Autor Tópico: Trabalhar por divulgação  (Lida 10211 vezes)

Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Online: 27 de Março de 2017, 14:39:52
Parece que essa moeda no mundo dos negócios está cada vez mais comum, deixo aqui meu relato sobre como lidei com este tipo de "oferta".

Uma amiga entrou em contato e disse que tinha uma proposta, como não entrou em detalhes, imaginei que seria algo sobre HerbaLife ou qualquer ums desses MMN, como fazia tempo que não a via, resolvi ver qual seria essa proposta...
Me receberam ela e o marido, conversamos um tempo, e me disseram que iriam trabalhar com produtos e que viram minhas fotografias neste estilo e gostariam de me oferecer uma permuta, a velha história, faria as fotos e ganharia exposição.
De cara disse que isso não funciona, aproveitei a intimidade que havia entre nós e fui direto:
Quantos produtos são? 80 disse ela. Quantas fotos de cada produto, perguntei, 3 respondeu ele.
Bom, disse, cada foto cobro R$XXX, seria um total de R$XXXXX, isso leva tempo, equipamento não é barato, fora o PC bombado e o conhecimento em software e iluminação.

Disseram que não tinham esse dinheiro em caixa, e obviamente, em um futuro quando estivessem podendo, me contratariam. Minha vontade era dizer: Ok. Voltarei no futuro então...

Mas minha alma empreendedora me iluminou uma outra possibilidade, deste modo veria como eles enxergam o valor do meu trabalho e quem sabe algo benéfico para mim neste business.

Lancei a eles a seguinte proposta:
Olha, sei que precisam das fotos para seu catálogo online, que venderam sua casa para poder iniciar seu negócio, quero ajudar, mas não posso trabalhar gratuitamente, vocês avaliem quanto vale seu negócio, e deste montante me deem uma parte em troca dos meus serviços, um sócio, e no futuro, poderei vender minha parte a vocês, assim terão as fotos que precisam e eu não trabalharei de graça.
Não precisam responder agora, pensem, e dentro de alguns dias me retorne, afinal, se é tão vital para seu e-commerce e não tem $$$ para investir essa é a oferta que faço, pela nossa amizade.

Dois dias depois recebi esse texto:
Prezado amigo, não tenho como aceitar sua proposta, fica em stand by.

Ou seja, no dos outros é refresco. :D

« Última modificação: 27 de Março de 2017, 14:50:38 por Macrolook »
Comida é arte.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #1 Online: 27 de Março de 2017, 14:54:45
Estas situações são complicadas. Muitas pessoas ainda não valorizam o fotógrafo.

Mas pedir uma % da empresa foi pesado rsrs... poderia ter pedido uma % na venda dos produtos até atingir um valor "x".


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #2 Online: 27 de Março de 2017, 16:32:35
poderia ter pedido uma % na venda dos produtos até atingir um valor "x".

Tbm acho que seria a melhor alternativa, como se fosse um investimento que vc fez no negócio deles.
O problema seria controlar isso aí, pq dependendo da safadeza da pessoa eles podem falar q não estão vendendo nada e não te pagam 1 centavo, mas na realidade estão vendendo horrores
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 27 de Março de 2017, 19:43:33
... poderia ter pedido uma % na venda dos produtos até atingir um valor "x".

Eu acho que não aceitariam. Venderam uma casa, planejaram tudo, e não separaram verba para um das coisas que pesa muito em um e-commerce, a imagem do que se vende. Fotografia para eles não tem valor. Se o amigo cobrasse R$100,00 eles achariam caro.
« Última modificação: 27 de Março de 2017, 19:44:11 por Roberto Dellano »


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #4 Online: 27 de Março de 2017, 20:08:40
Estas situações são complicadas. Muitas pessoas ainda não valorizam o fotógrafo.
[...]

E não valorizam mesmo.
Em um casamento, os noivos quase sempre não se importam em gastar com as roupas, decoração, igreja, grande número de convidados, alimentação e outras extravagâncias, mas a maioria acha um absurdo os preços do serviço de fotografia/filmagem.
É como o Dellano escreveu acima: R$ 100 e achariam caro.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 27 de Março de 2017, 20:12:58
Não achei nenhum pouco pesado.
O nosso amigo fotógrafo ainda correria o risco da falência e sair com nada, ou ainda ter que pagar dívidas por ser sócio.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Março de 2017, 20:33:07
Eu acho que não aceitariam. Venderam uma casa, planejaram tudo, e não separaram verba para um das coisas que pesa muito em um e-commerce, a imagem do que se vende. Fotografia para eles não tem valor. Se o amigo cobrasse R$100,00 eles achariam caro.

Pura verdade!

Ninguém manda o pedreiro assinar o reboco da casa. Gente assim não pode dar moral não. Eu acho que tá certíssimo.

Cabe aqui uma ressalva: Sei que são situações diferentes, mas em casos que o fotógrafo PRECISE de portfólio, um ou outro trabalho de graça, não vai matar. Eu fiz isso quando saí do estudio onde trabalhava e parti por conta própria.
Precisava urgente de um infantil bonitinho pra fazer album, e não fechava. Só entrava debutante e casamento.
Soube de um colega da igreja que iria fazer festa e já mandei: Te dou o DVD em alta, em troca de uma autorização de uso da imagem. Fechou. Pra ele ficou bom, não teve que gastar nem um real, e eu tive as fotos que precisava. Fiquei uns bons anos com esse album vendendo meu trabalho.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #7 Online: 27 de Março de 2017, 20:41:16
Olha, pode ser que tenha pegado pesado, mas praticamente dei a eles gratuitamente uma consultoria de imagem, pois se vão abrir uma loja virtual necessitam uma vitrine de qualidade, ainda mais para o público que está direcionado, desde o logotipo até o tipo de fotografia, eles não sabiam de nada, zero.
Não ache tão exagerado, pois cuidaria de todo layout da página, desenvolvimento de identidade visual, fotografia, etc. Mas, sendo sincero, duvido que aceitariam, pois, queria ver se percebiam valor na oferta e lógico, neste tipo de trabalho.
Sendo designer graduado e estou aprendendo fotografia para  agregar no meu portifólio, e acreditem, mesmo depois de tanto tempo no mercado, ainda vejo este tipo de proposta.
Valorizo meu trabalho, pois pedreiros, encanadores e rpostos de combustível não recebem nesta moeda, por que nós temos que receber? E pior, por que as pessoas acham que oferecer exposição é uma forma maravilhosa de pagamento? Minha resposta: Acham que é um dom, e por ser dom artistico é algo que se faz para aparecer, pelo ego.
Quando recebo propostas assim também saio com essa: Olha, tem gente que tem o dom, eu não tenho, sou dos 99% que tiveram que estudar muito e se dedicar para fazer o que faço, e me ofende de verdade achar que não tenho contas para pagar e faço isso apenas por prazer.
Ou então pergunto a profissão dela e lhe devolvo com a mesma moeda.
 :D
Comida é arte.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #8 Online: 27 de Março de 2017, 21:44:30
 :clap: :clap: :clap:

Nao acho que pegou pesado não...Foi justo!
Conhece o David Choe?

http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI292604-16418,00-GRAFITEIRO+VAI+LEVAR+US+MILHOES+COM+IPO+DO+FACEBOOK.html

Inclusive o serviço que vc ofereceu, e muito mais relevante e diretamente ligado ao sucesso do negocio, do que a pintura das paredes  ;)

Abs
M Rezende


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Março de 2017, 22:00:29
Pesado nada, foi ótimo.
Queria era ter visto a cara deles ao ouvir a proposta. Jamais imaginaram uma dessas.  :hysterical: :hysterical:


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #10 Online: 27 de Março de 2017, 22:52:15
:clap: :clap: :clap:

Nao acho que pegou pesado não...Foi justo!
Conhece o David Choe?

http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI292604-16418,00-GRAFITEIRO+VAI+LEVAR+US+MILHOES+COM+IPO+DO+FACEBOOK.html

Inclusive o serviço que vc ofereceu, e muito mais relevante e diretamente ligado ao sucesso do negocio, do que a pintura das paredes  ;)

Abs
M Rezende
Não conhecia, obrigado por compartilhar essa informação, ele arriscou, assim como tentei, poderia dar certo ou errado, mas inicialmente foi um blefe com duas manobras só que realmente tinha intenção em ajudar caso aceitassem...
No Caso de Choe conseguiu a tão sonhada liberdade artística.
Comida é arte.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #11 Online: 27 de Março de 2017, 22:56:27
Pesado nada, foi ótimo.
Queria era ter visto a cara deles ao ouvir a proposta. Jamais imaginaram uma dessas.  :hysterical: :hysterical:
No exato momento em que falei olharam para mim com cara de WTF?
Disse também que esse tipo de "oferta" não trazia nenhum tipo de benefício, pois nos meus tempos de garoto já havia caido nessa.
Então comentei que se eles percebessem o valor agregado, entenderiam minha proposta.
Foi quando ambos soltaram: "Imagine, claro que vemos valor no seu trabalho!"
Bem, a resposta posterior a proposta deixou bem claro que em nosso querido país valoriza-se mais o produto final que o processo para concebe-lo.
Comida é arte.


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Março de 2017, 23:40:26
Pô, 2 propostas excelentes, não sei pq ninguém aceitou kkkkkkkkkkkkk

Ow, 240 fotos tratadas por uma bela exposição, que vale mais do que dinheiro hahaha. Cara, vc fez certo, se ela não quisesse ouvir uma proposta "tosca" não viesse com uma viajada.

Serviço de graça pra exposição infelizmente é preciso, mas tem que ser algo que realmente te dê resultado e parto do principio de que quem procura quem pro portfólio é o fotografo e não o cliente.
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #13 Online: 28 de Março de 2017, 00:07:26
E não valorizam mesmo.
Em um casamento, os noivos quase sempre não se importam em gastar com as roupas, decoração, igreja, grande número de convidados, alimentação e outras extravagâncias, mas a maioria acha um absurdo os preços do serviço de fotografia/filmagem.
É como o Dellano escreveu acima: R$ 100 e achariam caro.
Isso não é só com casamento. Acho até que acontece muito mais com aniversário infantil, que é onde tenho tentado me destacar.
O povo gasta dois, três mil e até mais com decoração que não dura nem 3h após o início da festa, mas acha um absurdo me pagar R$ 600,00 por 50 fotos que vão ficar pro resto da vida!
Mas o que me deixa mais grilado é que pagam o mesmo valor (mas na maioria das vezes mais) por fotos bem piores, só pq os caras têm nome...
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #14 Online: 28 de Março de 2017, 00:56:21
Acabei de receber um whatsapp de um conhecido, iniciante em fotografia, disse que precisa de ajuda para fotografar produtos, não tem muita noção de como se faz e precisa de umas "dicas", ao todo serão 240 fotos + ou menos.
Conseguiu uma "parceria" com uma empresa, o trabalho será "pro bono", e que em troca deixarão que coloque a marca dágua em todas as fotos...
Perguntei que produto seria, e adivinhem só? A mesma empresa.
Disse a ele, olha, vou ficar devendo as dicas, boa sorte, e enviei uns links sobre o tema.
Logo voltarei com mais novidades rs.
Comida é arte.