Autor Tópico: Panorâmica Perigoso  (Lida 2602 vezes)

Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #15 Online: 13 de Março de 2017, 16:12:03
Erich, percebe-se o quanto o seu empenho está te proporcionando resultados cada vez mais interessantes.

Essa eu particularmente considero essa uma das mais difíceis fotos de se fazer, pelo alto contraste na cena, cores muito intensas, e tudo isso ainda juntado numa pana, a chance de algo não ficar bom é bem grande, então vc está de parabéns.

Para mim: A composição do primeiro plano ficou um pouco confusa, com várias pedras de formas estranhas, algumas sobrepostas, e acho que isso poluiu um pouco essa parte da foto. Talvez se vc tivesse pego o canto esquerdo com o costão como está e somente uma das pedras mais no meio, evidente, teria sido melhor, não sei.

Gostei das cores do céu, do tom do vermelho, porém não gosto do tom verde que surge nas pedras e montanhas por conta provável da recuperação das sombras, eu geralmente fujo disso, pois da uma impressão de estilo pejorativo de HDR, nem que vc tenha que modificar o wb da foto em outra layer e mascar só esses elementos.

E claro o halo está bem evidente, esse é um problema complicado que exige minúcia na recuperação para fazer com que o mesmo seja o menor possível.

Os demais detalhes comentados pelos colegas eu confesso que de primeira não vi, tbm prq a foto está pequena, limites do fórum.

Mas gostei da foto!

Valeu, Raphael. Obrigado pelo comentário!

Fico impressionado como vocês vêem coisas que nem de longe percebo!

É por isso que adoro esse forum. Como eu aprendo aqui!

Parabéns pela foto! Achei linda!

Obrigado, Fábio!

____________________________

A conclusão que chego é que preciso aprender muito ainda!
Pedi ajuda para o Rodrigo na reedição e ele reeditou pra mim deixando a foto desse jeito.
Como uma edição bem feita influencia no resultado final da imagem, é impressionante. Ele me sugeriu algumas coisas, mas não me atrevi pelo menos por enquanto e vou expor aqui a foto com a edição dele. 

Praia do Perigoso - RJ by Erich Fournier, no Flickr


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 13 de Março de 2017, 16:28:42
Oxe, como melhorou!!!

Mas note que ainda tem um horizonte quebrado, ali acima da pedra do meio da foto. Mais ou menos no meio da linha do horizonte.

Tô a meses desfazendo caixas de mudança, assim que desempacotar meu monitor eu escrevo sobre como fazer este tipo de foto no Hugin. Mas tem vários tutoriais na internet. Não tem como fazer direto no RAW, mas ele aceita TIFF 16 bits, e faz dupla exposição também (pra melhorar as sombras).

Obs.: estou vendo estes detalhes pela imagem 800px, porque o flickr é bloqueado aqui no trabalho. Mas sabendo procurar, tem como encontrar esta falha específica, sim.
« Última modificação: 13 de Março de 2017, 16:31:20 por felipemendes »


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #17 Online: 13 de Março de 2017, 16:47:34
Oxe, como melhorou!!!

Mas note que ainda tem um horizonte quebrado, ali acima da pedra do meio da foto. Mais ou menos no meio da linha do horizonte.

Tô a meses desfazendo caixas de mudança, assim que desempacotar meu monitor eu escrevo sobre como fazer este tipo de foto no Hugin. Mas tem vários tutoriais na internet. Não tem como fazer direto no RAW, mas ele aceita TIFF 16 bits, e faz dupla exposição também (pra melhorar as sombras).

Obs.: estou vendo estes detalhes pela imagem 800px, porque o flickr é bloqueado aqui no trabalho. Mas sabendo procurar, tem como encontrar esta falha específica, sim.

Visualizei a parte que vc falou, Felipe.

Blz, vou procurar aqui!

Obrigado pelas dicas, cara! :ok:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #18 Online: 13 de Março de 2017, 17:00:57
A conclusão que chego é que preciso aprender muito ainda!
Pedi ajuda para o Rodrigo na reedição e ele reeditou pra mim deixando a foto desse jeito.
Como uma edição bem feita influencia no resultado final da imagem, é impressionante. Ele me sugeriu algumas coisas, mas não me atrevi pelo menos por enquanto e vou expor aqui a foto com a edição dele. 

Está animal! O formato da foto prefiro a que vc fez, mas o tratamento está legal.

Em panas é preciso revisar cada canto da imagem a procura de pontos onde o Ps se perde nos encaixes, o ideal é fazer isso no momento em que o mesmo gera o arquivo, onde cada parte está em um layer e vc pode conferir desligando e ligando cada um deles, analisando como foram feitos os encaixes.

A pós produção é uma parte muito importante na fotografia, vc pode simplesmente acabar com uma imagem ou torna-la excepcional!


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #19 Online: 13 de Março de 2017, 21:55:21
Essa última dá de 7 a 1 na primeira. Incrível.  :ok:

Cumprimentos.

PS: Não é o tópico adequado, mas poderiam dizer com mais precisão o que seria o halo da foto? Ex: são aquelas linhas formadas no céu referentes à diferença de tonalidade?

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #20 Online: 14 de Março de 2017, 10:06:17
poderiam dizer com mais precisão o que seria o halo da foto?

Uma espécie de contorno claro quando existe um contraste forte entre elementos diferentes ( aqui no caso quando o céu se encontra com as montanhas ), efeito esse gerado/aumentado na recuperação das sombras ( clareamento das mesmas ).

Culpa dos algorítmos  :D


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #21 Online: 14 de Março de 2017, 10:20:16
Está animal! O formato da foto prefiro a que vc fez, mas o tratamento está legal.

Em panas é preciso revisar cada canto da imagem a procura de pontos onde o Ps se perde nos encaixes, o ideal é fazer isso no momento em que o mesmo gera o arquivo, onde cada parte está em um layer e vc pode conferir desligando e ligando cada um deles, analisando como foram feitos os encaixes.

A pós produção é uma parte muito importante na fotografia, vc pode simplesmente acabar com uma imagem ou torna-la excepcional!

Valeu pela dica, Rapha!

Essa última dá de 7 a 1 na primeira. Incrível.  :ok:

Cumprimentos.

PS: Não é o tópico adequado, mas poderiam dizer com mais precisão o que seria o halo da foto? Ex: são aquelas linhas formadas no céu referentes à diferença de tonalidade?

Cumprimentos.

Uma espécie de contorno claro quando existe um contraste forte entre elementos diferentes ( aqui no caso quando o céu se encontra com as montanhas ), efeito esse gerado/aumentado na recuperação das sombras ( clareamento das mesmas ).

Culpa dos algorítmos  :D

Conseguiu compreender, Levinthal?
Grosseiramente falando, "halo" é aquela áurea que fica em volta dos objetos, pessoas, etc... vemos muito isso naquelas fotos editadas com aplicativos de celular. No Instagram tem muito, rsrsrs...

Segue a foto com o horizonte corrigido.

Valeu, galera.
Obrigado pela aula de edição por MP, Rodrigo.

Praia do Perigoso - RJ by Erich Fournier, no Flickr
« Última modificação: 14 de Março de 2017, 10:24:33 por Erichfr »


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #22 Online: 14 de Março de 2017, 10:28:26


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #23 Online: 14 de Março de 2017, 10:30:16


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #24 Online: 14 de Março de 2017, 16:04:46
Valeu, Raphael. Obrigado pelo comentário!

Obrigado, Fábio!

____________________________

A conclusão que chego é que preciso aprender muito ainda!
Pedi ajuda para o Rodrigo na reedição e ele reeditou pra mim deixando a foto desse jeito.
Como uma edição bem feita influencia no resultado final da imagem, é impressionante. Ele me sugeriu algumas coisas, mas não me atrevi pelo menos por enquanto e vou expor aqui a foto com a edição dele. 

Praia do Perigoso - RJ by Erich Fournier, no Flickr

Edição traz nossas fotografias a outro nível realmente, nesses dias de digitais ela é essencial.

Parabéns pelo empenho e pelas belas fotografias Erich, o Rodrigo ajudou a realçar ainda mais a beleza das fotos. Acho que o que tinha para comentar em questão do que podia ser melhorado ou já foi dito ou você percebeu por si só.

 keep going!

Sent from mTalk


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #25 Online: 14 de Março de 2017, 17:43:28
Edição traz nossas fotografias a outro nível realmente, nesses dias de digitais ela é essencial.

Parabéns pelo empenho e pelas belas fotografias Erich, o Rodrigo ajudou a realçar ainda mais a beleza das fotos. Acho que o que tinha para comentar em questão do que podia ser melhorado ou já foi dito ou você percebeu por si só.

 keep going!

Sent from mTalk

Valeu, Augusto.

Muito obrigado pelo comentário!