Autor Tópico: Trabalhar por divulgação  (Lida 10309 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #15 Online: 28 de Março de 2017, 01:25:01
Acabei de receber um whatsapp de um conhecido, iniciante em fotografia, disse que precisa de ajuda para fotografar produtos, não tem muita noção de como se faz e precisa de umas "dicas", ao todo serão 240 fotos + ou menos.
Conseguiu uma "parceria" com uma empresa, o trabalho será "pro bono", e que em troca deixarão que coloque a marca dágua em todas as fotos...
Perguntei que produto seria, e adivinhem só? A mesma empresa.
Disse a ele, olha, vou ficar devendo as dicas, boa sorte, e enviei uns links sobre o tema.
Logo voltarei com mais novidades rs.

 :hysterical:


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #16 Online: 28 de Março de 2017, 02:52:16
Isso não é só com casamento. Acho até que acontece muito mais com aniversário infantil, que é onde tenho tentado me destacar.
O povo gasta dois, três mil e até mais com decoração que não dura nem 3h após o início da festa, mas acha um absurdo me pagar R$ 600,00 por 50 fotos que vão ficar pro resto da vida!
Mas o que me deixa mais grilado é que pagam o mesmo valor (mas na maioria das vezes mais) por fotos bem piores, só pq os caras têm nome...
Valor, é difícil perceber isso, ainda mais no mundo de hoje, muita gente insensível, de forma alguma quero rotular, mas pelo que vejo é questão de prioridade, as pessoas não valorizam mais a família (quantos quadros de família com qualidade se vê nas casas hoje em dia?), mas o que vale é fazer bonito para os outros, sabe por que a maioria das pessoas usam buffet? Por que não querem ter trabalho de fazer a festa, por que suas casas não são padrão novela das 8 ( hoje 21:00), se houvesse um wallpaper que simbolizasse o Brasil, para mim, seria um muro de blocos sem rebocar, e na boa, o que vale é que se ostenta.
Uma fotografia dura uma eternidade, mas as pessoas estão cada vez mais imediatistas e fúteis.
Vejo vários casos de óbito por aí, e não tem uma foto decente para homenagear o ente querido que se foi, o que vejo apenas são selfies vagabundas ou fotos de fotos com aquele flash de sujeito principal.
Esses dias vi um vídeo, nele haviam dois bombeiros tentando reanimar um senhor de idade, enquanto isso, os parentes pediam pizza e lanche...
Que esperar de criaturas como essas?
Uma analogia, quanto aos renomados fotografos, tem muitos bons por aí, mas é igual em todo lugar, você pode ser o melhor tenor do mundo, mas verá um Michel Teló ganhando melhor que você.
« Última modificação: 28 de Março de 2017, 03:03:47 por Macrolook »
Comida é arte.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 29 de Março de 2017, 11:08:09
Obviamente se vc estiver com trabalhos sobrando, vc nao vai perder seu tempo com trabalhos de graca.

Mas eu nao acho a oferta de pessoas como a desse casal como algo a se reclamar. Eles sabem que o mercado esta saturado de fotografos e que se procurarem vao achar photografos com muito pouco ou nenhum trabalho e enxergar a oferta deles como oportunidade.

Afinal de contas, existem muitos photografos por ai que adorariam poder ter 80 produtos para fotografar e mostrar o que fizeram em seus sites e midias sociais, mas ainda nao encontraram tal oportunidade.

Nao eh o cliente que nao valoriza o fotografo mas o mercado que desvaloriza por ecesso de oferta.

O cliente obviamente sempre vai procurar o melhor negocio que eh menos custo e melhor trabalho, como qualquer pessoa intelugente faria.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #18 Online: 29 de Março de 2017, 11:20:44
Obviamente se vc estiver com trabalhos sobrando, vc nao vai perder seu tempo com trabalhos de graca.

Mas eu nao acho a oferta de pessoas como a desse casal como algo a se reclamar. Eles sabem que o mercado esta saturado de fotografos e que se procurarem vao achar photografos com muito pouco ou nenhum trabalho e enxergar a oferta deles como oportunidade.

