Autor Tópico: Satisfação com suas fotos?  (Lida 2796 vezes)

banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #15 Online: 21 de Março de 2017, 14:27:41
Sempre me interessei por fotos de paisagem apesar de hoje em dia não executar tantas como gostaria, falo isso como introdução para meu relato e experiência.

Já vi diversos fotógrafos dizendo que boas fotos são vão sair quando você se dispor a viajar e sair da onde você mora, ou ir para lugares com belezas naturais (o que é claro facilita a vida do fotografo em capturar algo que não necessita de muito esforço e até pessoas com um celular podem fazer), mas digo eu comecei a melhorar e crescer quando me propus a fotografar tudo que me rodeia, que seja a rua ou o por do sol no quinta da minha casa, tudo isso faz nosso olhar como observador ser mais apurado e nos deixa preparados pra momentos como o que tu passou, onde esperamos tanto o lugar para fotografar que esquecemos do essencial que é a dedicação pela fotografia de forma integral

Não sei banzai de que maneira você leva isso, mas digo que esse caminho te ajudará a alcançar a satisfação pessoal como fotografo, pelo menos a mim vem ajudando.

Boa sorte na caminhada.

2x
Sim Augusto eu penso o mesmo, tanto que antes de viajar pra fotografar, eu fotografei bastante aonde eu vivo, detalhes e coisas do cotidiano que passam batidos no olhar de alguem 'normal'. Curto bastante street e macro também, apesar de não fazer tanto quanto gostaria, tanto pela câmera quanto pela lente que não acho apropriadas para ambos.
Esse olhar é o que vai ser o diferencial entre as fotos comuns, e fotos especiais com o 'seu' olhar fotográfico.

Acho que um grande fotógrafo é o que consegue tirar o máximo de potencial de cada lugar, e de cada equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 21 de Março de 2017, 15:37:09
Achei apropriado trazer para os colegas algo que conversamos em um tópico antigo:

Postagem original: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=96766.0

Sergio Larraín, foi um fotografo chileno, colaborador da agência Magnum. Em 1982, escreve uma carta ao seu sobrinho Sebastián Donoso, que estava interessado em começar a fotografar, na qual ensina alguns segredos de sua arte. Esse assunto voltou a tona por ter saído recentemente na revista Zum #5, mas a tradução e interpretação aqui é minha, inclusive com algumas adaptações para enfatizar alguns pontos e tornar o entendimento mais atual. Publico aqui porque gosto do conteúdo desta carta, acho interessante e construtivo, e ainda serve para comparativamente alimentar diversas discussões, entre elas a da experiência que se perde com o estoque da imagem digital, trancada e pouco acessível dentro de um computador. Mas isso é um assunto para outro tópico.

Pra os colegas que ainda não conhecem a carta, espero que gostem, abraços a todos!!!


============================

“ A primeira coisa é ter uma maquina que vc goste, porque se trata de sentir-se bem com ela, uma câmera que seja agradável para as sua mãos, pois a ferramenta é fundamental para se fazer bem um trabalho, e que seja o mínimo indispensável e nada mais. Em segundo lugar, tenha uma impressora ao seu gosto, a mais bacana e simples possível. Depois é partir para a aventura, como um veleiro, soltar as velas, todos os dias vá para um lugar e outro, caminhe pelas ruas, vagueie e vagueie por lugares desconhecidos, quando estiver cansado sente-se à sombra de uma árvore, coma uma fruta ou pão, tome um trem, vá para onde lhe der na cabeça, e olhe, observe, desenhe também.

Saia do mundo conhecido, entre naquele que nunca viu, deixe-se levar pelo gosto, vá muito de um lugar ao outro, aonde lhe der na teia. Aos poucos vc vai encontrando as coisas, e vão te chegando imagens, como aparições, fotografe-as. De volta para casa, revele (edite), faça copias, observe o que você pescou, todos os peixes, pendure com fita adesiva na parede, imprima em tamanho de cartão postal e olhe para elas.

