Autor Tópico: Quanto cobrar?  (Lida 7094 vezes)

leovieira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
Online: 20 de Março de 2017, 11:30:17
Fala galera, blz?

 Gostaria de saber quanto cobrar por um ensaio de 15 fotos tratadas,

 Segue algumas fotos que ja fiz, obrigado aos que responderem!

 (fotos em baixa resolução para carregamento rápido)









l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 20 de Março de 2017, 11:39:03
as fotos não abriram.
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


mzilio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
  • Sexo: Masculino
    • Retrateria
Resposta #2 Online: 21 de Março de 2017, 18:33:41
Amigo, por menos de R$ 30,00 por foto, não vale a pena.
O negócio é valorizar o seu serviço!!  :)
"Alma é essa coisa que nos pergunta se alma existe"
_Mário Quintana


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #3 Online: 21 de Março de 2017, 19:00:28
Amigo, por menos de R$ 30,00 por foto, não vale a pena.
O negócio é valorizar o seu serviço!!  :)
Não pra colocar isso como regra e querer tabelar, amigo!
Preço varia de mercado pra mercado... Aqui na minha cidade por exemplo não tem foto por esse preço... Já teve, cobrado pelos tops, mas de um tempo pra cá os preços caíram bastante!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


mzilio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
  • Sexo: Masculino
    • Retrateria
Resposta #4 Online: 21 de Março de 2017, 21:26:46
Não pra colocar isso como regra e querer tabelar, amigo!
Preço varia de mercado pra mercado... Aqui na minha cidade por exemplo não tem foto por esse preço... Já teve, cobrado pelos tops, mas de um tempo pra cá os preços caíram bastante!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk
Certamente, aqui na minha cidade é a mesma coisa. Mas eu não sigo essa ideia de fazer ensaio por R$ 99,90 como tenho visto muito por aí.
"Alma é essa coisa que nos pergunta se alma existe"
_Mário Quintana


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #5 Online: 21 de Março de 2017, 21:34:43
Certamente, aqui na minha cidade é a mesma coisa. Mas eu não sigo essa ideia de fazer ensaio por R$ 99,90 como tenho visto muito por aí.
Aí tbm não! Isso é um absurdo e arrebenta com o mercado...
Tem uma fotógrafa até boa aqui, esposa de juiz, que fotografa só por hobby e cobra R$ 100,00 por um ensaio externo com uma superprodução de cenário, com 20 fotos em DVD mais 5 impressas no tamanho 15x21cm ... Ainda mora numa cidadezinha vizinha a 28km e tem que deslocar pra cá numa Pajero Full... Ou seja, paga pra fotografar os outros!
Isso é revoltante... Sinto por quem vive de fotografia!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 21 de Março de 2017, 21:51:13
Aí tbm não! Isso é um absurdo e arrebenta com o mercado...
Tem uma fotógrafa até boa aqui, esposa de juiz, que fotografa só por hobby e cobra R$ 100,00 por um ensaio externo com uma superprodução de cenário, com 20 fotos em DVD mais 5 impressas no tamanho 15x21cm ... Ainda mora numa cidadezinha vizinha a 28km e tem que deslocar pra cá numa Pajero Full... Ou seja, paga pra fotografar os outros!
Isso é revoltante... Sinto por quem vive de fotografia!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Tenso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


marcohov

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
    • Minhas andanças
Resposta #7 Online: 24 de Março de 2017, 03:02:26
Leo depende do tipo de cliente. Essas fotos podem ser para publicidade que seria um preço,para catálogos impressos outro.

ps. que tipo de trabalho é? as fotos não abriram...
Caminante no hay camino hace camino al andar


leovieira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
Resposta #8 Online: 24 de Março de 2017, 11:26:24
Como nao consegui separar foto por foto, envio um link de um álbum meu, com as primeiras fotos que eu fiz,

 (Nao sei se existe alguma regra quanto a links externos)

https://flic.kr/s/aHskN9SuY2







leovieira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
Resposta #9 Online: 24 de Março de 2017, 11:31:47


marcohov

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
    • Minhas andanças
Resposta #10 Online: 24 de Março de 2017, 15:36:18
Leo vi suas fotos. Tudo depende da saída e para quem vc faz foto. Se for um book para uma estudante com pouco dinheiro eu indicaria um desconto. já uma gestante ou um book de casamento eu subiria o preço. Tem gente que cobra a saída por 3 horas de trabalho $650. Pense na pós produção que vc deverá fazer.
Caminante no hay camino hace camino al andar


hardlucker

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
  • "Escrevo, fotografo e filmo."
    • Retratos
Resposta #11 Online: 27 de Março de 2017, 16:21:07
Primeiro; parabéns pelo trabalho, acredito que está no caminho.
As modelos parecem bem à vontade e a fotometria está bem feita, o resto é experiência.

Em relação a preço vou abrir o jogo, cobro R$300 por ensaio externo. Entrego 30 fotos para a/o cliente e não levo nada além de câmera. Qualquer objeto, look ou locação diferentes da habitual(parques e ruas) adiciono no orçamento. No caso de uma praia a cliente deve custear o transporte até o litoral. No caso de querer maquiadora e/ou um assistente com rebatedor ou flash(que eu deixo bem claro que é necessário para um ensaio com "cara de revista de moda") eu adiciono 50 a 70 reais a mais no ensaio pelo assistente e até 150-200 pela maquiadora(a maquiadora tem que ser iniciante(e boa claro) para aceitar o cachê, normalmente custa mais caro).
Não entrego menos que 30 fotos, desvaloriza o trabalho dar "descontinhos" ou fazer "precinhos camaradas", trabalho com serviços e não produtos. E deixo bem claro que não vendo as fotos, vendo o ensaio fotográfico. As fotos vão de brinde rs. Se não ela acaba preferindo outro fotógrafo por preço e não você por confiabilidade e habilidade obtida por anos de estudo.
Mas também sou realista, entrego o trabalho que a cliente pediu, afinal ela está pagando, e tento colocar um ou outro toque autoral no ensaio.
Para estabelecimentos como restaurantes, que já fiz, fecho pacotes de fotos e vídeos. Vídeo para redes sociais e marketing de mídia digital e as fotos muitas vezes para o cardápio e Instagram da hamburgueria ou bistrô. No caso o preço é o mesmo, não faço 15 por exemplo, mas só fecho também o pacote. Foto + vídeo.
Fotos em estúdio eu altero de 100 à 150 reais a mais no trabalho para custear aluguel do espaço, e então fornecer a experiência de photobook.

Enfim, certo ou errado é um modelo de negócio que deu certo pra mim. Nunca falo de valores nas redes sociais e nem faço tantos porcento% de desconto em páginas do facebook. Eu me encontro com cada cliente para definir um valor(em uma cafeteria ou qualquer lanchonete bonita e confortável) e apresente o orçamento para ela de forma que pareça que aquele preço fora sido pensado de forma especial para ela, sendo que cada cliente tem em mente um trabalho diferente.
Tenho um projeto onde fotografo rostos por onde passo, para uma prévia: No Instagram @hardlucker, e no twitter @cauepaz

Meu site:
http://www.cauepaz.com/