Autor Tópico: Meu "studio caseiro" com luz contínua.  (Lida 5015 vezes)

harding.leite

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
  • Empreendedor, casado, pai de um lindo casal.
Online: 22 de Março de 2017, 21:13:35
Boa noite.

Esse é meu primeiro post no "Mundo Fotográfico", agradeço a oportunidade de aprender com vocês.

Segue em anexo 3 fotos (URL):
a) o 'home studio"


b) foto-exemplo-com-2-luzes-próxima-modelo


c) foto-exemplo-com-2-luzes-próxima-fundoTNT



Vou lhes explicar o cenário.

Sou micro-empresário e fotografo minha modelo/esposa vestindo roupas de um negócio nosso, preliminarmente nascente.

No momento, não temos condição, tempo, estrutura, etc para contratar um profissional experiente. Então, por enquanto, estou vivendo o lema "fazemos o que podemos com o que temos" (desculpem-nos os profissionais da área...valorizamos muito vocês e adoraremos tê-los como consultores...um dia, em breve).

Não tenho camera dedicada...apenas um smartphone sofisticado da Sony (Android). Comprei  um APP que expõe na tela as configurações da camera...exceto por explicitamente setar a abertura e velocidade de obturador (consigo mexer em WB, ISO, exposição de 0 à +3 ou -3, etc)

Entendo que:
a) seria ideal ter as paredes pintadas de cor escura para não haver 'spill e retorno'.
b) seria ideal ter uma cortina preta de cada lado fazendo o bloqueio das luzes frontais iluminando o TNT.
c) seria ideal ter um fotômetro, cartões de branco/cinza.
d) seria ideal aprender sobre conceitos da fotografia para saber como configurar a camera.
e) seria ideal ter um profissional fera de Photoshop que elimine o fundo cinza e o faça de branco.

Tudo isso *seria* bom ter...mas não dá.
--
No cenário A, priorizei a iluminação próxima à modelo. O Softbox (4 coolights de 125w) e as duas luzes sem sombrinhas (2 coolights de 150w). O fundo TNT ficou com o que "sobra" de luz.

No cenário B, priorizei o fundo TNT e tentei colocar os dois tripés (cada um com 1 Coolight de 150w) mais próximos ao TNT e num ponto atrás da modelo (em relação à camera).

Em todos os cenários a modelo fica quase no centro da placa de fórmica

Ah...temos ar-condicionado na sala...então, se for sugerido 'luz quente', sem probl.

===
Então, pergunto:

1) Excluindo-se o óbvio da precariedade dos equipamentos, espaço, etc ...qual o item número 1 e 2, mais prioritários para que possamos realizar múltiplas sessões de fotos com mais qualidade? (de novo, não dá para ter um item de 'despesa recorrente com profissional' :-)

2) Se com *o que temos hoje* atender ('quebrar um galho') e as fotos poderiam ter o fundo infinito totalmente branco, o que falta arrumar na estrutura e (quase com certeza) nos parâmetros de configuração da camera?

3) Se o item número 1 (mais prioritário) for de aquisição de LUZ(ES), qual ou quais equipamento de luz seriam necessários para deixar o TNT 'branco OMO'?  Por gentileza, poderia detalhar um pouco modelo, faixa de preço, lugar para comprar em São Paulo, capital?

4) Se o item número 1 (mais prioritário) for: manter as luzes, ajustar a posição delas e COMPRAR uma camera minimamente decente...qual seria esta camera (no entanto, o "outro" item, minha falta de conhecimento teórico/técnico de fotografia não ajudaria essa "camera melhor). :-(

5) Que outras sugestões - dentro do contexto explicado acima - você teria para agregar?
==

Sou muito grato pelo seu tempo e por sua ajuda!

Forte abraço.
Harding

--
Um eterno curioso e inovador questionador!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 23 de Março de 2017, 00:43:35
Primeiramente, bem vindo ao fórum. Segundamente, parabéns pela iniciativa e esforço.

Essas fotos que você mostrou são o resultado final? Qual o tamanho que vão aparecer no seu site (imaginando que seu negócio seja vender pela internet)?

Apesar de o celular poder render fotos razoáveis, ele é bastante inconstante quanto a foco. E 99.9% dos celulares têm abertura fixa, não tem app que dê jeito. Então, o celular vai te dar um pouco mais de trabalho, caso vc opte por ele. Eu acho que uma câmera DSLR, mesmo básica e usada vai dar resultado melhor e de forma mais eficiente. Não é essencial, mas vai te economizar tempo. Pode ser com a lente do kit mesmo.

