Autor Tópico: Ensaios Recusados (MOTIVOS)  (Lida 7390 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 20 de Março de 2017, 09:16:07
Pessoal, fiz um balanço bem superficial das recusas de orçamento que me tem chegado, e cheguei a dois obstáculos:

1 - Preço. Como meu preço está acima da média cobrada aqui na minha cidade, eu já sabia que esse seria o ponto chave e imutável da maioria absoluta da recusa de orçamento, e acho até desnecessário entrar nesse mérito.

2 - A quantidade de fotos. Eu sabia que ele existia e não era insignificante, mas o que me chamou a atenção foi a porcentagem, eu nunca havia computado isso, e fiquei impressionado, praticamente a metade das rejeições de orçamento são pela quantidade de fotos. As pessoas passam pelo preço, mas querem quantidade.

Eu entrego 30 fotos, mas a média que a gelara que da um "tapa" no LR entrega é de 80 a 120, e isso chama a atenção das pessoas.

Estou colocando isso aqui mais para motivos de discussão, e nem de longe isso é um desabafo ou uma reclamação, pois os clientes que procuram preço ou quantidade deixaram de ser meu foco a algum tempo.

Vejam bem gente, estou falando de ENSAIOS, e NÃO de CASAMENTOS. Casamento para mim é outro mundo, e os clientes (pelo menos os meus) tem outra visão do trabalho "fotográfico".

Mas alguém tem algum relato ou experiencia com isso?


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Março de 2017, 09:34:16
Fala Roberto blz?
Como vc conseguiu identificar essa rejeição? Vc pergunta para a pessoa pq ela não fechou?
Eu não tenho esses dados justamente pq não peço um feedback, eu envio o orçamento e se a pessoa não me retornar fico sem saber. Não curto muito ficar perguntando, mas acho q estou errado.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 20 de Março de 2017, 09:43:33
Douglas eu levantei esse dados principalmente pelo Whatsapp e pelo chat do Facebook, que é por chegam 90% dos pedidos de orçamento de ensaios. Quando a conversa passa do preço, para na segunda pergunta que é a quantidade de fotos, ai as pessoas nem respondem mais, mas quando surge uma terceira pergunta, seja ela qual for, a chance de fechar o trabalho é quase 100%.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Março de 2017, 10:26:50
Acho que deve-se fugir mesmo desses dois quesitos, mas é engraçado como a seleção se baseia por isso ainda.

Aqui no Rio nenhum fotógrafo que consultei na época do meu casamento falou de quantidade de fotos e também não falaram de preço inicialmente, foi justamente o contrário, primeiro mostra-se o trabalho (obrigam que seja presencial e nunca por chat e afins) e somente depois é que falam de preço.

O detalhe é que quando fechamos o fotógrafo do nosso casamento, nós eliminamos a turma do baixo custo, nos focamos nos melhores fotógrafos da região e tudo isso sem saber, apenas vendo o site deles. O site é algo importantíssimo!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
« Última modificação: 20 de Março de 2017, 10:28:53 por cfcsosa »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 20 de Março de 2017, 10:27:00
Douglas eu levantei esse dados principalmente pelo Whatsapp e pelo chat do Facebook, que é por chegam 90% dos pedidos de orçamento de ensaios. Quando a conversa passa do preço, para na segunda pergunta que é a quantidade de fotos, ai as pessoas nem respondem mais, mas quando surge uma terceira pergunta, seja ela qual for, a chance de fechar o trabalho é quase 100%.

Não sei se é muito válido isso.
Minha experiencia é que quando as pessoas acham caro, elas perguntam qualquer coisa para usar como desculpa.
Pelo que entendi você informa o preço e não diz a quantidade de fotos.
Se for isso mesmo, experimente passar o preço junto com a quantidade de fotos, a segunda pergunta vai ser o que inclui esse valor, vão perguntar de maquiagem e figurino.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Março de 2017, 11:12:40
Douglas eu levantei esse dados principalmente pelo Whatsapp e pelo chat do Facebook, que é por chegam 90% dos pedidos de orçamento de ensaios. Quando a conversa passa do preço, para na segunda pergunta que é a quantidade de fotos, ai as pessoas nem respondem mais, mas quando surge uma terceira pergunta, seja ela qual for, a chance de fechar o trabalho é quase 100%.

Quando me pedem orçamento, envio um arquivo em pdf com todos os detalhes, o que evita perda de tempo. Assim os que respondem geralmente perguntam se tenho data disponível e a chance de fechar é grande.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 23 de Março de 2017, 10:00:33
Os obistaculos que das recusas do meu eh o orcamento alto, poucas fotos, metodos de fotografar com cameras e locais pouco ortodoxicos e tipo de imagem pouco tradicional. Ou seja tudo.

Mas to nem ai. Se nao gosta do que eu tenho a oferecer procura outro. Eu aproveito o tempo para fotografar para mim mesmo.

O publico em geral nao gosta do meu trabalho pessoal. Quando faco algo imitando o "standard" e modismo das qualidades e aparencias do mundo da publicidade todo mundo adora. Mas eu quero fotografar o que eh meu.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #7 Online: 23 de Março de 2017, 11:13:19
Meu foco são eventos sociais, principalmente aniversários infantis.
A minha principal dificuldade é nome, pois não cobro caro. Alguns mais renomados fotografam até pior, cobram mais caro e vivem cheios de serviço.
Para eventos ofereço 04 pacotes, sendo 02 digitais (fotos em alta, DVD personalizado e Slideshow) e 02 revelados com 30 ou 50 fotos, podendo comprar fotos extras.
Para ensaios, cobro por foto e um mínimo de 10 fotos.

Ultimamente tenho feito bastante orçamentos, mas sem resposta.

Outro grande problema daqui é o mercado saturadíssimo de gente que não sabe nem que é ISO, abertura e obturador, que comprou uma câmera compacta ontem e sai oferecendo serviços fotográficos de festa de aniversário e ensaio com foto revelada por R$ 100,00.
« Última modificação: 23 de Março de 2017, 11:14:10 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Março de 2017, 11:34:21
Pra mim na maioria absoluta das vezes é o preço, normalmente os clientes novos chegam indicados por algum outro cliente antigo ou por mídia social, mas percebo que esse pessoal tem limitação no preço. Nos últimos anos já abaixei consideravelmente o valor do meu trabalho, porem, mesmo assim, vários clientes não fecham porque conseguem contratar mais barato.

Mas eu não vou sair pra trabalhar trocando 6 por meia dúzia, prefiro usar esse tempo pra correr atrás de quem pode pagar.
« Última modificação: 23 de Março de 2017, 11:36:23 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 23 de Março de 2017, 12:14:11
Pessoal, vejam só, acho que eu não expliquei direito o que estou querendo expor.

A minha intenção foi mostrar a uma média dos motivos de recusa, e não a recusa de trabalho em detrimento ao que fecho. Nem de longe posso reclamar dos ensaios que tenho fechado nesses últimos tempos.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #10 Online: 23 de Março de 2017, 12:40:24
Bom, pelo que percebo quando me pedem orçamentos o maior empecilho é dinheiro mesmo, mas acho normal, antes o pessoal reclamava um pouco sobre a quantidade de fotos, hj eu ja sou um pouco mais flexível quanto a isso, nunca entregava fotos sem dição, hj eu ja incluo em todos os pacotes que ofereço de 40 a 50 fotos sem edição, mas fotos editadas normalmente de 10 a 15, dou a opção de pagarem a mais por mais fotos editadas mas normalmente preferem ficar as oferecidas no pacote mesmo...

Mas quanto a comparativo de valores de muita gente cobrar menos eu não encano muito tb, não da pra comparar o valor que eu cobro tendo estudio e todas as despesas que tenho, com o outro fotografo que não tem, longe de mim desmerecer o trabalho deles, só estou fazendo um comparativo que temos despesas diferentes, e assim, valores finais diferentes tb.
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 23 de Março de 2017, 15:12:36
Não sei se é muito válido isso.
Minha experiencia é que quando as pessoas acham caro, elas perguntam qualquer coisa para usar como desculpa.

Isso faz sentido, mas uma boa parte que me pergunta a quantidade ao ver a resposta, nem obrigado fala, simplesmente visualizam e nem respondem mais.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #12 Online: 24 de Março de 2017, 13:08:24
Ainda sobre a questão de preços absurdos que citei lá em cima, olhem só outro exemplo que acabei de ver aqui, de outra pessoa diferente da que citei antes....



Revoltante!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #13 Online: 24 de Março de 2017, 13:26:50
Na verdade o mercado tá estranho em todas as áreas.

A prostituição free é um opção que detona o mercado mesmo, mas tem gente fazendo a mesma coisa com produto, tenho concorrente vendendo com valor de materia prima.. ou é tudo chines ou roubado, não tem outra explicação

Nessa minha andança de durango o que encontrei por ai foram esses 5 motivos de um não fechamento de proposta

1 - Não precisa;

2 - Não deseja;

3 - Não ter pressa;

4 - Não confiar ou

5 - Não ter dinheiro


Claro que tem peso diferente para o produto/serviço em questão

Ensaio baratinho ficou ruim? Briga e  faz outro agora casamento não tem como , então o valor do job é a ultima coisa a ser mostrada no orçamento


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 24 de Março de 2017, 13:40:47
Na verdade o mercado tá estranho em todas as áreas.

A prostituição free é um opção que detona o mercado mesmo, mas tem gente fazendo a mesma coisa com produto, tenho concorrente vendendo com valor de materia prima.. ou é tudo chines ou roubado, não tem outra explicação

Nessa minha andança de durango o que encontrei por ai foram esses 5 motivos de um não fechamento de proposta

1 - Não precisa;

2 - Não deseja;

3 - Não ter pressa;

4 - Não confiar ou

5 - Não ter dinheiro


Claro que tem peso diferente para o produto/serviço em questão

Ensaio baratinho ficou ruim? Briga e  faz outro agora casamento não tem como , então o valor do job é a ultima coisa a ser mostrada no orçamento
O valor nao eh a ultima coisa para quem esta com dinheiro limitado. Para esses o valor eh a primeira coisa.

O valor so eh a ultima coisa para quem tem orcamento sem limites.

O publico que nao pode pagar o valor dos fotografos que sao considerados ou que se consideram bons, por falta de opcao vai contratar o que tiver disponivel a ele, os fotografos barateiros ditos ruins.

E nao ha o que reclamar. Sorte deles que ainda ha fotografos dispostos a cobrar barato, mesmo que ruins. As vezes o ruim eh melhor que nada.