E ai Kleber, bem pertinentes suas observações e é busca disso que posto aqui.
Realmente tenho que estudar posicionamento de modelo e direção, só o "felling" já não é mais suficiente para onde quero chegar. Quem sabe você pode elucidar minhas duvidas:
Essa posição veio com intuito de dar leveza e transportar o olhar do espectador além da imagem em sim, deixar um mistério do que teria além para onde observa.
Realmente o angulo do nariz não está favorável, deveria ter cuidado para ele não se sobressair aos olhos e não dar ênfase as narinas.
Quanto aos olhos não consigo pensar em outra maneira de ela passar ao espectador o que descrevi antes, onde ela esteja admirando um lugar além do frame em direção a fonte de luz que transpassa por ela. Alguma sugestão?
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Direção e pose são o tipo de assunto que se estuda à exaustão e ainda vai ficar inseguro e com a sensação de que tem muito a aprender. Ao menos é assim pra mim. Acho que o ideal você já está fazendo: treinar e ampliar seu repertório. Fotografar e observar muitas fotografias. Em livros e tutoriais a gente pega muita dica básica boa, tipo evitar narinas e ter atenção às mãos, mas nada substitui a boa e velha sessão de fotos.
Tenha em mente que não sou nenhum expert no assunto (nem em qualquer outro assunto de fotografia, haha), mas pelo que descreveu que buscava transmitir na imagem - o ar de mistério - e combinando com o locação, acredito que a melhor saída para criar esse clima seria exatamente não ter o "onde ela observa". Acho que ficaria mais nesse clima se a modelo tivesse fechado os olhos. O observador iria imergir no que a modelo poderia estar pensando ou sentindo, que sensações este ambiente poderia passar. Aí seria fazer variações, com sorrisos leves, expressões sérias, movendo levemente a cabeça e as mãos.
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Mais uma coisa, o olhar das pessoas nas fotos tem um peso muito forte na nossa leitura. Se alguém olha em tal direção, nossos olhos vão seguir essa linha em busca do que o retratado olha. Se não houver nada a leitura corre o risco de ser interrompida. Obviamente que há casos em que os olhares nos guiam para algo que não deciframos e ainda assim a leitura não gera incômodo. Normalmente nesses casos o olhar consegue transmitir muito o sentimento, a exemplo de uma olhar para baixo em direção à esquerda do quadro remete à tristeza, reflexão, saudade; enquanto um olhar para cima e para a direita, o inverso, otimismo. Mas para esse olhar ser autossuficiente o resto da pose e das expressões faciais têm que colaborar.
Na sua foto, foi um olhar de atenção naquela direção em que não havia nada. Na leitura a gente vai naquela direção e não encontrando o foco da atenção da modelo, voltamos para ela com um certo desconforto e voltamos de novo para o lugar, na esperança de encontrar o que a atrai. Isso acaba prendendo o observador nesse vai-e-vem. Acho que com os olhos fechados, como sugeri, a leitura começaria nela e fluiria pelo ambiente para tentar entender o que ela sente e, então, voltaria de novo para a modelo e o ciclo se repetiria. [/update]
É isso, espero que tenha ajudado.