Autor Tópico: Teste prático de cores: Canon vs Nikon  (Lida 9408 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 26 de Março de 2017, 09:19:57
Porque uma 5D mk III?

Dá T3 até a 1Dx a canon tem o mesmo padrão de cor, o autor se propôs a testar a tão falada diferença de cores entre as marcas.
Pouco importa o modelo da câmera.

Obs: tá vendo que sigma com canon não dá certo, na nikon o foco cravadíssimo e na canon nem sei se com ajuste vai ficar próximo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #16 Online: 26 de Março de 2017, 09:23:20
Pois é... o JPEG realmente deve variar bastante dependendo do processador. Pra ser bem sincero eu levei um belo susto ao ver o da 6d, eu realmente não gostei da forma com com que ela processou a imagem. Também não gostei da Nikon por ter deixado um tanto sem volume mas ficou "menos pior".

Quanto ao teste usando categorias diferentes, eu poderia ter feito com a D600 mas acreditem, elas são EXTREMAMENTE similares. Só não digo iguais pois uma gera imagens maiores que a outra mas de resto é tudo igual. Cores, contraste, ruído, DR... a diferença entre as duas é tão pequena que enquanto estou tratando eu mal sei que câmera foi usada.

Agora no RAW eu percebi uma vantagem na Canon, que é a precisão no WB. As duas Nikon que uso não são grandes exemplos de precisão nesse quesito... dizem que a coisa muda quando entra D750, D500 e D5... Espero que tenham encontrado o caminho agora com esses últimos lançamentos.
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #17 Online: 26 de Março de 2017, 09:55:43
Pois é... o JPEG realmente deve variar bastante dependendo do processador. Pra ser bem sincero eu levei um belo susto ao ver o da 6d, eu realmente não gostei da forma com com que ela processou a imagem. Também não gostei da Nikon por ter deixado um tanto sem volume mas ficou "menos pior".

Quanto ao teste usando categorias diferentes, eu poderia ter feito com a D600 mas acreditem, elas são EXTREMAMENTE similares. Só não digo iguais pois uma gera imagens maiores que a outra mas de resto é tudo igual. Cores, contraste, ruído, DR... a diferença entre as duas é tão pequena que enquanto estou tratando eu mal sei que câmera foi usada.

Agora no RAW eu percebi uma vantagem na Canon, que é a precisão no WB. As duas Nikon que uso não são grandes exemplos de precisão nesse quesito... dizem que a coisa muda quando entra D750, D500 e D5... Espero que tenham encontrado o caminho agora com esses últimos lançamentos.

Eu apesar de me considerar nikonzeiro, por defender as imagens da Nikon se tudo estiver muito bem regulado, a Canon é uma câmera um tanto mais amigável o Wb como eu uso flash em 99% das fotos deixo a câmera em flash, mas no Photoshop eu sempre deixo os 5500K que o fabricante do flash me indica, quando troquei de flash a intensidade das cores comigo melhoraram bastante.
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #18 Online: 26 de Março de 2017, 11:28:56
Ótima análise!

As diferenças eu achei até sutis. Apesar disso, achei as cores da Nikon um pouco mais agradáveis aos meus olhos (mesmo sendo usuário da Canon).



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 26 de Março de 2017, 11:46:20
Pois é... o JPEG realmente deve variar bastante dependendo do processador. Pra ser bem sincero eu levei um belo susto ao ver o da 6d, eu realmente não gostei da forma com com que ela processou a imagem. Também não gostei da Nikon por ter deixado um tanto sem volume mas ficou "menos pior".

Quanto ao teste usando categorias diferentes, eu poderia ter feito com a D600 mas acreditem, elas são EXTREMAMENTE similares. Só não digo iguais pois uma gera imagens maiores que a outra mas de resto é tudo igual. Cores, contraste, ruído, DR... a diferença entre as duas é tão pequena que enquanto estou tratando eu mal sei que câmera foi usada.

Agora no RAW eu percebi uma vantagem na Canon, que é a precisão no WB. As duas Nikon que uso não são grandes exemplos de precisão nesse quesito... dizem que a coisa muda quando entra D750, D500 e D5... Espero que tenham encontrado o caminho agora com esses últimos lançamentos.


