Autor Tópico: Porque usar iso alto e grandes aberturas?  (Lida 7363 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #45 Online: 25 de Março de 2017, 14:16:10
Se eu chego a colocar f2.8 com ISO800 o fundo some completamente e por mais que o motivo da fotografia esteja bem iluminado, com flash calculado(intensidade e posicionamento), o registro geral vai ser prejudicado.

Eu nao entendi o que vc quiz dizer aqui. Se esta usando flash pq fotografar em ISO tao alto?

E se esta usando flash eu nao entendi como o fundo desaparece, ja que com flash vc pode fotografar com a velocidado do obturador bem reduzido para captar melhor a luz ambiente (segundo plano).

Eu tambem nao entendi o que vc se refere quando diz "registro geral" prejudicado.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #46 Online: 25 de Março de 2017, 16:09:31
Eu nao entendi o que vc quiz dizer aqui. Se esta usando flash pq fotografar em ISO tao alto?

E se esta usando flash eu nao entendi como o fundo desaparece, ja que com flash vc pode fotografar com a velocidado do obturador bem reduzido para captar melhor a luz ambiente (segundo plano).

Eu tambem nao entendi o que vc se refere quando diz "registro geral" prejudicado.

Eu também não entendi.
Consigo deixar o fundo claro com iso 800 e abertura em 2.8 na maioria dos casos, e o assunto iluminado com flash rebatido.
F/2 com iso 3.200 me parece mais configuração de quem só usa luz ambiente.

Agora sobre a velocidade, se o flash for como preenchimento, ele não congela o assunto.
O flash precisa ser a luz principal, ai nao vejo como não deixar o segundo plano sub exposto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #47 Online: 25 de Março de 2017, 16:37:54
Eu nao entendi o que vc quiz dizer aqui. Se esta usando flash pq fotografar em ISO tao alto?

E se esta usando flash eu nao entendi como o fundo desaparece, ja que com flash vc pode fotografar com a velocidado do obturador bem reduzido para captar melhor a luz ambiente (segundo plano).

Eu tambem nao entendi o que vc se refere quando diz "registro geral" prejudicado.

Velocidade baixa com flash pra congelar só funciona quando a luz ambiente é realmente muito baixa, do contrário, fotos mais dinâmicas ficam com um rastro horrível, incômodo para quem observa e inaceitável pra mim. Isso até daria certo se todas minhas fotografias fossem "quadradinhas", posadas.

Fundo desaparecer foi uma hipérbole, quis dizer que fica escuro demais pra mim já que na grande maioria dos casos, os salões e/ou igrejas não tem iluminação abundante.
Eu uso velocidades que beiram o 1/200 pois como disse, não fotografo só gente parada... na grande maioria dos casos elas estão se movimentando e não tenho tempo pra ficar ajustando valores toda hora.

Porque uso iso alto se estou com flash?
Porque o flash ilumina o meu assunto, não a casa toda... com iso baixo o meu fundo vira um breu e o flash uma fritadeira.
Registro geral prejudicado pois quero que o fundo apareça, faz parte do registro que me pagam pra fazer... cliente nenhum quer ver um monte de fotografias com fundo escuro parecendo o álbum de fotografias de casamento da minha mãe.
« Última modificação: 25 de Março de 2017, 16:42:32 por Bosa »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #48 Online: 25 de Março de 2017, 17:31:57
Velocidade baixa com flash pra congelar só funciona quando a luz ambiente é realmente muito baixa, do contrário, fotos mais dinâmicas ficam com um rastro horrível, incômodo para quem observa e inaceitável pra mim. Isso até daria certo se todas minhas fotografias fossem "quadradinhas", posadas.

Fundo desaparecer foi uma hipérbole, quis dizer que fica escuro demais pra mim já que na grande maioria dos casos, os salões e/ou igrejas não tem iluminação abundante.
Eu uso velocidades que beiram o 1/200 pois como disse, não fotografo só gente parada... na grande maioria dos casos elas estão se movimentando e não tenho tempo pra ficar ajustando valores toda hora.

Porque uso iso alto se estou com flash?
Porque o flash ilumina o meu assunto, não a casa toda... com iso baixo o meu fundo vira um breu e o flash uma fritadeira.
Registro geral prejudicado pois quero que o fundo apareça, faz parte do registro que me pagam pra fazer... cliente nenhum quer ver um monte de fotografias com fundo escuro parecendo o álbum de fotografias de casamento da minha mãe.

