Autor Tópico: Fotos muito mais saturadas no celular do que no notebook  (Lida 19045 vezes)

tempone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Online: 14 de Março de 2017, 09:18:55
Minhas fotos parecem estar normais no notebook, quando eu olho no celular elas estão muito mais saturadas, alguém sabe como resolver ? Acho que devo ter calibrado meu monitor errado


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #1 Online: 14 de Março de 2017, 11:01:47
Minhas fotos parecem estar normais no notebook, quando eu olho no celular elas estão muito mais saturadas, alguém sabe como resolver ? Acho que devo ter calibrado meu monitor errado

depende do notebook.
 por exemplo, quando estou viajando uso o macbook air para editar algumas fotos. a tela dele é bem inferior à do iPhone ou do iPad, tem bem menos contraste. acabei me adaptando.

mas claro, se o seu equipamento tiver uma tela com resolução maneira, pode ser algum problema de calibração mesmo. daqui a pouco aparece alguém para te dar uma dica.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #2 Online: 14 de Março de 2017, 11:29:03
é o tipo de display.
celulares com super amoled contrastam muito mais e saturam muito mais.
confie mais no seu note no que no seu celular.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.765
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 14 de Março de 2017, 11:59:37
Se for pra divulgação web confie no celular.
Ninguém vai ter um monitor como você calibrou, já celulares todo mundo tem um e as diferenças entre eles são bem menores.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Março de 2017, 12:51:33
Nem no seu note o monitor é calibrado, ou melhor, mesmo que vc tente calibrar sem um equipamento dedicado, na maioria dos notes não vai ficar bom. A começar pelo gama/temperatura no perfil do monitor, a intensidade do brilho, e ainda tem o problema do ângulo de visão, e etc... etc... etc...

Alguns celulares são projetados para mostrar cores exageradas, isso é uma algo que ajuda vender aparelhos, porque tem gente que gosta e acha bom.

Se vc não tem um monitor com possibilidades de ser calibrado + calibrador físico, jamais saberá o que é correto.

Então acho melhor nem tentar mexer para corrigir, deixa do jeito que esta, e olhe para o histograma da foto, confie mais no histograma, e estabeleça uma relação entre aquilo que vc vê e o que o histograma te mostra. Depois disso se acostume com os monitores diferentes.

Conhecimento importa mais que equipamento.


FelcoS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
  • Sexo: Masculino
    • www.diedjalino.com
Resposta #5 Online: 14 de Março de 2017, 13:13:25
realmente isso é complicado.

Gastei uma verba considerável num monitor decente, mas sempre da diferença entre ele e os celulares, e acredito que sempre terá essas diferenças por questões de marketing dos celulares como disseram acima.

Eu tratei uma foto e comparei com alguns aparelhos: Iphone, LG e Samsung. Notei que o LG (acho que era o G3) e o Iphone tinha praticamente o mesmo padrão de imagem, que era bem mais parecido com o do meu monitor (dell sei la o que das quantas), já o Sansung (s6) tinha mais saturação e contraste. daí refiz a edição tentando deixar a imagem com melhor aproveitamento para os celulares, pois acredito que o pessoal pesquisa mais agora via celular que computador.

Preciso aprender a manter um padrão por histograma. ainda sou aprendiz.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.765
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 14 de Março de 2017, 13:20:42
Cor nenhum histograma vai ajudar. Serve só pra se guiar na exposição.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 14 de Março de 2017, 15:34:32
Não sei os Samsung, mas os Nexus, Pixel e Moto (acho que nem tem mais Moto com tela Amoled) têm uma opção de saída sRGB, daí fica razoavelmente preciso.

Caso vc tenha um aparelho destes, sugiro fazer uma média entre o modo normal e o sRGB.