Autor Tópico: Pra que me preocupar com a câmera e a captura se eu tenho a edição???  (Lida 4185 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #30 Online: 28 de Março de 2017, 19:33:47
Pensamento:

"Não preciso de uma super câmera com um sensor moderno e eficiente, pq os sftws são tão modernos que na edição eu tenho possibilidade de exagerar e modificar praticamente qualquer coisa deixando a foto do jeito que que nenhuma câmera consegue, e com uma cara estética mais próxima daquilo que eu acho bom.

Ou seja, não existe foto com acabamento perfeito sem um bom trabalho de edição.

Então pra que me preocupar com a eficiência do equipamento, ou com alguns detalhes no momento da captura se tudo isso pode ser facilmente e melhor resolvido na edição???"


Editado:
Como nas primeiras respostas alguns colegas já alertaram, então vamos restringir à equipamentos que fotografam em RAW.

Eu nao li todo o topico mas existem sensores em que a qualidade dos detalhes da imagem sao muito mais ricos do que outros sensores. Tal diferenca pode passar desapercebido para a maioria mas quando se faz grandes impressoes para letreiros, paineis ou grandes quadros, faz diferenca. Mesmo com por edicao faz diferenca. Mas lembre que nao eh todo mundo que gosta de fazer a foto na pos edicao. Tem gente que prefere fazer a foto na maquina.

Lembrando tambem que se escolhe camera ao somente por causa do sensor, mas tambem por causa das lentes que vc pode usar com tal camera, entre outras coisas.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #31 Online: 29 de Março de 2017, 07:06:46
A captura da imagem e a preocupação com os seus detalhes é, ao meu ver, essencial, independente do tipo e intensidade de edição que será realizada.
Como já mencionado, alguns deslizes na captura não são resolvidos de forma eficiente na pós ou se for possível irão gerar artefatos decorrentes de uma correção muito intensa na exposição, nitidez, etc...

Em outros casos de edição mais pesada, o pensamento sobre a foto que se deseja atingir, direciona a captura com o objetivo não de ter uma foto pronta da câmera, mas sim com as informações necessárias ou desejadas para a edição proposta.

Os dois extremos de pensamento são, novamente ao meu ver, contraproducentes:
1- Achar que a pós resolverá tudo e
2- Acreditar que a foto sairá pronta da sua câmera e edição é um mal a ser evitado.

Quem fotografa em RAW, definiu neste momento que não deseja a foto pronta ou que não está de acordo com a receita pré estabelecida por seu equipamento, cabe então capturar a cena, as informações, os tons de forma que atenda  a demanda para produzir em conjunto com a edição a foto final.

Edição não é inimiga, é parceira, é dar criatividade para atingir o resultado desejado... muitas vezes o objetivo é chegar o mais próximo da cena real, do que os olhos observaram e o sensor não conseguiu captar... outras vezes o objetivo é criar uma cena imaginária que somente existiu na mente do fotógrafo, e por aí vai...

Os extremos citados anteriormente criam situações interessantes e inusitadas, em especial quando estamos começando: manipulações bizarras e excessivas - quando se acredita que a pós resolve tudo e do outro lado a busca por equipamentos que reproduziriam diretamente após o click, imagens como as que observamos no 500px... sem saber que além de um belo equipamento há muito conhecimento em edição, camadas, luz, desfoque e conhecimento em anatomia e física da luz para criar sombras, contornos, relevos, etc....
Compra o equipamento, observa a foto e vem a decepção...

Enfim, sem purismos, as duas fases são essenciais para o processo fotográfico, captura e edição... cada um de nós dedica mais ou menos espaço para cada uma delas, de acordo com o prazer, desejo pessoal e objetivos com a fotografia


Os dois extremos de pensamento são, novamente ao meu ver, contraproducentes:
1- Achar que a pós resolverá tudo e
2- Acreditar que a foto sairá pronta da sua câmera e edição é um mal a ser evitado.
:ok: :ok:

Os "novos", acham que podem fazer qquer vomito que o micro resolve depois!!!
Os "velhos", pensam que o certo e fazer a foto perfeita na maquina (isto nao "Ecsiste"!!!)
 :clap: :clap: :clap:


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #32 Online: 29 de Março de 2017, 10:42:00
Comentário baseado apenas pela descrição deste tópico (não é referente a nenhum colega daqui):

Já aceitei fotografar eventos e de graça (para amigos e parentes), pois sabia que mesmo errando, a edição me salvaria. Dava dois cliques das cenas mais importantes, e descartava o que continha erros grosseiros. Não sou fotógrafo de eventos e tampouco sou profissional.

Por este motivo é que surgem centenas ou milhares de fotógrafos por ai. O ofício tornou-se muito mais fácil do que a época do filme.  :D


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #33 Online: 29 de Março de 2017, 11:00:08
Os "novos", acham que podem fazer qquer vomito que o micro resolve depois!!!
Os "velhos", pensam que o certo e fazer a foto perfeita na maquina (isto nao "Ecsiste"!!!)

