Enquete

Qual tipo de pilha você usa em seu flash?

Recarregáveis
Alcalinas

Autor Tópico: Pilhas recarregáveis X Pilhas Alcalinas  (Lida 22569 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Online: 28 de Março de 2017, 11:33:13
Oi galerinha..
Eu dei uma lida no fórum e não achei nenhum tópico exatamente sobre isso.
Eu pesquisei pra comprar as tais Enneloop e acabei desistindo por saber que há muita falsificação no mercado.
E daí passei a questionar se vale mesmo comprar as pilhas recarregáveis pra usar no flash.
Acho que talvez o único benefício seja o ambiental. No mais, economicamente não compensa, por qualidade do uso (tempo de reciclagem do flash), parece que também não.
Então resolvi perguntar o que estão usando aí. Qual a opinião de vocês?  :snack:


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #1 Online: 28 de Março de 2017, 12:04:26
Uso recarregáveis, tanto pela questão ambiental quanto pela econômica, já que um conjunto de pilhas recarregáveis imagino que saia mais em conta do que a aquisição de diversas pilhas alcalinas durante o tempo de vida útil daquelas. Quanto ao tempo de recarga, pra o tipo de foto que faço não faz tanta diferença.

Tenho 16 pilhas Eneloop, todas compradas do fornecedor Lemes Pilha (acho que antigo pilhaseneloop.com.br). Não é revenda oficial da marca, mas aparentemente não sejam produtos falsificados. Caso eu necessite de novas, acho compraria no ebay de vendedores bem qualificados.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Março de 2017, 12:29:22
Também uso recarregáveis, as primeiras que com prei foram as Sony Energy Cycle, muito boas. Agora a pouco tempo comprei um jogo reserva, as Eneloop branquinhas (mais fraquinhas e baratas que as pretas), só usei elas uma vez, aguentam bem. Ambas eu comprei pelo ML e parecem ser originais, pela durabilidade...já fiz 1200 fotos numa formatura com as Sony, sempre no TTL, e elas ainda aguentarem um pequeno infantil no outro dia (180 fotos) sem trocar o jogo. Não dá pra reclamar desse rendimento. :D

Apesar de ter apenas esses dois kits recarregáveis (8 para um flash apenas, por enquanto), sempre tenho umas cartelas de alcalinas na mochila, nunca se sabe né. E faz mais de uma ano que estou com um jogo de alcalinas nos 622C, duram uma eternidade   :D.
« Última modificação: 28 de Março de 2017, 12:30:56 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Março de 2017, 14:11:07
Oi galerinha..
Eu dei uma lida no fórum e não achei nenhum tópico exatamente sobre isso.
Eu pesquisei pra comprar as tais Enneloop e acabei desistindo por saber que há muita falsificação no mercado.

Basta comprar de fornecedores confiáveis, como www.lemespilhas.com.br.

Citar
E daí passei a questionar se vale mesmo comprar as pilhas recarregáveis pra usar no flash.
Acho que talvez o único benefício seja o ambiental. No mais, economicamente não compensa, por qualidade do uso (tempo de reciclagem do flash), parece que também não.

Como assim não compensa? Um jogo de 4 pilhas Duracell (que tem grandes chances de ser falsificada também) sai em torno de R$ 22, enquanto um jogo de Eneloop fica em R$ 83. Ou seja, os valores empatam em apenas quatro ciclos de recarga. Quanto ao tempo de reciclagem, já está mais do que comprovado, por diversos testes, que se utilizada a potência máxima, o flash demora um tempo consideravelmente maior para reciclar com pilhas alcalinas, e o aquecimento gerado nas pilhas é absurdamente maior, o que leva a redução de vida útil e possibilidade de vazamentos. Sem mencionar que a capacidade de uma pilha alcalina geralmente fica entre 1500 e 1800 mAh, inferior à Eneloop mais simples, que entrega 2000 mAh. Além disso, a curva de descarga de uma alcalina se parece com uma rampa com inclinação acentuada, ou seja, quanto mais se usa, menos energia ela é capaz de fornecer em um determinado tempo, levando a reciclagens cada vez mais demoradas. Isso não ocorre com as recarregáveis, cuja curva de descarga é praticamente plana.

A única real vantagem das alcalinas se dá quando usadas com alguns rádios, como os Cactus, que não trabalham bem com a tensão de 1.2V das recarregáveis.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2017, 12:30:15
Como assim não compensa? Um jogo de 4 pilhas Duracell (que tem grandes chances de ser falsificada também) sai em torno de R$ 22, enquanto um jogo de Eneloop fica em R$ 83. Ou seja, os valores empatam em apenas quatro ciclos de recarga. Quanto ao tempo de reciclagem, já está mais do que comprovado, por diversos testes, que se utilizada a potência máxima, o flash demora um tempo consideravelmente maior para reciclar com pilhas alcalinas, e o aquecimento gerado nas pilhas é absurdamente maior, o que leva a redução de vida útil e possibilidade de vazamentos. Sem mencionar que a capacidade de uma pilha alcalina geralmente fica entre 1500 e 1800 mAh, inferior à Eneloop mais simples, que entrega 2000 mAh. Além disso, a curva de descarga de uma alcalina se parece com uma rampa com inclinação acentuada, ou seja, quanto mais se usa, menos energia ela é capaz de fornecer em um determinado tempo, levando a reciclagens cada vez mais demoradas. Isso não ocorre com as recarregáveis, cuja curva de descarga é praticamente plana.

