Enfim, agora estou no aguardo (numa tensão do caramba) do prazo dele que termina dia 14 de fevereiro.
Alguém já passou por algo parecido?
Nikon D750 - Lentes: 50mm f1.8, 40mm (Macro).


Vitaao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #31 Online: 07 de Fevereiro de 2018, 15:50:28
Mercado livre é foda, recentemente anunciei minha 17-55 lá  e só recebi propostas suspeitas, de gente mandando e-mail com um português bizarro (cara de tradutor) falando pra negocia por fora. Estou cada dia mais ressabiado em relação a isso, na OLX foi por ainda. Mas pelo menos o mercado livre é bem pró-comprador, então se der merda acredito que não terá dificuldades para reaver o dinheiro, mesmo que demore um pouco.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 07 de Fevereiro de 2018, 16:52:21
Acho que cai em um golpe também... Comprei uma D750 por R$ 5.000,00 no Mercado Livre e pago via Mercado Pago. O vendedor disse que era importador, comprava direto da fabrica, despachava e a demora era de 25 a 35 dias por causa da alfandega. Liguei duas vezes para o mercado pago para saber mais do prazo que eu tinha pra solicitar o dinheiro de volta pois esse prazo era de 21 dias e o prazo mínimo que o vendedor dava era de 25, nas duas ligações me disseram que eu ficasse tranquilo quanto ao prazo de 21 dias pois quando o vendedor mostra no anúncio um prazo maior, este prazo (de 25 a 35 dias) passa a ser o oficial e me falaram também que independente do tempo o vendedor só vai receber o dinheiro quando os correios entregarem a mercadoria com a etiqueta gerada pelo mercado pago. O vendedor me mandou uma carta para confirmar o endereço pois disse que já teve problemas com pessoas que disseram não terem recebido o produto. Eu recebi a carta tirei foto e mandei pra ele via Whatsapp. Enfim, agora estou no aguardo (numa tensão do caramba) do prazo dele que termina dia 14 de fevereiro.
Alguém já passou por algo parecido?

cara é muito estranho isso. de qualquer forma eu bloquearia o pagamento e colocaria em mediação, nada mais tranquilo, você coloca lá que ainda não recebeu o produto e quando receber desbloqueia, se o cara te mandar mensagem te xingando já sabe o nipe dele.

comprar coisas no ML só via regras normais, se for pra comprar na confiança prefiro o Nakamura que já tá ai no mercado a muito tempo e nunca vi ninguém até hoje falar mal dele.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2018, 16:53:07 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 07 de Fevereiro de 2018, 22:21:44
Acho que cai em um golpe também... Comprei uma D750 por R$ 5.000,00 no Mercado Livre e pago via Mercado Pago. O vendedor disse que era importador, comprava direto da fabrica,

Já cortei aqui porque está claro que é golpe. Não existe isso de comprar "direto da fábrica", principalmente a Nikon que é cheia das frescuras com representação.

Faz o que o colega sugeriu, abre uma reclamação e tranca o $.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #34 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 10:46:15
Acho que cai em um golpe também... Comprei uma D750 por R$ 5.000,00 no Mercado Livre e pago via Mercado Pago. O vendedor disse que era importador, comprava direto da fabrica, despachava e a demora era de 25 a 35 dias por causa da alfandega. Liguei duas vezes para o mercado pago para saber mais do prazo que eu tinha pra solicitar o dinheiro de volta pois esse prazo era de 21 dias e o prazo mínimo que o vendedor dava era de 25, nas duas ligações me disseram que eu ficasse tranquilo quanto ao prazo de 21 dias pois quando o vendedor mostra no anúncio um prazo maior, este prazo (de 25 a 35 dias) passa a ser o oficial e me falaram também que independente do tempo o vendedor só vai receber o dinheiro quando os correios entregarem a mercadoria com a etiqueta gerada pelo mercado pago. O vendedor me mandou uma carta para confirmar o endereço pois disse que já teve problemas com pessoas que disseram não terem recebido o produto. Eu recebi a carta tirei foto e mandei pra ele via Whatsapp. Enfim, agora estou no aguardo (numa tensão do caramba) do prazo dele que termina dia 14 de fevereiro.
Alguém já passou por algo parecido?

Não digo que seja golpe, apesar de ter indícios.
Primeiro que se vc pagou por Mercado Pago, e optou por receber em casa, o vendedor não tem motivo algum pra confirmar seu endereço. A etiqueta é gerada e o próprio ML rastreia o produto.

Ligar para o Mercado Pago? Não se se mudaram, mas eles não tinham telefone para contato. Pesquise pra saber se realmente o telefone pertence a eles.

E dica de ouro: ele descreveu no anúncio que a câmera não estava a pronta entrega? Se ele não informou que demora tudo isso pra chegar, cancele a compra.

Essa história tem partes muito mal contadas...




Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #35 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 12:26:03
Ligar para o Mercado Pago? Não se se mudaram, mas eles não tinham telefone para contato. Pesquise pra saber se realmente o telefone pertence a eles.

Não devemos fazer nada por telefone a menos que se grave a conversa.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #36 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 12:41:52
Não devemos fazer nada por telefone a menos que se grave a conversa.

Sim, mas aí é uma outra questão: ele disse que telefonou pro MP, mas até o mês passado, não tinha como falar com alguém do site por este método. Isso que achei estranho.
Quem informou o telefone? Veio por e-mail, o vendedor mandou ou está no site?

Quanto ao vendedor, não aceite se ele quiser mandar o pacote por fora do Mercado Envios, e jamais antecipe o pagamento. Pra começo de conversa, ele nem poderia pedir confirmação do endereço, pois o que vale é o que o comprador cadastrou no site.



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #37 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 16:38:21
Sim, mas aí é uma outra questão: ele disse que telefonou pro MP, mas até o mês passado, não tinha como falar com alguém do site por este método. Isso que achei estranho.
Quem informou o telefone? Veio por e-mail, o vendedor mandou ou está no site?

É verdade mesmo, e mais estranho ainda foi ser informado que o prazo de 21 dias se estende, eu nunca vi isso também. Tá parecendo um golpe muito bem dado. Eu cairia fora.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 16:51:59
Tem vários anúncios no ML que dizem que vão importar. Sinceramente, prefiro comprar no ebay.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 16:56:42
É verdade mesmo, e mais estranho ainda foi ser informado que o prazo de 21 dias se estende, eu nunca vi isso também. Tá parecendo um golpe muito bem dado. Eu cairia fora.

x2 só quando é por mercado envios que conta agora a partir da data de entrega 2 dias. se o comprador não reclamar libera o pagamento. se demorar mais tempo o dinheiro fica bloqueado.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Vitaao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #40 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 17:55:44
Que situação, essas coisas dão um desânimo, até desativei meu anuncio de lá e anunciei só nos grupos do facebook da minha cidade mesmo.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #41 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 19:34:39
x2 só quando é por mercado envios que conta agora a partir da data de entrega 2 dias. se o comprador não reclamar libera o pagamento. se demorar mais tempo o dinheiro fica bloqueado.

Como assim? Não é mais 21 dia para entrega? Conta a partir do recebimento independente de quanto demore pra entregar?


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 22:14:38
Como assim? Não é mais 21 dia para entrega? Conta a partir do recebimento independente de quanto demore pra entregar?

Só se for pelo mercado envios. Por exemplo se o comprador mora no Acre e pede PAC vai passar tranquilo de 21 dias kkkk mas até que não chega o produto fica preso o dinheiro. Mas depois que chegou se em dois dias o comprador não se pronunciar o pagamento é liberado automaticamente.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #43 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 22:23:01
Só se for pelo mercado envios. Por exemplo se o comprador mora no Acre e pede PAC vai passar tranquilo de 21 dias kkkk mas até que não chega o produto fica preso o dinheiro. Mas depois que chegou se em dois dias o comprador não se pronunciar o pagamento é liberado automaticamente.

Essa eu não sabia.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #44 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 22:46:48
Amigo, eu vi um golpe que tentaram me aplicar no mercado livre, mesmo colocando mercado pago.

O comprador te manda uma pergunta, falando que interessou no produto e pede pra você entrar em contato por fora e pelo e-mail, ele te pede pra enviar pra ele o link do seu produto.

Ai, ele simula a compra, te envia um email como se fosse o mercado livre copiando os dados do seu anúncio, dizendo que já efetuou o pagamento e que o mercado livre está esperando você enviar.

Ai, se você mandar o produto, tchau! Mandei um email pro ML explicando a situação, e eles bloquearam o usuário. Mas ele cria vários perfis, não sei como.

Tive um amigo que tomou esse golpe como comprador. Mandou um Ipad com base em e-mail falso do ML.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.