Autor Tópico: Sujeira no Despolido e Suas Interferências  (Lida 3625 vezes)

GabrielAndreatta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 01 de Abril de 2017, 10:59:58
Então galera, meu despolido esta sujo, e infelizmente eu sou novato no mundo fotográfico e a um mês atras, mais ou menos, eu me aventurei a tentar limpa-lo, por sorte eu não tirei ele pra limpar (menos mal) apenas tentei limpa-lo com aqueles cotonetes de sensor que não saem fiapos e a solução para limpar lentes, kkkkk (como disse sou novato e hoje sei que não devo jamais fazer isso, tenho apenas 5 meses nesse ramo). Então graças a Deus hoje olho nele e não tem manchas e nem arranhões, mas algumas sujeirinhas as quais eu tentei tirar persistem e estão la ainda, em fim, dei uma breve resumida no acontecimento, agora o que eu to querendo saber mesmo é se isso pode ter atrapalhado o foco da câmera e seu sistema de fotometria. Reparei que os pontos de foto inferiores estão meio apagados, funcionam, mais então meio apagados em relação aos outros, principalmente o que fica mais em baixo, os superiores, os laterais e o central estão normal, a luz vermelha esta bem forte. Gostaria de saber isso, se pode ter danificado o sistema de fotometria e foco da câmera. Obrigado


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2017, 15:28:22
Olá, tomei a liberdade de apagar o outro tópico idêntico a esse criado em outra área do fórum, ok?


GabrielAndreatta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2017, 15:36:01
OK somente criei o outro porque ninguem respondeu, dai achei que assim responderiam... rsrs
desculpe  :D


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2017, 15:59:23
não sou a pessoa mais indicada mas a grosso modo o que poderia te dizer é que tudo o que está DENTRO da câmera, a princípio não se meche. Qualquer intervenção fora do padrão pode comprometer o mecanismo. Lógico que as peças não são de algodão, mas se estão protegidos pelo corpo da câmera é porque necessitam de cuidado ao manusear.
Suspeito que pra tirar essa dúvida, apenas uma autorizada.
Mas aguarde mais opiniões que logo aparecerão.


sopa_ls

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2017, 16:48:45
Pontos importantes:

* o sistema de foco está localizado abaixo da caixa de espelhos
* o sistema de fotometria está localizado acima do pentaprisma/pentamirror

Ao mexer no despolido, você não afeta esses dois sistemas.
Sobre as luzes de foco, o que ocorreu provavelmente foi o deslocamento do despolido, fazendo com que o alinhamento entre os leds e o despolido não ficasse tão bom, mas nada que interfira no funcionamento da câmera.
Gabriel Gomes
__________________________________
Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
50mm 1.8 + 18-55mm modificada para FF + 85mm 1.8 + 70-300mm
YN568EX + YN468


Raphael Lopes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2017, 12:03:50
Olá Gabriel.
Infelizmente tive a mesma experiência que você. Tinha uma poeirinha e eu fui tentar limpar (com um assoprador que estava sujo) e sujei mais ainda. Levei numa assistência técnica aqui da cidade e o profissional retirou e lavou com detergente neutro a peça.. Não ficou 100% e o foco em todos os pontos não estavam 100%. O jeito foi comprar outra pecinha da china (pois não achei em nenhum outro lugar no Brasil) e trocar.