Olha, vou discordar... Existe diferença sim, citarei um exemplo menor, mas vale:


Eu tive uma D5100 e agora tenho uma D5500 e as cores da D5100 me agradam mais. O mesmo ocorria com minha NEX F3 e depois com a a6000 que tive, a NEX F3 agradava mais nas cores... Por tanto, não tem como não dizer que as cores variam dentro do mesmo fabricante.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 26 de Março de 2017, 13:22:40
Pelo visto aquela 35 Art exigiria microajuste de foco... Comparar a 6D com D800E não seria o ideal. D610 seria mais proxima da categoria, ambas FF de entrada. Não é exatamente a mesma lente, mas ser a mesma em si não seria prático. Concordo que pegaste o mais próximo possível, mas precisaria ao menos ver eventual necessidade de microajuste de foco em ambas.
JVc.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 26 de Março de 2017, 16:21:13
Da T3i, pra 70D, há uma diferença na qualidade de imagem, da 70D pra 7D Mark II, a diferença é maior ainda, usando a  mesma  lente, quanto a usar 5D Mark 3, velocidade e precisão do AF, muito suprior a 6D, quantidade de ponto de focos, mesmo usando somente o ponto central existe diferença no quadro inteiro, software de processamento, mais avançado mesmo sendo mais antigo, recomendaria também uma  lente da Canon, sem necessariamente ser uma L (as populares 50 1.8, a maioria tem tem em ambas as marcas), já que o quesito aqui é somente cor, garanto que teremos uma grande surpresa.

« Última modificação: 26 de Março de 2017, 16:24:57 por Marcio WH »


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #22 Online: 26 de Março de 2017, 16:52:37

Olha, vou discordar... Existe diferença sim, citarei um exemplo menor, mas vale:


Eu tive uma D5100 e agora tenho uma D5500 e as cores da D5100 me agradam mais. O mesmo ocorria com minha NEX F3 e depois com a a6000 que tive, a NEX F3 agradava mais nas cores... Por tanto, não tem como não dizer que as cores variam dentro do mesmo fabricante.
Sim, existe diferença na mesma marca, eu mesmo citei na outra página que a D90 que tenho de backup é bem diferente das D800E e D600. Mas eu garanto a você que entre D600 e D800E não mudaria nada em um teste de cor, isso que quis dizer acima. Eu uso as duas em todos os meu trabalhos eu só consigo diferenciar uma da outra olhando o exif.
Pelo visto aquela 35 Art exigiria microajuste de foco... Comparar a 6D com D800E não seria o ideal. D610 seria mais proxima da categoria, ambas FF de entrada. Não é exatamente a mesma lente, mas ser a mesma em si não seria prático. Concordo que pegaste o mais próximo possível, mas precisaria ao menos ver eventual necessidade de microajuste de foco em ambas.
Como disse, a intenção do teste foi apenas pra ver as cores. Eu uso a D600 também e poderia ter levado ao invés da D800E mas não achei necessário já que as duas me entregam arquivos idênticos em cores, dr, e ruído. Eu realmente não quis comparar duas câmeras, apenas as cores.. o lado a lado além disso foi apenas um plus. :)
Da T3i, pra 70D, há uma diferença na qualidade de imagem, da 70D pra 7D Mark II, a diferença é maior ainda, usando a  mesma  lente, quanto a usar 5D Mark 3, velocidade e precisão do AF, muito suprior a 6D, quantidade de ponto de focos, mesmo usando somente o ponto central existe diferença no quadro inteiro, software de processamento, mais avançado mesmo sendo mais antigo, recomendaria também uma  lente da Canon, sem necessariamente ser uma L (as populares 50 1.8, a maioria tem tem em ambas as marcas), já que o quesito aqui é somente cor, garanto que teremos uma grande surpresa.


Olha, diferença eu sei que tem entre uma lente e outra mas eu estou pra conhecer alguém que saiba distinguir uma fotografia feita com uma lente L e uma feita com uma sigma apenas observando as cores superficialmente. Tendo isso em mente, acho que não seria uma reviravolta tão grande assim, ou seria? Quando fizeram comparativos entre  a art e a 35L, todos perceberam diferenças na nitidez mas as cores eram virtualmente idênticas. Eu mesmo não percebo diferença entre a sigma art e a minha 58mm 1.4g que é bem famosa pelas cores.
« Última modificação: 26 de Março de 2017, 16:57:46 por Bosa »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 26 de Março de 2017, 18:31:16
Foto fora de foco, muda bastante a cor, pricipalmente quando é visível, fica parecendo fotos tirado com uma Nikon.
Por favor refaça o teste usando a D600 e uma 50 1.8 da fabricante.
Vai ter uma grande surpresa no quesito cor e contraste.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #24 Online: 26 de Março de 2017, 19:51:55
Da T3i, pra 70D, há uma diferença na qualidade de imagem, da 70D pra 7D Mark II, a diferença é maior ainda, usando a  mesma  lente, quanto a usar 5D Mark 3, velocidade e precisão do AF, muito suprior a 6D, quantidade de ponto de focos, mesmo usando somente o ponto central existe diferença no quadro inteiro, software de processamento, mais avançado mesmo sendo mais antigo, recomendaria também uma  lente da Canon, sem necessariamente ser uma L (as populares 50 1.8, a maioria tem tem em ambas as marcas), já que o quesito aqui é somente cor, garanto que teremos uma grande surpresa.