A única real vantagem das alcalinas se dá quando usadas com alguns rádios, como os Cactus, que não trabalham bem com a tensão de 1.2V das recarregáveis.


Eu tava pensando exatamente isso.

Eu pago, no Paraguai, cerca de 40~50 reais no jogo de Sony, aquelas brancas com pontinha preta. 70 se for com o carregador. Não compensa MESMO usar alcalina. Podem salvar numa emergencia, mas não gosto naõ.


J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 10 de Abril de 2017, 11:10:05
Acho que já comprei pilhas falsificadas. essas de 2500 mAh... Porém, sempre foi melhor que comprar alkalinas. Esse ultimo jogo, durou 2 anos. Foi a Sony, depois comprei as Philips, e entap mais um jogo Sony, ambas no ML... E hj acabei de comprar mais dois jogos... Elgin (marca muito boa, por sinal e com fabrica no Brasil) e Duracell... Possuo apenas dois flashes. Mas acho q é o suficiente.. Mesmo em dia de dois eventos, elas dão conta.

Um detalhe é que sempre uso no manual.... SEMPRE. Minha camera nao se da bem com o eTTL.. rs Mas ja me acostumei, fiquei bem rápido nessa habilidade.. kk
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 10 de Abril de 2017, 11:31:46
Além disso, a curva de descarga de uma alcalina se parece com uma rampa com inclinação acentuada, ou seja, quanto mais se usa, menos energia ela é capaz de fornecer em um determinado tempo, levando a reciclagens cada vez mais demoradas. Isso não ocorre com as recarregáveis, cuja curva de descarga é praticamente plana.

Exatamente, a resistência interna das pilhas alcalinas aumenta rapidamente a medida que ela descarrega, diminuindo a voltagem que ela entrega, e por consequência, a potência.

Nos primeiros 20-30 disparos, pode ser que a alcalina recicle mais rápido que uma recarregável. A partir daí começa a reciclar cada vez mais lentamente, até o final da carga.
Com as recarregáveis, o tempo de reciclagem fica praticamente uniforme, até o final da carga.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.617
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #7 Online: 11 de Abril de 2017, 10:30:06
Eu já tive pilhas da Sony Originais e agora só uso as Eneloop. Comprei do vendedor no mercado livre, as pilhas são originais e muito boas. Já comprei do lemes também, as dele são as mesmas.

Te falo, a eneloop você consegue identificar até pela embalagem. O blister dela é impecável, além da qualidade delas.

Eu recomendo!
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Abril de 2017, 10:41:37
Aliás, tá aí algo que os flash poderiam começar a evoluir. Pilhas AA são fáceis de achar mas atualmente temos tecnologia muito melhor em termos de armazenamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Abril de 2017, 11:13:16
Não sei dizer qual a marca mais falsificada se é a Sony ou a Eneloop... Então procure comprar de uma loja de sua confiança.

Eu nunca usei pilhas alcalinas nos flashes, pra quem usa bastante, acho que financeiramente vai ser um prejuízo enorme, o custo é alto.

Pra mim tanto faz se é Sony ou Eneloop ou outra marca de primeira linha, no geral depois de alguns anos de uso elas vão começar a dar defeito. Talvez aquela Eneloop top pretinha que é mais cara que a Sony, seja um pouco melhor que as Sony em questão de durabilidade, mas no geral o custo beneficio da Sony é excelente.

Atente para o fato de que para flash existem as pilhas de alta capacidade de descarga, que são melhores que as recarregáveis comuns.
« Última modificação: 11 de Abril de 2017, 11:13:56 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #10 Online: 11 de Abril de 2017, 12:38:42
Aliás, tá aí algo que os flash poderiam começar a evoluir. Pilhas AA são fáceis de achar mas atualmente temos tecnologia muito melhor em termos de armazenamento.
Pois é.. Vi que tem alguns da GODOX que já usam baterias próprias recarregáveis.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Abril de 2017, 12:43:43
Aliás, tá aí algo que os flash poderiam começar a evoluir. Pilhas AA são fáceis de achar mas atualmente temos tecnologia muito melhor em termos de armazenamento.

Já existem alguns de marcas "alternativas" usando baterias de lítio, como na série V850/860 da Godox.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Abril de 2017, 13:01:39
Não sei dizer qual a marca mais falsificada se é a Sony ou a Eneloop... Então procure comprar de uma loja de sua confiança.

A falsificação das Eneloop já chegou neste nível? Com as Sony a coisa chegou em um ponto, há alguns anos, em que se tornou impossível comprar de outro lugar que não a própria Sony.

Citar
Atente para o fato de que para flash existem as pilhas de alta capacidade de descarga, que são melhores que as recarregáveis comuns.

Sim, mas geralmente as de alta descarga tem vida útil menor, normalmente limitada a 500 ciclos. O que, ainda assim, é bastante coisa.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Abril de 2017, 13:10:36
Que eu saiba a recarga do flash com uma pilha recarregável recarrega mais rápido que o flash com uma pilha alcalina. Não há como comparar, o custrelacionado a pilhas alcalinas é MUITO maior que aquele de pilhas recarregáveis de boa qualidade. Uso Eneloop aanos (o mesmo jogo de cerca de 60 pilhas, agrupadas de quatro em quatro). Com as Eneloop nunca tive problemas (nenhuma vazou), já Sony já tive um lote que era falso e foi para o lixo  :(
JVc.


Daniel Lemes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #14 Online: 14 de Abril de 2017, 23:02:34
Vou aproveitar e responder o assunto do tópico. A duração da pilha recarregável ENELOOP é bem maior do que uma alcalina comum: