Autor Tópico: Ensaios Recusados (MOTIVOS)  (Lida 7458 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #30 Online: 28 de Março de 2017, 12:05:49
Quem não quer mandar orçamento precisa no mínimo dizer um a partir de.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 28 de Março de 2017, 12:08:22
Gostaria de contribuir também. Por vezes até podemos sair de uma reunião com um cliente achando que "perdemos" tempo. Mas já aconteceu comigo um fato. Fiz a reunião com cliente, expus meu trabalho, orçamento, valores, etc. O cliente acabou não fechando. Tempos depois, entra em contato comigo uma outra pessoa dizendo que o tal cliente que não fechou era um amigo e tinha me indicado para ele. Que o cliente disse que havia gostado muito do meu trabalho e do meu atendimento, mas que estava fora das possibilidades dele, porém tinha ficado com uma ótima impressão de tudo. Conclusão, amigo do cliente que não fechou virou cliente.

Então, nós sempre procuramos um culpado, as vezes o cliente, as vezes o concorrente, mas e se o culpado for nós mesmo? Um bom atendimento conta mais do que qualquer outra coisa, quantas vezes já entramos em um lugar e não fomos bem atendido e mesmo querendo comprar o produto não compramos? Ou o contrario, compramos até o que não queriamos devido ao bom atendimento. Ouvi uma frase do André Mansano, nós temos que ser mais humanos e menos fotográfos.
Parabéns amigo, fez um bom atendimento e teve resultado
« Última modificação: 28 de Março de 2017, 12:11:14 por marcelogimenes »
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #32 Online: 28 de Março de 2017, 13:46:43
O problema com dizer um 'a partir de' é que o valor informado por vezes acaba sendo usado pelo cliente não como um valor inicial, e sim final....


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #33 Online: 28 de Março de 2017, 14:05:29
O problema com dizer um 'a partir de' é que o valor informado por vezes acaba sendo usado pelo cliente não como um valor inicial, e sim final....

Todo mundo compra carro vendo propaganda de " a partir de" e sabe que é o menor preço.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #34 Online: 28 de Março de 2017, 14:26:37
Vangelismm, em tese sim, mas as pessoas têm uma noção de que o vendedor da concessionária não é o dono da Ford, GM etc, e que o fotógrafo com quem elas estão negociando é o dono do seu próprio negócio. Enfim, eu parei há tempos de falar 'a partir de', o que faço é dar um valor que considero justo e se houver 'choro' posso reduzir até uns 10%, aí se nem assim a pessoa fechar já deixa de compensar pra mim. O que pode funcionar para um profissional nem sempre irá funcionar com todos, não é?


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #35 Online: 28 de Março de 2017, 14:29:46
Todo mundo compra carro vendo propaganda de " a partir de" e sabe que é o menor preço.

Pois é.
Quando quero algo e se está escrito: "Preço a partir de...", já é fator determinante para ter noção se cabe ou não no bolso.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #36 Online: 28 de Março de 2017, 15:06:10
Pois é.
Quando quero algo e se está escrito: "Preço a partir de...", já é fator determinante para ter noção se cabe ou não no bolso.

Sim sim, concordo. O problema é que eu tenho a seguinte impressão (impressão mesmo, não tenho como provar) de que muitas pessoas que acabam conhecendo o nosso trabalho agem:

- Meu produto custa á partir de R$ 2.000, mas pode chegar a R$ 10.000
- O Lead definiu que tem R$ 1.500 de orçamento.
- O Lead quer TUDO, pacote super completo e cheio de fru fru
- Ele entra no meu site e vê esse preço e pensa: nossa, custa 2.000, se eu chorar desconto posso conseguir por 1.500
- Ele PENSA que é o meu público pq ele QUASE pode pagar meu preço mínimo
- Quando explico que é o mínimo que faço e que tem pouca coisa inclusa, ele dá uma brochada
- Gasto dias conversando, cobrando e bolando uma negociação que ele provavelmente não vai fechar...

Sim, entendo que devo direcionar meus esforços de Mkt pra tentar atingir o público certo pro meu negócio. O problema é que na teoria é fácil falar isso, difícil é aplicar na prática.
Galera, desculpa se estiver desvirtuando o tópico...
« Última modificação: 28 de Março de 2017, 15:09:26 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #37 Online: 28 de Março de 2017, 15:27:58
Sim sim, concordo. O problema é que eu tenho a seguinte impressão (impressão mesmo, não tenho como provar) de que muitas pessoas que acabam conhecendo o nosso trabalho agem:

- Meu produto custa á partir de R$ 2.000, mas pode chegar a R$ 10.000
- O Lead definiu que tem R$ 1.500 de orçamento.
- O Lead quer TUDO, pacote super completo e cheio de fru fru
- Ele entra no meu site e vê esse preço e pensa: nossa, custa 2.000, se eu chorar desconto posso conseguir por 1.500
- Ele PENSA que é o meu público pq ele QUASE pode pagar meu preço mínimo
- Quando explico que é o mínimo que faço e que tem pouca coisa inclusa, ele dá uma brochada
- Gasto dias conversando, cobrando e bolando uma negociação que ele provavelmente não vai fechar...