Sempre falo nas L, pois são as lentes onde a Canon costuma cuidar melhor os projetos pra ter lentes realmente melhores, antes eu postei um exemplo de foto que eu fiz com a cropada 40D e a Canon EF 50 1.8 STM do qual estou gostando bastante e a 35mm 1.8 da Yongnuo pra Canon também é boa, nas minhas câmeras como eu uso balanço de branco manual e nesse teste acho que o Bosa usou o modo Vivid na Nikon e na Canon o Landscape pra avacalhar, como não vi o link pra baixar os RAW eu não posso afirmar, mas conhecendo as duas marcas eu desconfio
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #25 Online: 26 de Março de 2017, 20:58:26
Pessoal, alguém aqui já viu algum dos milhares de comparativos entre Lentes Sigma e Canon ou Sigma e Nikon?
35mm 1.4 LII Canon:
Canon35LII_ISO100_1.4_Outside by PetaPixel, no Flickr
35mm 1.4 art Sigma:
Canon35LII_ISO100_1.4_Outside by PetaPixel, no Flickr
50mm 1.4 art:

50mm 1.2L:


Vocês realmente acham que existe diferença relevante entre lentes de diferentes fabricantes atualmente? Algo que vá mudar totalmente o teste feito com as duas em questão?
Alguém aqui já viu algum comparativo que apontasse uma diferença realmente visível de cores que não seja por conta de um desvio no WB ou transmissão de luz(exposição)?
Eu nunca vi.

E realmente eu deveria ter feito com a D600 para que não rolasse essa discórdia, mesmo sabendo que são exatamente iguais quando redimensionadas.
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #26 Online: 26 de Março de 2017, 21:42:22
Fiz uma busca em 1:1 e acabei encontrando uma foto em foco com a 6D... se a modelo sonha que eu mostrei essa fotografia para alguém ela me mata, mas tudo bem. kkkk
Eu apenas pedi para que ela ficasse perto da flor vermelha pra ver se teria alguma diferença nos tons vermelhos.
foco by Gustavo Bosa, no Flickr
Antes que alguém fale do vermelho da flor, na Nikon ela está no centro do quadro, onde não temos perda de luz pela vinheta, o que deixou a flor mais escura na Canon(vide a outra que ficou no cando da Nikon).

Crop:
crop foco by Gustavo Bosa, no Flickr
Embora não seja muito válido, já que a modelo na fotografia da Canon está mais próxima da lente, serve para confirmar o foco e descartar a história de que "fotografia da Canon fora de foco muda a cor e fica parecendo Nikon".
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #27 Online: 26 de Março de 2017, 22:33:59
Q na outra foto o foco está errado está e reparou q as cores no rosto da modelo está quase igual? Se mexer mais a fundo nos tons de cores as duas ficariam iguais, principalmente se mexer nos tons da Canon, eu gosto mais da Nikon, mas conforme calibrar os tons elas acabam ficando iguais!!!
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #28 Online: 26 de Março de 2017, 23:38:14
nesse teste acho que o Bosa usou o modo Vivid na Nikon e na Canon o Landscape pra avacalhar, como não vi o link pra baixar os RAW eu não posso afirmar, mas conhecendo as duas marcas eu desconfio
Cara, o que eu ganharia alterando os modos nas câmeras?
Ta doido ou apenas bravo por preferir as fotos vindo da Nikon?

Eu nem se quer uso JPEG, postei por postar., era apenas uam curiosidade minha... deixei como estavam. A minha em Standard(que é o modo que vem de fábrica) e a dele provavelmente estava nesse modo também pois sei que também só fotografa em RAW.


O problema de se fazer testes entre as marcas para agregar informação ao fórum é este... tem gente que não consegue lidar com os resultados e fica inventando um milhão de desculpas para invalidar.
É foto fora de foco que muda de cor, é lente L que passa filtro embelezador de imagem mesmo sendo opticamente inferior, categorias de câmeras que não deveriam estar sendo comparadas mesmo que a concorrente direta seja idêntica em cores, é o responsável pelo teste que alterou as configurações pra avacalhar...

Qual seria a próxima desculpa agora? O alinhamento dos planetas que mudou no intervalo entre um click e outro?
Poxa gente... eu ainda fiz tudo com o colorchecker pra ter o máximo de exatidão possível... fui crente que iria ver resultados melhores na própria Canon e o que vejo é isso nos comentários... é pra acabar. :no:
« Última modificação: 26 de Março de 2017, 23:39:31 por Bosa »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #29 Online: 26 de Março de 2017, 23:55:40
Apoio totalmente o uso da sigma como teste. Uma 50mm da Canon pode se portar bem diferente de uma mesma lente feita pelo Nikon.  Contraste, vinheta, controle de flare, CA etc... Sim, as lentes podem ser bem diferentes.

Gostei do teste, e tb concordo que me dá câncer cerebral ler alguns comentários. Além de alguns fanáticos, me impressiona a falta de capacidade de interpretação de texto e delimitação de temas... Hahahah

Enviado de meu LG-V500 usando Tapatalk

* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure