Autor Tópico: Ensaios Recusados (MOTIVOS)  (Lida 7448 vezes)

andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #15 Online: 24 de Março de 2017, 13:47:58
O valor é a primeira coisa a ser ponderado pra quem não tem grana,  mas é o último a se revelar, independente de se ter ou não grana!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #16 Online: 24 de Março de 2017, 13:54:51
Ensaio baratinho ficou ruim?

Pois é, nem sempre a foto do baratinho é ruim, pode não ser boa, mas mediana, de uma forma que deixa o cliente leigo (que é a grande maioria) satisfeito.



spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #17 Online: 24 de Março de 2017, 14:42:42
Sim, todo cliente tem esta particularidade a exceção  é o comprador profissional

Meu paladar é de pedreiro, qualquer grude me agrada por isso quem escolhe onde comer é a patroa

Não sou fotógrafo, mas acho que o mercado de ensaios deve ser o pior para competir, externo e o cara usa isopor como rebatedor. Make e figurino por conta do cliente

Sei que é obvio, mas procure o cliente que busca a qualidade do trabalho e exponha  mais o seu diferencial, direcione os videos no yt pros cliente (sei lá um mkoff do job) , os famosos antes  e depois, o conforto que é tratado o cliente (cafézinho, suco, água, guardo sol, etc) e assim por diante


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 24 de Março de 2017, 23:36:58
Ah mas se vc acredita que o problema é a quantidade de fotos...sei lá faz um teste...oferece um pacote de umas 10 ou 16 fotos (16 como eram as cenas das câmeras com filmes) e vê no que dá.

Você poderia nesse caso aplicar a regrinha de gráfica: Mais é menos, e menos é mais. Entende? Menos fotos, o valor por cada uma delas é maior... e tals


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #19 Online: 24 de Março de 2017, 23:40:33
Ele entrega 30, você acha que menos vai ajudar no cliente que quer 50?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #20 Online: 27 de Março de 2017, 21:30:56
Como alguém falou acima, casamento é algo único (ou as pessoas ao menos esperam que seja - rs), ensaio é algo mais eletivo, a pessoa ou quer fazer por vontade, pra marcar aquele momento de vida (e então pode optar por quem cobrar menos, de repente) ou então quer fazer exatamente com aquele profissional X (neste caso, só não fechará naquele momento com ele se não tiver a grana, mas pode esperar pra fazer mais adiante).

Uma coisa que eu faço é dizer logo de cara o preço e a quantidade de fotos (a bem da verdade, eu não limito a quantidade de fotos, edito e entrego todas as que ficarem boas, em CD ou diretamente em um pendrive do cliente). Deixo claro logo que o valor é para entrega digital. As mais recentes recusas que tive, cujo motivo consegui identificar, foram aliás sobre a questão de ser digital, me espantou que as pessoas no geral ainda esperam uma foto impressa, se possível num papel brilhoso (rs). Se a pessoa chega a tocar no assunto, eu digo que posso fazer impresso, emoldurado etc, do jeito que ela quiser, porém terei que orçar e cobrar à parte essa pós-produção, aí geralmente a pessoa diz que vai pensar ( = desiste de mim). Outras coisas que costumo cobrar à parte são o deslocamento, quando o local que o cliente escolher for muito distante, e se houver despesas decorrentes da escolha do local (ex: fotografar em parques que cobram ingresso, como o Jardim Botânico do RJ).

Dizer o valor só no final me parece inviável, pq em 99% dos casos é a primeira coisa que as pessoas perguntam, inclusive quando não é um ensaio, mas uma cobertura (eu considero o registro de um aniversário uma cobertura).


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 28 de Março de 2017, 00:00:58
Essa semana aconteceu de uma noiva vim falar comigo (eu nunca fiz casamento, só civil) e eu não passei o preço pra ela por whatsapp, disse que só passava orçamento em reunião, ok, marcamos, fui lá, gastei 3 horas e fechei o casamento, mesmo sem sem portfólio, antes disso nunca tinha conseguido fechar, pois sempre passava preço online e nem resposta tinha, sempre aquela, "vou passar pro meu marido", "vou ver com meu noivo" e tchau, nunca mais aparecia, agora decidi, não passo mais, gente assim 90% são ex especuladores e não clientes potenciais, ai acontece de a gente não fechar e começar achar que o problema é a gente, trabalho, preço ou qualquer outra coisa mas nem sempre, talvez é apenas a maneira de se comunicar com esse cliente. Sei que o assunto é ensaios, porém parto pro mesmo principio agora, somente pessoalmente.
« Última modificação: 28 de Março de 2017, 00:01:58 por marcelogimenes »
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #22 Online: 28 de Março de 2017, 07:18:07
Pois é, nem sempre a foto do baratinho é ruim, pode não ser boa, mas mediana, de uma forma que deixa o cliente leigo (que é a grande maioria) satisfeito.

 :ok: :ok: :aua:


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #23 Online: 28 de Março de 2017, 07:56:33
Essa semana aconteceu de uma noiva vim falar comigo (eu nunca fiz casamento, só civil) e eu não passei o preço pra ela por whatsapp, disse que só passava orçamento em reunião, ok, marcamos, fui lá, gastei 3 horas e fechei o casamento, mesmo sem sem portfólio, antes disso nunca tinha conseguido fechar, pois sempre passava preço online e nem resposta tinha, sempre aquela, "vou passar pro meu marido", "vou ver com meu noivo" e tchau, nunca mais aparecia, agora decidi, não passo mais, gente assim 90% são ex especuladores e não clientes potenciais, ai acontece de a gente não fechar e começar achar que o problema é a gente, trabalho, preço ou qualquer outra coisa mas nem sempre, talvez é apenas a maneira de se comunicar com esse cliente. Sei que o assunto é ensaios, porém parto pro mesmo principio agora, somente pessoalmente.

Hehe, eu não faço isso NUNCA. Não marco reunião com noivos sem antes ter apresentado meu trabalho e meus valores. A chance de perder horas numa reunião com alguém que não é o meu público é muito grande...
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 28 de Março de 2017, 08:05:12
Hehe, eu não faço isso NUNCA. Não marco reunião com noivos sem antes ter apresentado meu trabalho e meus valores. A chance de perder horas numa reunião com alguém que não é o meu público é muito grande...
Eu também.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 28 de Março de 2017, 08:13:14
Não sou profissional, mas deixarei aqui o relato do outro lado, do cliente!
Independente da questão de valorização ou não da fotografia, cada cliente se encaixará em uma faixa de consumo, compatível com o seu padrão de vida, rendimentos, etc...
Como cliente acho ruim quando estou viajando e vou a um restaurante e não há um cardápio na porta, fico perdido e não sei se está dentro da minha faixa/poder de consumo.
Quando vou escolher um serviço ou produto, defino valor máximo e depois, dentro deste valor pré estabelecido, procuro aquele que mais se aproxime das minhas expectativas.

Trazendo para o mundo da fotografia.. não acho interessante orçamentos via whatsapp ou facebook sem o cliente ter idéia do seu trabalho e também não acho que a reunião, deslocamento, horas de conversa e somente depois ter idéia do valor, será interessante para o cliente e mesmo para o profissional.

Penso em um equilíbrio, como cliente desejaria entrar em um site, bem montado, com um portfólio para eu ter idéia do estilo do fotógrafo e um setor no site com valores iniciais, de partida e com um bom detalhamento - por exemplo um valor para um pacote básico de cobertura de casamento, por X horas, com X profissionais, X fotos, Formato de Entrega, etc... e informações que este seria o valor básico ao qual seria acrescentado valores conforme definição e demandas do cliente durante o encontro de acerto.

Acho uma forma transparente, mantendo um padrão, evitando diferenças entre trabalhos e clientes (ao menos nos serviços básicos) e ao mesmo tempo permitindo ao cliente que gostou do trabalho e portfólio no site e/ou por indicações - saber se o preço de partida está dentro do possível para o seu nível de consumo/econômico.

Espero que possa ajudar os colegas. Abraços e Boas fotos.
« Última modificação: 28 de Março de 2017, 08:13:52 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #26 Online: 28 de Março de 2017, 10:25:56
 :snack: Caraca, que tópico interessante. Excelentes questões essas. Estou marcando para ler todas as respostas mais tarde. Sou desse mesmo time, Dellano: reunir dados de pesquisa (pessoal ou de colegas) para chegar no motivo de um possível problema. 
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #27 Online: 28 de Março de 2017, 10:48:47
e um setor no site com valores iniciais, de partida e com um bom detalhamento - por exemplo um valor para um pacote básico de cobertura de casamento, por X horas, com X profissionais, X fotos, Formato de Entrega, etc... e informações que este seria o valor básico ao qual seria acrescentado valores conforme definição e demandas do cliente durante o encontro de acerto.

Já cogitei fazer isso umas 200x e não fiz...
Não fiz pq entendo que o mercado não tem bem uma maturidade pra esse tipo de coisa. Veja, nos EUA/Canadá quase todo site de fotógrafo q vc entra tem seus valores iniciais, e uma espécie de cardápio já logo no site.  Aqui eu entendo que isso não é lá muito bem visto, que a gente tem que usar técnicas de venda diferentes pois nosso mercado é diferente do deles
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 28 de Março de 2017, 10:55:22
Já cogitei fazer isso umas 200x e não fiz...
Não fiz pq entendo que o mercado não tem bem uma maturidade pra esse tipo de coisa. Veja, nos EUA/Canadá quase todo site de fotógrafo q vc entra tem seus valores iniciais, e uma espécie de cardápio já logo no site.  Aqui eu entendo que isso não é lá muito bem visto, que a gente tem que usar técnicas de venda diferentes pois nosso mercado é diferente do deles

Interessante, realmente pode ser que seja assim, não sei...como me coloquei do lado do cliente - na verdade expressei o que como cliente gostaria - e em verdade não sei se este posicionamento representa a maioria do mercado.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #29 Online: 28 de Março de 2017, 11:28:54
Hehe, eu não faço isso NUNCA. Não marco reunião com noivos sem antes ter apresentado meu trabalho e meus valores. A chance de perder horas numa reunião com alguém que não é o meu público é muito grande...

Gostaria de contribuir também. Por vezes até podemos sair de uma reunião com um cliente achando que "perdemos" tempo. Mas já aconteceu comigo um fato. Fiz a reunião com cliente, expus meu trabalho, orçamento, valores, etc. O cliente acabou não fechando. Tempos depois, entra em contato comigo uma outra pessoa dizendo que o tal cliente que não fechou era um amigo e tinha me indicado para ele. Que o cliente disse que havia gostado muito do meu trabalho e do meu atendimento, mas que estava fora das possibilidades dele, porém tinha ficado com uma ótima impressão de tudo. Conclusão, amigo do cliente que não fechou virou cliente.
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600