Autor Tópico: Teste de velocidade do obturador  (Lida 3389 vezes)

Oliver06

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 02 de Abril de 2017, 14:04:11
Pessoal, pretendo fazer testes das velocidades dos obturadores das minhas câmeras. Achei uns esquemas de testes bem legais e baratos na Internet, mas os modelos dos fototransistores utilizados, aparentemente, não são vendidos por aqui.
Se alguém já montou um teste desses e puder compartilhar o esquema e os componentes usados eu agradeço.


mbvequi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2018, 17:41:34
Eu comprei o PhotoPlug no site e uso o aplicativo no celular.

https://www.filmomat.eu/shop/photoplug-shutter-speed-testerphotoplug-verschlusszeitentester

Mas ou minhas câmeras todas estão com problemas nas velocidades mais altas ou ele não está funcionando direito, pois acima de 1/500 a leitura é sempre bem mais lenta.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2018, 18:19:16
Tente um TIL78, é um fototransistor de uso geral, para infravermelho. Use um led infravermelho qualquer tipo TIL32 como fonte luminosa ou então uma lâmpada comum incandescente.

Outros fototransistores podem ser o BPW42 e BPW36.


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2018, 15:14:08
Interessante.

Será que não existe um local especifico onde o feixe deve ser colocado, de acordo com o modelo da camera?

O modelo demonstrado parece usar um obturador circular. Assim, o tempo que permanece aberto deve corresponder de fato ao tempo em que a luz passa por ele.

Os obturadores de cortina, em velocidades acima da de sincronismo de flash, na verdade limitam a luz reduzindo o tamanho da "janelinha" por onde a luz passa.

A principio, isso não deveria fazer diferença, já que um "pedacinho iluminado" por uma fresta, por um tempo curto, teria o mesmo tempo que várias frestinhas aberta ao mesmo tempo.

Mas acho que isso seria verdadeiro apenas com os obturadores de cortina feitos de tecido, com movimento na horizontal.

Os obturadores com abertura na vertical, na verdade, possuem várias "janelinhas", como as persianas.

O que imaginei é que um obturador assim, embora exponha por um tempo, não corresponder a quantidade de luz que realmente atinge o filme.

Talvez fosse necessário, nesses casos, DIVIDIR O TEMPO pelo numero de "persianas" do obturador.


Eu comprei o PhotoPlug no site e uso o aplicativo no celular.

https://www.filmomat.eu/shop/photoplug-shutter-speed-testerphotoplug-verschlusszeitentester

Mas ou minhas câmeras todas estão com problemas nas velocidades mais altas ou ele não está funcionando direito, pois acima de 1/500 a leitura é sempre bem mais lenta.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2018, 15:21:33 por Marcelo Sakamoto »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2018, 18:41:14
Interessante.

Será que não existe um local especifico onde o feixe deve ser colocado, de acordo com o modelo da camera?

O modelo demonstrado parece usar um obturador circular. Assim, o tempo que permanece aberto deve corresponder de fato ao tempo em que a luz passa por ele.

Os obturadores de cortina, em velocidades acima da de sincronismo de flash, na verdade limitam a luz reduzindo o tamanho da "janelinha" por onde a luz passa.

A principio, isso não deveria fazer diferença, já que um "pedacinho iluminado" por uma fresta, por um tempo curto, teria o mesmo tempo que várias frestinhas aberta ao mesmo tempo.

Mas acho que isso seria verdadeiro apenas com os obturadores de cortina feitos de tecido, com movimento na horizontal.

Os obturadores com abertura na vertical, na verdade, possuem várias "janelinhas", como as persianas.

O que imaginei é que um obturador assim, embora exponha por um tempo, não corresponder a quantidade de luz que realmente atinge o filme.

Talvez fosse necessário, nesses casos, DIVIDIR O TEMPO pelo numero de "persianas" do obturador.


Não são pedacinhos no vertical. Ele abre totalmente.
Não faz diferença onde por o fototransistor mas no caso do obturador tipo leaf é melhor no centro.


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Fevereiro de 2018, 17:16:56
Vixi. Deixa ver se consigo expor melhor o que estou imaginando.


Um obturador da TLR deixaria passar a luz durante todo o tempo em que permaneceria aberto, e a posição do sensor independeria da distância.


O obturador de uma SLR, até a velocidade de sincronismo deixaria passar a luz por toda a sua extensão, no tempo em que permanecesse aberto.

Mas, acima dessa velocidade, a exposição do sensor/filme seria feito em parte, de acordo com o tamanho da abertura.
Embora o tempo em que o obturador permanece aberto seja o mesmo, apenas "pedaços" do sensor/filme seriam expostos.

No video, acho que a velocidade de sincronismo é 1/250
Para 1/500, o tempo que o obturador deixa passar luz também seria 1/250, mas cada "pedaço" do sensor/filme seria exposto apenas 1/500.

Para 1/1000, o tempo que o obturador deixa passar a luz continua sendo 1/250, mas apenas 1/4 do sensor/filme é exposto nesse tempo.

O que eu imaginei é que, caso o fotosensor seja colocado em uma posição excessivamente distante do obturador, ele continuará registrando a passagem de luz durante todo o tempo em que o obturador se movimentar, ao invés de medir apenas o tempo correspondente a passagem da abertura naquela "fatia".


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Fevereiro de 2018, 17:24:17
De fato, o tamanho da abertura não tem nada a ver com a quantidade de pedacinhos do obturador.

Erro meu.





Não são pedacinhos no vertical. Ele abre totalmente.
Não faz diferença onde por o fototransistor mas no caso do obturador tipo leaf é melhor no centro.