Autor Tópico: Sobrado, luz e adimiração - Just Feel Series  (Lida 1911 vezes)

augustobt

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Online: 23 de Março de 2017, 12:39:20
Mais uma dessa série


Just Feel 5º by Augusto Bressan Trevisol, no Flickr
« Última modificação: 24 de Março de 2017, 13:53:33 por Rodrigo Pereira »


rpetribu

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Resposta #1 Online: 23 de Março de 2017, 13:23:08
Maravilhosa Augusto. Parabéns. Editada com perfeição!  :clap:
[VENDO] Canon T6S + Pacote de Lentes + Brindes
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=128462.0


augustobt

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Resposta #2 Online: 23 de Março de 2017, 17:07:51
Maravilhosa Augusto. Parabéns. Editada com perfeição!  :clap:

Que bom, passou por uma revisão com o Rodrigo que me indicou duas coisinhas também: estar torta e uma placa que chamava atenção.


Obrigado por comentar, abraço.

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felipemendes

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Resposta #3 Online: 23 de Março de 2017, 17:22:21
Eu achei que a luz atrás dela chama muita atenção, embora eu não consiga visualizar um resultado melhor... O vestido dela tá de uma cor fraquinha. Talvez com uma cor mais forte ficasse mais legal, mas isto é somente minha opinião pessoal.

Fora isso, tá excelente em tudo.
« Última modificação: 23 de Março de 2017, 17:23:48 por felipemendes »


augustobt

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Resposta #4 Online: 24 de Março de 2017, 08:31:34
Eu achei que a luz atrás dela chama muita atenção, embora eu não consiga visualizar um resultado melhor... O vestido dela tá de uma cor fraquinha. Talvez com uma cor mais forte ficasse mais legal, mas isto é somente minha opinião pessoal.

Fora isso, tá excelente em tudo.

Vou tentar atenuar um pouco a luz e ver os resultados.

Pois é, vestuário improvisado, ultimamente venho mais sofrendo com falta de roupas certas (que saem caro) do que de equipamento :hysterical:

 Obrigado por comentar Felipe!

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kleberpicui

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Resposta #5 Online: 24 de Março de 2017, 09:06:45
Fala, Augusto!

Adorei as cores, luz e principalmente a composição com as linhas guias. Só um ponto não me agradou: a pose da modelo, especificamente do rosto. O rosto levantado e ângulo de contra mergulho ressaltaram bastante as narinas, sem falar no olhar pra cima que ressalta a parte branca do olho, que nem de longe tem o peso de agregar valor como uma íris com um catchlight. O nariz fica comprimido e ainda bloqueia um dos olhos.

Valeu!
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


augustobt

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Resposta #6 Online: 24 de Março de 2017, 09:40:44
Fala, Augusto!

Adorei as cores, luz e principalmente a composição com as linhas guias. Só um ponto não me agradou: a pose da modelo, especificamente do rosto. O rosto levantado e ângulo de contra mergulho ressaltaram bastante as narinas, sem falar no olhar pra cima que ressalta a parte branca do olho, que nem de longe tem o peso de agregar valor como uma íris com um catchlight. O nariz fica comprimido e ainda bloqueia um dos olhos.

Valeu!

E ai Kleber, bem pertinentes suas observações e é busca disso que posto aqui.

Realmente tenho que estudar posicionamento de modelo e direção,  só o "felling" já não é mais suficiente para onde quero chegar. Quem sabe você pode elucidar minhas duvidas:
Essa posição veio com intuito de dar leveza e transportar o olhar do espectador além da imagem em sim, deixar um mistério do que teria além para onde observa.
Realmente o angulo do nariz não está favorável, deveria ter cuidado para ele não se sobressair aos olhos e não dar ênfase as narinas.
 Quanto aos olhos não consigo pensar em outra maneira de ela passar ao espectador o que descrevi antes, onde ela esteja admirando um lugar além do frame em direção a fonte de luz que transpassa por ela. Alguma sugestão?

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kleberpicui

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Resposta #7 Online: 24 de Março de 2017, 10:06:26
E ai Kleber, bem pertinentes suas observações e é busca disso que posto aqui.

Realmente tenho que estudar posicionamento de modelo e direção,  só o "felling" já não é mais suficiente para onde quero chegar. Quem sabe você pode elucidar minhas duvidas:
Essa posição veio com intuito de dar leveza e transportar o olhar do espectador além da imagem em sim, deixar um mistério do que teria além para onde observa.
Realmente o angulo do nariz não está favorável, deveria ter cuidado para ele não se sobressair aos olhos e não dar ênfase as narinas.
 Quanto aos olhos não consigo pensar em outra maneira de ela passar ao espectador o que descrevi antes, onde ela esteja admirando um lugar além do frame em direção a fonte de luz que transpassa por ela. Alguma sugestão?

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Direção e pose são o tipo de assunto que se estuda à exaustão e ainda vai ficar inseguro e com a sensação de que tem muito a aprender. Ao menos é assim pra mim. Acho que o ideal você já está fazendo: treinar e ampliar seu repertório. Fotografar e observar muitas fotografias. Em livros e tutoriais a gente pega muita dica básica boa, tipo evitar narinas e ter atenção às mãos, mas nada substitui a boa e velha sessão de fotos.

Tenha em mente que não sou nenhum expert no assunto (nem em qualquer outro assunto de fotografia, haha), mas pelo que descreveu que buscava transmitir na imagem - o ar de mistério - e combinando com o locação, acredito que a melhor saída para criar esse clima seria exatamente não ter o "onde ela observa". Acho que ficaria mais nesse clima se a modelo tivesse fechado os olhos. O observador iria imergir no que a modelo poderia estar pensando ou sentindo, que sensações este ambiente poderia passar. Aí seria fazer variações, com sorrisos leves, expressões sérias, movendo levemente a cabeça e as mãos.

[update]
Mais uma coisa, o olhar das pessoas nas fotos tem um peso muito forte na nossa leitura. Se alguém olha em tal direção, nossos olhos vão seguir essa linha em busca do que o retratado olha. Se não houver nada a leitura corre o risco de ser interrompida. Obviamente que há casos em que os olhares nos guiam para algo que não deciframos e ainda assim a leitura não gera incômodo. Normalmente nesses casos o olhar consegue transmitir muito o sentimento, a exemplo de uma olhar para baixo em direção à esquerda do quadro remete à tristeza, reflexão, saudade; enquanto um olhar para cima e para a direita, o inverso, otimismo. Mas para esse olhar ser autossuficiente o resto da pose e das expressões faciais têm que colaborar.

Na sua foto, foi um olhar de atenção naquela direção em que não havia nada. Na leitura a gente vai naquela direção e não encontrando o foco da atenção da modelo, voltamos para ela com um certo desconforto e voltamos de novo para o lugar, na esperança de encontrar o que a atrai. Isso acaba prendendo o observador nesse vai-e-vem. Acho que com os olhos fechados, como sugeri, a leitura começaria nela e fluiria pelo ambiente para tentar entender o que ela sente e, então, voltaria de novo para a modelo e o ciclo se repetiria. [/update]

É isso, espero que tenha ajudado.

« Última modificação: 24 de Março de 2017, 10:20:17 por kleberpicui »
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


augustobt

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Resposta #8 Online: 24 de Março de 2017, 12:25:49
Direção e pose são o tipo de assunto que se estuda à exaustão e ainda vai ficar inseguro e com a sensação de que tem muito a aprender. Ao menos é assim pra mim. Acho que o ideal você já está fazendo: treinar e ampliar seu repertório. Fotografar e observar muitas fotografias. Em livros e tutoriais a gente pega muita dica básica boa, tipo evitar narinas e ter atenção às mãos, mas nada substitui a boa e velha sessão de fotos.

Tenha em mente que não sou nenhum expert no assunto (nem em qualquer outro assunto de fotografia, haha), mas pelo que descreveu que buscava transmitir na imagem - o ar de mistério - e combinando com o locação, acredito que a melhor saída para criar esse clima seria exatamente não ter o "onde ela observa". Acho que ficaria mais nesse clima se a modelo tivesse fechado os olhos. O observador iria imergir no que a modelo poderia estar pensando ou sentindo, que sensações este ambiente poderia passar. Aí seria fazer variações, com sorrisos leves, expressões sérias, movendo levemente a cabeça e as mãos.

[update]
Mais uma coisa, o olhar das pessoas nas fotos tem um peso muito forte na nossa leitura. Se alguém olha em tal direção, nossos olhos vão seguir essa linha em busca do que o retratado olha. Se não houver nada a leitura corre o risco de ser interrompida. Obviamente que há casos em que os olhares nos guiam para algo que não deciframos e ainda assim a leitura não gera incômodo. Normalmente nesses casos o olhar consegue transmitir muito o sentimento, a exemplo de uma olhar para baixo em direção à esquerda do quadro remete à tristeza, reflexão, saudade; enquanto um olhar para cima e para a direita, o inverso, otimismo. Mas para esse olhar ser autossuficiente o resto da pose e das expressões faciais têm que colaborar.

Na sua foto, foi um olhar de atenção naquela direção em que não havia nada. Na leitura a gente vai naquela direção e não encontrando o foco da atenção da modelo, voltamos para ela com um certo desconforto e voltamos de novo para o lugar, na esperança de encontrar o que a atrai. Isso acaba prendendo o observador nesse vai-e-vem. Acho que com os olhos fechados, como sugeri, a leitura começaria nela e fluiria pelo ambiente para tentar entender o que ela sente e, então, voltaria de novo para a modelo e o ciclo se repetiria. [/update]

É isso, espero que tenha ajudado.

Além de estudar, treinar e colocar em prática é essencial. Tanto que quanto a dica dos olhos fechados, eu já tinha discutido e percebido a força que carrega para imagem quando o retratado fecha seus olhos (claro, em conjunto com a expressão, pose e ambiente que o circunda), mas adivinha? Esqueci, sim esqueci de colocar e testar na realização da foto.
E assim, te agradeço imensamente por me relembrar da utilização desse recurso que traria outro ar a foto, diferente daquilo que eu queria passar inicialmente, mas talvez até com mais profundidade e sutilidade. Assim, como você já explicou acima tornaria um ciclo completo dentro da fotografia e não além do que o espectador pode ver, o que na minha opinião vai depender de quem observa ser agradado por isso. ou não.


Obrigado mais uma vez, pode ter certeza que me ajudou, vou anotar para não esquecer nas próximas vezes.

Abraço