Vc so ula tele lente. Pq se usar lentes para retratos como 85mm ou 50mm vc pode reduzir a velocidade do obturador em para baixo de 1/200 mesmo com pessoas se mexendo que nao deixa rastos. A nao ser que a pessoa esteja correndo.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #49 Online: 25 de Março de 2017, 17:40:14
Todas com flash, Iso nao acima de 400, obturador com certeza abaixo de 1/200. O fundo esta mais escuro mas nada que "estrague o registro". A lente foi 50mm se nao me engano. Mas como nunca usei lente com mais de 85mm para nada serio, entao certamente nao foi mais que isso.



Editado...

O flash nao eh simples luz de preenchimento. Mas sinceramente, eu nao sei pq usar flash como luz de preenchimento em ambientes com iluminacao pobre.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #50 Online: 25 de Março de 2017, 17:53:33
Mas sinceramente, eu nao sei pq usar flash como luz de preenchimento em ambientes com iluminacao pobre.
Para preenchimento! 🤔


Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk
« Última modificação: 25 de Março de 2017, 17:54:18 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #51 Online: 25 de Março de 2017, 18:00:45
Poderia me mostrar essas fotografias em um tamanho tipo tela inteira?
Parecem congeladas mesmo mas nessas dimensões é difícil ter uma conclusão.

Eu uso tele em um ombro e uma 35 ou 24 no outro pois ninguém vive apenas de retratos fechados. Essa configuração de velocidade cai na 35mm mas nunca coloco abaixo do 1/100s porque por experiência eu vi que é minha velocidade de segurança(sou trêmulo também).


Essa imagem foi feita com 85mm, f2 e ISO 1600 com 1/160s.


Aí eu repito, porque tamanha resistência ao ISO?
Eu não tenho medo dele nem das grandes aberturas... me poupa flash e reduz risco de perder imagens por reciclo de carga.

Segue a imagem em resolução total:
https://c1.staticflickr.com/3/2907/33490723862_7f17963fda_o.jpg
Em f2.8 esse valor iria pra 3200.. e de novo, não teria medo nenhum.. está bem folgado ainda.

***EDITADO***

Favor ler as regras do fórum...
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=17842.0

Regra 3.1  As imagens postadas diretamente nos tópicos poderão ter no
máximo 800 pixels em seu lado maior e 500KB.

Usar tags img width=800 height=XXX não serve...
Melhor usar algo como o BBcode do Flickr
« Última modificação: 27 de Março de 2017, 17:52:02 por Pictus »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #52 Online: 25 de Março de 2017, 18:08:59
Detalhe, eu canso de ver fotografias com ISO mais baixo, mas que chega nem perto dessa qualidade final.
O povo as vezes, por medo do ISO acaba baixando tanto o obturador que no fim das contas degrada ainda mais a imagem... prefiro um ruído extra do que um borrão.
« Última modificação: 25 de Março de 2017, 18:09:44 por Bosa »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #53 Online: 25 de Março de 2017, 19:28:00
Poderia me mostrar essas fotografias em um tamanho tipo tela inteira?
Parecem congeladas mesmo mas nessas dimensões é difícil ter uma conclusão.

Eu ate poderia mas nao vou fazer.
As fotos originais estao em algum CD na minha caixa de CDs com fotos e estou com preguica de ir atras.  :D
Isso se o CD e as fotos ja nao tiverem sido curruptas.

As pessoas no primeiro plano estao congeladas. O segundo plano pode ate haver algum pequeno movmento, mas isso junto com o desfoque nao eh problema na minha opiniao.

Ei fiz varias fotos da danca dos noivos e em inumera delas o fundo saiu arrastado por causa da lente acompanhando o movimento deles dancando. E sinceramente o fundo borrado com o movimento da lente ficou bem legal.

Uma foto que nao eh de evento mas tenho acessivel no momento, em que o fundo esta evidentemente borrado por causa do obturador em baixa velocidade eh essa:



Perceba que ate o cando do corpo no lado direiro, onde a luz do flash nao atingiu completamente saiu borrado.
Mas nem por isso considero a foto ruim. Pelo contrario, eu gosto bastante do fundo e canto da modelo tremido. Aos meus olhos da uma certa vivicidade a cena e dinamismo.

Nessa foto o obturador estava por volta de 1/15 ou 1/30. Eu tenho certeza que nao mais do que isso. E eu fotografando sequencia de poses da modelo (ela em movimento).



Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #54 Online: 25 de Março de 2017, 21:00:16
Nesse caso o rastro também não em incomoda, mas aí seria uma situação diferente da que eu lido... o ambiente parece estar realmente sem fonte de luz além do flash. O problema é quando existe a luz e minhas imagens saem com "fantasmas". Aquele típico local com luz feia(fria de teto) que quero matar, deixando o fundo 1~1.5 stops abaixo.

