Autor Tópico: Recomendações de lentes  (Lida 2771 vezes)

romasport13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Online: 16 de Março de 2017, 18:00:56
Pessoal, sei que é uma questão um tanto subjetiva, mas gostaria de ouvir algumas opiniões a respeito...

Tinha até alguns meses atrás uma lumix G5 com três lentes: Lumix 20mm f/1.7, Lumix 12-35 f/2.8, Olympus 40-150 f/4-5.6.

Vendi a câmera com duas dessas lentes e fiquei apenas com a Lumix 12-35 f/2.8 que é a que mais utilizo. Hoje tenho uma Gx8 e gostaria de repor o set básico que tinha antes, de modo que:

  • Tenha, pelo menos, uma lente com distância focal de tele (ainda que prime) - uso pouco, pelas estatísticas que colhi no Lightroom;
  • Tenha uma prime, de uso geral, como a 20mm 1.7, clara, para uso noturno e/ou para um conjunto mais portátil

Pensei no conjunto que tinha antes, substituindo apenas a zoom tele da Olympus pela similar da Panasonic.

Mas como sempre quis uma lente para retratos, pensei em mudar um pouco de estratégia, investir um pouco mais e ter uma combinação do tipo Pana Leica 15mm f/1.7 e Sigma 60mm f/2.8 ou uma Pana 20mm f/1.7 e uma Pana 42.5 1.7 (ou Olympus 45mm f/1.8)

Percebam que o valor conjunto das lentes é, de certa forma, parecido (ou da mesma ordem de grandeza). Alguém sugere outras opções ou pode compartilhar suas opiniões a respeito?  :ok:


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #1 Online: 16 de Março de 2017, 19:55:00
posso falar das que tive ou tenho.

oly 45mm 1.8 - para mim, o melhor custo benefício entre todas as lentes m4/3. Clara, sharp e barata. distancia focal ótima para o retrato clássico.

oly 17mm 1.8 - lente muito versátil. pequena, leve, construção incrível, bem ao estilo retrô. acho que faria um bom conjunto com a sua camera. ótima para street em geral.

quanto à tele a pana 45-200mm te entrega um resultado bem honesto, por cerca de 1000 reais. nunca tive uma prime tele, mas acredito que todas são muito boas.

uma dica simples é digitar o nome das lentes no flickr e ver os resultados.

Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


amveeck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #2 Online: 17 de Março de 2017, 10:52:38
Tenho a sigma 60mm e a Oly 45mm.  Entre as duas, prefiro a Olympus pois é mais clara, foco mais rápido, e mais alinhada com o conceito do m43 (bem menor e mais leve).

Mas a sigma entrega também um excelente resultado, e o preço é bem convidativo mesmo.



Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Março de 2017, 12:07:42
oly 45mm 1.8 - para mim, o melhor custo benefício entre todas as lentes m4/3. Clara, sharp e barata. distancia focal ótima para o retrato clássico.

Reitero cada palavra o custo benefício dessa lente é imbatível, pequena, ótima, leve, precisa e barata!

Ai fora a 45 f1.8....se estiver com grana pegue talvez a melhor lente M43 a 75mm F1.8.... :wub: :wub:...eu não tenho....kkkk, mas ainda terei.....
Uma outra lente barata...se quiser Tele...é a 40-150mm...
E com um angulo maior, mega clara e muito boa a Pana 25mm f1.4.


« Última modificação: 17 de Março de 2017, 12:10:55 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Março de 2017, 12:42:09
Já tive a 20mm f.17, bem compacta, mas com foco lento  e um pouco fechada para o meu gosto (nao  curto DFs intermediárias). Tenho a Panaleica 15mm f1.7 e estou bem satisfeito, mas é uma lente meio cara. Tive também a Oly 17mm f1.8 e adorava: nitida, toda de metal, super bem construida e foco rápido. No aspecto acabamento, beleza e funcionalidade é bem superior a 15mm f1.7, só troquei pq a Pana é mais aberta, mas no final a diferença é minima. Por sinal, tem uma Oly 17mm f1.8 a venda aqui no forum  pelo preço dos states, se nao tivesse a 15mm eu compraria..
« Última modificação: 17 de Março de 2017, 13:11:08 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


romasport13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #5 Online: 17 de Março de 2017, 15:34:59
Valeu pelas dicas pessoal!

Adriano, amveeck: a Oly 45 tá na minha mira há uns 5 anos, desde que comprei a minha epl-2!  :D

Já usei ela por um tempo, emprestada de um amigo e é realmente excepcional... provavelmente vai ser uma das que vai para minha lista!

Adriano, angelone: admito que a Oly 18mm f/1.8 não me passou pela cabeça. Vi que o Claudio tá vendendo aqui por um super preço. É tentador, mas eu tava namorando a pana leica 15mm. Vcs sabem se o snap ring funciona com câmeras Panasonic tb? A escolha manual da abertura na pana leica 15mm não funciona nas Olympus pelo que eu sei, por exemplo...


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #6 Online: 17 de Março de 2017, 15:50:57
Vcs sabem se o snap ring funciona com câmeras Panasonic tb? A escolha manual da abertura na pana leica 15mm não funciona nas Olympus pelo que eu sei, por exemplo...

nao sei dizer que se o se o anel de foco manual funciona nas panasonics. mas ja usei a pana leica 15mm e a olá 17mm, a olá e superior em tudo (construção, velocidade de foco, nitidez). a única vantagem da pana é o angulo maior.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Depiné

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #7 Online: 17 de Março de 2017, 16:30:14
A 45mm 1.8 é uma lente realmente sensacional.

Se quiser gastar um pouco mais tem as opções manuais da Voigtlander: 10.5 / 25 / 17.5 / 42.5 com abertura f/0.95.

https://www.bhphotovideo.com/c/search?Ntt=Voigtlander+micro&N=0&InitialSearch=yes&sts=ma&typedValue=&Top+Nav-Search=
« Última modificação: 17 de Março de 2017, 16:50:09 por Depiné »


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #8 Online: 17 de Março de 2017, 17:12:10
Adriano, angelone: admito que a Oly 18mm f/1.8 não me passou pela cabeça. Vi que o Claudio tá vendendo aqui por um super preço. É tentador, mas eu tava namorando a pana leica 15mm. Vcs sabem se o snap ring funciona com câmeras Panasonic tb? A escolha manual da abertura na pana leica 15mm não funciona nas Olympus pelo que eu sei, por exemplo...

A função 'snap focus ring' funciona sim nos corpos da Panasonic. E realmente, o anel de abertura das lentes Panasonic não funciona nos corpos Olympus.

Mas vou discordar do Adriano e do Angelo na comparação. Já tive a O17 e hoje tenho a PL15. Em termos de construção a Oly pode levar uma pequena vantagem (parece ter mais metal que a Panasonic) mas na questão de velocidade de foco ambas são bem rápidas, e pelo teste do LensTip que menciono abaixo a PL15 é mais rápida. Já na questão da nitidez, a que leva vantagem é a Panasonic. Escolha sua DF preferida pois em termos de características as duas são bem parecidas.

http://www.43rumors.com/leica-15mm-gest-tested-by-dxo-is-sharper-than-the-olympus-17mm-lens/

http://www.lenstip.com/412.4-Lens_review-Panasonic_Leica_DG_Summilux_15_mm_f_1.7_ASPH_Image_resolution.html

http://www.lenstip.com/357.4-Lens_review-Olympus_M.Zuiko_Digital_17_mm_f_1.8_Image_resolution.html

« Última modificação: 17 de Março de 2017, 17:44:58 por Rinaldo »
  vimeo     flickr     insta