Autor Tópico: Ensaios Recusados (MOTIVOS)  (Lida 7484 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #45 Online: 29 de Março de 2017, 09:39:36
Migos, bom dia  :D
Desculpa continuar tocando nesse assunto mas acho algo interessante a ser discutido.
Ontem estive com um consultor de vendas do SEBRAE e comentei sobre a discussão de apresentar o valor direto no site ou algo do tipo.
A resposta dele foi de que não acha uma boa idéia, justamente pelo que o amigo LeandroR comentou abaixo:

Devemos, antes de passar um valor ou mostrar o nosso produto, entender as necessidades, dores e o orçamento desse Lead antes de fazer uma oferta. Basicamente se ele chegou até nós, há um real interesse ali (desde que não seja um "Cliente Oculto") e nós devemos coletar informações pra poder apresentar algo que seja condizente, definir o nosso esforço pra fechar ele, ou descartar por ele não ser nosso público  ;)

Mas nesse caso eh para servicos que se adaptam ao cliente, o que faz com que os valores sejam bem flutuante. Em pacotes fechados vc pode ter valores pre estabelecidos independente do cliente.

Ou quando eh uma pequena flutuacao arredonda para mais.


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 29 de Março de 2017, 23:33:54
Na verdade, o problema não está no cliente, todo cliente é potencial pra alguém. Nós precisamos estudar muito estratégias de vendas de serviços, não adianta acharmos que um lindo portfólio vai vender por nós. Pra gente vender um ensaio, bom vendedor, que consiga envolver o cliente, cativar, agradar, enfim, tudo o que se precisa em uma venda. Se você acha desnecessário atender um cliente pessoalmente, gastar, 30min, 1hr, 2hr, seu concorrente agradece  :D
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


xande_mike

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Alexandre Assis Fotografia
Resposta #47 Online: 30 de Março de 2017, 08:13:21
Ao meu ver a pessoa te contrata levando em conta os seguintes fatores:

1) Preço
2) Qualidade
3) Status
4) Segurança / Confiabilidade

No meu caso a recusa se deve na grande maioria ao preço, mas quando o fotógrafo atende ao menos 2 desses requisitos a venda é mais fácil.
Canon 6D, EF 70-200 2.8 L, EF 50mm 1.4, EF 85mm 1.8 "Todo retrato é um auto retrato."
www.instagram.com/xandeassis_
www.500px.com/xandeassis
www.xandeassis.com.br
https://www.flickr.com/photos/xande_mike/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #48 Online: 04 de Abril de 2017, 08:46:34
Ontem uma mãe desistiu de fazer um ensaio comigo por que ela descobriu que as fotos do BB no avião não eram montagens. Pois ela queria que fossem, ela queria que o filho dela fosse fotografado no estúdio e colocado em um fundo. Eu até tentei argumentar, mas ela foi categórica "Quero que meu filho seja fotografo em um estúdio", Era como se o estúdio fosse algo extraordinário. Enfim, expliquei que não fazia esse tipo de trabalho, e agradeci o contato.

Quem quiser ver as fotos que me refiro podem visitar minha pagina.

https://www.facebook.com/RobertoDellanoFotografia/


« Última modificação: 04 de Abril de 2017, 09:00:22 por Roberto Dellano »


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #49 Online: 04 de Abril de 2017, 09:29:41
Ontem uma mãe desistiu de fazer um ensaio comigo por que ela descobriu que as fotos do BB no avião não eram montagens. Pois ela queria que fossem, ela queria que o filho dela fosse fotografado no estúdio e colocado em um fundo. Eu até tentei argumentar, mas ela foi categórica "Quero que meu filho seja fotografo em um estúdio", Era como se o estúdio fosse algo extraordinário. Enfim, expliquei que não fazia esse tipo de trabalho, e agradeci o contato.

Quem quiser ver as fotos que me refiro podem visitar minha pagina.

https://www.facebook.com/RobertoDellanoFotografia/
Dellano..
Esse tratamento vc desenvolveu sozinho na base da tentativa e erro, ou tem algum vídeo/tutorial ensinando? Principalmente o fundo!
Se tiver poderia compartilhar!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #50 Online: 04 de Abril de 2017, 09:36:29
Roberto Dellano,

Desviando um pouco do tema principal, mas acho que é válido.... Me impressiona como as pessoas-em-geral valorizam a questão da edição, já mais de uma vez recebi críticas (ou ao menos assim interpretei) por 'usar poucos efeitos' em minhas fotos. Eu prefiro fazer uma boa foto, e usar os recursos de edição para valorizar/corrigir o que captei, e não transformar a foto em outra coisa (que, segundo entendi, era a proposta da sua cliente que cancelou o ensaio ontem).


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #51 Online: 04 de Abril de 2017, 10:31:08
Roberto Dellano,

Desviando um pouco do tema principal, mas acho que é válido.... Me impressiona como as pessoas-em-geral valorizam a questão da edição, já mais de uma vez recebi críticas (ou ao menos assim interpretei) por 'usar poucos efeitos' em minhas fotos. Eu prefiro fazer uma boa foto, e usar os recursos de edição para valorizar/corrigir o que captei, e não transformar a foto em outra coisa (que, segundo entendi, era a proposta da sua cliente que cancelou o ensaio ontem).

Acho que não foi bem assim. Ela queria exatamente o resultado que ela tinha visto nas minhas fotos. Porem ela achava que o método para chegar ao resultado fosse diferente (muitos fotógrafos inclusive acham). Era como se fotografar o filho em um estúdio fizesse dele um "astro". Na cabela dela ao que entendi, estúdio é o ápice da fotografia.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #52 Online: 04 de Abril de 2017, 11:11:36
Tem disso do estúdio mesmo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #53 Online: 04 de Abril de 2017, 13:34:48
Roberto, saquei, tem isso de glamourizar o estúdio também.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #54 Online: 04 de Abril de 2017, 13:48:38
Dellano..
Esse tratamento vc desenvolveu sozinho na base da tentativa e erro, ou tem algum vídeo/tutorial ensinando? Principalmente o fundo!
Se tiver poderia compartilhar!

Foi na Tentativa e erro mesmo. Desconheço Tutorial.

 :ok:


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #55 Online: 04 de Abril de 2017, 14:56:41
Foi na Tentativa e erro mesmo. Desconheço Tutorial.

 :ok:


Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #56 Online: 04 de Abril de 2017, 18:54:42
Ontem uma mãe desistiu de fazer um ensaio comigo por que ela descobriu que as fotos do BB no avião não eram montagens. Pois ela queria que fossem, ela queria que o filho dela fosse fotografado no estúdio e colocado em um fundo. Eu até tentei argumentar, mas ela foi categórica "Quero que meu filho seja fotografo em um estúdio", Era como se o estúdio fosse algo extraordinário. Enfim, expliquei que não fazia esse tipo de trabalho, e agradeci o contato.

Quem quiser ver as fotos que me refiro podem visitar minha pagina.

https://www.facebook.com/RobertoDellanoFotografia/

Por essas e outras que euacredito que muita gente, se nao a maioria, procuram fazer ensaios mais pela experiencia de "ser fotografado em um ambiente profissional e de forma profissional" do que pelas fotos em si. As fotos entao passam a ser apenas um souvenir do ensaio fotografico e nao realmente o objetivo em si ou unicamente.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #57 Online: 04 de Abril de 2017, 19:45:58
Por essas e outras que euacredito que muita gente, se nao a maioria, procuram fazer ensaios mais pela experiencia de "ser fotografado em um ambiente profissional e de forma profissional" do que pelas fotos em si. As fotos entao passam a ser apenas um souvenir do ensaio fotografico e nao realmente o objetivo em si ou unicamente.

Cara, isso acontece muito com adultos, mas com crianças é uma minoria (como no caso que eu citei), as mães que me procuram já tem na imaginação aquele resultado que viu no meu portfólio. Elas querem ver os seus filhotes dentro daquela imagem não importa os métodos, e a reação quando veem é extremamente gratificante.



adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #58 Online: 08 de Abril de 2017, 13:12:09
Amigos, achei um texto interessante que talvez caiba nesse tópico. Eu não curto muito essas doutrinas de "coaching" para fotógrafos/empresas, que é o que o autor desse texto faz em sua página. Mas esse texto especificamente, na minha opinião, contém coisas a serem levadas em consideração.

Vou colar o texto do facebook aqui e, no final, o link para a página em que foi postado:

“Porque Dar Descontos É Sua Sentença de Morte (Resposta a Email)
A Janete é a dona de uma loja de sapatos. Ela me mandou um email hoje, muito triste pois está fechado sua empresa. Ela também está muito irritada com a crise e disse que no Brasil só progride quem não é honesto.
Ela explica que, neste momento, seus clientes só pedem desconto o tempo todo, e chegou a um ponto em que ela não tem mais margem de lucro.
Em resposta ao email da Janete, eu vou decidir postar aqui no Facebook minha visão do porque a maioria das empresas fecha.
E não é seu mercado. Não é a crise. Não é a falta de vendas.
Falta de vendas é o sintoma, não a doença.
Se seu cliente sempre pede por desconto, chegando ao ponto de você ficar sem lucro, a responsabilidade é sua. Não dele.
Quando você decide focar em trabalhar com descontos, preços baixos e promoções, é um caminho perigoso. Muitos não conseguem mais voltar.
Dar descontos é institucionalizar a destruição de valor. É dizer para seu cliente que você não sabe realmente quanto cobrar. É levá-lo a pensar que você cobra um preço, mas sempre vai fechar por menos.
Para ajudar a Janete, vou compartilhar com você 3 coisas que você precisa ajustar no seu negócio imediatamente - e estas seriam as 3 primeiras coisas que eu iria analisar se fosse dar uma consultoria para a Janete.
Se seu cliente somente pede descontos, tem algumas coisas que você pode fazer:
1. Venda Valor, Não Preço
Seu cliente entende muito MENOS do que você imagina sobre seu produto. A maioria tem uma vaga ideia, e por isso não sabe a diferença entre algo que custa R$50 e algo que custa R$500.
O vendedor que tira o tempo para explicar sobre os materiais, histórias, propósitos e funções do design do produto ou serviço, estão mostrando o VALOR daquilo que vende.
Como você tem educado seu cliente sobre o VALOR do que você vende? Você conta a história de origem? Fala em detalhes dos problemas que resolve? Mostra como aquilo vai impactar a vida da pessoa, narrando cenários específicos e com detalhes?
Quanto mais valor ele entender, menos vai reclamar do preço.
2. Não Troque de Técnica, Troque de Cliente
Existem dois tipos de clientes. Aqueles que só querem preço, não importa a qualidade. E aqueles que querem qualidade, não importa o preço.
Você tem o cliente que atrai. Se você fala em preço, promoções, descontos, 50% OFF, Black Friday, etc, atrai clientes que só se importam com isso. Dê uma analisada fria no seu marketing e veja para onde está enviando mensagens de que é um “abaixador de preços”, não um vendedor de valor.
Nas consultorias eu constantemente vejo o mesmo problema: não é falta de marketing, é focar no cliente errado. Você não precisa aprender “técnicas de vendas e persuasão” para convencer seu cliente a comprar. Precisa talvez mudar de cliente. Quem já gasta mais para comprar um bom vinho, carro ou faculdade entende o valor das coisas e vai entender mais facilmente o motivo do seu preço não ser o mais barato.
Atrair quem tem para gastar é muito mais fácil do que convencer quem não tem dinheiro a arranjar para comprar de você.
3. Foque no Lucro, Não Faturamento
Conheço muitos donos de negócios milionários, mas que não dá dinheiro no fim do mês. Faturamento não é lucro. Parece simples, muitos empreendedores fazem de tudo para não perder uma venda, e na prática, acabam gastando mais do que lucrando para atender aquele cliente.
Clientes de alta qualidade vão querer comprar muitas vezes, mas somente se você souber antecipar suas necessidades com produtos e serviços que o surpreendam, antes que eles tenham que pedir. Sempre pense: “Quem compra essa minha oferta, vai precisar de que a seguir?”. Cria um funil aonde o cliente vai entrar comprando, mas acabe comprando B, C e D nas próximas semanas/meses/anos.
Pense no que ele precisa, para que ele não precise pensar. Esse cliente vai te recompensar bem por isso.
Empresas que só focam em descontos são as primeiras a fechar as portas. Por favor, eu imploro que você resista a tentação de baixar seus preços sem uma estratégia.
Eu duvido um negócio que aplicar 3 estas dicas não vender mais e melhor não este ano, não este semestre… esta semana.
Pode confiar.

Link da página: https://www.facebook.com/pedrosupertioficial/posts/1054350964674632:0?ft[tn]=K&ft[qid]=6406637656159144182&ft[mf_story_key]=-6703948686946447821&ft[ei]=AI%4084f05a69d113f1cfbf9488e4971162d3&ft[top_level_post_id]=1054350964674632&ft[fbfeed_location]=1&ft[insertion_position]=19&__md__=1
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #59 Online: 08 de Abril de 2017, 13:20:35
De acordo com o texto acima é muito simples, cobre caro e venda para a metade dos clientes que são paspalhos e pagam qualquer preço pelo serviço ou produto.

Que bom se o mercado fosse simples assim.