Outra situação que mencionou foi a dança... um pouco de rastro ou fundo borrado(por movimento) nesse caso também não me importo... agora se for uma entrada de noiva ou padrinho, debutante, uma criança brincando em um ambiente iluminado(sem abundância), não fica legal na minha opinião... vem aquela imagem nítida mas seguida de outra borrada ao lado... aquilo me incomoda demais.

Enfim, cada um com seu estilo e gosto... eu acho que o medo de iso alto é coisa do passado pois uso até 4000 com ótima qualidade final em detalhes, cores e contraste. O mesmo digo para aberturas, basta saber lidar com a profundidade reduzida... nas lentes de hoje, focou ta nítido.
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #55 Online: 26 de Março de 2017, 07:06:42
Nesse caso o rastro também não em incomoda, mas aí seria uma situação diferente da que eu lido... o ambiente parece estar realmente sem fonte de luz além do flash. O problema é quando existe a luz e minhas imagens saem com "fantasmas". Aquele típico local com luz feia(fria de teto) que quero matar, deixando o fundo 1~1.5 stops abaixo.

Outra situação que mencionou foi a dança... um pouco de rastro ou fundo borrado(por movimento) nesse caso também não me importo... agora se for uma entrada de noiva ou padrinho, debutante, uma criança brincando em um ambiente iluminado(sem abundância), não fica legal na minha opinião... vem aquela imagem nítida mas seguida de outra borrada ao lado... aquilo me incomoda demais.

Enfim, cada um com seu estilo e gosto... eu acho que o medo de iso alto é coisa do passado pois uso até 4000 com ótima qualidade final em detalhes, cores e contraste. O mesmo digo para aberturas, basta saber lidar com a profundidade reduzida... nas lentes de hoje, focou ta nítido.

Eu acho que preciso de exemplo visual para conseguir entender o que vc descreve. Mas suponho que vc se refira a efeitos como o dessa foto:



Lembrando que a nao ser que as pessoas estejam correndo ou o fotografo fazendo um close up com uma tele, pessoas se movimentando nao quer dizer que a lente precisa estar em movimento durante a exposicao da foto. O que eu fazia som muita frequencia nas ruas.



Essa foto por exemplo foi feita com obturador super lento, a imagem tremida no segundo plano mal se nota pq eh confundida com o desfoque. Obviamente seria a imagem teria um dastro mais evidente no segundo plano se a lente estivesse se movendo acompanhando o movimento do homem andando. Mas na hora do click simplesmente frizar a camera para que o segundo plano nao fique com um rastro, e o sujeito no primeiro plano ficara frizado pela luz do flash (o que nao eh o caso dessa foto feita sem flash, e por isso da para ver  que o cara se tornou em um borrao).

Outro exemplo sem flash, mas se com flash as duas no primeiro plano estariam frizadas e o segundo plano estaria tremido mas ao meu ver, nada que atrapalhe ou estrague a foto. Simplesmente ficar o mais frizado possivel quando a foto for clicada.



Eh semelhante ao que eu fiz com as fotos dos convidados dancando.

Mas como vc disse, depende do estilo de cada um fotografar.
Nesse meu caso eh certamente um exercicio de previsao. Segundos antes vc preve a posicao em que a pessoa em movimento estara, enquadra a cena em que mantera a lente posicionada e quando o sujeito se encontrar na posicao vem o click.
Esse eh o meu metodo.


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #56 Online: 27 de Março de 2017, 13:44:04
ISO 12.800 após a cerimônia do casamento desse último sábado:

(1/60, f2, 35mm)



« Última modificação: 27 de Março de 2017, 14:05:59 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #57 Online: 27 de Março de 2017, 16:36:21
Eu não curti da cara da imagem, não estou falando do estilo e tal.


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 27 de Março de 2017, 17:24:10
O amigo que criou o tópico postou algumas fotos com as configurações "perfeitas" dele. Olha, me desculpe, não tem nenhuma beleza na luz das suas fotos. Tem momentos em que seriam necessário uma profundidade de campo pequena pra não mostrar tanto o fundo, por inúmeros motivos, tipo, fundo feio, fundo com muita informação desnecessária, etc..., coisa que em f/4 f/5.6 não ficaria tão bom. Reveja seu conceito sobre composição, luz e sombra.
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #59 Online: 27 de Março de 2017, 17:45:52
Concordo. Outra coisa que acho horrivel é essa mania de combinar iso alto + cor + baixo contraste. Acho a combinação um desastre total, muito feia. Se tem gente que gosta e paga é outra estória.