Autor Tópico: Porque usar iso alto e grandes aberturas?  (Lida 7362 vezes)

entusiasta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Online: 18 de Março de 2017, 11:00:15
Bom dia, tudo bem?

Gostaria de saber porque 99% dos fotógrafos usam ISO degradante e aberturas que degradam ainda mais a imagem em casamentos. Perdendo assim detalhes, nitidez, gerando ruído e gerando um arquivo que poderia ser melhor.

Exemplo seria usar ISO bom entre 400 e 800 e aberturas otimizadas, como f4 na 50mm 1.8 canon que traz todo o potencial da lente e iluminar a cena com flash dedicado e pontual, ao invés de perder todo o potencial do flash clareando o ambiente inteiro.

Muito interessado nas respostas e opiniões de vocês.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 18 de Março de 2017, 11:11:39
desfoque... Muitos clientes esperam desfoque em suas fotos..  :ponder:
« Última modificação: 18 de Março de 2017, 11:12:51 por nandoespinosa »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 18 de Março de 2017, 11:21:59
Eu discordo que os clientes esperam desfoque numa foto de cerimônia.

Sobre o flash pontual, seria fora da câmera, correto?

Eu não me sinto seguro para usar flash fora da câmera em casamento, principalmente por não confiar no meu rádio, além de ser um modelo sem controle remoto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


entusiasta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #3 Online: 18 de Março de 2017, 11:41:02
desfoque... Muitos clientes esperam desfoque em suas fotos..  :ponder:

Só por causa disso? sério?


entusiasta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #4 Online: 18 de Março de 2017, 11:43:31
Eu discordo que os clientes esperam desfoque numa foto de cerimônia.

Sobre o flash pontual, seria fora da câmera, correto?

Eu não me sinto seguro para usar flash fora da câmera em casamento, principalmente por não confiar no meu rádio, além de ser um modelo sem controle remoto.

Isso. Flash fora da câmera.

Estava lendo sobre e vi muitos famosos. Não entendo porque não usar flash fora da câmera com luz pontual que não se espalhe no ambiente.
É o caso do flash rebatido que difunde a luz, espalha no ambiente e querendo ou não, te deixa limitado. Você perde detalhes por motivos óbvios e todo a potencia do flash é perdida se espalhando no ambiente.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #5 Online: 18 de Março de 2017, 12:12:45
Eu discordo que os clientes esperam desfoque numa foto de cerimônia.

Sobre o flash pontual, seria fora da câmera, correto?

Eu não me sinto seguro para usar flash fora da câmera em casamento, principalmente por não confiar no meu rádio, além de ser um modelo sem controle remoto.
E você usa o flash direto ou rebatendo em algum lugar?

----------

Não faço (ainda) casamentos sozinho, apenas como freela...
No último tentei trabalhar, mesmo sem assistente, com ele fora da câmera, inspirado no jeito que o Frank Costa trabalha (após ter assistido umas aulas dele). Penei pq o flash e os rádios davam mó pau toda hora, mas no fim das contas as fotos que prestaram até que ficaram legais e quem olha acho que consegue perceber o estilo dele...
Se alguém quiser ver
https://flic.kr/s/aHskJPaxvd

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


entusiasta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #6 Online: 18 de Março de 2017, 12:19:32
E você usa o flash direto ou rebatendo em algum lugar?

----------

Não faço (ainda) casamentos sozinho, apenas como freela...
No último tentei trabalhar, mesmo sem assistente, com ele fora da câmera, inspirado no jeito que o Frank Costa trabalha (após ter assistido umas aulas dele). Penei pq o flash e os rádios davam mó pau toda hora, mas no fim das contas as fotos que prestaram até que ficaram legais e quem olha acho que consegue perceber o estilo dele...
Se alguém quiser ver
https://flic.kr/s/aHskJPaxvd

Vlw parceiro.

Os meus nunca me deixaram na mão, graças a Deus. Em eventos da minha família mesmo uso muito em TTL e o resultado é muito bom. Nunca deram problemas. Vou ver o trabalho dele e obrigado

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #7 Online: 18 de Março de 2017, 12:24:51
Mas ainda não desisti. Só me falta coragem, já que em eventos não da pra voltar e refazer se não prestar. Meu foco principal no momento tem sido aniversário infantil e eventos e muitas vezes é um martírio conseguir rebater o flash, seja por falta de lugar ou por cores que bagunçam a imagem toda... Sábado que vem tem um aniversário que vai ser assim. Quero ver se crio coragem!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


entusiasta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #8 Online: 18 de Março de 2017, 12:28:49
Mas ainda não desisti. Só me falta coragem, já que em eventos não da pra voltar e refazer se não prestar. Meu foco principal no momento tem sido aniversário infantil e eventos e muitas vezes é um martírio conseguir rebater o flash, seja por falta de lugar ou por cores que bagunçam a imagem toda... Sábado que vem tem um aniversário que vai ser assim. Quero ver se crio coragem!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

A pouca experiência que tenho e o que aprendi é que você deve antecipar os acontecimentos. Colocar leds e pontos de flashs e lugares que você sabe que terá uma cena. Agora em aniversários acho complicado, pois as crianças não param e correm de forma aleatória.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 18 de Março de 2017, 12:55:18
Uma boa parcela do uso de iso extremamente alto é a incompetencia no uso do flash. Não parece mas um monte de ditos profissionais não sabem usar flash direito.

Claro que existem situações muito especificas que tem necessidade de iso alto e/ou abertura grande. Mas nada que justifique acima de 3200, isso na minha opinião é fanfarrice se não for fotografia técnica e cientifica. Dá para se virar perfeitamente na imensa maioria das situações com iso abaixo de 1600. Normalmente trabalho entre 100 e 400, indo acima disso em rarissimas situações.
« Última modificação: 18 de Março de 2017, 13:02:01 por AFShalders »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #10 Online: 18 de Março de 2017, 14:00:11
Só por causa disso? sério?
Não.. Claro que não.. :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Mas ainda penso que esse talvez seja o maior motivo. Não vejo motivo pra usar abertura maior de F/4, F/5.6, senão pra aumentar o bokeh ou o desfoque do fundo...
As FF de ponta dão a liberdade de usar um ISO de 3200 com um ruído plenamente recuperável na pós..  O que certamente resolve em situações de baixa luminosidade.. Aí o flash fica só pra preenchimento mesmo..
Sobre o flash.. Claro que a melhor situação seria o uso fora, com um iluminador na equipe.. Mas se for na sapata, será que não é melhor mesmo esgoelar o ISO?

PS.. Não sou fotógrafo de casamento.. Na verdade eu mal sou fotógrafo..  :hysterical:


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #11 Online: 18 de Março de 2017, 14:17:18
Eu trabalho com ISO na faixa de 800 e abertura em torno de 4, com flash na sapata rebatendo em algum lugar!
Se tornou meio que meu padrão, depois de ler Flash Dedicado do Neil Van Niekerk.
Tem funcionado bem, apesar de em alguns locais dar trabalho, e acho que a qualidade das minhas fotos melhorou bastante!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #12 Online: 18 de Março de 2017, 14:55:36
Uma boa parcela do uso de iso extremamente alto é a incompetencia no uso do flash. Não parece mas um monte de ditos profissionais não sabem usar flash direito.
[...]

 :clap:
Isso fica muito claro ao ver posts nos grupos de fotografia do Facebook. Muita gente adquire uma câmera full frame para usar ISO alto e uma objetiva clara, pensando que vai resolver todos os  problemas. Ou simplesmente desconhecem como utilizar o flash corretamente, dando a desculpa que a luz fica dura, o teto é alto demais para rebater, etc.
Para a maioria, é mais prático simplesmente botar o ISO lá pra cima e usar a abertura máxima da lente.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 18 de Março de 2017, 15:23:04
Acho que tudo depende do resultado estético que espera da sua imagem e disponibilidade de ter ou não assistente,  etc...

Importante lembrar que tudo depende de como é o equilíbrio que você deseja entre a luz ambiente e o flash... usando f4 ou 5.6 e iso 400 ou mesmo 800 é bem provável que com o flash o sujeito fique iluminado e ocorra uma queda importante de luz no plano de fundo... nem sempre está e a estética desejada.

Quanto a questão de rebater, novamente é uma questão estética... rebatendo em uma parede lateral ou mesmo teto conseguimos ma luz mais suave, menos contraste e sombras... Já o uso do flash externo direcionado e sem modificador nos dará uma luz dura e acentuando o brilho, suor e reflexos na pele...

Como sempre tudo depende do resultado final que deseja...

Abracos
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 18 de Março de 2017, 15:38:46
E você usa o flash direto ou rebatendo em algum lugar?

----------

Não faço (ainda) casamentos sozinho, apenas como freela...
No último tentei trabalhar, mesmo sem assistente, com ele fora da câmera, inspirado no jeito que o Frank Costa trabalha (após ter assistido umas aulas dele). Penei pq o flash e os rádios davam mó pau toda hora, mas no fim das contas as fotos que prestaram até que ficaram legais e quem olha acho que consegue perceber o estilo dele...
Se alguém quiser ver
https://flic.kr/s/aHskJPaxvd

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Rebatido sempre que possível, mas no ultimo passei um sufoco.

O local em que os padrinhos e os noivos paravam no corredor do casamento, tinha um holofote bem de cima pra baixo, mas muito forte mesmo.
Deixando aquelas sombras embaixo dos olhos, que a turma da luz ambiente adora mas eu odeio.
Mas o meu flash rebatido não estava dando conta de abrir essas sombras.
Fiquei o tempo todo desejando um flash numa sobrinha apontada para aquele lugar.

O trabalho do Frankie Costa é sensacional.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs