Autor Tópico: 5D Mark III ou esperar pela 6D Mark II  (Lida 36537 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #60 Online: 13 de Abril de 2017, 21:01:11
Eu fui de 5D MkIII. :)

Tive a 6d por um tempo, mas acho que há séria limitação nos pontos de foco. Para sujeitos em movimento é meio complicado (esportes, aves).

Em relação à construção, confirmo o que muitos falaram: a 6d é mais parecida com a série Txi. Até a 70d parece melhor construída.

A 5d Mk III é um tanque. Sem comparação. O sistema de foco, embora não seja mais "estado da arte", é muito bom e já fiz uma sessão de retratos com uma neném de 3 meses que não parava quieta com bons resultados. Fotos de macro também, com a 100mmL o negócio fica perfeito.

Na qualidade de imagem, creio que a 5D mkIII e a 6D se parecem bastante e para achar diferença tem que fuçar pixel à pixel.
Você resumiu bem.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #61 Online: 13 de Abril de 2017, 21:38:59
Eu fui de 5D MkIII. :)

Tive a 6d por um tempo, mas acho que há séria limitação nos pontos de foco. Para sujeitos em movimento é meio complicado (esportes, aves).

Em relação à construção, confirmo o que muitos falaram: a 6d é mais parecida com a série Txi. Até a 70d parece melhor construída.

A 5d Mk III é um tanque. Sem comparação. O sistema de foco, embora não seja mais "estado da arte", é muito bom e já fiz uma sessão de retratos com uma neném de 3 meses que não parava quieta com bons resultados. Fotos de macro também, com a 100mmL o negócio fica perfeito.

Na qualidade de imagem, creio que a 5D mkIII e a 6D se parecem bastante e para achar diferença tem que fuçar pixel à pixel.

Engraçado. O Marcelo (do vlogdozack) usou uma 6D em maratona e disse que o foco da 6D não errou em nada.

Com certeza a 5D III é mais câmera, mas até quanto? Até quanto vale a pena pagar a mais por uma se você for hobbysta? (perguntas retóricas, feitas a mim mesmo a fim de convencer a comprar uma 6D, rs).

Obrigado pela contribuição.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #62 Online: 13 de Abril de 2017, 22:16:04
Depende do hobby. Fotografar pássaros é um hobby e o af da Mark 3 faria diferença.
Isso se a pessoa fizer questão de FF, senão tem algumas crop com af melhor que a 6D.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #63 Online: 13 de Abril de 2017, 23:06:26
Engraçado. O Marcelo (do vlogdozack) usou uma 6D em maratona e disse que o foco da 6D não errou em nada.

Usei uma 6D por 1 ano em casamentos, eventos, ensaios, e festas infantis (com a criançada correndo), nunca tive problema com foco.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #64 Online: 17 de Abril de 2017, 10:35:54
Engraçado. O Marcelo (do vlogdozack) usou uma 6D em maratona e disse que o foco da 6D não errou em nada.

Com certeza a 5D III é mais câmera, mas até quanto? Até quanto vale a pena pagar a mais por uma se você for hobbysta? (perguntas retóricas, feitas a mim mesmo a fim de convencer a comprar uma 6D, rs).

Obrigado pela contribuição.

Cumprimentos.

Levinthal, eu também já usei a 6D para fotografar um Ironman aqui em Florianópolis. Apesar de ser esporte, a corrida de maratona tem caminho previsível e os corredores não mudam de direção abruptamente e tampouco alteram a velocidade, como futebol, surfe ou basquete, por exemplo. Não exige muito do sistema de foco. Se cravares o ponto central da 6D no corredor, não vai errar.

Se você é um hobbysta, depende do hobby (e do orçamento). Se for esportes e quer uma full frame, eu diria que a 5d MK III é a melhor escolha na linha Canon no momento, já que com a introdução da MK IV o preços estão caindo devagarinho.

Para retratos, eventos, etc., a 6D é excelente.

Usei uma 6D por 1 ano em casamentos, eventos, ensaios, e festas infantis (com a criançada correndo), nunca tive problema com foco.

Roberto, não estou sugerindo que seja impossível fazer qualquer dessas coisas com a 6D, ao contrário é possível sim, ainda mais se estiveres bem familiarizado com a câmera.

Mas o sistema de foco da 5D mk III facilita, e muito. Saindo da 6D eu te digo, que em minha experiência, estou com um aproveitamento maior de fotos bem focadas com a 5D, especialmente em tarefas que exigem muito, como macro sem tripé e esportes de campo. Para retratos e fotos de grupos e eventos, não creio que exista uma diferença tão marcante que obrigue ninguém a migrar para a 5D MK III.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 17 de Abril de 2017, 15:58:21
Já tive duas 6D (épocas diferentes) uma 1DX, e agora estou com a 7D mark II, mas já negociando a troca em uma 5D mark III.
Estou ansioso pelos testes !
Fotógrafo e birdwatching


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #66 Online: 17 de Abril de 2017, 18:57:21
 
Já tive duas 6D (épocas diferentes) uma 1DX, e agora estou com a 7D mark II, mas já negociando a troca em uma 5D mark III.
Estou ansioso pelos testes !
Tá devendo fazer um apanhadão das coisas que gostou e não gostou entre elas..... E no fim das contas se entre elas mudou alguma coisa no seu resultado final.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 18 de Abril de 2017, 10:03:13
Tá devendo fazer um apanhadão das coisas que gostou e não gostou entre elas..... E no fim das contas se entre elas mudou alguma coisa no seu resultado final.

Pode deixar Thales, eu passo para vocês aqui.
Confesso que já pensei em até mostrar em video, no youtube.
Preciso aprender postar as fotos aqui.

Chegando a 5D mark III, consigo dizer detalhamente os prós e contras de cada uma, pois todas elas foram e vão ser usadas em situações drásticas de luz, onde exigem qualidade, eficiencia do autofoco, interface, que é a fotografias de aves em escuridão das matas.

Abraço
Fotógrafo e birdwatching


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #68 Online: 21 de Abril de 2017, 17:01:42
Pode deixar Thales, eu passo para vocês aqui.
Confesso que já pensei em até mostrar em video, no youtube.
Preciso aprender postar as fotos aqui.

Chegando a 5D mark III, consigo dizer detalhamente os prós e contras de cada uma, pois todas elas foram e vão ser usadas em situações drásticas de luz, onde exigem qualidade, eficiencia do autofoco, interface, que é a fotografias de aves em escuridão das matas.

Abraço
Olha que promessa é dívida. Hehehehe

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Sinval Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 21 de Abril de 2017, 17:08:45
Pode deixar Thales, eu passo para vocês aqui.
Confesso que já pensei em até mostrar em video, no youtube.
Preciso aprender postar as fotos aqui.

Chegando a 5D mark III, consigo dizer detalhamente os prós e contras de cada uma, pois todas elas foram e vão ser usadas em situações drásticas de luz, onde exigem qualidade, eficiencia do autofoco, interface, que é a fotografias de aves em escuridão das matas.

Abraço

Marcando pra acompanhar. Considerando essas condições extremas, esse relato será precioso.
Canon 6D; EF 25-105 f/4; EF 50 1.8 STM; EFS 18-135; 430EX II
Canon G7X
Rolleiflex  Tessar 3.5/75mm
Agfa Isolette II


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 21 de Abril de 2017, 20:31:12
5D mark III em mãos, amanhã as 06:00 irei para uma mata perto de casa, levarei a 100-400 modelo II.
Normalmente neste local é rari usar iso abaixo de 3.200.

Abraço a todos
Fotógrafo e birdwatching


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #71 Online: 21 de Abril de 2017, 22:05:38
Ah que essa estou curioso !!

No aguardo, Douglas.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 25 de Abril de 2017, 14:41:56
Bem, pessoal vamos lá, por partes, pois ainda falta uns testes finais, o tempo como estava frio e chuviscando a prova de teste em matas escuras, pouco contraste, capacidade de autofoco, etc.. ficou um pouco prejudicado, então fiz em casa mesmo dentro do quarto sem ajuda de luz artifical.
Como eu venho pulando nos ultimos dois anos de 6D para 1DX, de 1DX para 7D mark II e agora 5D mark III, vou citar as 4 cameras ok... a 1D mark IV também tive neste periodo, mas não irei entrar em detalhes deste modelo.

Imagem, qualidade
1 - 1DX
2 - 6D
3 - 5D mark III
4 - 7D mark II

ISO acima de 6.400
1 - 1DX
2 - 6D
3 - 5D mark III
4 - 7D mark II

Interface
1 - 1DX
2 - 7D mark II
3 - 5D mark III
4 - 6D

Bateria (duração)
1 - 1DX
2 - 6D
3 - 5D mark III
4 - 7D mark II
Fotógrafo e birdwatching


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 25 de Abril de 2017, 14:51:12
Continuando...

Precisão do autofoco em situações drásticas com todos os 61 pontos, sendo selecionados um a um.
1 - 1DX (tem 3 processadores, duplo digic 5 e um digic 4 só para foco, e a camera é feito para isso, então impossível competir com ela ? E o seu ponto central sensivel em -2 não perde nada para os outros sensiveis em -3, a diferença quase insignicante.)
A 1DX é um caso a parte na rapidez devido a bateria grande, que dá um up no motor de foco das lentes.

2 - 7D mark II, sim todos os seus 65 pontos são muito bons, e o central sensivel em -3, ele focava pessoas onde o ISO da camera já não garantia mais qualidade fotográfica aceitável, e a alavanca que colocaram nela para controla-lo é excelente, ajuda muito.

3 - 5D mark III, o seu ponto central em -2, me garantiu foco exato em situações onde usei ISO 25.600, abertura 1.4 e velocidade 1/100, então já dá para imaginar como estava escuro. Utilizando os pontos paralelos (61 pontos no total), não são como da 7D2 ou 1Dx, mas te salva em algumas situações, muito util para quem não gosta de focar e reenquadrar (meu caso).

4 - 6D, utilizei muito esta camera com a EF 600mm f4 e um tc 1.4, e nunca me deixou na mão com seu incrivel ponto central, sensivel em -3, porém os pontos paralelos, nunca sequer conseguiu focar uma ave de cor marrom na sombra de mata. Mas seu ponto central é igualmente rápido em comparação a 5D mark III e 7D mark II.


E um resumão desta parte
1DX é caro, para social não compensa a grana investida. para esportes e natureza, já é fundamental

5D mark III os pontos paralelos ajudam em comparação a 6D

6D para quem só usa o ponto central, e não vê problemas em focar e reenquadrar, vale a pena demais em cima da 5D mark III, neste requisito. Já que ambas fazem a mesma foto, sendo uma custando praticamente 2.500,00 a menos. Dá uma lente com essa grana.
« Última modificação: 25 de Abril de 2017, 15:19:38 por Douglas Fernando »
Fotógrafo e birdwatching


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 25 de Abril de 2017, 15:14:20
Continuando... vou fazendo por parte ok pessoal.

Nitidez
1 - 1DX, devido o seu sensor provavelmente elaborado para mais detalhe, e ter "apenas" 18mp, é a mais nitida das 3, seus pixels de sensor são grandes, gerando mais nitidez e menos ruido. Acima do ISO 6.400 ela se sobressae, não que não tenho ruído como as outras, mas ela aguenta segurá-lo por mais tempo, e sem perder a nitidez. Por isso ela sempre custou caro. Eu choro até hoje ter vendido a minha,

2 - Pra mim 6D é mais nitida  e menos ruidosa (pouca coisa uns 10% menos ruído) em ISO alto do que a 5D mark III, até iso 2.500 é insignificante a diferença entre elas, mas em fotos de aves, onde as penas tem que aparecer fiozinho por fiozinho, a 6D leva ligeira vantagem. Isso pode ser, alguns motivos como: camera mais recente, sensor com melhoramentos e/ou os pixels maiores, pois são 20mp contra 22mp da 5D mark III

3 - 7D mark II é mais nitida que o modelo antigo, suporta ISO até 3.200 com qualidade aceitável para aves e sem cropar muito via edição. SIM, nós do ramo de fotografia de natureza cropamos via edição mais de 90% das nossas fotos. E até ISO 6.400 para social, fiz excelentes impressões em tamanho 15x21, limpas e com nitidez aguçada.
Impressões maiores, já não sei responder.
Enfim, minha "enjuadeza" aguda me diz que camera aps-c não é camera para social, apesar que tem gente que faz fotos excelentes, muito melhores do que eu com o equipamento mais caro do mundo.
« Última modificação: 25 de Abril de 2017, 15:14:50 por Douglas Fernando »
Fotógrafo e birdwatching