Depois, comece a brincar de recortar (cropar), experimente cortes e enquadramentos, vá aprendendo composição, geometria, reenquadre com perfeição e imprima o que vc reenquadrou, coloque novamente e deixe na parede. Vai olhando e observando. Quando tiver certeza de que uma foto é ruim, mande imediatamente para a lata do lixo. A foto que for boa coloque em um lugar mais alto na parede, e no final, guarde somente as boas, nada mais (guardar o medíocre faz você estancar no medíocre). Fique apenas o que for bom, o que é “top”, jogue o resto fora, porque a gente carrega na mente tudo o que conserva. Depois faça ginástica, distraia-se com outras coisas e não se preocupe mais.

Comece a olhar o trabalho de outros fotógrafos, procure tudo o que é bom em livros, revistas, etc… Guarde o melhor, se puder recortar recorte, e vá colando na parede ao lado de seu trabalho. Se não puder recortar, deixe o livro ou revista aberto na página com a foto boa, em exposição. Deixe por semanas, meses, enquanto aquela foto for significativa para vc, a gente demora muito para enxergar, mas pouco a pouco, o segredo vai se revelando, e você vai vendo o que é bom, a profundidade de cada coisa.

Continue vivendo sossegado, desenhe um pouco, saia para passear e nunca se force sair para fotografar, para não perder a poesia, a vida que existe nisso adoece, é como forçar o amor ou a amizade, não se pode. Quando estiver bem, faça outra viagem, saia para passear, vaguear. Vai para a beira de um rio, andar cavalo, ou até o alto das montanhas. Alguns lugares são sempre maravilhosos, perca-se na magia, passe alguns dias dando voltas por morros e ruas, quando chegar a noite, durma em algum lugar, em num saco de dormir, envolva-se com aquela realidade, concentrado, nada convencional te distrai. Deixe-se levar por passos lentos, devagarzinho, como se encontrasse a cura no prazer de observar, cantarolando, e o que for aparecendo vai fotografando, agora com mais cuidado, você já aprendeu a compor e enquadrar, já faz isso com a própria câmera, e assim continue, enchendo o saco de peixes e volte para casa.

Aprenda sobre foco, diafragma, primeiro plano, saturação, velocidades e etc…, aprenda a jogar com as possibilidades de sua câmera, e junte a isso poesia (a sua e a dos outros), pegue tudo o que encontrar de bom dos outros e faça uma coleção de coisas ótimas, um resumo em uma pasta. Siga aquilo que é o seu gosto e mais nada, acredite apenas no seu gosto. Você é a vida, e a vida é aquilo que você escolhe. O que não te agrada, não se importe, não lhe serve. Você é o único critério, mas veja as coisas de todo mundo.

Vá aprendendo, e quando tiver algumas fotos realmente boas, amplie e faça uma pequena exposição, ou um pequeno livro e mande encadernar, e assim vá estabelecendo uma noção, ao mostrá-las você se dá conta do que são, ao vê-las diante dos demais, é aí que você as sente. Fazer uma exposição é dar algo, como dar de comer, é bom para os demais mostrar-lhes algo que foi feito com trabalho e gosto. Não é se exibir, é que faz bem e é saudável para todos, e para você é bom, porque vai te testando.

Bom, com isso tem com o que começar, é muita vagabundagem, ficar sentado debaixo de uma árvore, num lugar qualquer. É um andar sozinho pelo universo. Um novo jeito de olhar, o mundo convencional coloca um muro diante de você. É preciso sair de trás dele durante o período de fotografar.

Tchau.

Depois te escrevo mais. Encontrar o que a gente ama de verdade é a chave de tudo.
Se encontrar alguém com quem vagabundear, que goste disso tanto como você, não hesite, é bom também."

