Autor Tópico: Uma florzinha  (Lida 1373 vezes)

Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Online: 22 de Março de 2017, 09:09:48
Bom dia, galera.

Uma foto em modo macro com a G11.


Flower by Erich Fournier, no Flickr


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #1 Online: 22 de Março de 2017, 09:38:12
que nitidez !!!
só o wb que esta azulado demais.
fora isso, boa foto!


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #2 Online: 22 de Março de 2017, 09:46:17
que nitidez !!!
só o wb que esta azulado demais.
fora isso, boa foto!

Valeu, Rodrigo.

Eu exagerei propositalmente na pós. Radicalizei geral rsrs...


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 568
Resposta #3 Online: 23 de Março de 2017, 00:02:17
Bela foto! achei interessante que deu uma sensação tridimensionalidade da flor em relação ao fundo. Eu já fiz macro de flores, mas não me recordo de conseguir esse "efeito"


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #4 Online: 23 de Março de 2017, 06:15:57
Ficou muito boa Erichfr  :ok:


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 23 de Março de 2017, 08:05:20
Bom dia, Erich!!! Gostei da nitidez e do DOF que realmente deu uma boa sensação de profundidade. O alto contraste na flor ficou bom, ajudando a ressaltar os detalhes. Só alguns pontos... edição é uma questão de gosto e acho legal experimentar coisas novas, até para ver do que gosta. Não sei se pela edição ou se é desvio cromático (green fringe), mas o verde nas bordas e nos detalhes das folhas ao fundo não ficou legal... não sei se porque dessaturou alguma outra cor fazendo ressaltar o verde ou se pelo efeito ou pela lente... o que acha?
Além disso... nesse tipo de composição, onde não há nada em volta para ajudar na composição e com tema frontal, poderia usar centralização e formato quadrado se desejar... não consigo ver razão para esse posicionamento, a não ser que houvesse algo no fundo que "conversasse" com a flor.
E por último... rsrs... isso é mais por eu ser detalhista, ok? Tá vendo essas falhas nas pétalas em tom mais claro? Eu clonaria para que sumissem, deixando a imagem mais bonita... e a flor desfocada abaixo da em foco, atraindo muito o olhar, também tiraria...
 mas como falei: EU faria...  :assobi:  :D


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #6 Online: 23 de Março de 2017, 10:12:56
Bela foto! achei interessante que deu uma sensação tridimensionalidade da flor em relação ao fundo. Eu já fiz macro de flores, mas não me recordo de conseguir esse "efeito"

Obrigado pelo comentário, dlgoes!  :ok:

Ficou muito boa Erichfr  :ok:

Valeu, erickdlm. Obrigado!

Bom dia, Erich!!! Gostei da nitidez e do DOF que realmente deu uma boa sensação de profundidade. O alto contraste na flor ficou bom, ajudando a ressaltar os detalhes. Só alguns pontos... edição é uma questão de gosto e acho legal experimentar coisas novas, até para ver do que gosta. Não sei se pela edição ou se é desvio cromático (green fringe), mas o verde nas bordas e nos detalhes das folhas ao fundo não ficou legal... não sei se porque dessaturou alguma outra cor fazendo ressaltar o verde ou se pelo efeito ou pela lente... o que acha?
Além disso... nesse tipo de composição, onde não há nada em volta para ajudar na composição e com tema frontal, poderia usar centralização e formato quadrado se desejar... não consigo ver razão para esse posicionamento, a não ser que houvesse algo no fundo que "conversasse" com a flor.
E por último... rsrs... isso é mais por eu ser detalhista, ok? Tá vendo essas falhas nas pétalas em tom mais claro? Eu clonaria para que sumissem, deixando a imagem mais bonita... e a flor desfocada abaixo da em foco, atraindo muito o olhar, também tiraria...
 mas como falei: EU faria...  :assobi:  :D


Oi, Pris.

Legal suas observações, isso mostra o quanto você sabe o que faz nas suas fotografias, sabe muito o que fala quando tenta ajudar um iniciante. Eu vou observando, lendo e aprendendo com você.  Muito obrigado, de verdade mesmo. :D :ok:

Sobre o verde: não consigo enxergar esse incomodo, se você puder me explicar mais sobre isso eu agradeceria muito.

Sobre o frame: pensei em cropar sim e testei em quadrado, mas não ficou legal não, principalmente quando eu inseri a assinatura, deixei um espacinho pra ela, rsrsrs.

Sobre a mancha na flor: não vejo tanta necessidade de tirar a mancha, sei lá... deixa as marcas de guerra da menina, são as marcas da sobrevivência hahahaha (sou doido)

Sobre a flor desfocada: concordo com você, depois que você sinalizou isso eu não paro de olhar pra ela.

Essa foto eu tratei de forma excessiva e gostei. Dificilmente isso acontece. 

Olha a original como era.











Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 23 de Março de 2017, 10:44:00
Oi de novo!  :)

Então... sobre o verde... sabe a aparência da aberração cromática nas áreas de bordas com alto contraste? Aqui na sua foto editada (não na original, o que me faz acreditar que é pela edição), há na borda das "pétalas" amarelas (na verdade, são estruturas foliáceas chamadas brácteas) um contorno em verde que poderia ser AC verde, mas acho que foi realmente na edição... da para ver o mesmo verde forte no centro das folhas desfocadas ao fundo.
Sobre as manchas esbranquiçadas... já fui de deixar as marcas de guerra também, mas como minhas fotos são em P&B, elas pulam na imagem... comecei a sumir com elas para deixar uma imagem final mais limpa... mas, como disse, EU prefiro nas minhas... rsrs
Sobre a flor desfocada, desculpe te fazer ficar olhando prá ela...  8-)   se reduzir a saturação nela, já pode melhorar... ;)


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #8 Online: 23 de Março de 2017, 11:02:42
Oi de novo!  :)

Então... sobre o verde... sabe a aparência da aberração cromática nas áreas de bordas com alto contraste? Aqui na sua foto editada (não na original, o que me faz acreditar que é pela edição), há na borda das "pétalas" amarelas (na verdade, são estruturas foliáceas chamadas brácteas) um contorno em verde que poderia ser AC verde, mas acho que foi realmente na edição... da para ver o mesmo verde forte no centro das folhas desfocadas ao fundo.
Sobre as manchas esbranquiçadas... já fui de deixar as marcas de guerra também, mas como minhas fotos são em P&B, elas pulam na imagem... comecei a sumir com elas para deixar uma imagem final mais limpa... mas, como disse, EU prefiro nas minhas... rsrs
Sobre a flor desfocada, desculpe te fazer ficar olhando prá ela...  8-)   se reduzir a saturação nela, já pode melhorar... ;)


ah tah... eu tinha visto isso... e sabia que a primeira coisa que iam falar depois que eu postasse aqui seria isso, rsrs... Com certeza foi na edição, mas não lembro o momento exato que apareceu nem qual ferramenta eu usei para aparecer, mas provavelmente foi na hora de algum ajuste de cor.






Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Março de 2017, 11:45:50
A florzinha é fotogênica, a composição passa, mas não gostei da edição, precisa trazer esse flor pra frente da foto, pra cara da foto, os níveis estão baixos, a foto um pouco escura, as cores poderiam ser mais vivas.

Mas como sempre digo e insisto, não tem certo nem, errado, é apenas a minha opinião pessoal... e pra mim a flor ficou apagada e sem vida...

Abs
Conhecimento importa mais que equipamento.


rpetribu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
  • Rafael Petribú
Resposta #10 Online: 23 de Março de 2017, 13:26:58
Fala Erich.
Eu gostei da fotografia  :ok:
E eu gosto dessa ousadia de brincar com as cores para dar ares mais fantasiosos para a imagem....
Só que concordo com o que o Lindsay falou sobre a flor estar apagada. Eu colocaria um foco de luz aumentando um pouco a exposição sobre ela para testar!

Ah, e muito legal ver a flor antes e depois da edição...
« Última modificação: 23 de Março de 2017, 13:27:22 por rpetribu »
[VENDO] Canon T6S + Pacote de Lentes + Brindes
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=128462.0