Autor Tópico: 5D Mark III ou esperar pela 6D Mark II  (Lida 36294 vezes)

Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #45 Online: 06 de Abril de 2017, 08:50:28
Todas servem para trabalhar, até as Rebels.
Mas é um fato que as 5D são muito resistentes e confiáveis.

Considerando as câmeras usadas pelos fotojornalistas que divulgam seus materiais na World Press, a 5D mkIII domina sozinha desde 2014. E sabemos que esses profissionais usam suas câmeras nas situações mais adversas (chuva, guerra, protestos, etc), e a câmera está lá, firme e forte.

https://petapixel.com/2017/02/16/cameras-captured-winning-shots-world-press-photo-2017/

https://petapixel.com/2016/02/19/here-are-the-cameras-that-won-world-press-photo-2016/

https://petapixel.com/2015/02/17/breakdown-cameras-captured-winning-images-world-press-photo-2015/

https://www.provideocoalition.com/canon-dominates-world-press-photo-2014/


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #46 Online: 06 de Abril de 2017, 09:43:54
Exatamente. A linha 5D é mais resistente, juntamente com a linha 1D e 7D. Mas nada impede de que se trabalhe com Rebels, XXD, 6D etc...

Meu grande ponto é: qual o trabalho? Still não é trabalho? Ensaios de bebês ou tranquilinhos com a família no parque não são trabalho? Estúdio não é trabalho? Algum destes exemplos precisaria da tal robustez a mais para poder ser considerada apta ao trabalho?

Do outro lado, sim, trabalhos como jornalismo, esportes (alguns deles), biologia (de campo), eventos ou ensaios sem controle do ambiente... estes sim podem se beneficiar ou até requerem um equipamento mais robusto.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 06 de Abril de 2017, 09:52:55
Murilo, parabéns pela aquisição  :clap: :clap: :clap: :clap:

Elder, perfeitas as suas considerações... quando o fator financeiro pesa na decisão, é sempre importante definir as demandas e uso do equipamento... já vi discussões sobre câmeras e lentes seladas entre colegas que trabalhavam apenas em estúdio... entre outras...

Concordo que para quem tem uso intenso e em condições adversas a linha 5D realmente representa durabilidade em longo prazo...

Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #48 Online: 06 de Abril de 2017, 11:55:46
Como já dito por muitos, a robustez do corpo (ou a falta dela) da 6D é muito relativa ao seu uso. Eu tenho uma 5D e acho um exagero seu peso e tamanho, preferiria uma câmera menor e mais leve, mesmo que perdesse robustez. Nunca a derrubei nem fotografei no deserto ou numa floresta com 95% de umidade relativa para precisar dessa robustez que muitos estão colocando como "limitação".

Com relação ao foco, novamente, tenho uma 5D e fotografo minha sobrinha ligada no 220V. Mantenho o ponto central, single shot e já acho suficiente. Se tem gente que usa mirrorless e não reclama de velocidade de foco, imagine com uma DSLR. Se você já fotografa com a EOS M, pode apostar que o foco não será problema.

Elder, obrigado pelo comentário.

A EOS M me atende, mas eu quero utiliza-la para algumas coisas e a 6D para outras, então elas têm que se completar. O foco da EOS M eu acho muito suficiente para a maioria das coisas, mas acho que eu não conseguiria fotografar uma criança peralta, por exemplo. Não quero ter esse tipo de limitação com a 6D também, entende? Afinal, como disse, elas precisam se complementar, caso contrario eu mantenho só uma câmera, rs.

Cumprimentos.


Quanto à velocidade e precisão do ponto central da 6D, posso ficar despreocupado, então, essa é a conclusão à qual posso chegar. Confere?

Quando dizem que a 6D chega a 50.000 clicks, por exemplo, eu imagino que comigo ela duraria pelo menos 4 anos, visto que acho muito impossível tirar mais de 1.000 fotos por mês por fato de usar como hobby.

Então acho que não deveria me preocupar com isso.

Na verdade eu ja estava 99% decidido pela 6D, mas parece que falam tão mal dela que sempre fico com pé atrás.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #49 Online: 06 de Abril de 2017, 13:39:42
A EOS M me atende, mas eu quero utiliza-la para algumas coisas e a 6D para outras, então elas têm que se completar. O foco da EOS M eu acho muito suficiente para a maioria das coisas, mas acho que eu não conseguiria fotografar uma criança peralta, por exemplo. Não quero ter esse tipo de limitação com a 6D também, entende? Afinal, como disse, elas precisam se complementar, caso contrario eu mantenho só uma câmera, rs.

Quanto à velocidade e precisão do ponto central da 6D, posso ficar despreocupado, então, essa é a conclusão à qual posso chegar. Confere?

Perfeitamente. Meu comentário foi justamente na questão de que, sim, existem diferenças nos sistemas de foco e desempenho entre os modelos (6D x 5D neste caso), mas que isso é muito pequeno perto da enorme diferença de comparar qualquer DSLR com uma mirrorless ou outras com sistema de foco menos velozes, daí a comparação com a EOS-M.

Quando dizem que a 6D chega a 50.000 clicks, por exemplo, eu imagino que comigo ela duraria pelo menos 4 anos, visto que acho muito impossível tirar mais de 1.000 fotos por mês por fato de usar como hobby.

Essa história de vida útil do obturador também tem várias interpretações. Qualquer componente mecânico (e creio que até boa parte dos elétricos) possuem uma estimativa de vida útil, isso é fato. Mas essa estimativa não leva em consideração a exposição desse equipamento e a severidade ou a aplicação. Por exemplo: será que um disparo em baixas velocidades, tipo um 1/100 tem o mesmo desgaste de um disparo a 1/4000? E aqui poderíamos ir longe em vários fatores até externos. Fora o fato de que, mesmo que fosse exatamente o mesmo uso, poderíamos observar diferentes durabilidades no mesmo componente. Onde quero chegar? Que o obturador da 6D pode durar 50K disparos, pode dar defeito com menos de mil, ou pode passar de 100 ou 200K. E indo além, obturador não é o único componente que pode dar defeito ou chegar no fim de sua vida útil. Você pode trocar qualquer peça defeituosa e continuar com a câmera "viva".

Ao meu ver (e aqui é algo totalmente pessoal, nada técnico, espero que não leve pelo lado negativo), comprar uma câmera nova nos dias de hoje, preocupado com quantos meses ou anos ela vai durar, num uso amador ainda por cima, é muita paranoia.
« Última modificação: 06 de Abril de 2017, 13:40:11 por Elder Walker »
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #50 Online: 06 de Abril de 2017, 13:53:56
Perfeitamente. Meu comentário foi justamente na questão de que, sim, existem diferenças nos sistemas de foco e desempenho entre os modelos (6D x 5D neste caso), mas que isso é muito pequeno perto da enorme diferença de comparar qualquer DSLR com uma mirrorless ou outras com sistema de foco menos velozes, daí a comparação com a EOS-M.

Essa história de vida útil do obturador também tem várias interpretações. Qualquer componente mecânico (e creio que até boa parte dos elétricos) possuem uma estimativa de vida útil, isso é fato. Mas essa estimativa não leva em consideração a exposição desse equipamento e a severidade ou a aplicação. Por exemplo: será que um disparo em baixas velocidades, tipo um 1/100 tem o mesmo desgaste de um disparo a 1/4000? E aqui poderíamos ir longe em vários fatores até externos. Fora o fato de que, mesmo que fosse exatamente o mesmo uso, poderíamos observar diferentes durabilidades no mesmo componente. Onde quero chegar? Que o obturador da 6D pode durar 50K disparos, pode dar defeito com menos de mil, ou pode passar de 100 ou 200K. E indo além, obturador não é o único componente que pode dar defeito ou chegar no fim de sua vida útil. Você pode trocar qualquer peça defeituosa e continuar com a câmera "viva".

Ao meu ver (e aqui é algo totalmente pessoal, nada técnico, espero que não leve pelo lado negativo), comprar uma câmera nova nos dias de hoje, preocupado com quantos meses ou anos ela vai durar, num uso amador ainda por cima, é muita paranoia.

Elder, você está certo nas ponderações.

Ocorre que a internet tem tantas opiniões que muitas vezes sofremos uma overdose e não sabemos quais informações são mais confiáveis, entende?

Como disse, eu estava certo pela 6D, mas hoje tem tanto "6D é frágil" "6D é uma rebel FF" "6D é entrada" e etc. que fica difícil filtrar.

Aí agora ainda entra na jogada a 6D II, e fica nessa de "espera ou não". Se ficarmos sempre a esperar, nunca teremos nada.

É dose, meu amigo, rs.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #51 Online: 06 de Abril de 2017, 14:26:20
Sim, opiniões sempre existirão das mais variadas possíveis. É preciso saber filtrar e colocá-las no devido contexto.

Particularmente, não discordo que a 6D seja a full-frame de entrada da Canon (na verdade isso é fato) ou uma Rebel-Full-Frame (isso é opinião). E pra mim isso já é bom o bastante para desejar ter uma. Não é porque uma 5D seja mais robusta que uma 6D não terá seu mercado. Não é porque existe a 7D que vão deixar de vender uma 80D ou uma Rebel.

Com relação a esperar um lançamento ou não, isso é muito particular e especulativo, tanto pela data do lançamento quanto pelos valores e pelo que pode acontecer com o mercado depois do seu lançamento. Se está sem pressa para a nova aquisição, talvez seja interessante aguardar e conferir como fica. Se quer algo logo, não tem porque esperar. Penso que artigos como câmeras não são como carros que saem de linha, viram "micos" etc... Fora que o valor de uma 6D hoje já está relativamente baixo, não vejo caindo muita coisa não. Se quiser trocar novamente depois, basta revender.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Murilo Pereira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #52 Online: 06 de Abril de 2017, 14:37:50
Pois é galera, é sempre muito difícil escolher, ainda mais pelo alto custo!
Mas o segredo é pesquisar muito, entender o porque e para que vc vai utilizá-la, ouvir opiniões de quem já trabalha há tempos e aí sim definir.
Tem que ter paciência e analisar com calma.
Mas no fim, o que fará a diferença é vc fazer boas fotos, hahaha.

Vamos que vamos. Sou novo aqui no fórum e estou achando espetacular o compartilhamento de ideias e experiências. Parabéns à todos e obrigado pela colaboração!


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #53 Online: 06 de Abril de 2017, 15:02:40
Sim, opiniões sempre existirão das mais variadas possíveis. É preciso saber filtrar e colocá-las no devido contexto.

Particularmente, não discordo que a 6D seja a full-frame de entrada da Canon (na verdade isso é fato) ou uma Rebel-Full-Frame (isso é opinião). E pra mim isso já é bom o bastante para desejar ter uma. Não é porque uma 5D seja mais robusta que uma 6D não terá seu mercado. Não é porque existe a 7D que vão deixar de vender uma 80D ou uma Rebel.

Com relação a esperar um lançamento ou não, isso é muito particular e especulativo, tanto pela data do lançamento quanto pelos valores e pelo que pode acontecer com o mercado depois do seu lançamento. Se está sem pressa para a nova aquisição, talvez seja interessante aguardar e conferir como fica. Se quer algo logo, não tem porque esperar. Penso que artigos como câmeras não são como carros que saem de linha, viram "micos" etc... Fora que o valor de uma 6D hoje já está relativamente baixo, não vejo caindo muita coisa não. Se quiser trocar novamente depois, basta revender.

Para quando está prevista a 6D II?

Vocês já me responderam que o foco dela é preciso e isso pra mim é o suficiente. Acho que o fato dela ter 9 pontos de foco não me atrapalha. Nunca fui de usar muito os laterais.

Meu aniversário é em junho, e me dá-la como presente acho que será inevitável.  :assobi:

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #54 Online: 06 de Abril de 2017, 15:10:04
Última vez que vi boato falava no final do Q2 ou no Q3 de 2017, então acho q não dá tempo pro seu niver  :aua:

http://www.canonrumors.com/an-update-on-the-canon-eos-6d-mark-ii-cr3/
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 06 de Abril de 2017, 15:42:02
Para quando está prevista a 6D II?

Vocês já me responderam que o foco dela é preciso e isso pra mim é o suficiente. Acho que o fato dela ter 9 pontos de foco não me atrapalha. Nunca fui de usar muito os laterais.

Meu aniversário é em junho, e me dá-la como presente acho que será inevitável.  :assobi:

Cumprimentos.

Olha já tive a 6D - para o que citou : uso amador,   qualidade de imagem, ponto central excelente, ... ela é simplesmente sensacional - os comentários de que é uma rebel com sensor FF na época só me fizeram ter mais certeza que era a  a mera certa para mim, pois vinha de uma T2i e gostava da leveza e tamanho.

Vendi pois cansei do peso das câmeras e do sistema DSRL ... nada a falar contra a 6D.

Acho que pelo que ela oferece está com um excelente custo beneficio, último email que recebi.. 4650, 00 no Nakamura.


Abraços e boas fotos.
« Última modificação: 06 de Abril de 2017, 15:42:53 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #56 Online: 06 de Abril de 2017, 22:40:05
Última vez que vi boato falava no final do Q2 ou no Q3 de 2017, então acho q não dá tempo pro seu niver  :aua:

http://www.canonrumors.com/an-update-on-the-canon-eos-6d-mark-ii-cr3/

Muito obrigado pela informação, amigo.  :ok:

Quem sabe eu não espere? O problema vai ser o preço assentar.

Cumprimentos.

Olha já tive a 6D - para o que citou : uso amador,   qualidade de imagem, ponto central excelente, ... ela é simplesmente sensacional - os comentários de que é uma rebel com sensor FF na época só me fizeram ter mais certeza que era a  a mera certa para mim, pois vinha de uma T2i e gostava da leveza e tamanho.

Vendi pois cansei do peso das câmeras e do sistema DSRL ... nada a falar contra a 6D.

Acho que pelo que ela oferece está com um excelente custo beneficio, último email que recebi.. 4650, 00 no Nakamura.


Abraços e boas fotos.

Obrigado pelas considerações, amigo!

Eu quero ter os dois sistemas: mirrorless e DSLR. Acho que ambas têm seu espaço. Vou me equipar no FF e assim que a Canon lançar uma mirrorless por um preço bacana eu compro uma e fico com os 2 sistemas no FF, mas ainda é muito longe pra pensar nisso.  :ok:

Seu comentário me deu fôlego para pegá-la.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #57 Online: 08 de Abril de 2017, 14:12:19
Eu iria de 5D III. Pode começar com a dupla 35/85 ou uma 24-70 2.8.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #58 Online: 08 de Abril de 2017, 18:28:14
Eu iria de 5D III. Pode começar com a dupla 35/85 ou uma 24-70 2.8.

Para, Thales, não fala isso!  :hysterical:


Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #59 Online: 13 de Abril de 2017, 16:29:04
Eu fui de 5D MkIII. :)

Tive a 6d por um tempo, mas acho que há séria limitação nos pontos de foco. Para sujeitos em movimento é meio complicado (esportes, aves).

Em relação à construção, confirmo o que muitos falaram: a 6d é mais parecida com a série Txi. Até a 70d parece melhor construída.

A 5d Mk III é um tanque. Sem comparação. O sistema de foco, embora não seja mais "estado da arte", é muito bom e já fiz uma sessão de retratos com uma neném de 3 meses que não parava quieta com bons resultados. Fotos de macro também, com a 100mmL o negócio fica perfeito.

Na qualidade de imagem, creio que a 5D mkIII e a 6D se parecem bastante e para achar diferença tem que fuçar pixel à pixel.
Canon 5D MK III - Sony A7III