Afinal de contas, existem muitos photografos por ai que adorariam poder ter 80 produtos para fotografar e mostrar o que fizeram em seus sites e midias sociais, mas ainda nao encontraram tal oportunidade.

Nao eh o cliente que nao valoriza o fotografo mas o mercado que desvaloriza por ecesso de oferta.

O cliente obviamente sempre vai procurar o melhor negocio que eh menos custo e melhor trabalho, como qualquer pessoa intelugente faria.

Perfeito o comentário!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 29 de Março de 2017, 11:22:14
Valor, é difícil perceber isso, ainda mais no mundo de hoje, muita gente insensível, de forma alguma quero rotular, mas pelo que vejo é questão de prioridade, as pessoas não valorizam mais a família (quantos quadros de família com qualidade se vê nas casas hoje em dia?), mas o que vale é fazer bonito para os outros, sabe por que a maioria das pessoas usam buffet? Por que não querem ter trabalho de fazer a festa, por que suas casas não são padrão novela das 8 ( hoje 21:00), se houvesse um wallpaper que simbolizasse o Brasil, para mim, seria um muro de blocos sem rebocar, e na boa, o que vale é que se ostenta.
Uma fotografia dura uma eternidade, mas as pessoas estão cada vez mais imediatistas e fúteis.
Vejo vários casos de óbito por aí, e não tem uma foto decente para homenagear o ente querido que se foi, o que vejo apenas são selfies vagabundas ou fotos de fotos com aquele flash de sujeito principal.
Esses dias vi um vídeo, nele haviam dois bombeiros tentando reanimar um senhor de idade, enquanto isso, os parentes pediam pizza e lanche...
Que esperar de criaturas como essas?
Uma analogia, quanto aos renomados fotografos, tem muitos bons por aí, mas é igual em todo lugar, você pode ser o melhor tenor do mundo, mas verá um Michel Teló ganhando melhor que você.
Sinceramente,
As fotos de convidados e selfies vagabundo hoje eh um luxo perto de anos atras em que as familias so fotografavam em data comemorativa e jamais pensariam se quer em contratar im forografo a nao ser para grandes eventos como casamento.

As pessoas querem fotos memoraveis, so isso. Muitas vezes as fotos feitas pelos nossos amigos queridos curtindo o momento nos conecta mais com a memoria do nomento do que fotos de alguem de fora que esta ali "registrando" um momento em que ele nem faz parte e as pessoas nao sabem que fez as fotos.

O fotografo eh desvalorizado por causa da tecnologia que abriu portas para que mais pessoas tivessem acesso a cameras e ao mercado da fotografia. A mesma tecnoligia que sem a qual muitos que estao aqui reclamando provavelmente jamais pensaria ou poderia pensar em cobrar para tirar fotos.

O publico nao ve valor no fotografo pq fotografo hoje de fato tem baixo valor.

A unica coisa que mantem o mercado eh a tradicao em contratar fotografo e a ostentacao. E nao a demanda por fotos.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #20 Online: 29 de Março de 2017, 13:00:24
Valor, é difícil perceber isso, ainda mais no mundo de hoje, muita gente insensível.

Amigo, vou fazer um comentário que pode parecer arrogante da minha parte, mas de forma alguma é para você ok, apenas estou usando sua colocação e generalizando a "coisa".

O que eu mais vejo hoje são fotógrafos reclamando que as pessoas não valorizam a fotografia, que preferem pagar o baratinho do que ter qualidade, e ai você vai ver a foto do "reclamão", e está igual, ou até pior do que o sujeito que está começando. As pessoas não correm atrás, não estudam, não evoluem, e querem que os clientes os valorizem.

Os tempos mudam, as imagens mudam, e quem faz da fotografia o seu ganha pão tem que estar sempre encabeçando as tendencias (ainda que "modinhas"), ou tem que se contentar com as sobras.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #21 Online: 29 de Março de 2017, 13:36:21
Obviamente se vc estiver com trabalhos sobrando, vc nao vai perder seu tempo com trabalhos de graca.

Mas eu nao acho a oferta de pessoas como a desse casal como algo a se reclamar. Eles sabem que o mercado esta saturado de fotografos e que se procurarem vao achar photografos com muito pouco ou nenhum trabalho e enxergar a oferta deles como oportunidade.

Afinal de contas, existem muitos photografos por ai que adorariam poder ter 80 produtos para fotografar e mostrar o que fizeram em seus sites e midias sociais, mas ainda nao encontraram tal oportunidade.

Nao eh o cliente que nao valoriza o fotografo mas o mercado que desvaloriza por ecesso de oferta.

O cliente obviamente sempre vai procurar o melhor negocio que eh menos custo e melhor trabalho, como qualquer pessoa intelugente faria.
Respeito sua opinião, porém temos pontos de vista bem diferentes, o que você chama de oportunidade eu chamo de exploração, 10 fotos para treino e portifólio, vá lá, mas 80, 240, tratadas, quantos cliques até selecionar as fotos, o triplo ou quíntuplo? Sério? Um casal desses para mim tem um nome: oportunistas, talvez venha daí a oportunidade sim, a de explorar pessoas, oferecendo exposição...
Troque a palavra fotografia por gasolina, madeira, consulta e entenderá o que quero dizer.
Para mim isso não é ético, talvez para o mercado tanto faz a ética, desde que possam se beneficiar pela lei de Gerson, vale tudo.
Não diria inteligente, pois se alguém é inteligente o suficiente para avaliar custo e benefício saberá que servir de cobaia em um experimento que pode destruir a vitrine de seus produtos, chamaria de risco, uma aposta, que na maioria das vezes sai bem cara para quem procura pagar menos (de graça) e levar vantagem.
« Última modificação: 29 de Março de 2017, 13:55:48 por Macrolook »
Comida é arte.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #22 Online: 29 de Março de 2017, 13:45:50
Amigo, vou fazer um comentário que pode parecer arrogante da minha parte, mas de forma alguma é para você ok, apenas estou usando sua colocação e generalizando a "coisa".

O que eu mais vejo hoje são fotógrafos reclamando que as pessoas não valorizam a fotografia, que preferem pagar o baratinho do que ter qualidade, e ai você vai ver a foto do "reclamão", e está igual, ou até pior do que o sujeito que está começando. As pessoas não correm atrás, não estudam, não evoluem, e querem que os clientes os valorizem.

Os tempos mudam, as imagens mudam, e quem faz da fotografia o seu ganha pão tem que estar sempre encabeçando as tendencias (ainda que "modinhas"), ou tem que se contentar com as sobras.
De forma alguma, fico grato por contribuir, qualidade é muito subjetivo, as vezes depende muito qual a referência de qualidade para cada pessoa.
Vejo muito reclamão por aí, que bate a foto e entrega pro cliente sem tratar, e se acha fodão, vejo fotografos com mais de 20 anos de carreira que não sabem iluminar, sequer estudam luz, vejo outros por aí que nem sabem o que é photoshop, entre outros absurdos.
Longe de ser o profissional que desejo ser, mas estou no caminho, estudando, praticando e aprendendo a negociar meu tempo, meu sacrifício e minha dedicação a esta profissão.
« Última modificação: 29 de Março de 2017, 13:46:40 por Macrolook »
Comida é arte.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #23 Online: 29 de Março de 2017, 13:53:35


O fotografo eh desvalorizado por causa da tecnologia que abriu portas para que mais pessoas tivessem acesso a cameras e ao mercado da fotografia. A mesma tecnoligia que sem a qual muitos que estao aqui reclamando provavelmente jamais pensaria ou poderia pensar em cobrar para tirar fotos.

O publico nao ve valor no fotografo pq fotografo hoje de fato tem baixo valor.

A unica coisa que mantem o mercado eh a tradicao em contratar fotografo e a ostentacao. E nao a demanda por fotos.

Prezado Croix, olha, não vejo uma foto de família como ostentação, vejo como recordação, foto de produtos, entre outras coisas, são essenciais para comunicação.
A questão das cameras digitais trouxe acessibilidade a fotografia, mas isso não quer dizer que quem compra uma saiba fotografar, sabe apontar e disparar, pronto.
Vejo que para eles em muitas ocasiões o fotografo é dispensável, mas, por outro lado as pessoas se tocam dos seus limites, se não fosse assim, os fotógrafos já teriam sido dizimados e seria mais uma profissão extinta.
Ao contrário, o que vejo são pessoas que começam a entender ainda mais o valor de uma boa fotografia, sejam elas para recordos ou negócio.
 :D
Comida é arte.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #24 Online: 29 de Março de 2017, 14:20:23

Minha namorada é designer, estudamos montar um negócio de assessoria de imagem digital para empresas aliando designer+fotografia, e ontem mesmo falávamos sobre esse assunto que sempre gera ótimas discussões: o valor do serviço VS o reconhecimento do cliente.

Não acho que o Macrolook pegou pesado. Ele foi apenas irônico com a proposta do casal (que inclusive tem um pouco de intimidade com ele), respondeu na mesma moeda. Agora, acho que a proposta deles não tem haver com falta de ética ou exploração. Tem haver com o que conversava ontem com minha namorada: falta de conhecimento/ visão dos futuros "empresários".

Imaginem: até pouco tempo o empresário que precisava investir em propaganda visual (foto, logo, identidade visual) de seu negócio tinha apenas a opção de veicular em revistas, jornais ou tv. Mas a tv era apenas para poucos milionários. As pequenas empresas só chegavam até as revistas sociais locais ou jornais, no máximo flyers de rua. Dai agora a internet abriu as porteiras do mundo. Uma pequena empresa, feita em sua casa, pode alcançar um clientes lá na europa. E dai o que o pessoal faz? Com falta de visão da importância de uma identidade visual de qualidade, boas fotos, etc, eles procuram os profissionais visuais mais baratos: fotógrafos que estão começando, designers que pegam logo pronta e assim por diante.
É lógico que esse tipo de empresário não vai durar no mercado. Se ele não tem visão para saber que esse serviço é essencial logo vai pecar em outras áreas.

Concordo um pouco com o que disse o Croix sobre a saturação do mercado devido as tecnologias. Mas também acho que o Dellano tem razão ao dizer que quem se propõe a viver de fotografia tem de inovar sempre, seguir as tendências, estudar muito e sempre para poder se destacar.

E por último, voltando ao "escambo" de fazer permuta, acho que dependendo do caso o fotógrafo tem de estar ligado no que trará benefícios. A primeira pessoa que respondeu falou de um caso interessante de ter de conseguir portfólio e chamar alguém pra realizar de graça. Nesse caso teve um retorno excelente. Ontem assistia a um curso de fotografia gastronômica onde o palestrante dava a situação de, para montar portfólio, fazer permuta com donos de restaurante. Que eles paguem a metade em permuta (ou tudo, dependendo do trabalho) e depois que o fotografo use a permuta para levar clientes no restaurante para fechar negócios. É apenas um exemplo, mas achei válido para que a pessoa fique sempre aberta a sacar o que pode ou não lhe dar retorno.     
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #25 Online: 29 de Março de 2017, 14:32:43
Respeito sua opinião, porém temos pontos de vista bem diferentes, o que você chama de oportunidade eu chamo de exploração, 10 fotos para treino e portifólio, vá lá, mas 80, 240, tratadas, quantos cliques até selecionar as fotos, o triplo ou quíntuplo? Sério? Um casal desses para mim tem um nome: oportunistas, talvez venha daí a oportunidade sim, a de explorar pessoas, oferecendo exposição...
Troque a palavra fotografia por gasolina, madeira, consulta e entenderá o que quero dizer.
Para mim isso não é ético, talvez para o mercado tanto faz a ética, desde que possam se beneficiar pela lei de Gerson, vale tudo.
Não diria inteligente, pois se alguém é inteligente o suficiente para avaliar custo e benefício saberá que servir de cobaia em um experimento que pode destruir a vitrine de seus produtos, chamaria de risco, uma aposta, que na maioria das vezes sai bem cara para quem procura pagar menos (de graça) e levar vantagem.

Nao seria etico se fosse obrigacao. Tem gente trabalhando muito mais como estagiario nao remunerado.

Mas como a pessoa eh livre em oferecer tal oferta e outras sao livres para aceitar ou nao a oferta, nao ha nada de anti etico nisso. Como eu disse, tem muita gente que fazendo muito mais por puro prazer para preencher as horas vagas, para praticar, para ter portfolio ao qual nunca obteve oportunidade de montar portifolio cobrando ou para ter alguma ocupacao na aposentadoria, sem interesse algum em ganhar dinheiro.

Lembre que eh muito mais vantagem e barato montar portfolio e ganhar experiencia oferecendo trabalho nao remunerado. O que faz com que o trabalhao seja de certa forma remunerado sim, mas nao com dinheiro. Eh uma permuta.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 29 de Março de 2017, 14:52:05
Prezado Croix, olha, não vejo uma foto de família como ostentação, vejo como recordação, foto de produtos, entre outras coisas, são essenciais para comunicação.
A questão das cameras digitais trouxe acessibilidade a fotografia, mas isso não quer dizer que quem compra uma saiba fotografar, sabe apontar e disparar, pronto.
Vejo que para eles em muitas ocasiões o fotografo é dispensável, mas, por outro lado as pessoas se tocam dos seus limites, se não fosse assim, os fotógrafos já teriam sido dizimados e seria mais uma profissão extinta.
Ao contrário, o que vejo são pessoas que começam a entender ainda mais o valor de uma boa fotografia, sejam elas para recordos ou negócio.
 :D
Mais do que obvio eu nao me referi a fotografia publicitaria.

Foto de recordacao nao de eventos simples nao exige contratar profissional, querem fotografo para fazer foto de filho destruindo bolo no parque, de casal sentados juntos na varanda, de aniversario de 12 anos do filho, me menina que quer brincar de ser modelo. Isso nao tem nada a ver com recordacao. Isso tem a ver com tradicao e sim ostentacao.

Boa fotografia eh subjetivo.
Como nos ja concordamos, as pessoas querem recordacao. O resto eh luxo.

Foto de recordacao as pessoas sempre fizeram elas mesmas de seus filhos, com suas proprias maquinas nos momentos que achavam importantes e ninguem jamais se preocupou se as fotos estao com qualidade profissional para a recordacao na posteriedade. Ate que surgiu a moda de contratar fotografo para criar sessao de fotos tematicos para suas fammilias e celebrar ate o primeiro peido do filho como desculpa.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #27 Online: 29 de Março de 2017, 15:07:06
Os tempos mudaram... Não só pros fotógrafos. Mas em diversos setores.. Vejam o caso dos taxistas X Uber, por exemplo.
Na minha área, os caras lançaram agora um app de atendimento veterinário. Pode isso?
Todos devemos nos adaptar e só Deus sabe onde vai parar a profissão de Fotógrafo com essa enxurrada de câmeras e celulares batedores de foto na mão das pessoas.
Mas uma coisa eu sei com certeza. Os oportunistas só agem assim por que alguém cede. Por que em algum momento alguém vai achar que realmente irá ganhar algo trabalhando por talvez, quem sabe, um dia, possivelmente um retorno.
O que o MACROLOOK fez foi 100% correto... Deu a eles uma oportunidade de ter o trabalho que queriam sem gastar um tostão sequer. Eu teria buscado uma "comissão" pelas vendas do site, ou algo do gênero. Mas ele fez a proposta que entende que cabia ao trabalho dele. É inquestionável, na minha opinião. Cada um sabe onde aperta o seu sapato.
Da mesma forma, cabe a cada fotógrafo decidir como e quanto vale seu trabalho. Se faz "na faixa" pros amigos. Se tem condições de trabalhar por valores mais baixos que o mercado, etc.
"Ah mas o mercado regula pra baixo." Pode até ser. Mas duvido que os fotógrafos fodões cobrem mais barato por que o fulaninho lançou uma promoção no Groupon...
E o casal, que de amigo tem muito pouco, queria mesmo era se escalar no MACROLOOK. Como vai se escalar nesse outro que aceitou o "trabalho". Eles querem é serviço de graça. E pra mim isso não é cliente.  :ponder:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #28 Online: 29 de Março de 2017, 15:14:26
E por último, voltando ao "escambo" de fazer permuta, acho que dependendo do caso o fotógrafo tem de estar ligado no que trará benefícios.
Eu, vez em quando, faço permuta. Aprendi com meu Avô, já falecido. O velho era vendedor de anúncio em lista telefônica. E vi ele vender anúncio até pra quem nem tinha telefone no comércio  :hysterical: :hysterical: :hysterical:. Mas, quando o cara se negava a fazer, ele olhava em volta e atacava o que interessava na loja.. Nossos carros sempre tinham peças reservas. Eu veraneava em Santa Catarina sempre por conta dele - fazia permuta em hotéis e restaurantes. Então, sempre há um jeito de se negociar. Mas como qualquer negócio, tem que ter benefício mútuo.
Se o casal em questão fosse dono das Americanas.com seria bem interessante a divulgação. Fazer fotos de família de graça fica fácil se a família Hulk te chamar. Então não é também uma proposta sem ética, como CROIX já disse.. Simplesmente não valia pro MACROLOOK.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #29 Online: 29 de Março de 2017, 15:25:10
Tem haver com o que conversava ontem com minha namorada: falta de conhecimento/ visão dos futuros "empresários".   

Acho que nao da para generalizar nisso.

A regra do empresario de sucesso eh o que procura e acha bom negocio. Empresario que ja comeca querendo gastar a rodo achando que pagando caro tera sempre retorno costumam ser os que nao duram muito. Como foi o caso de um tio meu com a metalurgica dele. Investiu muito dinheiro que acreditava ser importante pagar mais caro. Terminou com dividas ate fechar.

A vantagem de obter trabalhos de graca esta na possibilidade de nao ter nenhum prejuizo se o trabalho nao for satisfatorio O risco eh zero. Vc simplesmente procura outro ate achar alguem com talento e potencial. E se nao achar entao vai atras dos que cobram dinheiro.

Alguns anos atras eu trabalhava no galpao de uma empresa distribuidora de varios tipos de produtos. Eles tinham um estudio com iluminacao e camera pre configurada que um fotografo deixou la para que os funcionarios da empresa que nao sabiam nada de fotografi fizessem as fotos. E assim todos as fotos que iam para o site, catalogos e publicidade em todo o pais, eram feitas por pessoas que nem sabem o que significa ISO e distancia focal. Tudo o que sabem eh que eh so apertar o botao e nao mexer mais em nada. E assim a empresa economiza muito dinheiro sem precisar pagar por um fotografo para fotografar produtos. Apenas para pre configurar camera e luz uma vez na vida.

Meu avo que nao chegou a concluir a quarta serie e era um ignorantao que mal sabia escrever, comecou a empresa dele comprando maquinario usado, contratando mecanicos baratos, desenhou o proprio logo da empresa e veio com o proprio nome e identidade. E teve sucesso com a fabrica dele os ultimos dias de vida dele.

O meu tiu que falou com a empresa dele (apesar de nao pagar aluguel do terreno e nem imposto pq o terreno era domeu avo) em menos de 10 anos ficava falando ao meu avo o quanto era importante pagar um engenheiro mais caro no lugar de um mecanico pe de chinelo para operar as maquinas, o quanto era importante renovar as maquinas com equipamentos de ultima ponta, o quanto era importante contratar uma empresa de publicidade boa. O quanto era importante contratar um fotografo profissional para fotografar os produtos para o site e publicidade da empresa. O meu avo nunca ouviu ele e teve sucesso. O meu tio que "valorizava os bons profissionais" faliu.

O jogo do negocio esta no senso de oportunidade. A maioria das pessoas que olham fotos em site de produtos na internet estao pouco se importando para a qualidade das fotos. Elas querem apenas ver os produtos. A foto estando nitida e bem iluminada o publico esta satisfeito.

Por isso que milhoes de empresas contratam estagiarios ou vao para a China ou Irlanda. Sempre procurando alguma forma em cortar gastos e obter ofertas de mao de obra e negocios mais barato.