Bah, muito bem dito!

E já que não se pode afirmar o que é certo e o que é errado ao se fazer fotografia ( acho que o bom senso resolve isso ), ao menos podemos afirmar que o que não é certo é pensar ou de uma forma ou de outra, sendo radical e ainda se achando o dono da razão, como muitas vezes ocorre aqui em certos tópicos.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #34 Online: 29 de Março de 2017, 14:12:21
Realmente não se pode dizer o que é certo e errado ao fazer fotografia, o que é errado para um, é certo para outro... nosso senso estético pode não ser de outros... e não podemos (ou não deveríamos) avaliar o resultado obtido por um colega simplesmente pelo fato de ele usar ou não recursos na pós. Concordo também que o bom senso ajuda na maioria das situações, mas mesmo aqueles que não usam de bom senso não podem ser avaliados com errados, pois estão buscando sua própria fotografia e não a de outros.
Com relação ao milhares de novos fotógrafos devido a facilidade, isso acontece... (infelizmente alguns se aventuram como profissionais (não que não possam, mas alguns tentam sem o básico)... isso acontece em outras profissões também, mas acho que o foco nesse caso deve ser sempre nós mesmos e nosso trabalho, os outros (deixe que se queimem sozinhos))  :D (minha opinião gente... não é direta ou indireta para ninguém.. posso mudá-lá também, estou aqui aprendendo como todos.  :assobi:)


xande_mike

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Alexandre Assis Fotografia
Resposta #35 Online: 30 de Março de 2017, 08:18:47
Pensamento:
Então pra que me preocupar com a eficiência do equipamento, ou com alguns detalhes no momento da captura se tudo isso pode ser facilmente e melhor resolvido na edição???"

A qualidade de um RAW varia de qualidade dependendo da câmera, logo, quanto melhor o equipamento mais ferramentas teremos para lapidar a fotografia com mais qualidade.
A edição de qualidade deixa a foto melhor, mas não há edição que transforme uma foto ruim em uma foto boa.
Canon 6D, EF 70-200 2.8 L, EF 50mm 1.4, EF 85mm 1.8 "Todo retrato é um auto retrato."
www.instagram.com/xandeassis_
www.500px.com/xandeassis
www.xandeassis.com.br
https://www.flickr.com/photos/xande_mike/


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #36 Online: 30 de Março de 2017, 19:41:50
Bah, muito bem dito!

E já que não se pode afirmar o que é certo e o que é errado ao se fazer fotografia ( acho que o bom senso resolve isso ), ao menos podemos afirmar que o que não é certo é pensar ou de uma forma ou de outra, sendo radical e ainda se achando o dono da razão, como muitas vezes ocorre aqui em certos tópicos.

 Geralmente os donos da razao, sao aqueles que nunca fizeram nada!!! :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #37 Online: 03 de Abril de 2017, 19:34:16
um colega aqui do trampo nw gosta de ficar lendo teorias,diz q nw aprende dessa forma,ja pagou trocentos ws,mas nw vejo melhoras ate hj..diz q quer aprender a mexer no Ps pra manipular,trocar fundos,etc...aí cheguei na conclusao que ele quer passar mais tempo no pc do que pensando a foto,estudando..ou seja,cada um eh cada um,gosto e forma de trabalhar nw  se discute!!!Mas o topico eh interessante.
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #38 Online: 06 de Abril de 2017, 14:43:59
nunca tive problemas com o uso de pós pq como falaram, nada sai pronto da câmera, ainda mais em RAW

melhor garantir no clique pq tem coisas que na pós, não dá muito certo e aí já era hehe


meu problema mesmo é com montagens, colagens, etc. e chamarem aquilo de fotografia. É como chamar jazz de axé. Uma coisa é uma coisa. Outra é outra.  :ponder:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #39 Online: 09 de Abril de 2017, 14:26:05
nunca tive problemas com o uso de pós pq como falaram, nada sai pronto da câmera, ainda mais em RAW

melhor garantir no clique pq tem coisas que na pós, não dá muito certo e aí já era hehe


meu problema mesmo é com montagens, colagens, etc. e chamarem aquilo de fotografia. É como chamar jazz de axé. Uma coisa é uma coisa. Outra é outra.  :ponder:
:clap: :clap: :clap: :ok:


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 09 de Abril de 2017, 15:24:24
Da forma como a pergunta foi feita, a tendência é pensar na operação da câmera como um processo e a edição como outro processo. E aí ficamos tentando entender como essas coisas se relacionam, qual o mais importante, se um conserta o outro e etc.

Mas a fotografia pode ser vista como um processo único, sem essa divisão.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #41 Online: 09 de Abril de 2017, 18:35:21
Da forma como a pergunta foi feita, a tendência é pensar na operação da câmera como um processo e a edição como outro processo. E aí ficamos tentando entender como essas coisas se relacionam, qual o mais importante, se um conserta o outro e etc.

Mas a fotografia pode ser vista como um processo único, sem essa divisão.
Sem duvida e tudo junto!!!