============================


Ainda tem um vídeo onde o próprio Sebastián Donoso faz a leitura da carta em um evento organizado pela "Facultad de Comunicaciones de la Universidad Católica de Chile", em 3 de abril 2009.

http://youtu.be/IhboMzLqP8g

Conhecimento importa mais que equipamento.


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #17 Online: 21 de Março de 2017, 19:46:40
Achei apropriado trazer para os colegas algo que conversamos em um tópico antigo:

Postagem original: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=96766.0
Muito bom Lindsay, que lado poético de ver a fotografia, e realmente é mais ou menos como eu vejo!

Sobre imprimir as fotos, preciso fazer mais, porque ter a foto física, e ter a foto digital são coisas completamente diferentes.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #18 Online: 21 de Março de 2017, 20:32:16
Que linda esta carta, Lindsay! Obrigado por compartilhar novamente no fórum. Vou até salvar aqui para ler novamente no futuro.  :ok:


marcohov

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
    • Minhas andanças
Resposta #19 Online: 24 de Março de 2017, 15:41:11
Acho que tudo depende do que vc quer fotografar. A ultima viagem que fiz pela america do sul de carro selecionei o tema de fotografar as estradas. Já havia visitado esses lugares e queria algo diferente do que havia feito.

O resultado está no www.flickr.com/arto2016

Pra mim funciona sair com uma ideia já planejada e não fotografar tudo que encontro pela frente.

abs
Caminante no hay camino hace camino al andar


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 24 de Março de 2017, 16:16:19
Eu gostaria de comecar dizendo que satisfacao na fotografia vem com a exploracao e nao com a reproducao. Pelo menos para mim.

Parece que todos aqui acreditam que todos os fotografos passam por isso. Olha, podem achar que eh mentira minha, podem achar que eu estou querendo ser metido a bozao, mas o que eu vou dizer nao eh para me exaltar mas sim para mostrar um ponto que acredito que todos possam se beneficiar.

Bom... Eu nunca passei por isso. Mas eu sei o motivo do pq tantas pessoas passa por isso e eu nunca passei por isso.

Como falaram logo de inicio tem a questao da expectativa. E a expectativa vem do anceio em recriar uma imagem que viu um dia em algum lugar (e acredito que talvez seja o caso da maioria das pessoas). Ou quando nao isso, a expectativa em tar um resultado que viu ao olho nu e esperar o mesmo na foto (o que eu acredito nao existir e por isso a insatisfacao sera eterna nesse sentido).

Eu acredito que expectativa eh o pior inimigo do criador. Ja que por causa da expectativa a pessoa deixa de ver e prestar atencao em diversas oportunidades aleatorias, pq esta focado em algo pre estabelecido.

O motivo de eu sempre ter tido satisfacao com as minhas fotos, esta no fato de eu nunca me apegar a nada pre estabelecido. Eu nunca me importei em reproduzir e ser fiel a alguma foto que vi por ai e gostei. Nem em obter fotos exatamente pre planejadas.

A minha unica preocupacao na hora de fotografar eh o momento, composicao, angulo, perspectiva. O resto vem de acordo com a oportunidade. Por isso eu fico atento a tudo e nao distraido com uma imagem na minha cabeca ao qual quero reproduzir.

Em segundo lugar, eh nao esperar que a camera reproduza o que eu vi, mas sim eu ter em mente como a camera ve. As vezes vc ve uma bela luz e acha a cena linda. Mas na foto de belo so tem a luz mesmo. A cena da foto esta mehhh. Ou seja, a pessoa prestou tanto atencao na foto, no predio, nos peitos que no momento achou tudo lindo, mas na hora de fazer a foto esqueceu do resto que tambem faz parte da foto.

Acho que isso vale para todos os aspectos da vida. Quanto maior a expectativa em qualquer coisa, maior as chances das suas espectativas virarem desilusao. Ja sem expectativa, o que vier eh lucro. Vc apreciar o que tivem em todos os niveis e aspectos.

