Autor Tópico: Teste prático de cores: Canon vs Nikon  (Lida 9411 vezes)

Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Online: 25 de Março de 2017, 19:30:09
Então pessoal, já tem um bom tempo que eu queria fazer esse teste com as duas marcas em mãos, usando a mesma lente, local, modelo e luz para ver as diferenças entre as cores de uma e outra.
Embora use Nikon, eu "cresci" admirando as cores da Canon... sempre elogiei esse quesito do outro lado embora meus colegas que usam Canon me digam que é a história da grama do vizinho que é mais verde, pois os mesmos sempre preferem as da Nikon. Então para tirar essa dúvida da cabeça, à algumas semanas atrás eu peguei uma Canon 6D de um deles para colocar do lado da minha D800E. Ambas estavam com a Sigma 35mm f1.4 art, o que é bom pois aí não vai ter desculpas do tipo "a lente da X é melhor que a da Y" e afins.

Fiz o teste com mesma abertura, distância, iso e velocidade... fotografias em RAW + JPEG pois também quis ver a diferença do processamento de cada uma.
Quanto ao balanço de brancos eu deixei em automático pois o valor em uma não corresponde à mesma temperatura de cor da outra, sendo que a Nikon sempre entrega uma imagem mais quente com o mesmo valor(consideravelmente mais quente). Para ajuste mais preciso, usei o Colorchecker... assim não tem erro. :)

Vou postar as imagens e dar uma breve opinião abaixo de cada uma... sem mais enrolação agora vamos aos resultados.

Primeiro teste, JPEG lado a lado(Nikon/Canon):

Não tenho muito o que dizer aqui... são processamentos BEM diferentes entre as duas câmeras e a preferência vai de cada um.
Eu particularmente, achei mais agradável a imagem da Nikon... fiz a pergunta para a modelo e ela "se gostou" mais na da Nikon também(surpreendentemente).

Segundo teste, Crop 100% JPEG lado a lado:

Aqui eu fiquei meio que surpreso... inicialmente eu achei que a Canon estivesse fora de foco mas acreditem, não está!
Eu acredito que a diferença esteja nas configurações do picture profile/picture style que não chequei pois a Nikon está MUITO mais nítida mesmo com seus 36mp... e não é pela ausência do filtro LP pois as fotos em RAW a seguir irão provar isso daqui a pouco.

Terceiro teste, RAW com WB setado no segundo quadro da direita superior do colorchecker(o da Nikon eu baixei 1/3 stop na pós pois sempre sai um poco mais clara, mesmo com exif idêntico):
Nikon

Canon

Aqui eu meio que senti um alívio pois eu realmente esperava ver uma diferença grande em favor à Canon... para a minha surpresa, a diferença é quase nula(Nikon levemente mais rosada).

Terceiro teste, raw crop 100%:

Aqui a diferença de nitidez já se reduz bastante, com leve vantagem para Nikon que pode ter sido por conta do filtro LP.

Quarto teste, crop 100% RAW + sharpness(elevei até o limite, que pra mim fica onde as áreas desfocadas começam a pegar textura):

Aqui a vantagem da D800E fica mais evidente pois aguentou um valor mais alto de sharpness(10 a mais) sem perder qualidade nas áreas fora de foco, onde a Canon mesmo com valor menor, já apresentou mais granulação. Em nitidez, o sensor de 36mp mostrou para o que foi feito... inquestionável retenção de detalhes e texturas.

Quinto e ultimo teste, aplicação de preset em ambos os arquivos RAW:
Nikon:

Canon:

De novo, diferenças são tão sutis que considero nula... ambos se comportaram de forma muito parecidas.

Algumas observações:
A modelo estava sem produção alguma, foi um teste casual em uma hora livre, o que é bom pois eu queria ver como os sensores iriam captar a cor real da pele dela, que é um pouco morena.
Escolhi o fundo com folhagens(mato kkk) pois é onde eu tenho mais problemas com reflexo verde vindo das folhas... embora tenha sido em um dia nublado, tinha árvores para todos os lados(inclusive atrás de mim).


