Autor Tópico: Porque usar iso alto e grandes aberturas?  (Lida 7359 vezes)

andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #15 Online: 18 de Março de 2017, 18:21:35
Rebatido sempre que possível, mas no ultimo passei um sufoco.

O local em que os padrinhos e os noivos paravam no corredor do casamento, tinha um holofote bem de cima pra baixo, mas muito forte mesmo.
Deixando aquelas sombras embaixo dos olhos, que a turma da luz ambiente adora mas eu odeio.
Mas o meu flash rebatido não estava dando conta de abrir essas sombras.
Fiquei o tempo todo desejando um flash numa sobrinha apontada para aquele lugar.

O trabalho do Frankie Costa é sensacional.
É um dos problemas de se trabalhar sozinho e, principalmente, não conseguirmos prever coisas assim.

É legal mesmo... E aquele jeitão tranquilo e calmo dele é impressionante... rsrs
O estilo dele é diferente do tradicional em casamentos, destacando muito as sombras e contrastes! Não sei se você viu, mas quando passei minhas fotos pro PC levei meio que um choque, mas depois olhando direito até que gostei...


Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk
« Última modificação: 18 de Março de 2017, 18:22:47 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


entusiasta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #16 Online: 19 de Março de 2017, 13:28:12
Boa tarde.

Casamento realizado com sucesso.

Algumas fotos ficaram com uma luz um pouco forte, mas acho que não chegue a incomodar tanto assim.

Resolução baixa pro fórum. 800x600

1
2
3
4
5
6


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 19 de Março de 2017, 13:41:28
E ai? Qual abertura e iso usou? Colocou a luz onde?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


entusiasta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #18 Online: 19 de Março de 2017, 13:53:41
E ai? Qual abertura e iso usou? Colocou a luz onde?

Fotografei quase inteiro com a 50mm em 2.8 e iso 800. Não fechei mais porque queria desfocar um pouco o fundo que não era muito bonito e poucas pessoas, alem de não estar enfeitada.

Nas entradas eu coloquei um amigo segurando um tripe e andando junto com o povo. Deu trabalho pq ele não sabia posicionar bem o flash.

Na cerimonia foi o flash no tripe e andava com ele pra um lado e pro outro.

Mas e ai? Ficou bom? Eu achei bacana e com uma luz um pouquinho forte em alguns momentos
« Última modificação: 19 de Março de 2017, 14:06:29 por entusiasta »


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #19 Online: 19 de Março de 2017, 14:44:28
Eu gostei... Ficaram boas, sim! Pelo menos olhando pelo celular!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 19 de Março de 2017, 16:11:37
Ficaram legais.

Mas eu esperava um resultado mais dramático pelo o que você postou antes, achei que registrou muita luz ambiente.
Esse resultado seria facilmente obtido com flash rebatido, a igreja tinha teto branco baixo, além das paredes brancas.

« Última modificação: 19 de Março de 2017, 16:17:09 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


marcohov

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
    • Minhas andanças
Resposta #21 Online: 19 de Março de 2017, 20:20:03
olá,

pelas minhas pesquisas sobre lente (independente de marca) o pico de nitidez é f5.6 . Acho que com essa abertura vc consegue nitidez e não perde muita luz consequentemente aumentando o iso. Se você possui uma câmera mais profissional dá pra aumentar bem o iso sem dano.

Acho que isso é muito pessoal. Eu particularmente usando minha d4 coloco no máximo no iso 3200 usando lentes 1.4
Caminante no hay camino hace camino al andar


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #22 Online: 19 de Março de 2017, 21:37:30
olá,

pelas minhas pesquisas sobre lente (independente de marca) o pico de nitidez é f5.6 . ...