Com a luz que vc tem, já dá pra obter resultados interessantes. Dê uma olhada neste tópico, verdadeira aula do leonobox:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=111357.0

Mas note que você deve precisar de mais alguns fundos também. Roupa branca em fundo branco não sai muito legal.

Boa sorte nos seus esforços!


harding.leite

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
  • Empreendedor, casado, pai de um lindo casal.
Resposta #2 Online: 23 de Março de 2017, 06:32:38
Grande Felipe! 

MUITO MUITO obrigado pela atenção, dicas (!!) e o direcionamento para uma aula de luz do colega! 
Vou cair dentro de tudo isso!

Quanto ao tamanho das imagens na loja, são tipo 4000x4000, para que a função "lupa" (zoom) possa ser usada e o tecido examinado.

Abraço!
Harding
« Última modificação: 23 de Março de 2017, 06:57:16 por harding.leite »
--
Um eterno curioso e inovador questionador!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 23 de Março de 2017, 08:06:11
Para o fundo branco vc precisa "somente" de luz apontada para o fundo.
Essa luz deve ser mais forte que a luz que ilumina a modelo.

Abri sua photo C no photoshop e com 1 ponto de exposição o fundo ficou branco.
Ou seja, você precisa dobrar a potencia de luz no fundo, hoje você tem 300W, precisaria de 600W.

Observe que a modelo ficou completamente lavada, sem contraste nenhum, vc precisa tapar essas luzes que vão para o fundo, para que não voltem para a modelo e para o próprio celular.
Estamos vendo a lampada, ela teria que ficar dentro do refletor.

Com mil reais você compra uma DSRL com lente do kit usada no mercado livre.
Com mais 500,00 reais vc compra 02 flashs yongnuo manual.
Um pra estourar o fundo e outro para iluminar a modelo, acho mais fácil que luz continua.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


harding.leite

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
  • Empreendedor, casado, pai de um lindo casal.
Resposta #4 Online: 23 de Março de 2017, 08:13:15
R$1.000 por um DSLR...acho que consigo!! Excelente dica, complementando o mesmo que o Felipe disse anteriormente.

Obrigado por investir seu tempo lá no Photoshop...eu achava que tinha (também) que estourar o fundo...mas confesso para você que prefiro continuar na luz contínua, até porque, em algum momento, vou passar a filmar e criar "Boomerangs" do INSTAGRAM...mas valeu. 

E vou tentar colocar dois tripés com pano preto blackout, talvez) para bloquear o spill de volta para a modelo (sabia que eu não ia escapar disso... :-)

Se souber de alguma luz contínua que eu possa só ligar na hora de bater a foto e que seja boa para estourar de branco o fundo, dos dois lados, te agradeço a indicação Vangelism.

Abraço!
Harding
« Última modificação: 23 de Março de 2017, 08:14:30 por harding.leite »
--
Um eterno curioso e inovador questionador!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 23 de Março de 2017, 09:02:59
Luz continua é potencia.
Precisa de 4 luzes de 150W ou 02 de 300W.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 23 de Março de 2017, 09:44:22
Eu diria que a unica coisa que vc precisa eh de uma SLR, o resto vc ja tem.
Ate fotometro muitos profissionais e entusiastas ja nem usam mais. Vai do seu metodo de leitura de luz.

Se vc nao quiser luz rebatendo na parede e refletindo na sua modelo, vc pode usar paneis escuros e ate mesmo o lado oposto de rebatedores largos que sao pretos. Eu sempre uso o fundo de rebatedores, ate mesmo pq da para levar e usar em qualquer local.

A unica vantagem do flash eh a facilidade em acumular e descarregar maior potencia, como tambem nao esquentar.

Mas em se tratando de luz continua vc ve exatamente como esta a luz. Muito melhor do que simples luz de modelagem.

Hoje em dia tem muitas opcoes de LED lampadas bastante consistentes e de diferentes temperaturas.

Eu comecei a usar luz continua para minhas fotos pinholes (pq flash meio que nao tem como com pinhole). Desde entao passei a usar a luz continua com frequencia com cameras a lentes.

Alguns exemplos meus:









harding.leite

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
  • Empreendedor, casado, pai de um lindo casal.
Resposta #7 Online: 23 de Março de 2017, 10:16:53
Maravilha Croix!  Mais um 'voto' para nós comprarmos um DSLR...parece o caminho...fora bloquear o retorno de luz para a modelo e, quem sabe até, um pouco mais de luz (potencia) em cima do TNT, né? :-)

Sabendo de alguém no mercado que está vendendo uma DSLR usada, pode me indicar. Obg.

Parabéns pelo trabalho! Belas fotos (apesar de eu não gostar de fundo escuro...mas, sei que tem seu momento e uso).

