Autor Tópico: Quanto cobrar por ensaios externos?  (Lida 2969 vezes)

juliartesvisuais

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 28 de Março de 2017, 19:30:59
Amigos, tenho uma grande dúvida quanto a preços de ensaios externos. Sei que cada caso é relativo, porém preciso saber: em um ensaio em que uma pessoa quer fazer umas fotos sem ser nenhuma data comemorativa como casamento ou 15 anos, quanto cobrar? Fiz umas fotos de graça para 2 amigos e quero me basear nelas. Quanto você cobraria para tirar as fotos do link?
 
-https://www.flickr.com/photos/145654683@N05/albums/72157680216515640


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #1 Online: 28 de Março de 2017, 19:55:06
O olho da Cara.








Mas se preferir dinheiro.
veja primeiro quanto vale o seu tempo por hora (incluindo o tempo que vc gastou fazendo pos edicao).
Depois some a isso o aluguel do imovel ou localem que vc usar para fotografar (se pagar aluguel).
Depois some a isso impostos (se for empresa) ou os impostos da propriedade onde trabalha.
Depois some a isso o custo do seguro (se tiver seguro).
Depois some a isso o valor que vc estipula do desgaste de sua camera e demais equipamentos.
Depois some a alguns custos que vc acredita ter, como gasolina para chegar ao local, energia eletrica e biscoitinhos se for em seu local, CD-rom ou stick se vc entregars as fotos dessa forma, aluguel de equipamento, etc.

Para estipular mais ou menos o custo de conta de energia, seguro, aluguel (se for mensal), etc, vc imagina mais ou menos quantos clientes vc acredita que trabalharia por mes ou por ano, divide o valor do custo pelo numero de clientes estipulados e vc sabe o quanto conbrar por cliente. O mesmo para equipamento (estipule quanto anos vc acredita que trabalhara com o mesmo equipamento antes de precisar renovar ou fayer um upgrade). E lembre que computador, impresora, etc tambem sao equipamentos.

Lembre que fayer essas contas tambem conta como hora de trabalho, por isso cobre do cliente tambem.

Se vc quiser ser careiro cobre tambem o desgaste de sua roupa, oculos, pelo seu lanchinho no horario de pausa, pelo aluguel de sua moradia que vc nao usa para trabalho, etc. Mas honestamente acredito ser mais justo quando o profissional pague pelas suas proprias vestimentas, comida, etc, de seu proprio salario (o dinheiro que vc ganha por hora).

E nao se esqueca que o dinheiro que vc cobrou e que nao eh o de sua hora de trabalho nao eh seu salario, mas sim dinheiro que vc precisa guardar para pagar as contas, seguro, renovar equipamentos, alugar locais e acessorios, etc.

Mantenha tudo muito bem contabilizado em um caderno organizado.
Se vc nao tiver manha para contalilizar e organizar financas, contrate um profissional. Se quiser alguem que faca de graca, se case com uma mulher ou peca para a sua mae. O importante eh ter.


Se quiser ser barateiro, cobre apenas pelo seu tempo de trabalho e os demais custos vc paga do proprio bolso.


xande_mike

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Alexandre Assis Fotografia
Resposta #2 Online: 30 de Março de 2017, 09:16:46
Faça uma pesquisa em sua região. Evite cobrar muito barato para não detonar o mercado.
Canon 6D, EF 70-200 2.8 L, EF 50mm 1.4, EF 85mm 1.8 "Todo retrato é um auto retrato."
www.instagram.com/xandeassis_
www.500px.com/xandeassis
www.xandeassis.com.br
https://www.flickr.com/photos/xande_mike/


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Março de 2017, 09:59:03
Não vou opinar quanto ao valor, pois como minha fotografia é uma renda complementar :assobi:, cobro cerca de 20% abaixo do mercado da minha cidade, mas nesse último ano já comecei a equiparar os valores e comecei a fazer novos cálculos, pois o pessoal tem começado a me ver melhor e estou recebendo bons feedbacks de pessoas que ouviram falar que estavam falando bem do meu trabalho...kkk... :clap: :clap:...demanda aumentando, preciso de equipamento reserva, e mais espaço no PC...e isso não é barato.
Enfim.
Na real eu achei suas fotos muito boas, bom tratamento e gostei principalmente daquelas que tem um pouco de ruido, isso mostra que vc não ta preocupado com aquele estética que praticamente todo mundo procura, liso, nitidez incrível (principalmente quem inicia). Uma dica, com esse seu trabalho, ensaio de graça ou só pros custos, nem pensar...
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia