Autor Tópico: 85mm 1.2  (Lida 8109 vezes)

Rafcps

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 188
  • Gear Acquisition Syndrome, assumido
Resposta #45 Online: 17 de Março de 2017, 07:15:28
depende bastante do fotógrafo pra 85mm 1.2 ser maravilhosa ou mais ou menos, creio eu
a lente não faz milagres sozinha, por isso quero praticar bastante

Tem essa fotógrafa que usa bastante a 85mm 1.2 e acho as fotos espetaculares  8-)
https://500px.com/jovanarikalo

E essa que também usa essa lente, mas acho que o resultado também se chegaria facilmente com o 85mm 1.8  :ponder:
https://500px.com/rubyjamess
[/
Para mim com a 135mm faria um trabalho muito melhor. A maioria destas fotos estão em F/2. E não se esqueça o que o amigo falou acima, tem pos produção pesada. Sinceramente, acho jogar dinheiro fora você comprar essa lente agora. Deveria comprar as 3 que sugeriu.
5D Mark IV / 80D / 16-35 f4 / 85 1.8 / 24-105 II / 70-200 f4 IS / 50 ART / Sigma 150-600 Contemporary / Tamron SP AF 90mm f/2.8 Di Macro /


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #46 Online: 17 de Março de 2017, 08:26:14
Eu não acho jogar dinheiro fora porque, querendo ou não, em casos muito específicos a f/1.2L faz coisas que a f/1.8 não faz. Reforçando, muito específicos. Fora que, de forma geral, lente não perde muito valor. Logo, caso não veja muita vantagem, basta vender.

Agora, é fato que a lente sozinha não trará nenhuma destas característica que os fãs estão colocando como uau. E pelo estilo que a autora do tópico mostrou de fotos, poucas estão na abertura máxima (que é onde a f/1.2L seria única). Quando se aproxima muito do assunto, como naqueles closes do rosto, detalhes com crops bem fechados, etc... é quase impossível usar aberturas muito grandes pelo DOF resultante curtíssimo. Tenho vários "headshots" com minha 85mm que fiz em f/4 e ainda assim achei o desfoque bem forte.

Enfim, o meu ponto aqui é que, sim, a f/1.2L pode ser a lente mais bacana da Canon, mas desde que se saiba o porque, como e quando utilizá-la para extrair algo a mais do que a f/1.8 poderia entregar. E não me parece ser o caso aqui.
« Última modificação: 17 de Março de 2017, 08:28:03 por Elder Walker »
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #47 Online: 17 de Março de 2017, 09:33:38
Eu tenho a 85mm 1.8 e dificilmente uso sua abertura máxima, imagina se fosse uma 1.2. A profundidade de campo é muito curta e o pior problema de nitidez, pra mim, é o foco no lugar errado, não essas análises a 100% no canto das imagens.

É comum lentes mais caras proporcionarem algum ganho em qualidade, considerando nitidez e cores, mas como Vangelis mostrou no artigo, a 85mm 1.8 não perde feito que justifique a diferença absurda de preço.

Outro fator que dificilmente as pessoas levam em consideração é o peso do equipamento. Se você atua mais em externas não exclua esse fator da análise. Passei muito tempo só com uma canon T3 e há alguns meses adquiri uma 5Dc. A diferença de peso faz eu sentir saudade da t3 e só não volto a usá-la com mais frequência porque o ganho com qualidade nas cores da coroa é surreal.

Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #48 Online: 17 de Março de 2017, 10:20:59

Outro fator que dificilmente as pessoas levam em consideração é o peso do equipamento. Se você atua mais em externas não exclua esse fator da análise. Passei muito tempo só com uma canon T3 e há alguns meses adquiri uma 5Dc. A diferença de peso faz eu sentir saudade da t3 e só não volto a usá-la com mais frequência porque o ganho com qualidade nas cores da coroa é surreal.

Meu caso, na hora de passear a T3 + 24mm STM ganha facil da coroa rsrsrsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


phernanda

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Resposta #49 Online: 17 de Março de 2017, 10:55:40
poxa pessoal,
desculpem a ignorância.

Podem me mostrar algum trabalho incrível feito com a 85 1.2 que não poderia ser feito com a 1.8 + pós-produção?
De preferência, com retratos.

pq como sou nova na área, me limito a procurar em trabalhos na 500px e flickr.


Rafcps

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 188
  • Gear Acquisition Syndrome, assumido
Resposta #50 Online: 17 de Março de 2017, 11:09:57
poxa pessoal,
desculpem a ignorância.

Podem me mostrar algum trabalho incrível feito com a 85 1.2 que não poderia ser feito com a 1.8 + pós-produção?
De preferência, com retratos.

pq como sou nova na área, me limito a procurar em trabalhos na 500px e flickr.

Phernanda, vc vai trabalhar com fotografia?
Quais lentes você já tem?
Falo isso pq vc vai investir tudo o que tem em apenas uma lente, e se ela quebra? Cai no chão, é roubada.
A lente é maravilhosa sim, mas acho que o investimento para agora seria muito mais interessante vc comprar as 3 mais baratas e muito boas.
De boa, tem fotografo fazendo newborn, aniversários com lente do kit e o cliente acha o máximo.
5D Mark IV / 80D / 16-35 f4 / 85 1.8 / 24-105 II / 70-200 f4 IS / 50 ART / Sigma 150-600 Contemporary / Tamron SP AF 90mm f/2.8 Di Macro /


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 17 de Março de 2017, 11:37:24
poxa pessoal,
desculpem a ignorância.

Podem me mostrar algum trabalho incrível feito com a 85 1.2 que não poderia ser feito com a 1.8 + pós-produção?
De preferência, com retratos.

pq como sou nova na área, me limito a procurar em trabalhos na 500px e flickr.

A verdade é que um bom fotografo faz fotos boas com a cinquentinha 50mm .1.8  Mas se vc pode comprar a 85 1.2 pq não?, se vc pode ter uma Ferrari, porque ter um fusca?
« Última modificação: 17 de Março de 2017, 11:40:55 por Ricardo Ghion »
Ricardo Ghion


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 17 de Março de 2017, 11:57:29
A questão é que a pergunta no início do post foi bem objetiva... se ela vale a diferença de preço e ainda que ela está começando na fotografia...
Bem, que há diferenças entre a 85 1.8 e 85 1.2, acho que isso é ponto bem definido, há.... agora se estas diferenças são importantes ou perceptíveis ou significativas a ponto de justificar a diferença de preço... não há post em fórum que irá responder... a resposta é sempre individual e baseada em sua vivência fotográfica, conhecimento, estilo de fotografia, experiência com outros equipamentos, prazer, etc...

Levando isso em consideração, acho melhor começar com outras lentes, também excelentes, talvez não lendárias, mas que darão embasamento para decisões mais acertadas futuramente.

Outro ponto é quanto a questão de gerenciamento de carreira - deve ser mais racional e matemática do que emocional -  se realmente pretende trabalhar com fotografia, seria mais interessante ter inicialmente um segundo corpo, acessórios, cartões reserva, flash, ítens para iluminação, etc..., planilha de custos e de reinvestimento dos recursos em novos equipamentos,etc..

Abraços e boas fotos.

Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #53 Online: 17 de Março de 2017, 12:17:32
poxa pessoal,
desculpem a ignorância.

Podem me mostrar algum trabalho incrível feito com a 85 1.2 que não poderia ser feito com a 1.8 + pós-produção?
De preferência, com retratos.

pq como sou nova na área, me limito a procurar em trabalhos na 500px e flickr.

Exemplo clássico de um bom uso da 85L II em 1.2 e com um pós tratamento também:
https://500px.com/jakeolsonstudios

Bom uso da 200L e 135L (pós tratamento tb):
https://500px.com/portraitsbysuzy

São exemplos em que se aliou a técnica com o bom equipamento.
« Última modificação: 17 de Março de 2017, 12:23:15 por rafael1904 »


phernanda

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Resposta #54 Online: 17 de Março de 2017, 13:13:47
Phernanda, vc vai trabalhar com fotografia?
Quais lentes você já tem?
Falo isso pq vc vai investir tudo o que tem em apenas uma lente, e se ela quebra? Cai no chão, é roubada.
A lente é maravilhosa sim, mas acho que o investimento para agora seria muito mais interessante vc comprar as 3 mais baratas e muito boas.
De boa, tem fotografo fazendo newborn, aniversários com lente do kit e o cliente acha o máximo.

então, eu tenho fotografia como hobbie e uso uma t4i + 50 1.8 e 18-55 há um bom tempo,
agora que passei a pensar na possibilidade como uma profissão e estou em busca de um equipamento melhor, uma full frame e umas 3 lentes.