Abraço!
Harding
--
Um eterno curioso e inovador questionador!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 23 de Março de 2017, 12:36:06
Quanto ao tamanho das imagens na loja, são tipo 4000x4000, para que a função "lupa" (zoom) possa ser usada e o tecido examinado.

Caramba, 4000x4000 é muita coisa! Levando em conta que a grande maioria dos monitores por aí têm altura de cerca de 1300 pixels, eu diria que 1200x1200 já esteja de bom tamanho. Com isso vc consegue muito mais imagens no mesmo espaço de armazenamento.  :ok:

A questão da luz é meio subjetiva. Eu também prefiro a luz contínua, embora ela tenha vantagens e desvantagens. A meu ver, a vantagem é que é mais fácil prever a cena (com prática, vc aprende a prever usando flash). A desvantagem é que as velocidades da câmera serão sempre mais baixas (pode parecer bobagem, mas isso é uma grande desvantagem quando se tem pressa), consome mais energia e gera calor: tenha um bom ar condicionado.

« Última modificação: 23 de Março de 2017, 12:41:12 por felipemendes »


harding.leite

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
  • Empreendedor, casado, pai de um lindo casal.
Resposta #9 Online: 23 de Março de 2017, 13:20:50
Oi Felipe...a mulherada gosta de ver *em detalhe* as peças já que não estão do lado, tocando. Mas, é claro, nem sempre conseguimos isso (nem de perto!) quando vem dos fornecedores...por isso, quando nós produzimos, almejamos o máximo...storage hoje em dia é 'peanuts' e é mais fácil trabalhar (consertar) em hi do que low.

A luz contínua, como eu explicava à outro colega, é necessária/fundamental para os futuros loops 'Boomerangs' do Insta...além de outros YouTube que vamos produzir com a rádio que está no ar (BoutiqueHouseRadio).

Mais uma vez, super obrigado pelas dicas e seu tempo!

Harding
--
Um eterno curioso e inovador questionador!


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #10 Online: 23 de Março de 2017, 13:34:47
Caramba, 4000x4000 é muita coisa! Levando em conta que a grande maioria dos monitores por aí têm altura de cerca de 1300 pixels, eu diria que 1200x1200 já esteja de bom tamanho.

Tb acho... por mais que a ideia de ampliar uma única imagem e ver os detalhes pareça legal, na prática mesmo não é nada usual, para ver detalhes da peça é melhor fazer mais fotos, não precisam ser muitas, uma galeria com 5 fotos (frente, verso, e umas 3 ou 4 de detalhes) ja esta de ótimo tamanho  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


harding.leite

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
  • Empreendedor, casado, pai de um lindo casal.
Resposta #11 Online: 23 de Março de 2017, 13:50:30
Anotada a sugestão Leonobox!!  Cada peça exige um grau de visualização de detalhe e mesmo que não usemos os 4000px, gosto de começar sempre em alta...não custa nada, serve para um eventual brochure/panfleto simples...mas beleza, tá valendo!
Abs
Harding
--
Um eterno curioso e inovador questionador!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 23 de Março de 2017, 14:03:14
Tb acho... por mais que a ideia de ampliar uma única imagem e ver os detalhes pareça legal, na prática mesmo não é nada usual, para ver detalhes da peça é melhor fazer mais fotos, não precisam ser muitas, uma galeria com 5 fotos (frente, verso, e umas 3 ou 4 de detalhes) ja esta de ótimo tamanho  :ok:

Mas acho que já é o padrão dessas plataformas de loja virtual, ele da um zoom na mesma foto ao invés de carregar outra.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #13 Online: 23 de Março de 2017, 14:13:32
Mas acho que já é o padrão dessas plataformas de loja virtual, ele da um zoom na mesma foto ao invés de carregar outra.

Zoon é normal, para vc ampliar a foto e ver melhor a imagem, mas nessa dificilmente se vê detalhes, dificilmente (não que não exista) uma loja virtual (de roupas) vai ter uma única foto onde se usa o zoom pra ver detalhes, mesmo por que nem daria, 4000 no lado maior ainda seria pouco para uma foto de corpo inteiro vc dar um zoom pra ver a costura da jaqueta...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


harding.leite

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
  • Empreendedor, casado, pai de um lindo casal.
Resposta #14 Online: 23 de Março de 2017, 14:13:51
Exato!  Se a foto estiver em "baixa" (1000x1000) vai mostrar o tecido "estourado" mesmo...não tá nem aí para o efeito final, que neste caso, é fator de incentivo à venda...é um mundo intangível para nós homens...mas é assim que funciona.
abs
Harding
--
Um eterno curioso e inovador questionador!