Pode explicar melhor essa teoria?


marcohov

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
    • Minhas andanças
Resposta #23 Online: 19 de Março de 2017, 21:46:37
Fala Roberto,

Primeiro pesquisei nesse site:
http://www.naturfotograf.com/lens_surv.html

Ele diz sobre os picos de lente e qualidade dependendo da abertura que vc usa. Usei esse site para comprar diversas lentes como a Nikon afs 200 f2.

Depois comecei a fotografar e constatei que o resultados eram muito bons em f5.6.
« Última modificação: 19 de Março de 2017, 22:16:06 por marcohov »
Caminante no hay camino hace camino al andar


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 19 de Março de 2017, 21:54:13
Fala Roberto,

Primeiro pesquisei nesse site:
http://www.naturfotograf.com/lens_surv.html

Ele diz sobre os picos de lente e qualidade dependendo da abertura que vc usa. Usei esse site para comprar diversas lente como a Nikon afs 200 f2.

Depois comecei a fotografar e constatei que o resultados eram muito bons em f5.6.
Não tem fundamento, o sweet spot, como chamam a abertura mais nítida, muda de lente pra lente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


marcohov

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
    • Minhas andanças
Resposta #25 Online: 19 de Março de 2017, 22:13:49
olá,

vc conhece o site que mencionei? Acho que vale a pena conferir. Não seria tão categórico com o ' não tem fundamento' com todo respeito. Claro que cada lente tem sua especificidade e preço.
« Última modificação: 19 de Março de 2017, 22:16:59 por marcohov »
Caminante no hay camino hace camino al andar


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #26 Online: 19 de Março de 2017, 23:00:35
Depois comecei a fotografar e constatei que o resultados eram muito bons em f5.6.

Se você pegar uma lente que começa em F5.6 terá o seu filé em torno de F9, então não é correto fixar esse numero em F5.6, pois exite uma grande enxurrada de lentes de baixo custo que tem em seu range final uma abertura inicial de F5.6

Recebi sua MP amigo, mas algumas afirmações precisam ser discutidas e esclarecidas aqui mesmo. pois o que se escreve aqui pode influenciar o aprendizado de muita gente que está começando.

Forte abraço, e bons cliques.


marcohov

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
    • Minhas andanças
Resposta #27 Online: 20 de Março de 2017, 00:00:26
 Realmente deveria ter mencionado que isso vale para lentes de preço e qualidade superior como as fixas 1.4 e 1.8. obrigado pela atenção!
« Última modificação: 20 de Março de 2017, 00:02:06 por marcohov »
Caminante no hay camino hace camino al andar


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 20 de Março de 2017, 07:37:46
olá,

vc conhece o site que mencionei? Acho que vale a pena conferir. Não seria tão categórico com o ' não tem fundamento' com todo respeito. Claro que cada lente tem sua especificidade e preço.

Recomendo esse site: http://www.imaging-resource.com/lenses/reviews/

Vai dizer exatamente qual a abertura mais nítida na lente escolhida, que apesar de f5.6 e f8 serem a mais comuns, n é uma regra.
Principalmente nas lentes mais novas, já com ótima nitidez abertas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Janutbr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
    • Site Profissional
Resposta #29 Online: 20 de Março de 2017, 14:08:28
E você usa o flash direto ou rebatendo em algum lugar?

----------

Não faço (ainda) casamentos sozinho, apenas como freela...
No último tentei trabalhar, mesmo sem assistente, com ele fora da câmera, inspirado no jeito que o Frank Costa trabalha (após ter assistido umas aulas dele). Penei pq o flash e os rádios davam mó pau toda hora, mas no fim das contas as fotos que prestaram até que ficaram legais e quem olha acho que consegue perceber o estilo dele...
Se alguém quiser ver
https://flic.kr/s/aHskJPaxvd

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Gostei do trabalho mas confesso que achei as fotos um pouco sub expostas. Talvez 1 ponto.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
5D Mark IV | 50 1.4 | 85 1.4 Sigma]Art[/b] | 35mm 1.4L II | 70D
Instagram: Januth
facebook.com/studios3j