aí eu pesquisei bastante aqui no tópico e de início pensei pra retrato e pensei nas duas possibilidades:
35mm 1.4, 50mm 1.4, 85 1.8, 135mm 2 (eu gosto de fixas) ou
35mm 1.4 + 85mm 1.2

os dois kits são o mesmo preço, porém eu tava dando preferência para o segundo pois a 85mm 1.2 disseram fazer o que a 135mm faz e vi num tópico que dizem que tem cores, nitidez e um bokeh bem melhor (embora eu ainda não enxergue tanto isso, pois sou iniciante, mas fazer um investimento com o olho e preferências que certamente virão com o tempo tb me parece boa ideia)

a 50mm 1.4 falaram ser só um ou dois passos de diferença da 35mm e tb ja tenho uma 50mm 1.8 pra quebrar algum galho e tb é a mais barata caso eu queira comprar a 1.4 daqui há um tempo (msn no brasil)

então acabei achando que menos é mais, melhor ter 2 lentes e cuidar bem delas do que ter 4 que fazem o mesmo que as duas e ficar sempre sobrando.  foi a minha lógica e pesquisa chegaram nessa conclusão.
e caso eu me arrependa, posso vender a 85mm1.2 usada aqui pelo preço que paguei nova lá (EUA).

eu queria ter uma case com uma câmera e no máximo 3 lentes e levar ela pra lá e pra cá quando eu tiver fotografando os retratos, não gosto de excesso não.


« Última modificação: 17 de Março de 2017, 13:20:14 por phernanda »


Rafcps

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 188
  • Gear Acquisition Syndrome, assumido
Resposta #55 Online: 17 de Março de 2017, 14:50:15
então, eu tenho fotografia como hobbie e uso uma t4i + 50 1.8 e 18-55 há um bom tempo,
agora que passei a pensar na possibilidade como uma profissão e estou em busca de um equipamento melhor, uma full frame e umas 3 lentes.

aí eu pesquisei bastante aqui no tópico e de início pensei pra retrato e pensei nas duas possibilidades:
35mm 1.4, 50mm 1.4, 85 1.8, 135mm 2 (eu gosto de fixas) ou
35mm 1.4 + 85mm 1.2

os dois kits são o mesmo preço, porém eu tava dando preferência para o segundo pois a 85mm 1.2 disseram fazer o que a 135mm faz e vi num tópico que dizem que tem cores, nitidez e um bokeh bem melhor (embora eu ainda não enxergue tanto isso, pois sou iniciante, mas fazer um investimento com o olho e preferências que certamente virão com o tempo tb me parece boa ideia)

a 50mm 1.4 falaram ser só um ou dois passos de diferença da 35mm e tb ja tenho uma 50mm 1.8 pra quebrar algum galho e tb é a mais barata caso eu queira comprar a 1.4 daqui há um tempo (msn no brasil)

então acabei achando que menos é mais, melhor ter 2 lentes e cuidar bem delas do que ter 4 que fazem o mesmo que as duas e ficar sempre sobrando.  foi a minha lógica e pesquisa chegaram nessa conclusão.
e caso eu me arrependa, posso vender a 85mm1.2 usada aqui pelo preço que paguei nova lá (EUA).

eu queria ter uma case com uma câmera e no máximo 3 lentes e levar ela pra lá e pra cá quando eu tiver fotografando os retratos, não gosto de excesso não.

Phernanda, a verdade é uma só, faz o que seu coração mandar, nós damos opinião mas sempre quando pedimos opinião, nós já temos a nossa praticamente formada, só queremos a aprovação dela para certificar que estamos fazendo a coisa correta.
Compre sua lente e seja feliz! Acho que voce deveria aproveitar a viagem para comprar um corpo também.
« Última modificação: 17 de Março de 2017, 14:51:03 por Rafcps »
5D Mark IV / 80D / 16-35 f4 / 85 1.8 / 24-105 II / 70-200 f4 IS / 50 ART / Sigma 150-600 Contemporary / Tamron SP AF 90mm f/2.8 Di Macro /


Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Resposta #56 Online: 17 de Março de 2017, 14:52:37
Se os dois conjuntos de lentes são o mesmo preço e você já tem a 50mm 1.8, eu compraria a 35, a 85 1.8 e a 135, e usaria o dinheiro restante para comprar outra coisa, como já falaram: flash, segundo corpo, bateria, cartões...


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #57 Online: 17 de Março de 2017, 15:09:15
Olha, pelo desenrolar da história, acho que vale você optar pela 85mm f/1.2L e ser feliz.

Já que vai viajar e adquirir lá fora, o preço compensa. E é melhor se arrepender de ter comprado e não gostar, do que não comprar e ficar diariamente se lamentando por ter  perdido a chance... :D

Até hoje me arrependo profundamente por não ter adquirido uma lente em 2014, quando viajei e o dólar estava cotado a R$ 2,20.


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #58 Online: 17 de Março de 2017, 15:15:51
A 85L II é totalmente específica para retratos, vá nela sem medo!

Em qualquer um dos kits vc tem belas lentes (85L e 135L), escolha o kit que te desperta o maior interesse, creio ser o kit que tem a 85. Finish!


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 17 de Março de 2017, 18:04:53
ele já disse que vai comprar a 85 1.2. leiam todo Post.
Ricardo Ghion