Autor Tópico: The Faded Vintage Film Look is a Lie  (Lida 2352 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #15 Online: 10 de Abril de 2017, 17:13:48
Vou ver, valeu a dica

Especialmente os Kodachromes. Leve em conta que essas imagens são realmente bem antigas.

Acho que fazer um tratamento que de um desvio de cor ou siga uma paleta especifica fica bem interessante em muitos casos.
Mas essa coisa de lavar a foto e sacanear os extremos simplesmente horrivel e desnecessária. Dá realmente a impressão de algo mal feito.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #16 Online: 10 de Abril de 2017, 17:16:56
Muito interessante este site, shorpy.com   :ok:


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #17 Online: 10 de Abril de 2017, 21:00:19
Numcunhicía  :D

Favoritado  :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 10 de Abril de 2017, 23:03:05
Que bom que gostaram.  :ok:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 11 de Abril de 2017, 09:24:09
Acho que para o publico nada disso importa.
O que importa eh que eles gostam do resultado, mesmo que soubessem que nao imita nada.

Eu desconfio que seja uma eranca da lomografia que ja teve sua moda. As pessoas curtiram o resultado funk da Lomografia e demais resultados diferentes que remetia a velharia ou funk entrou na moda.


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #20 Online: 11 de Abril de 2017, 09:37:34
Então.. entrei nesse site (shorpy.com) mas não tem absolutamente nada a ver com o estilo que eu busco e gosto. Mais um motivo para dizer que (eu pelo menos) não tento imitar filme, pois como vocês mesmo estão dizendo, filme não é assim como o resultado que muitas pessoas estão apresentando hoje em dia no digital tentando (ou não) emular filme.
Acho que é mais uma busca por um estilo, que erroneamente(?) começou a se chamar de 'Vintage', 'Film Look', ou qualquer coisa assim.
O que tento buscar as vezes, é o que alguns chamam lá fora de "Dark and Moody" que é diferente do "Light and Airy" look que outros fotógrafos tem como estilo, e isso não tem a ver com ser parecido com filme ou não.. no meu caso, eu mexo um pouco na curva de níveis, mas algo bem sutil na parte dos Blacks. Um pouco nas cores também, mas não fico lá tentando achar o verde do Portra ou o magenta de sei lá qual filme.
É uma questão de gosto e estilo, cada um tem o seu (a Renner tem todos ráááá).
O porque das pessoas (e eu) gostarem disso? Não sei dizer exatamente, assim como sei menos ainda como as pessoas gostam de fotos como as do Shorpy. É um assunto que não tem fim, pois cada um vai 'defender' o seu gosto pra sempre.
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 11 de Abril de 2017, 10:56:26
Dark and moody pra mim é iluminação e ambiente.
Não vejo como fazer isso numa pós, a menos que seja uma manipulação pesada.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 11 de Abril de 2017, 12:31:04
Pois é. Várias informações aqui.

Não sou fã do estilo vintage nem nunca fui, mas o Shorpy é referencia pela qualidade tecnica das fotos, principalmente as de propaganda durante a segunda guerra mundial e as preto e branco anteriores a 1930. São tremendamente bem executadas, por quem entende muito de iluminação e fotometria. Da mesma forma que reconheço o Vinicius como um excelente e competente músico, embora não goste do estilo. Já com esse visual "vintage" (entre aspas mesmo) eu não vejo nem o motivo nem a qualidade. Acaba sendo uma maneira de destruir uma imagem perfeitamente aceitável se feita da maneira, digamos, tradicional ou então meramente uma forma de vender, seguindo a tendecia de mercado.

É justamente sobre iluminação e fotometria o que me incomoda, e muito nesse estilo vintage deturpado. Volto a dizer, tem a aparencia e todas as caracteristicas de algo pessimamente executado, não na composição em si, mas no resultado final da imagem propriamente dito. Sinceramente, se me oferecessem um serviço neste estilo eu educadamente recusaria, me incomoda demais visualmente, ainda mais para casamentos. Não acrescenta, pelo contrário, subtrai muito da situação. Se fosse um enterro até faria uma concessão ...

É isso, se você ganha dinheiro com isso, está valendo. Afinal a DePlá ganhou muita grana com uns ensaios bregas para adolecentes nos anos 80/90. Não conheço uma única pessoa que tenha feito os tais ensaios que não tenha rasgado as fotos um ano depois...
« Última modificação: 11 de Abril de 2017, 12:33:27 por AFShalders »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 11 de Abril de 2017, 12:47:28
Existe uma diferenciação entre o estilo Vintage e tentar aplicar o efeito de filme vencido ou coisas do tipo. Outro dia vi fotos de cair o queixo muito bem reveladas em filme, qualidade por vezes superior.


Mas acho que existem fotógrafos que sabem aplicar muito bem uma paleta de cores sem tentar imitar filmes vencidos ou mesmo filmes e mantendo um estilo próprio ainda assim.


Mas todas, todas mesmo são válidas pois são estilos, até mesmo os efeitos de filme estragado ou vencido e ainda como o vídeo mostrado.


É similar a fotos de paisagens de hoje em dia onde se abusa da edição também, eu não gosto, mas é um estilo...





Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #24 Online: 11 de Abril de 2017, 13:15:10
Dark and moody pra mim é iluminação e ambiente.
Não vejo como fazer isso numa pós, a menos que seja uma manipulação pesada.
tem a ver com iluminação e ambiente, mas o tratamento (seja qual for) complementa.
 
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8