Autor Tópico: Inocência:  (Lida 1389 vezes)

Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Online: 17 de Março de 2017, 15:44:31
Admito que fotografia de pessoas definitivamente é algo que preciso aprimorar, simplesmente tenho uma enorme dificuldade em flagrar o momento certo, este geralmente fica entre um clique e outro ( sem ser capturado ), mesmo eu esperando, mantendo a guarda, prevendo....

Ainda assim me arrisco quando se trata da minha família, e sendo assim, findi passado quando estivemos na fazenda acompanhei minha afilhada em um passeio pelo rio e aproveitei para fazer umas fotos.

Pena que a luz estava ruim, chapada, sem graça, mas ainda quero tentar coisas interessantes.

Essa que posto aqui foi feita em 58mm, f5.6 e ISO 1600 para garantir o congelamento.

Um tratamento mais exagerado para dar um ar mais artístico.




Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #1 Online: 17 de Março de 2017, 15:56:00
E aí Rapha.
Gostei do enquadramento e no tratamento na sua afilhada.
Somente o lado direito superior ficou um lavado em excesso.
Fora isso, pq o ISO tão elevado?
Quanto ficou a velocidade em f5.6 para a fotometria?


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #2 Online: 17 de Março de 2017, 15:56:27
Cara eu não curti o posicionamento da menina na foto, e o tratamento como HDR quase. O lado direito da foto ta bem diferente do lado esquerdo tambem.


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.334
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Março de 2017, 15:57:32
Um bom momento, Raphael. Pena a luz não ter ajudado muito...

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Março de 2017, 16:09:00
Gosto é gosto... Eu gostei muito da foto, mesmo com a luz não ajudando muito!  :clap: :clap: :clap:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 17 de Março de 2017, 16:31:47
Raphael,

Legal ver você se "expondo" com fotos saindo do seu habitual. Seria mais ou menos como eu tentando landscapes! haha :D

Quanto a foto, gosto da composição. Mesmo a sua afilhada com o olhar contrariando o espaço aberto do quadro, o jogo das pedras e do rio acabam casando bem. O que não ficou muito bom foi o tratamento, com uma recuperação um pouco exagerada na menina e especialmente as "manchas" no lado direito todo do frame com exposição diferente também, tipo um pincel de ajuste que ficou esquecido. Experimente dar um trato nestes pontos pra ver como fica... ;)
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #6 Online: 17 de Março de 2017, 16:55:02
E aí Rapha.
Gostei do enquadramento e no tratamento na sua afilhada.
Somente o lado direito superior ficou um lavado em excesso.
Fora isso, pq o ISO tão elevado?
Quanto ficou a velocidade em f5.6 para a fotometria?

A velocidade foi 1/4000  :D

Eu sei que poderia ter diminuido o ISO, porém o dia estava nublado, variando bastante a luminosidade, e para não ter que me preocupar o tempo todo em alterar o ISO eu escolhi deixar configurado em 1.600 e não perder mais oportunidades para trocar o mesmo.

Valeu pelo comentário!


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #7 Online: 17 de Março de 2017, 16:56:38
Cara eu não curti o posicionamento da menina na foto, e o tratamento como HDR quase. O lado direito da foto ta bem diferente do lado esquerdo tambem.

Obrigado! Realmente eu não estou convencido de que a foto tenha ficado boa, e o tratamento tbm.
Acho que pesei a mão para tentar imprimir na imagem algo que a cena por si não entregou, sei lá.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #8 Online: 17 de Março de 2017, 17:02:55
Um bom momento, Raphael. Pena a luz não ter ajudado muito...

Abraço!

Valeu cara!



Gosto é gosto... Eu gostei muito da foto, mesmo com a luz não ajudando muito!  :clap: :clap: :clap:

Obrigado!


Raphael,

Legal ver você se "expondo" com fotos saindo do seu habitual. Seria mais ou menos como eu tentando landscapes! haha :D

Quanto a foto, gosto da composição. Mesmo a sua afilhada com o olhar contrariando o espaço aberto do quadro, o jogo das pedras e do rio acabam casando bem. O que não ficou muito bom foi o tratamento, com uma recuperação um pouco exagerada na menina e especialmente as "manchas" no lado direito todo do frame com exposição diferente também, tipo um pincel de ajuste que ficou esquecido. Experimente dar um trato nestes pontos pra ver como fica... ;)

Obrigado Elder! Gosto dos seus retratos, e comentários assim agregam, valeu!

Eu fiz muitas fotos, e ela estava brincando com a água ( voltada para a mesma ), por isso esse espaço a sua frente. Porém eu achei engraçado as expressões dela nessa imagem e acabei por trabalhar nela, tentarei selecionar outras para me aprimorar mais.

Não tenho muita noção de campturar posições e expressões interessantes.  ;)

Como disse, realmente eu não fui feliz no tratamento, acho que me passei para compensar a luz sem graca.

Mas vou continuar tentando, tenho muito aprender...haha!

Valeus!


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #9 Online: 17 de Março de 2017, 17:14:24
Oi Raphael,

Já passei por essa dificuldade e superei. Hoje faço até street, que é está num nível de dificuldade acima. Tudo começou quando li esse livro aqui:

https://www.amazon.com.br/Portraiture-street-photographers-approach-English-ebook/dp/B004K1EZRY/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1489781188&sr=8-1&keywords=portraiture+percy

O autor é um fotógrafo de paisagem (tipo nóis   :D ) que se encantou com os retratos do Steve McCurry, que ele definia como as "landscapes of the human soul" (as paisagens da alma humana). No livro ele conta o processo. Se o assunto te interessa recomendo a leitura.

Sobre a foto, acho que a luz estava boa, mas faltou aquele super desfoque para o fundo não roubar a atenção. E faltou talvez clicar mais e mais e mais e mais e mais e mais   :assobi:  , até pegar uma expressão super legal. Acho que a expressão ficou legal, mas não ficou super.

Só como referência. Antes da minha filha nascer, eu clicava umas 2000 fotos por ano fazendo paisagem. Hoje faço umas 6000 a 8000 fotos por ano. Para fazer retratos dela, às vezes faço uns 50 cliques para obter uma foto legal. E o que muda basicamente é a expressão.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #10 Online: 18 de Março de 2017, 08:18:22
Oi Raphael,

Já passei por essa dificuldade e superei. Hoje faço até street, que é está num nível de dificuldade acima. Tudo começou quando li esse livro aqui:

https://www.amazon.com.br/Portraiture-street-photographers-approach-English-ebook/dp/B004K1EZRY/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1489781188&sr=8-1&keywords=portraiture+percy

O autor é um fotógrafo de paisagem (tipo nóis   :D ) que se encantou com os retratos do Steve McCurry, que ele definia como as "landscapes of the human soul" (as paisagens da alma humana). No livro ele conta o processo. Se o assunto te interessa recomendo a leitura.

Sobre a foto, acho que a luz estava boa, mas faltou aquele super desfoque para o fundo não roubar a atenção. E faltou talvez clicar mais e mais e mais e mais e mais e mais   :assobi:  , até pegar uma expressão super legal. Acho que a expressão ficou legal, mas não ficou super.

Só como referência. Antes da minha filha nascer, eu clicava umas 2000 fotos por ano fazendo paisagem. Hoje faço umas 6000 a 8000 fotos por ano. Para fazer retratos dela, às vezes faço uns 50 cliques para obter uma foto legal. E o que muda basicamente é a expressão.

Obrigado! Ainda vou adquirir esse livro, pois embora hoje não seja o meu objetivo fotografar pessoas, amanhã posso mudar de opinião, e conhecimento nunca é demais.

Acredito que vc faça esse número de fotos, preciso confessar que para selecionar 10 dessa série eu devo ter feito umas 150, e na real eu acho que nenhuma ficou realmente boa ( devia ter configurado pro disparo contínuo....kkkk ).


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Março de 2017, 09:37:18
eu gostei, mas o tratamento você poderia ter caprichado mais.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #12 Online: 18 de Março de 2017, 10:37:06
Obrigado! Ainda vou adquirir esse livro, pois embora hoje não seja o meu objetivo fotografar pessoas, amanhã posso mudar de opinião, e conhecimento nunca é demais.

Acredito que vc faça esse número de fotos, preciso confessar que para selecionar 10 dessa série eu devo ter feito umas 150, e na real eu acho que nenhuma ficou realmente boa ( devia ter configurado pro disparo contínuo....kkkk ).

Às vezes eu uso disparo contínuo...  rsrs   

Uma boa estratégia é você seguir uma linha principal (como paisagem) mas se aventurar em outros tipos de fotos. Mesmo que essas fotos não vão para o seu portfólio, acaba sendo um aprendizado. No final você soma esse conhecimento nas fotos de paisagem. 



[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #13 Online: 18 de Março de 2017, 10:49:09
Bueno, posto agora a foto com um tratamento bem mais leve, básico, com um aspecto bem mais natural, quase sem alterações, e vendo lado a lado percebo a grande b*sta que havia feito, realmente estava pra lá de surreal.

Mas ainda insisto que a luz era uma das menos interessantes, além do detalhe citado pelo Waldyr sobre a lente ( se fosse uma 100 f1.8 o resultado certamente seria outro ).




A de antes:



nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #14 Online: 18 de Março de 2017, 11:04:09
Rapha.. Achei boa a foto.. Realmente deu uma lavada na vegetação ali, mas não me incomodou muito.. Mas a outra versão tá bem melhor..  :D :D :D
Eu talvez tivesse buscado um ângulo mais baixo, mais na altura dela, pra foto.
Abração!
« Última modificação: 18 de Março de 2017, 11:05:06 por nandoespinosa »