Acreditem, o maior prazer que ha nao eh conseguir ter suas expectatvas atendidas. Longe disso. O maior prazer que ha eh a descoberta de algo novo que vem aleatoriamente e que vc consegiu fisgar no ar. Isso sim eh satisfacao.

Podem me chamar de metido a bozao agora.


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 24 de Março de 2017, 20:50:55
 :clap:
Vocês não tem noção do quanto esse papo tem me encantado.
Mais uma vez, agradeço.
Como iniciante, sinto que essas informações são importantíssimas, pois ao longo do tempo, certamente passarei por tudo isso e espero lembrar do depoimento de cada um aqui, para me situar e me entender melhor, durante cada fase.
Obrigado a cada um que expõe aqui sua impressões e se expõe, botando a cara à tapa, com coragem.
Vamos lá!
Continuem  :snack:
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #22 Online: 25 de Março de 2017, 16:06:04
Na verdade eu fui pra fotografar o que aparecesse, minha expectativa não era nas fotos, e sim depois da viagem com o direcionamento que eu ia tomar depois como fotógrafo.
Nas fotos em si, eu acredito que apesar de não chegar nem perto da onde eu sei que posso, tanto pelo equipamento ser bem simples, quanto pela minha falta de expêriencia, eu sei que tirei ótimas fotos até agora com o que eu posso.

É uma coisa mais pessoal, de se sentir insatisfeito em algumas coisas.
Por exemplo, quando elogiam que eu falo bem espanhol,ingles ou japones, eu n agradeço, naturalmente discordo, e fica naquilo o assunto.
Nada de falsa modéstia, é um instinto natural que me faz se sentir insatisfeito com isso, pela fotografia também, elogiam as fotos, mas não sei se sinto um real apreço a isso na maioria das vezes, pois sei que está bom mas pode melhorar muito, é tipo uma leve satisfação.

Diria que é um falso agradecimento talvez,mas não sei o nome pra isso.
Não sei se vocês tem esse sentimento, ou modo de ver.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 25 de Março de 2017, 16:48:18
Na verdade eu fui pra fotografar o que aparecesse, minha expectativa não era nas fotos, e sim depois da viagem com o direcionamento que eu ia tomar depois como fotógrafo.
Nas fotos em si, eu acredito que apesar de não chegar nem perto da onde eu sei que posso, tanto pelo equipamento ser bem simples, quanto pela minha falta de expêriencia, eu sei que tirei ótimas fotos até agora com o que eu posso.

É uma coisa mais pessoal, de se sentir insatisfeito em algumas coisas.
Por exemplo, quando elogiam que eu falo bem espanhol,ingles ou japones, eu n agradeço, naturalmente discordo, e fica naquilo o assunto.
Nada de falsa modéstia, é um instinto natural que me faz se sentir insatisfeito com isso, pela fotografia também, elogiam as fotos, mas não sei se sinto um real apreço a isso na maioria das vezes, pois sei que está bom mas pode melhorar muito, é tipo uma leve satisfação.

Diria que é um falso agradecimento talvez,mas não sei o nome pra isso.
Não sei se vocês tem esse sentimento, ou modo de ver.

Todos podem melhorar muito em tudo. Principalmente em linguas e fotografia em que o conhecimento nao tem fim.
E nada disso significa que so pq nao esteja no seu potencial, que nao esteja bom.

A sua expectativa eh o potencial que vc acredita ter.

Eu diria para vc aproveitar o que vc tem e nao ficar sonhando no que poderia ter. Deixe para sonhar sobre o que poderia ter quando vc puder fazer. Enquanto nao puder fique feliz com o que tem.

Ei morei em Israel e todo o tempo que passei la usei essa camera 3mp, 2 opcao de ISO abertura fixa e tudo 100% automatico. E veio como brinde em uma revista que meu pai assinava. Qualquer camera de celular era muito melhor que a camera que eu estava. Eu certamente tinha potencial para fazer algo muito melhor se tivesse um equipamento muito melhor na minha mao. Mas em nenhum segundo lamentei o que tinha para ficar sentado na pedra sonhando sobre o meu potencial nao atingido. Eu simplesmente aproveitei o que tinha totalmente satisfeito ate hoje. Nunca me arrependi.

A minha satisfacao eh poder ver que equipamento nao me limita e saber aproveitar o momento.
















Sem sombra de duvidas eu poderia ter feito fotos muito melhores. Mesmo com o melhor equipamento do mundo, sempre eh possivel fazer foto muito melhor. O ceu eh o limite. Mas eu nao estou preocupado com o que poderia ser mas sim feliz com o que eh.


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #24 Online: 25 de Março de 2017, 17:06:38
Show as fotos, de fato tem que se aproveitar o que tem nas mãos e não o que poderia ter!

Quando eu fui pro Peru e Bolívia eu lamentei muito não ter um câmera melhor, levei uma sony superzoom, mesmo assim sentei o dedo no obturador,cliquei bastante, e só comprei uma DSLR por causa da frustração que a outra me causou. E acabei curtindo a brincadeira.
Então apesar de tudo, a frustração faz você evoluir,muitas vezes se você estiver satisfeito acaba n buscando algo melhor.
Acho que tem que conciliar bem, esse lado da frustração e da satisfação, ao ponto em que você encontre o melhor pra você, que te faça evoluir.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #25 Online: 25 de Março de 2017, 17:27:11
Show as fotos, de fato tem que se aproveitar o que tem nas mãos e não o que poderia ter!

Quando eu fui pro Peru e Bolívia eu lamentei muito não ter um câmera melhor, levei uma sony superzoom, mesmo assim sentei o dedo no obturador,cliquei bastante, e só comprei uma DSLR por causa da frustração que a outra me causou. E acabei curtindo a brincadeira.
Então apesar de tudo, a frustração faz você evoluir,muitas vezes se você estiver satisfeito acaba n buscando algo melhor.
Acho que tem que conciliar bem, esse lado da frustração e da satisfação, ao ponto em que você encontre o melhor pra você, que te faça evoluir.

Eu nao acredito que se vc nao tiver frustracao, ou que se vc esta satisfeito, vc nao evolui. Estar satisfeito nao significa nao buscar explorar mais, nao significa nao saber de seus potenciais com equipamentos melhores, nao significa que se tiver a oportunidade de fayer algo melhor nao fara.

Na verdade eh justamente o contrario.

A sua satisfacao faz vc apreciar mais os seus potenciais com o que vc tem, prestar atencaonas suas capacidades no momento.
O frustrado nao presta atencao em suas capacidades que possue no momento, pq esta com a mente em outro lugar, na espectativa do que desejaria um dia ter, e assim nao desenvolve e nem explora mais (a principio).



E outra...
Quando vc diz que nao agradece por nao achar que esteja bom o quanto poderia ser, eu considero isso um erro. Vc nao precisa concordar com a opiniao da pessoa sobre a qualidade do que vc faz para agradecer. O agradecimento nao eh uma forma de concordar com algo.
Vc agradece pelo suporte que a pessoa esta te dando, pela motivacao que ela esta te oferecendo, pela apreciacao de onde vc conseguiu chegar (mesmo que ainda esteja apenas no meio do caminho). Por isso vc deve agradecer sim (na minha opiniao). Agradeca pelo reconhecimento do suporte alheio e nao por vc.  ;)


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #26 Online: 25 de Março de 2017, 18:45:46
Isso é algo pra se pensar, por um lado vc tem razão sobre o frustrado estar vendo adiante, e não o ali e agora, por outro de se acomodar com a satisfação, dependendo da pessoa ou do momento, acontece.
Sobre agradecer é uma questão de instinto que não o faço sobre o exemplo q eu dei, pelas fotos sim sempre agradeço pelo reconhecimento dos outros. :ok: