Autor Tópico: Compressão usando NERO  (Lida 1272 vezes)

yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Online: 22 de Dezembro de 2006, 20:22:33
Pessoal, eu estava querendo reduzir umas fotos (que nao sairam muito boas, enquadramento ruim) de 7mp para 2mp no editor do nero, e vi que tava automaticamente em 80%
Então vi que uma foto 7mp da camera têm 3mb, enquando  com tal compressão fica 670kb!! Bem, eu nao percebi muita diferença nas fotos, principalmente onde a iluminação está boa!
MAs, vale a pena fazer isso?

É que fotografei 650mb e filmei 800mb (claro que vou reduzir o video pra mpeg-4) nos ultimos três dias!! Quando pensei em camera 7megapixels, pensei que o maior problema seria as fotos de 3mb, pois precisaria de um cartao de memoria grande, senao ia caber poucas fotos. Sim, comprei o cartão 2gb, que cabe 570 fotos, parece, mas o problema vai ser os CDs... huahua!!  Imagina quando a gente viajar!  Bem, eu acho que vou fazer DVD de fotos então! Vocês, usam CD ou DVD??
Na camera antiga, 1,3megapixels, eu tinha cartao de 32mb e vivia reclamando que so dava pra tirar 53 fotos, aí tinha que economizar foto na hora de viajar (ir a um zoologico, por exemplo), e tirava foto direto pra ver se enchia um CD, mas agora... 3mb por foto é muito, aí estou pensando em comprimir todas, mas na hora de imprimir, a diferença é visível?


obs: se nao tiver claro, 100% é qualidade maxima, 1% é compressao maxima!
To botando isso pra nao confundir!
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2006, 20:24:40 por yhangr »


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2006, 20:33:07
Não entendi metade do qwue vc escreveu, mas vamos lá

Bata sempre a foto na maior qualidade da câmera, depois vc apaga aquilo que realmente é lixo e salva o resto no micro, em cd ou em dvd (tanto faz, eu uso as 3 coisas). Se quiser mudar o tamanho, use um programa de edição de imagens, o do Nero eu não conheço, uso o Photoshop.

A questão é vc imprime as fotos? Pq osd megapixels servem pra isso. E uma dica, um pouco de bom senso na hora de clicar (pensar antes de se fazer uma foto) vai te fazer ter muito mais espaço pra armazenar e fazer as suas fotos.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Transart

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
    • Flickr Fotos
Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2006, 21:03:08
:denken: Se entendi bem vc ta querendo diminuir fotos que não estão com qualidades boas. Se for isso acho bobeira guardar e ocupar espaço à toa. Delete, isso faço sempre, para que guardar algo que talvez nunca usarei. Imagine a vida inteira fotografando e guardando, haja espaço né?
Antigamente quando era filme mandava revelar se saia mal rasgava na hora, hoje "delete".
Quanto a compressão deixo pros experientes.
Abrçs
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2006, 21:03:55 por Transart »
Kristine Medeiros
     Canon EOS 20D e Nikon D2x


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2006, 22:58:09
Citar
:denken: Se entendi bem vc ta querendo diminuir fotos que não estão com qualidades boas. Se for isso acho bobeira guardar e ocupar espaço à toa. Delete, isso faço sempre, para que guardar algo que talvez nunca usarei. Imagine a vida inteira fotografando e guardando, haja espaço né?
Antigamente quando era filme mandava revelar se saia mal rasgava na hora, hoje "delete".
Quanto a compressão deixo pros experientes.
Abrçs
É o seguinte: eu tenho muita "sorte" para conseguir tirar fotos em enquadramento que eu considero ruim, e algumas fotos eu foco errado, apressado, esqueco o macro ligado, e desfocam (muito poucas, é a pressa pra focar logo), eu já li o manual e aprendi muitas tecnicas pra nao desfocar as fotos, agora vou testar e digo pra vcs se desfocou, melhorou ou não!

Mas o problema é que eu estava testando comprimir, reduzir para 2; 1; 1,4 megapixels as fotos desfocadas/ com enquadramento ruim, e  ao reduzir, descobri que comprimindo fotos de 7 megapixels tiradas com minha camera para qualidade de 80%, a diferença no tamanho é enorme: de 3mb para 677kb, e nao percebi diferença na qualidade, e gostaria de saber se ao imprimir, a qualidade será bem pior, de irá ser bastante perceptivel, e se vale a pena, pq a diferença no tamanho da foto é bem maior que a diferença na qualidade, eu achei que perde pouca qualidade, e fica bem menor...
Será se estou enganado????
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2006, 23:06:07 por yhangr »