Sim, entendo que devo direcionar meus esforços de Mkt pra tentar atingir o público certo pro meu negócio. O problema é que na teoria é fácil falar isso, difícil é aplicar na prática.
Galera, desculpa se estiver desvirtuando o tópico...

Concordo com vc sobre isso.  :ok:
Lidar com o público é bem complicado, pois não existe uma estratégia que vai atingir a todos.



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #38 Online: 28 de Março de 2017, 16:39:36
Sim sim, concordo. O problema é que eu tenho a seguinte impressão (impressão mesmo, não tenho como provar) de que muitas pessoas que acabam conhecendo o nosso trabalho agem:

- Meu produto custa á partir de R$ 2.000, mas pode chegar a R$ 10.000
- O Lead definiu que tem R$ 1.500 de orçamento.
- O Lead quer TUDO, pacote super completo e cheio de fru fru
- Ele entra no meu site e vê esse preço e pensa: nossa, custa 2.000, se eu chorar desconto posso conseguir por 1.500
- Ele PENSA que é o meu público pq ele QUASE pode pagar meu preço mínimo
- Quando explico que é o mínimo que faço e que tem pouca coisa inclusa, ele dá uma brochada
- Gasto dias conversando, cobrando e bolando uma negociação que ele provavelmente não vai fechar...

Sim, entendo que devo direcionar meus esforços de Mkt pra tentar atingir o público certo pro meu negócio. O problema é que na teoria é fácil falar isso, difícil é aplicar na prática.
Galera, desculpa se estiver desvirtuando o tópico...

Para este tipo de situação que você deve classificar os seus Leads. Sou Executivo de Contas e atendo dois estados no Brasil, todo Lead gerado eu consigo devo classificar (no meu caso eu faço através de uma ferramenta de CRM), e assim posso definir o potencial deste lead para o meu negócio e consequentemente quanto "esforço" ($) despender na conversão deste Lead.  :ok:
« Última modificação: 28 de Março de 2017, 16:40:11 por LeandroR »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #39 Online: 28 de Março de 2017, 19:10:23
Sim sim, concordo. O problema é que eu tenho a seguinte impressão (impressão mesmo, não tenho como provar) de que muitas pessoas que acabam conhecendo o nosso trabalho agem:

- Meu produto custa á partir de R$ 2.000, mas pode chegar a R$ 10.000
- O Lead definiu que tem R$ 1.500 de orçamento.
- O Lead quer TUDO, pacote super completo e cheio de fru fru
- Ele entra no meu site e vê esse preço e pensa: nossa, custa 2.000, se eu chorar desconto posso conseguir por 1.500
- Ele PENSA que é o meu público pq ele QUASE pode pagar meu preço mínimo
- Quando explico que é o mínimo que faço e que tem pouca coisa inclusa, ele dá uma brochada
- Gasto dias conversando, cobrando e bolando uma negociação que ele provavelmente não vai fechar...

Sim, entendo que devo direcionar meus esforços de Mkt pra tentar atingir o público certo pro meu negócio. O problema é que na teoria é fácil falar isso, difícil é aplicar na prática.
Galera, desculpa se estiver desvirtuando o tópico...
Concordo 100%, eu mando logo o orçamento. E ainda assim já tive reuniões absurdas.

Um casal já me fez cruzar metade da cidade porque eles acharam que o valor do álbum extra do ensaio seria o valor da cobertura do casamento.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #40 Online: 29 de Março de 2017, 08:12:20
Migos, bom dia  :D
Desculpa continuar tocando nesse assunto mas acho algo interessante a ser discutido.
Ontem estive com um consultor de vendas do SEBRAE e comentei sobre a discussão de apresentar o valor direto no site ou algo do tipo.
A resposta dele foi de que não acha uma boa idéia, justamente pelo que o amigo LeandroR comentou abaixo:

Para este tipo de situação que você deve classificar os seus Leads. Sou Executivo de Contas e atendo dois estados no Brasil, todo Lead gerado eu consigo devo classificar (no meu caso eu faço através de uma ferramenta de CRM), e assim posso definir o potencial deste lead para o meu negócio e consequentemente quanto "esforço" ($) despender na conversão deste Lead.  :ok:

Devemos, antes de passar um valor ou mostrar o nosso produto, entender as necessidades, dores e o orçamento desse Lead antes de fazer uma oferta. Basicamente se ele chegou até nós, há um real interesse ali (desde que não seja um "Cliente Oculto") e nós devemos coletar informações pra poder apresentar algo que seja condizente, definir o nosso esforço pra fechar ele, ou descartar por ele não ser nosso público  ;)
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #41 Online: 29 de Março de 2017, 08:28:58
Aí eu já  acho que não faz sentido nenhum, a menos que o orçamento seja feito pela "cara" do cliente.

A verdade é que, por exemplo, não existe negocio de personalização pra atender cliente A ou B.
Todo fotografo tem lá seus N pacotes que são basicamente prestação de serviço + valor dos produtos, que no máximo vão adicionar um deslocamento, uma diária de hotel, produtos extras e talvez hora extra.

Talvez faça sentido para fotografia de moda ou publicitaria onde as coisas mudam da agua pro vindo a depender do cliente.
Mas para fotografia social sinceramente não vejo desse jeito.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #42 Online: 29 de Março de 2017, 08:47:16
Aí eu já  acho que não faz sentido nenhum, a menos que o orçamento seja feito pela "cara" do cliente.

A verdade é que, por exemplo, não existe negocio de personalização pra atender cliente A ou B.
Todo fotografo tem lá seus N pacotes que são basicamente prestação de serviço + valor dos produtos, que no máximo vão adicionar um deslocamento, uma diária de hotel, produtos extras e talvez hora extra.

Talvez faça sentido para fotografia de moda ou publicitaria onde as coisas mudam da agua pro vindo a depender do cliente.
Mas para fotografia social sinceramente não vejo desse jeito.

Bom dia, amigo

Como você não quotou a mensagem a que se refere, não sei se a sua mensagem foi para mim.

Sendo assim, vou responder. Note que jamais disse que deva existir personalização de acordo com a cara do cliente. Pelo contrário, seu preço deve ser definido antes disso de acordo com a sua valorização​ do seu trabalho. A classificação de leads, como comentei, se refere apenas a definir o potencial de negócio deste lead para você, pois desta maneira você concentra seus esforços nestes que tem maiores chances de virarem clientes.
« Última modificação: 29 de Março de 2017, 08:48:14 por LeandroR »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #43 Online: 29 de Março de 2017, 09:08:56
Bom dia, amigo

Como você não quotou a mensagem a que se refere, não sei se a sua mensagem foi para mim.

Sendo assim, vou responder. Note que jamais disse que deva existir personalização de acordo com a cara do cliente. Pelo contrário, seu preço deve ser definido antes disso de acordo com a sua valorização​ do seu trabalho. A classificação de leads, como comentei, se refere apenas a definir o potencial de negócio deste lead para você, pois desta maneira você concentra seus esforços nestes que tem maiores chances de virarem clientes.

Foi mais em cima do comentário do nosso colega guizaunzin, na parte sobre entender a necessidade do cliente antes de oferecer o orçamento e a questão de colocar no site ou não.

A solução de fotografia para um casamento é a mesma na maioria das vezes, só muda a escala.
Eu só não recomendo expor valores só pra quem for um ótimo vendedor, mas se for um péssimo igual a mim tanto faz reunião ou enviar por e-mail ou exibir no site.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #44 Online: 29 de Março de 2017, 09:36:53
Entendi Vangelismm. Talvez eu tenha escrito mal o que eu quis dizer, hehe. Mas eu tbm não faço personalização de preço de acordo com a cara do cliente, eu tenho pacotes pra Casamento padrão e Mini wedding, então pego essas informações pra entender melhor como é o evento do meu possível cliente.

No final das contas vou mandar os preços dos dois pra ele, mas conseguir essas informações antes dá pra perceber o quão interessado ele tá.

Exemplo, eu sempre mando umas perguntinhas no email, sobre como eles gostariam de se ver, o que eles consideram mais importante ser fotografado no casamento...
Na grande maioria dos casos ou não respondem o email, ou quando respondem eles não respondem a essas perguntinhas, falam de outras coisas. Mas quando respondem diretamente essas perguntas, dá pra sentir que o interesse é diferente, que eles gostam de algo diferenciado e que provavelmente gostaram dos preços que eu passei... E com esses eu faço um esforço maior pra converter
« Última modificação: 29 de Março de 2017, 09:37:46 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket