Oi Vangelismm, desculpe a demora na resposta...ficou "perdida" entre tantas que recebemos...bem bacana as contribuições aqui!
Bom, você está correto...o custo de fotografar apenas 1 peça de cada roupa fica inviável tanto para uma empreendedora "caseira" que está vendendo no Insta (e nem tem custos fixos mensais para manter um ecommerce) quanto para um ecommerce startup, pois a diferença entre "fechar" e "continuar" é pequena. O "custo Brasil", o desemprego que inundou as redes com gente competindo mas que também não aguenta muito tempo pois ser empreendedor é "usar dezenas de chapéus" ao mesmo tempo e haja fôlego financeiro, energia, tempo, criatividade, talento para gerir recursos humanos, etc.
Acho que expliquei o motivo de termos montado nosso próprio studio e estarmos indo atrás de melhor as fotos "caseiras" com uma DSLR, etc etc. É tanto custo (fora o estoque em si), que assusta. Além disso, há também o fator "picadinho": como o mercado está devagar, o micro empreendedor tem que se ajustar...não montamos mais grades de peças duplicadas...apenas o suficiente para mostrar as peças e tentar vender rápido o que tem...pois moda é um problema "passageiro"...kkkkkk....piscou os olhos, já estamos em outra estação, outras tendências, e o que se faz se você comprou dezenas de grades para uma mesma peça? O que quero dizer é que ficaria impossível ficar chamando o fotógrafo à cada semana que se foi aos fornecedores para comprar peças "picadinhas".
Já do lado dos fornecedores, estes estão talvez um pouco melhor, mas igualmente suscetíveis à crise. Então, diminuiram a qtde mínima de peças no atacado e começaram a fotografar as modelos "do lado de fora da loja" ou "em parques"...e não sabem nem te passar o telefone do fotógrafo/agencia deles (!) nem sabem o que significa "foto em alta/foto em baixa" (!). Muito difícil e desgastante...falta muito para esse pessoal se profissionalizar. Então, à menos que vocês seja uma Renner, Zara, Amaro, etc, você tem que comprar de fornecedores "meia boca" e aceitar o que eles tem para oferecer. Simples assim. E está aí, de novo, o motivo para termos montado o estúdio...não dá para não ter foto de qualidade na loja...no ecommerce, tudo começa por aí bem como com uma bela e glamorosa descrição da peça.
Pronto! Espero ter contribuído também! :-)
Abraço.
Harding
Só curiosidade de negócio agora.
Já recebi N solicitações de orçamento para fotografar roupas para quem vende no Instagram.
E mesmo eu jogando o preço lá no chão, o custo é inviável.
As vezes as pessoas só tem uma peça de cada roupa pra vender. Não tem como diluir o custo.
Ao contrário da confecção que fez a roupa, pode diluir uma campanha de moda na produção em massa.
Vem a pergunta, onde vocês compram não fornecem nenhum material de divulgação?