Enfim, esse teste me foi útil pois aquela pulguinha atrás da orelha foi embora. Não vou mais ficar pensando que, se eu tivesse uma Canon talvez a minha foto não sairia com a cor da pele tão esverdeada assim. kkkk

Espero que seja útil pra vocês também... abraços!


***EDITADO***

Favor ler as regras do fórum...
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=17842.0

Regra 3.1  As imagens postadas diretamente nos tópicos poderão ter no
máximo 800 pixels em seu lado maior e 500KB.

Usar tags img width=800 height=XXX não serve...
Melhor usar o BBcode do Flickr

« Última modificação: 25 de Março de 2017, 20:22:39 por Pictus »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 25 de Março de 2017, 19:41:32
Velho, essa foto da canon não está fora de foco mesmo?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #2 Online: 25 de Março de 2017, 20:40:02
Peço desculpas à moderação pela resolução das imagens, sempre postei em tamanhos maiores e nunca me falaram nada, achei que não houvesse problemas.

Vangelismm, não está não.
No jpeg eu também pensei isso... acho que o picture style na câmera do meu colega estava com sharpness bem baixo, depois eu vi o RAW e percebi que estava mais nítido.
Todas as outras imagens que fiz depois dela, em 1.4 isso foi o máximo que consegui de nitidez(fiz umas 30~40 fotografias).
As fotos foram redimensionadas mas consegui acessar o tamanho original ao clicar sobre elas... assim da pra ter uma noção melhor.
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #3 Online: 25 de Março de 2017, 21:17:46
Peço desculpas à moderação pela resolução das imagens, sempre postei em tamanhos maiores e nunca me falaram nada, achei que não houvesse problemas.

Vangelismm, não está não.
No jpeg eu também pensei isso... acho que o picture style na câmera do meu colega estava com sharpness bem baixo, depois eu vi o RAW e percebi que estava mais nítido.
Todas as outras imagens que fiz depois dela, em 1.4 isso foi o máximo que consegui de nitidez(fiz umas 30~40 fotografias).
As fotos foram redimensionadas mas consegui acessar o tamanho original ao clicar sobre elas... assim da pra ter uma noção melhor.


Bosa, as duas marcas tem diferença principalmente em lente e pra começar a 35 1.4 da Canon é L e essa foto está fora de foco mesmo, uso Canon e não é deste jeito
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 25 de Março de 2017, 21:24:19

Bosa, as duas marcas tem diferença principalmente em lente e pra começar a 35 1.4 da Canon é L e essa foto está fora de foco mesmo, uso Canon e não é deste jeito
Seu fanatismo por lente L impede que você análise as fotos?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #5 Online: 25 de Março de 2017, 21:35:03
Bom, se esta está fora de foco, todas as outras que fiz também saíram pois o único jeito que consegui arrancar mais detalhes foi com a modelo em uma proporção maior no quadro. Já com a D800E, todas saíram bem detalhadas.

Mas enfim, o teste foi pra mostrar mais a diferença de cores mesmo, postei os crop como um "plus"... a nitidez nem me faz tanto a cabeça pois não faço uso em minhas aplicações.
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Março de 2017, 21:41:14
Acho que ficou claro no texto que ambas estavam com a Sigma 35 1.4 art


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #7 Online: 25 de Março de 2017, 21:59:27
Sim, os dois corpos com a mesma lente pra ser mais justo... e é uma ótima lente diga-se de passagem, superior à 35mm 1.4 LI.

As duas tem suas diferenças sim, mas achei que fosse mais evidente... o preset que apliquei foi do pacote VSCO(portra 400 se não me engano). Quis aplicar esse tipo de preset pois mexe bastante com a calibração e perfil de câmera. Queria muito ver a diferença pois me deparo com trabalhos lindos, com cores espetaculares vindo das Canon e gostaria de saber se é possível fazer com o set Nikon também... hoje eu sei que sim, basta ter conhecimento e bom gosto. Testei vários e as diferenças só são perceptíveis fazendo um pixel peep, mudando de uma pra outra repetidamente.
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #8 Online: 25 de Março de 2017, 22:18:56
Estava testando faz pouco uma Canon EF 50mm f/1.8 STM que não é L e a nitidez da lente Canon não está igual a da foto que o Bosa postou, apenas um teste da lente que por sinal não é L e não ficou fora de foco!


IMG_9452 by Vincent R_G, no Flickr
« Última modificação: 25 de Março de 2017, 22:19:51 por vincent »
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #9 Online: 25 de Março de 2017, 22:24:13
Ao meu ver, está no mesmo nível pra baixo... a diferença é que nesse exemplo, o rosto do menino está ocupando uma área enorme do quadro, dando a falsa sensação de que a lente captou mais detalhes.

Mas de novo, nitidez ou comparativos entre lentes não é o foco da postagem. :)
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #10 Online: 25 de Março de 2017, 22:36:02
Ao meu ver, está no mesmo nível pra baixo... a diferença é que nesse exemplo, o rosto do menino está ocupando uma área enorme do quadro, dando a falsa sensação de que a lente captou mais detalhes.

Mas de novo, nitidez ou comparativos entre lentes não é o foco da postagem. :)

Cores? O Photoshop ou Rawtherapee até pode deixar ambas iguais!
As cores dependem de lentes, fontes de luz, filtros e diversos fatores, sempre achei a Nikon mais realista, mas fugindo disto eu gostei mais da Canon e isso depende da intenção do fotógrafo tanto é que eu uso as duas marcas.
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 25 de Março de 2017, 22:49:47
Bosa, eu já tive Canon e hoje estou na Nikon. Já fiz alguns comparativos entre as marcas, e estou um tanto intrigado com o seu teste e sua afirmação de que a Nikon tem tons mais quentes do que a Canon.

Eu sempre achei o contrário.

Sempre achei que a Nikon é que tem um tom esverdeado, e a Canon puxa para o magenta. E seus exemplos estão dizendo o oposto.
Quando eu migrei de Canon para Nikon eu bati a cabeça com isso, achava as fotos da Nikon esverdeadas e demorou pra acostumar, abri até um tópico sobre isso que ficou bem extenso.

Quanto ao lance do foco, realmente a foto da 6D esta fora, se você reparar na segunda foto, o nariz da menina esta mais focado que os olhos, e ainda sim esta fora, a lente para a versão Canon deve estar com front focus, e não é pouco, sei que não é o assunto do tópico, mas seria bom olhar isso.


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #12 Online: 25 de Março de 2017, 23:55:48
Roberto Dellano, pode ser então! Porque todas elas ficaram assim... e como eu não tive nenhum assunto à frente dela, passou despercebido.

Quanto aos tons mais quentes, eu digo no balanço de brancos. Para fazer um ajuste de cor igual nas duas, a Canon ficou em 6050 e a Nikon em 5515.
Algo que percebo também no WB automático.. pra igualar a Canon eu tive que, em TODAS as fotografias, baixar a temperatura da cor... ela fica mais amarelada justamente por isso, o valor em kelvins sempre fica mais alto do que deveria, deixando os tons mais "monocromáticos", puxando demais pra amarelo/laranja e isso acaba dificultando a diferenciação de tons na pele tipo vermelho da boca e marrom da pele.
Isso eu já venho alterando a um bom tempo.. sempre coloco compensação para o azul no automático das minhas câmeras e fica bem melhor assim.
« Última modificação: 25 de Março de 2017, 23:58:12 por Bosa »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Março de 2017, 23:59:45
Acho que a questão das cores depende muito de versão de Sensor e Processador, já que cada câmera irá tratar o JPEG um pouco diferente, a D800E não irá tratar igual, igual uma D610 por exemplo.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 26 de Março de 2017, 06:17:09
Execelente tópico!
Também achei as fotos da Canon, fora de foco, mas sem surpresa por estar usando lente de outra marca, achei injusto comparar câmeras de categoria diferente, mas o que vale é a intenção.
Nas fotos que tenho acesso em JPEG, tanto em cores, contraste, velocidade e precisão do foco, ISO alto, acho a Canon superior a Nikon (T 3i com a 55-250, 70D com a 18-200 x D7000 com a 18-300).
Espero que consiga fazer outro teste comparando com uma 5D mark III.